OC a um velho P3 - dúvidas

redshot

ElectroUser
Boas. Tenho um velho P3 a 450MHz, e estou a usá-lo para umas "experiências", aka OC. Mas tenho umas dúvidas:

-Na BIOS, defini o FSB e multiplicador para manual, e aparece multiplicador de 3.5 e fsb de 100MHz. Ora isto é estranho, porque no post da BIOS ele acusa 450MHz, e segundo os valores da BIOS, 3,5 x 100 = 350MHz. Why? EDIT: Já sei: multiplicador bloqueado.
-Não consigo correr o Speedfan. Executo-o, mas ele desaparece logo. Terá sido algum serviço que desactivei? Que programa leve posso usar para ver as temperaturas, se o Speedfan não funcionar?

Primeiras impressões do OC: Como não tenho a certeza se hei-de ou não mexer no multiplicador, mexi no fsb. Para já, consegui 504 MHz, estável. (fsb de 112). As temperaturas na BIOS são de 30º mais ou menos. O "teste do dedo" com o sistema operativo a funcionar mostrou que o processador está bastante fresco. Isto para um processador de slot só com dissipador, sem fan alguma!

EDIT: Não consigo pôr mais de 112 MHz de fsb. Quando tento mudar para 133MHz, não faz boot. Sugestões?

Cumps
 
Última edição:
Boas.

EDIT: Não consigo pôr mais de 112 MHz de fsb. Quando tento mudar para 133MHz, não faz boot. Sugestões?

Cumps

Talvez seja as memórias que te estão a limitar...

Se estiveres a usar memorias SDRAM 100Mhz estar a força-las a trabalhar a 133Mhz é muito... Isto é apenas um palpite...
 
Não vais mesmo conseguir mexer no multiplicador :)

Em alternativa ao SpeedFan tens o Everest.

Também tive um P3 450 a 504 e era bastante fresco, o dissipador geralmente só estava morno, mesmo sem ventoinha.

E digo também o mesmo que o Psycop. Talvez usando memórias PC133 já conseguisses os 4.5*133. No entanto, podes tentar mudar o CAS das memórias de 2 para 3 na BIOS, se for possível (na mboard que eu tinha era).
 
De qualquer maneira, já o voltei a encostar:p, aquecia muito em full. Mas qualquer dia hei-de reavivar esta thread e ver se consigo pô-lo a 133 de fsb.

Quanto às memórias, já são a 133MHz.

CUmps
 
Back
Topo