1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC às memórias

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Joyel, 28 de Dezembro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 813)

  1. Joyel

    Joyel Power Member

    boas, desculpem a pergunta imagino que ja estejam fartos de responder a isto mas nao encontro mesmo em lado nenhum!

    tenho umas team elite 2*1gb 800 e queria overclockar isto mas nao sei como aumentar os mhz, elas vinham de origem 400 cada uma como e obvio, mas eu fiz qualquer coisa na bios que tao a 420mhz Oo (LOL)

    tem alguma coisa a ver com os clocks? nao pode ser porque os clocks tao de origem (5-5-5-15)
     
  2. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    Tem a ver com o FSB do CPU. Se fizeste overclock ao CPU, a velocidade da memória também aumenta. O quanto aumenta depende do divisor entre a velocidade do FSB e a velocidade do bus das memórias (tanto pode ser 1:1 como tão alto como 1:2, representando o segundo valor a velocidade do bus de memória).

    Se aumentaste o FSB para o CPU ficar a trabalhar mais rápido, então fizeste OC também na memória, e daí em vez de 400MHz aparecerem 420MHz.

    Cumps.

    Miguel
     
  3. Pentium

    Pentium Power Member

    Alguém aqui me sabe dizer como é que ponho o fsb ratio a 1:1 na minha P5Q?
    ;)
     
  4. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    Se o teu CPU é o da sig, vai à opção da velocidade da memória e escolhe "667MHz". Se for um CPU com o FSB de 800MHz, então escolhe "400MHz" (pode não estar disponível, dependendo das capacidades da BIOS); e se tiveres um FSB de 1066MHz, então 1:1 consegue-se com "533MHz".

    Atenção, se já estiverem a fazer OC, têm de multiplicar por dois a velocidade do FSB para saber o que escolher nas opções da memória.

    Cumps.

    Miguel
     
  5. Joyel

    Joyel Power Member

    obrigadao miguel!

    mas olha la o meu cpu antes tava 3.9GHZ meti o fsb agora a 430 fiquem com 4ghz (ou 4.1 nao sei o resultado e 4085mhz) como é que eu aumento os mhz na memoria sem aumentar os do cpu, mexendo nos clocks?


    desde ja obrigado
     
  6. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    Nada. Também é para isso que cá estou.

    Resposta curta: não aumentas. Sempre que mexes no FSB também mexes na velocidade final da memória. Os timings têm a ver com a velocidade de refrescamento interno da memória, e não com a velocidade final (embora influenciem coisas como a latência final e a largura de banda, mas isso é água demais para a carruagem, neste momento).

    Resposta longa: não aumentas, mas podes mudar o divisor, e potencialmente aumentar a velocidade, desde que a BIOS e as memórias aguentem. Por exemplo, há memórias DDR2 que aguentam velocidades de 1066MHz (e mais), que só são atingíveis em OC do FSB e/ou com um divisor pouco comum, pôr a memória a trabalhar a mais velocidade do que o normal. Isso depende muito de board para board, e os aumentos são algo bruscos, já que os divisores são poucos (geralmente, 1:1, 2:3, 3:4, 4:5 e 1:2). Se tens estas memórias, convém que se diga que tudo o que for acima de 400MHz é OC, e podem não aguentar (ou se derem, tens de mexer nos timings para não ficarem com velocidades de refrescamento demasiado rápidas). Não esquecer, no entanto, que sempre que mexeres no FSB, vai haver mudanças na velocidade da memória, independentemente do divisor que escolheres (embora cada MHz a mais ou a menos no FSB vá influenciar mais ou menos a velocidade das memórias, consoante o divisor).

    Entretanto, há uma ou outra board (só conheço duas, e só numa delas é que funciona como deve ser) que tem MUITAS mais escolhas de divisores, e que permite "tweaks" mais granulares na velocidade da memória sem mexer no FSB. Refiro-me à RD600 by DFI (a.k.a. LANParty UT ICFX3200 T2R/G) e às boards baseadas no 9x00 da NVIDIA (embora neste caso me pareça que só dá para escolher entre 1:1 e 800MHz fixo, independentemente do FSB).

    Cumps.

    Miguel
     
  7. Joyel

    Joyel Power Member

    txi ja percebi mais um vez obrigado miguel ;)

    mas ainda me faz confusao gente que tem um pc quase identico ao meu e consegue quase 500mhz nas memorias e com um oc ao processador +- como o meu 4ghz e eu so consigo 430?!
     
    Última edição: 28 de Dezembro de 2008
  8. Pentium

    Pentium Power Member

    Obrigado;), o meu cpu é sim o E8400 e sem OC (fsb +- 1335mhz) se colocar as memórias a 667mhz vou ter alguma melhoria?
     
  9. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    Novamente, de nada.

    Quanto à velocidade das memórias, tem a ver com o multiplicador que estás a usar... Tu tens um E8500, que tem um multiplicador de 9,5. O que significa que, por cada MHz que aumentares no FSB, vais aumentar 9,5 na velocidade final do CPU. O que significa que não precisas de aumentar tanto o FSB para atingires as mesmas velocidades do resto do pessoal.

    4GHz num E8500 só precisam de... 430MHz no FSB ;)

    500MHz no FSB precisavam de um multi de 8x (E6750, E8200, E8190, E6400, E6420, ou então um CPU com multi maior mas limitado na BIOS) para atingir os 4GHz.

    Cumps.

    Miguel
     
  10. vasco fernandes

    vasco fernandes [email protected] Member

    se queres um FSB mais alto no teu sistema baixas o multiplicador da CPU e voltas a aumentar o FSB até atingir de novo os 4GHz, mas tem atensão ás memorias.
     
  11. Joyel

    Joyel Power Member

    mas vale apena meter mais mhz nas memorias e baixar o multiplicar para 9 ou 8.5?
     
  12. Joyel

    Joyel Power Member

Partilhar esta Página