1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC e questão relativa a RAM / Timings

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por yahh, 24 de Novembro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1109)

1. yahh

yahh I folded Myself

Tenho uma questão (ou uma série delas) que gostaria de colocar aqui aos mais experientes na matéria.

http://img219.imageshack.us/my.php?image=95094835om1.png

Ora bem, tenho:

Motherboard Asus P5LD2-SE (já me têm dito muito mal dela, mas ainda não deu problemas)
    C2D E6600 overclockado a 3Ghz (na imagem está o speedstep em acção, como se pode ver)
    Kingston 5300 2gb - DDR2 667 (timings 5-5-5-15-21 segundo o cpu-z).
    Asus Geforce 8800GTS 320mb (oc 648-1620-999, core-shaders-mem)

Stock cooling, e está neste momento a uns agradáveis 35ºC o CPU (idle), full load apenas chegou aos 51ºC.

A minha questão prende-se com a RAM. O que lhes ei de fazer ? Será que vale a pena acelera-las ou tentar baixar os timings? E qual das duas seria preferível ?

2. yahh

yahh I folded Myself

Ninguém que use estas RAMs e que tenha exprimentado algo ? :|

3. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

DUvido que consigas fazer grande coisa com essas rams, seja puxar por elas como baixar timmings... tenta baixar para 4-4-4-12 e testa... Se der ok... Depois em stock tenta puxar por elas a ver onde elas vao dar!!!

4. yahh

yahh I folded Myself

Obrigado!

Tentei e consegui os 4-4-4-12 à velocidade normal. Não deu problemas.

5. Warlord

Warlord [email protected] Member

corre o memtest86 durante umas horas...

6. yahh

yahh I folded Myself

esteve a correr, não deu erros.

Última edição: 29 de Novembro de 2007
  7. nribeiro

nribeiro Power Member

Como e que atingiste os 3Ghz com essas mems? Estao a correr a quanto com o OC? Cumps

PS: Pergunto isto porque com as minhas mems nao dou mais que 2.8. Depois passado um tempo a correr o Prime95 ou Orthos ele acaba por ir abaixo. E mesmo que nao corra nenhum dos dois acabo por ter esporadicamente um BSOD. Ajudem-me la. Cumps

8. yahh

yahh I folded Myself

Baixei o divider, estão a 333 (667), velocidade normal, ficam a correr 1:1 com o cpu

9. nribeiro

nribeiro Power Member

Então, baixando o divisor terás de colocar um FSB mais alto para atingires a mesma velocidade do que com com um divisor mais alto!!! Que diferença faz isso para que o sistema fique mais estável?

10. yahh

yahh I folded Myself

Acho que estás a confundir o divisor da memória com o multiplicador do cpu.

As minhas memórias são a 667, mas na bios selecionei um divisor inferior, de forma a que quando overclocko o cpu a memória vai atrás e fica a 667.

11. nribeiro

nribeiro Power Member

Hum... Penso que já estou a perceber. De momento estou a fazer as coisas com mais calma a ver até onde vai o meu CPU com estas memórias estáveis. Isto até comprar umas DDR2-800. Já agora, eu já estive a funcionar com o sistema a 2.88 mas a certa altura aparecia um BSOD e reiniciava. Achas que se eu colocar as memórias a 6-6-6-16 posso ter melhor estabilidade? E se por acaso o sistema ficar estável com essas latências noto alguma perca de performance devido a serem mais altas? É que ás vezes leio: " relaxa as memórias e testa...". Relaxar as memórias é aumentar as latências não é? Ah, de momento tenho-as a 1.9volts. Não há qualquer problema pois não? Corri o Orthos durante 1h e o OCCT também durante 1h e não foi abaixo. Desde já agradeço a vossa ajuda.

12. Warlord

Warlord [email protected] Member

sim é aumentar as latencias. se as tuas mems suportam mais voltagem podes dar mais 0.1v, aumenta a estabilidade, mas ve no site do fabricante kal a voltagem suportada...

13. nribeiro

nribeiro Power Member

Já lá estive e diz que vão até 2.1. Sendo assim não há problema. Já agora, reparei que tens o Windows Vista. Qual a pontuação que ele te dá? Pergunto isto porque o meu pai tem um PC com P4 a 3.2, Nvidia 7600GS, 1gb de Ram e o Vista dele dá-lhe uma boa pontuação. Penso que lhe deu 4.5 por causa da gráfica... Então ele para me massacrar diz que gastei o dinheiro e que o meu sistema não dá mais que o dele! Não acredito muito mas... LOL

Última edição: 18 de Dezembro de 2007

Partilhar esta Página