1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC E6550 com 8600GT XXX - resultados

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por urubito, 9 de Novembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 1218)

1. urubito

urubito Power Member

Boas,

Estou a dar os primeiros passos no OC e ainda não caí...Preciso de feedbacks dos meus resultados e agradeço desde já a todos que me possam ajudar.

A máquina tem um E6550 @ 2330MHZ e uma XFX 8600GT XXX @ 620/800 de fábrica.

Utilizei o speedfan para monitorizar as temps dos cores e gráfica, o RivaTuner para OC à gráfica, OCCT para ver o over do cpu e testá-lo e o 3dmark2001 SE para ver a evolução dos OC's a nível geral. Tambem fiz uns benchmarks no World in Conflict.

Os resultados:

Configuração de fábrica, nada mexido:

bus speed = 335
    multi = x7 (x6 em idle)
    fsb = 1335
    core speed = 2330MHZ (2000MHZ em idle)
    core clock (gpu) = 620
    mem clock (gpu) = 800
    3dmark2001 SE points = 37095
    WIC Bench
    - Detail Level: Very High
    Average fps: 20
    - Detail Level: High
    Average fps: 26

1º OC:

bus speed = 450
    multi = 6x
    fsb = 1800
    core speed = 2700MHZ
    core clock (gpu) = 700
    mem clock (gpu) = 850
    3dmark2001 SE points = 40888

2º OC:

bus speed = 400
    multi = 7x (x6 idle)
    fsb = 1600
    core speed = 2800MHZ (2400 idle)
    core clock (gpu) = 700
    mem clock (gpu) = 850
    3dmark2001 SE points = 41316

3º OC:

bus speed = 428
    multi = 7x (6x idle)
    fsb = 1721
    core speed = 3000MHZ (2568 idle)
    core clock (gpu) = 700
    mem clock (gpu) = 850
    3dmark2001 SE points = 42883
    WIC Bench
    - Detail Level: Very High
    Average fps: 23
    - Detail Level: High
    Average fps: 28

E fiquei por aqui, achei simpatico os 3000MHZ e achei muito curioso o seguinte: Quando tenho o multiplicador em "x7", sempre que o PC não está a puxar pelo CPU ele automaticamente põe o multi x6. É normal? Ou seja, no caso do 3º OC, se estiver no desktop, a fazer por exemplo edição de texto ou se estiver com o firefox aberto ele está sempre a 2568MHZ. Assim que entro num jogo ou ponho o OCCT a correr (teste de cpu) ele mete logo o multiplicador a x7 e passa para os 3000MHZ. Curioso.

Se acharem necessário, depois posto as screens de cada um dos casos. Lá terão mais dados como as temperaturas e voltagens.

Não mexi nas memórias porque tenho algum receio, e como é uma parte do OC que não me sinto nada à vontade, fica para depois.

Gostava que me dissessem o que acham dos resultados, se vale a pena fazer OC, se tambem devo fazer às memórias (team elite kit 2Gb @ 800MHZ) e por aí fora.

Muito obrigado a todos,

Cumprimentos.

2. DARKiller

DARKiller I quit my job for Folding

e normal!e uma opçao na bios que faz isso!
    podes desliga-la se quiseres, mas ela existe que é para baixar as temps do pc quando este não está a ser utilizado por programas exigentes!
    a opção senão me engano é Disable CPU TM Function!mas já deve vir ai alguém que te diz o nome correcto dessa opção!

Última edição: 9 de Novembro de 2007
  3. Jasy

Jasy Power Member

Desliga o C1E também

4. urubito

urubito Power Member

boas,

fiz mais umas alterações e mais uns testes...

alterei o bus speed para 442 com multi x7 dá 3101MHZ. alterei vcore na bios para 1.35V e 30min no OCCT (cpu stress) chegou aos 58ºC. Em idle fica pelos 35ºC.

a gráfica está com o core a 700 e as mems a 925. (8600GT XXX, [email protected]).

Devo alterar alguma coisa para obter um melhor OC?

Outra questão, eu pus 1.35V na bios, mas no desktop, pelo cpu-z, speedfan, OCCT e aiSuite dá-me 1.27 em full e 1.31 em idle. Alguem sabe explicar porquê?

EDIT: O que é o C1E?

Agradeço opiniões.

cumps

5. Jasy

Jasy Power Member

Isso da voltagem descer quando entras no S.O. chama-se vdroop.
    C1E, é uma forma de poupar energia em que quando não tas a fazer nada que puxe muito pelo pc (ouvir, musica, navegar na net, etc.) ele desce o multiplicador, quando corres uma aplicação que puxe muito, a frequencia do cpu volta ao normal.

Partilhar esta Página