OC ás memória (BIOS timings)? Ajuda!

TheBigTwo

Power Member
Boas, comecei á pouco com o OC, e tenho o meu E2140 a 2.01Mhz mas dentro em breve vou dar largas ao FSB. :D

Agora queria fazer o OC ás memórias mas não percebo nada dos Timings e a BIOS da MOBO neste sentido tem + configurações q as posições do Kamasutra e agradecia uma ajuda.
As memórias são 2X Kingstone KVR400X64C3A/512
A board é uma ASROCK 4COREDUAL-VSTA

As opções da BIOS para a memória são:

DRAM CAS# Latency - [Auto], [2.5], [2], and [3]
DRAM Bank Interleave - [Auto], [Disabled], [2-Way], [4-Way], e [8-Way]
Precharge to Active (Trp) - [Auto], [2T], [3T], [4T], e [5T]
Active to Precharge (Tras) - [Auto], [5T], [6T], [7T], [8T], [9T], [10T], [11T], [12T], [13T], [14T], [15T], [16T], [17T], [18T], [19T] e [20T]
Active to CMD (Trcd) - [Auto],[2T], [3T], [4T], e [5T]
REF to ACT / REF to REF (Trfc) - [Auto], [8T] a [71T]
ACT(0) to ACT (1) (Trrd) - [Auto], [2T], [3T], [4T], e [5T]
Read to Precharge (Trtp) - [Auto], [2T], [3T]
Write to Read CMD (Twtr) - [Auto], [1T], [2T]
Write Recovery Time (Twr) - [Auto], [2T], [3T], [4T], e [5T]
DRAM Command Rate - [2T Command] ou [1T Command]
DRAM Voltage - [Auto], [High], [Normal] e [Low]

Podem dar-me as opções para espremer estes 2 pentes?? Neste momento tá td em AUTO excepto o DRAM Command Rate que está em 2T Command.

Uma dúvida extra é com as configurações da BIOS para a gráfica q é uma BFG 7600GS OC, AGP 8X, e as opções da BIOS são:

AGP Straggered Delay - [Auto], [None], [Delay 1ns]
AGP GADSTB Output Delay - [Auto], [None], [Delay 150 psec], [Delay 300 psec], e [Delay 450 psec]
AGP 3.0 CALIBRATION - [Auto], [Enabled], [Disabled]
AGP 3.0 DBI FUNCTION - [Auto], [Enabled], [Disabled]
DBI OUTPUT FOR AGP TRNAS. - [Auto], [Enabled], [Disabled]
DBI OUTPUT FOR FRAME TRANS. - [Auto], [Enabled], [Disabled]

Qnd puderem dar as vossas opiniões agradecia, e desde já o meu obrigado. :D
 
Mete as memórias com 2V ou 2.1V e mete 4-4-4-12

Não te esqueças de uma fan apontada para elas.

E não é kingstone...é kingston...mas não são as memórias mais acertadas para OC.

abraço


[EDIT] errr..estás a utilizar memórias DDR400 certo?

Nesse caso é totalmente diferente..mete @ 3V com estes timmings 2-3-2-6

abraço
 
Mete as memórias com 2V ou 2.1V e mete 4-4-4-12

Não te esqueças de uma fan apontada para elas.

E não é kingstone...é kingston...mas não são as memórias mais acertadas para OC.

abraço


[EDIT] errr..estás a utilizar memórias DDR400 certo?

Nesse caso é totalmente diferente..mete @ 3V com estes timmings 2-3-2-6

abraço

Obrigado,... Eu já andei a pesquisar e encontrei isto:

KVR400X64C3A/512 > 512MB, 400MHz, CL3 (3-3-3), Non-ECC

e no site da Kingston

Mas em q sitio é q coloco esses valores,... ???
 
3 - DRAM CAS# Latency - [Auto], [2.5], [2], and [3]
AUTO - DRAM Bank Interleave - [Auto], [Disabled], [2-Way], [4-Way], e [8-Way]
3 - Precharge to Active (Trp) - [Auto], [2T], [3T], [4T], e [5T]
3 - Active to Precharge (Tras) - [Auto], [5T], [6T], [7T], [8T], [9T], [10T], [11T], [12T], [13T], [14T], [15T], [16T], [17T], [18T], [19T] e [20T]
3 - Active to CMD (Trcd) - [Auto],[2T], [3T], [4T], e [5T]

Mete os valores que escrevi à esquerda..e mete as mems @ 2.9V.

Depois abre o cpuz e posta aqui um print do separador relativo à memória.

abraço
 
3 - Active to Precharge (Tras) - [Auto], [5T], [6T], [7T], [8T], [9T], [10T], [11T], [12T], [13T], [14T], [15T], [16T], [17T], [18T], [19T] e [20T]

Mete os valores que escrevi à esquerda..e mete as mems @ 2.9V.

Depois abre o cpuz e posta aqui um print do separador relativo à memória.

abraço


O Trans só dá 5T no min, e a DRAM Voltage só dá estes valores: [Auto], [High], [Normal] e [Low].

Cm é q faço?
 
Boas, ddr é impossivel funcionarem a 2.0v ou mesmo 2,1v, 2,5v costuma ser o normal....
Mete a voltagem em auto e mete os seguintes timmings:

2,5-3-3-6

se vires que elas não se queixam reduz o ultimo para 5, mas penso que isso já será abusar da sorte nessas memórias...depois diz qq coisa.
Cumps
 
com esssa board e essas memórias é um pouco como quereres correr um rally com um daewoo matiz

não leves isto pelo lado errado
eu iniciei-me nestas lides com uma asrock e um cpu que só fazia 10% de oc
kingston é uma boa marca de ram, para trabalhar em default
inclusive com 2,1v numa ram dessa (edit: só agora vi que era DDR...)provavelmente vais ter erros de excesso de voltagem
claro que podes "brincar" e ir testando os diversos valores, mas sugiro-te que comeces por usar algo tipo memset para ires alterando valores e testando para veres onde ganhas, onde perdes, e onde a maquina crasha
com a vantagem que não vais precisar de clear cmos pois na bios está tudo certo

sugiro-te tb que cries uma partição só para estas coisas e instales um windows mesmo só para "queimar" pois não é agradável perder o SO do dia a dia assim do nada

vai lendo uma coisas, para perceberes o que estás a alterar e porque estás a fazer desta ou daquela maneira

boa sorte
 
Boas!

Obrigado desde já pelas ajudas.

Sim eu li e vcs confirmam q as Kingstone são péssimas para OC, mas pronto é o q se arranjou! :D

O Meu objectivo do OC é apenas obter um pouco + do Hardware sem o deteriorar em demasia, todos nos sabemos que (regra geral) todo o material informático tem uma margem de segurança entre o que ele funciona e a sua capacidade máxima de funcionamento (claro pondo em risco a integridade do próprio hardware), eu só quero explorar um pouco essa margem, não pretendo fazer um OC extremo.

Já agora tive a testar o CPU com o ORTHOS e obtive as temps no EVEREST, podem confirmar-me o q eu temo?

Em IDLE:


Em FULL:


A minha dúvida é se a temp do processador q é mais importante ou a dos CPUs!
Q acham? Não dá pra puxar + pois não?:(
 
Boas, com esse cooler não deves puxar mais por ele, até porque essa board não tem opção de Vcore manual, porque por exemplo o meu E2140 faz 2666mhz estáveis com apenas 1,2v na bios, logo fica mais fresco...(esse como tá em auto está a levar com 1,275v no mínimo)
Se não podes por agora gastar dinheiro deixa estar assim antes que estrague :D, se por outro lado tiveres hipotese de ir fazendo um upgrade gradual à máquina aconselho-te a fazeres assm, compras um kit ddr2 de 2gb, por 63€ já compras umas Team Elite, entretanto vais vendo essa situação do cooler(trocar), quando tiveres esse material muda de board quanto antes!
Cums

ps:e as Kingston não são assim tão más para oc, pelo menos as que tenho tido, tive umas ddr1 266@333 sem alterar timmings nem voltagem, tenho actualmente umas ddr2 667@800mhz sem alterar timmings nem voltagens....aqueles que dizem mal...tirem as vossas elacções.
 
Última edição:
Boas, com esse cooler não deves puxar mais por ele, até porque essa board não tem opção de Vcore manual, porque por exemplo o meu E2140 faz 2666mhz estáveis com apenas 1,2v na bios, logo fica mais fresco...(esse como tá em auto está a levar com 1,275v no mínimo)
Se não podes por agora gastar dinheiro deixa estar assim antes que estrague :D, se por outro lado tiveres hipotese de ir fazendo um upgrade gradual à máquina aconselho-te a fazeres assm, compras um kit ddr2 de 2gb, por 63€ já compras umas Team Elite, entretanto vais vendo essa situação do cooler(trocar), quando tiveres esse material muda de board quanto antes!
Cums

ps:e as Kingston não são assim tão más para oc, pelo menos as que tenho tido, tive umas ddr1 266@333 sem alterar timmings nem voltagem, tenho actualmente umas ddr2 667@800mhz sem alterar timmings nem voltagens....aqueles que dizem mal...tirem as vossas elacções.

Tá a levar com 1,26v segundo o Everest!

Qnt ao Upgrade,... hum daqui a 1 anito,... mas este ficará na mm, vai ser é uma máquina completamente nova isso sim,.. :D

De qq forma mt obrigado!
 
Back
Topo