OC a Q6600

Para OC esquece o EasyTune.

Pressiona ctrl+f1 na Bios. Depois entra no M.I.T. Aqui tens disponíveis os parâmetros essenciais para OC, incluindo as voltagens.

A minha mobo é uma DQ6. Não deverá haver diferenças significativas para a tua.

Volto a lembrar: lê uns tutoriais primeiro. Se não te sentes confortável (ainda:p) mais vale deixares as voltagens em default e vê o máximo de fsb que consegues assim.

Mais tarde podes começar a aumentar as voltagens (vcore, vdimm, mch, fsb e pci-e).

Isto sempre com atenção para as temperaturas.

Cumps
 
Sim, o OC que tenho foi feito aumentando o FSB e nada mais, o resto está em auto ou default.

Mas quanto às voltagens, reparei que os aumentos no BIOS são mínimos (0.1, 0.2,...) a questão é saber o que é que devo aumentar e até onde (vou ler os tutoriais).
 
Sim, o OC que tenho foi feito aumentando o FSB e nada mais, o resto está em auto ou default.

Mas quanto às voltagens, reparei que os aumentos no BIOS são mínimos (0.1, 0.2,...) a questão é saber o que é que devo aumentar e até onde (vou ler os tutoriais).

Já tens um oc bem decente:p...

Convém saber mais pormenores (neste caso "pormaiores"):
-cooler
-temps
-vid do q6600

Depois de certeza que a malta te dê umas dicas.
 
O cooler é bastante bom, logo garante-te, à partida, uma maior potencialidade de OC.

Corre o Prime95 (que testa os 4 cores) e vê a temperatura que tens. Para muitos o OC só é estável após 12h de Prime sem erros. Após 15m já ficas com uma noção da temperatura em load. À medida que o teste for avançando é natural que suba mais um pouco.

Sem controlar as temps qualquer oc é suicidio:004:

Se usares o Coretemp para monitorizar a temperatura verás que ele indica o VID do cpu. O vid indica qual é a voltagem que o cpu precisa para trabalhar em stock (explicação às 3 pancadas mas serve para o efeito).
De acordo com o que tenho lido, quanto menor for o vid maior será a probabilidade de fazeres oc com voltagens menores.
Atenção que não é uma ciência exacta, uma vez que já vi quads a fazerem grandes oc´s e com vids relativamente altos (por exemplo o do Mascarilha faz 3.9 a ar com pouco mais de 1.5 no vcore e tem um vid altito - 1.30).

De qualquer forma é um bom indicador.

Vê lá as tuas temps e depois diz qq coisa.
 
Acabei de ligar o CPU Enhanced Halt (C1E) e o CPU EIST Function e verifiquei que os MHz diminuem quando o sistema não precisa de tanto poder (o que é óptimo em termos de temperatura e consumo energético) aumentando, de novo, quando uma aplicação mais pesada é aberta. Sei que não descobri a pólvora mas pensava que, para fazer OC, era preciso ter esses dois ítems desligados.

O processador, em idle, fica em 2220MHz (6x370), ou seja, fica um bocadinho mais lento que o valor de fábrica (2400) mas quando é preciso aumenta automáticamente para os actuais 3330MHz (9x370) de Overclock.
 
Cá está o CoreTemp, e que fique registado: para funcionar em Vista64 é preciso desligar, antes de entrar no Modo de Segurança, a "verificação de assinatura digital" (será que isto, agora, fica desligado para sempre ou só até o próximo reebot?).

Untitled-1-1.gif
 
Última edição:
Aumentei o FSB para 380 e corri o Prime. Mais ou menos aos 5 minutos as temperaturas andavam na casa dos 40 (tocavam nos 50s) e deixei de olhar o computador. Quando voltei ele tinha feito Restart.

Agora anda a 3420MHz mas pelos vistos não tem estabilidade.
 
380 de fsb com voltagens stocks é preciso muita sorte com o cpu;)

Já vi alguns q6600 a atingirem os 3600 em default mas é muito raro...

Basicamente o que procuramos é o máximo de fsb com o mínimo de voltagem possível. Para o atingir é preciso alguma paciência.

O que faria no teu lugar era o seguinte:

1º Aumentar o vcore (tenta 1.4 na bios)
2º Corre o Prime e vê se as temps em load estão abaixo dos 71º (valor recomendado pela Intel).
3º Se conseguíres correr o SuperPi (32M) à partida estará estável.
4º Se não continua a aumentar o vcore.

Por experiência própria e por aquilo que tenho lido, até 400 de fsb não é necessário aumentar as voltagens no fsb, mch e pci-e. No entanto, quando se trata de oc, cada caso é um caso:p
 
O que faria no teu lugar era o seguinte:

1º Aumentar o vcore (tenta 1.4 na bios)
2º Corre o Prime e vê se as temps em load estão abaixo dos 71º (valor recomendado pela Intel).
3º Se conseguíres correr o SuperPi (32M) à partida estará estável.
4º Se não continua a aumentar o vcore.

Era isto o que queria saber: onde, como e porquê aumentar.

Vou tentar chegar aos 3600MHz, depois... veremos ;)
 
Última edição:
Boas, preciso de EXTREMA ajuda!!

Acontece ke eu tenho este pc:

- Caixa Antec Nine Hundred
- Fonte Lc Power 700W modular
- Asus P5E chipset Intel X38
- Intel Core2 Quad Q6600
- Cooler Artic Freezer 7 pro
- Gráfica Nvidia 8800GT 512MB GDDR3
- 4GB GSKILL ddr2-800

E, atraves de este video ( http://br.youtube.com/watch?v=-JJr2Vnfs1w ) fiz overlcock so ate 3.0GHz. Acontece ke, depois de ter feito tudo como deve de ser, tudo direitnho como mostra o video, começou me a xeirar um bekes a borracha keimada... Enfim, liguei o cpu-z e confirmei ke tinha 3.0GHZ, logo de seguida liguei o everest pa ver as temperaturas do cpu, e tavam sempre entre 39 e 44. Acontece k depois disto o pc foi abaixo 2 vezes... Kuando liguei outra vez, liguei o superpi pa ver se estava estavel, mas kuando acaba da erro - NOT CONVERGENT IN SQR05

Alguem me pode ajudar?? O pc é novo, se ele se estraga, tou lixado....
 
Back
Topo