1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC Asus P5N-E SLI - Q6600 G0 -NOOB-

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por caodomato, 6 de Dezembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1875)

1. Boas

Sou 1 maçarico total em OC...:sad: ...mas desta vez vou mesmo ter q aprender, visto que vim a descobrir que a velocidade a que o meu CPU corre de origem está a fazer "bottleneck" às graficas (2x 8800 GT OC)...
    Quando soube isto axei q ia ser facil...fui à bios...AI overclock + 20%...pa meu espanto a board nem arranca :confused: ...pimba saca a pilha pa desbloquer a situação...bem la fui testar OC manual...meti o FSB a 1333 (axei q para este CPU nao devia ser nada de especial...) e as memorias em Linked , voltagens auto...board não arranca....pilha off...depois disso testei axo q todas as maneiras q dava ... a unica forma de a board arrancar era com FSB 1333 com Sync mode nas memorias mas quando ia a entrar no windows...o pc fez restart.....grrrrrrrr.....bem la fui ao AI OC outra x meti só 15% q dá uma velocidade de 2750mhz (uma merd..) mas la funcionava completamente estavel e quase se aumentar as temps...fiz restarts pa garantir q tava tudo bem.....
    No outro dia pa meu espanto venho do bules....board não arranca :confused::confused::confused:...pilha off....la meti os 15% AI....tudo bem outra x...nao liguei muito.........no outro dia board nao arranca....epa fiquei mm à toua....ta tudo bem com um OC ridiculo de 2750mhz e parece q a board quando fica muito tempo desligada nao funca....

As minhas duvidas:

1. Será que alguem sabe pq a board ta com este estranho comportamento de quando ta muito tempo desligada nao arranca ?

2. Ha alguma forma mais facil e logica de fazer reset à board sem ter q tar constatemente a tirar a pilha....:sad:

3. Para um "simples" OC ate aos 3000mhz (pa deixar de ter bottleneck) que definições devo meter na board (memoria, voltagens, etc)? ( sei q o FSB deve estar a 1333)

Peço desculpa pelo topic mm à "pato bravo" mas tentem compreender q nunca fiz oc nem mexi nas voltagens com medo de ainda queimar qq coisa....
    Em baixo segue o meu Setup completo:

Q6600 G0 + Cooler Asus Silent Knight II
    P5N-E SLI
    2x 8800 GT OC Gainward SLI
    DDR2 Corsair Xms2 2X1024MB PC6400
    Archangel 850W Modular PSU
    NZXT Lexa Blackline
    Apple 20" Display

2. Jonybat

Jonybat Folding Member

bom...

primeiro de tudo...tira os valores de auto e poe em default...se não sabes qual é o default poe o mais baixo que der
    segundo...memórias ficam em unlinked...depois quando conseguires estabilizar o cpu logo lhes fazes oc
    terceiro...sobre as definições tens que ser tu a descobrir pois cada sistema é único...começa pelos mínimos e vais subindo o fsb...quando deixar de ficar estável aumentas as voltagens, tendo sempre atenção ás temps

sobre o reset é board é mais fácil fazeres CLR CMOS...são 3 pins normalmente perto da pilha (de qualquer maneira procura no manual da board) que tem um jumper...é só mudar de uma posição para a outra e voltar a por no sítio

espero ter ajudado

3. Rapid_Eraser

Rapid_Eraser The Legend Folder

Não sei qual a bios que tens mas podes começar por meter a 0608 é a que tem dado melhores resultados na maior parte das boards incluindo a minha, embora tenha ouvido que a ultima bios dá um bom aumento de performance, também ouvi dizer que há muito boa gente cheio de problemas com ela.

Quanto ao overclock podes começar a ler aqui nas ultimas paginas abordam bastante os quad-cores e aqui
    posso já dizer que esta board não é a mais indicada para overclock em quad-cores (tem um Vdroop brutal, mau circuito de alimentação do cpu e tem o chipset Low End da nVidia o 650i) eu com o meu Q6600 B3 só consigo 3100Mhz estáveis, o que tem piada no meu caso é que se meter uma definição acima do valor minimo da voltagem do chipset a board não arranca e se meter o valor minimo não fica 100% estavel mas deixando em AUTO é semanas a fio a foldar sem problemas :D.

4. Romani48

Romani48 Power Member

Concordo plenamente com o Rapid Eraser..

Antes de mais essa board não é a mais indicada nem para esse Quad Core nem para as duas gráficas..

depois começa por pôr uma bios recente.. pelo FTP da asus vejo que tens disponivel a 1201

depois começa por por as rams em unlinked e subires o FSB.. mas não esquecer das voltagens..

aconselhava te um bom cooler no Northbridge.. porque isso com SLI e com OC vai aquecer bastante.. e essa board já é naturalmente quentinha..
    pelo menos uma Fan

vai dando feedback

5. Agradeço a colaboração de todos, os links q forneceram sao muito uteis..hj quando chegar a casa vou meter as mãos nisto a ver se atino com o OC...
    Já sei q posso guardar a definições da board numa PEN para poupar trabalho a cada reset à board :P
    Tambem estou bastantes desapontado com esta board...axo q vou mudar..mas para já vou dar-lhe mais uma hipotese...se aquecer demais a pelo menos 3ghz que e o objectivo...visto as GT´s tb gostarem de aquecer posso realmente ter problemas com o calor....vai logo andar, venha outra que é natal ...ehhehe...

6. Eu pessoalmente desisto...nem o jumper de reset à board faz efeito...ja tou farto
    qq coisa q mexa a board ja não arranca..axo é q nao está boa...vai 1 amigo meu q tem o q6600 a 3.6 dar la uma olhada a ver se me consegue ajudar ..senao board mm po lixo...agradeço a todos os concelhos mas nao devo ser dotado po OC ou a board nao funciona bem...

Obrigado

7. Rapid_Eraser

Rapid_Eraser The Legend Folder

Sabes que também podes estar a acertar mesmo nos FSB holes, ou seja, partes do fsb em que a board simplesmente nao arranca faças o que fizeres, e ficas já a saber que alguns fsb holes são bastante grandes agora tens que ver onde estão na tua board.
    Outra coisa que podes já meter na cabeça é que duvido mesmo muito que qualquer P5N-E SLI faça mais do que 350 de fsb (QDR 1400).

P.S. O link para as bios que ele meteu em cima não é para a tua board as bios para a tua são estas se flashares alguma das que estiverem em cima podes dizer adeus a board.

8. Romani48

Romani48 Power Member

tens razão.. falhei o E :p

Partilhar esta Página