OC - E6550 - (mais um desgraçadinho)

Rpscavaleiro

Portugal@Home Member
Boas

Então cá vai...

Tenho um processador E6550 (com um Noctua Noctua NH-U12F) + P5K SE e 2x 1Gb da TakeMS

Sou novo por estes lados, ou seja, fiz como tanto outros, fui tentar obter informações...

Encontrei este tópico que me ajudou a ter umas luzes mas... (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=190560)

não consigo obter valores nem de perto....

Para começar, aumentei de 333 para 350 e o pc ligou e não arrancou, desliguei voltei a ligar falhar de OC. Baixei este valor mas sempre sem sucesso.

Activei a opcção Máx CPUID Value limit e, já consegui aumentar o valor até aos 350... subi um pouco e nada...

Epá fiquei um pouco parvo visto que o user do processador acima só com aumento de FSB chegou aos 3.2Ghz e tudo em automatico....

Se alguém me puder dar uma luzita agradeço, eu já vi outros tópicos mas fico sempre na duvida do que devo aumentar sem comprometer o conjunto!

Cumprimentos
 
Com "tudo em automático" ou não.

O grande problema dos "iniciados" é que não exploram as opções da BIOS nem percebem que o OC não se resume a subir o FSB.

Ele pode ter apenas subido o FSB, mas se calhar garantiu (via BIOS) que a frequência das memórias não ficava acima de certo valor.

As tuas memórias têm que frequência original?

BTW, onde viste que o "Máx CPUID Value limit" ajudava em alguma coisa no OC?

Uma rápida pesquisa no Google e verias que não tem mesmo nada a ver...
http://www.google.com/search?client...áx+CPUID+Value+limit&lr=&btnG=Pesquisa+Google
http://www.techarp.com/showFreeBOG.aspx?lang=0&bogno=362
 
Última edição:
subrescrevo o que o WindWalker disse..

verificar a que velocidades se encontram as memorias, na parte da memory frequency.. deve estar em AUTO, para já poe no valor mais proximo, para baixo, do valor real das memorias..

depois com o CPU a esse FSB vais precisar de mais voltagem..

e depois Orthos para verificar a estabilidade
 
O grande problema dos "iniciados" é que não exploram as opções da BIOS nem percebem que o OC não se resume a subir o FSB.
Nisto concordo plenamente contigo, mas pelo que vejo no forum cada vez que um "iniciado" como eu diz que quer fazer OC ao cpu dizem logo... "aumenta o fsb depois diz as dúvidas"

BTW, onde viste que o "Máx CPUID Value limit" ajudava em alguma coisa no OC?
Não vi, mas na altura que activei consegui ir aos 350... provavelmente foi coincidência..

Aqui ficam umas pics de informações:



 
Última edição:
Não deixes em Auto.

PCI-E Frequency: 100

Quando colocas 350MHz de FSB na BIOS, que opções aparecem na BIOS para a frequência das memórias? Será DDR2-700 e DDR2-840?
 
Boas

Se aumentar o FSB até 350 as memórias automanticamente aumenta o valor até 700...

Mas quando cheguei aos 350 estava em AUTO!

Ainda não tinha coloca a PCIE em manual... a minha ideia era chegar aos 3.0Ghz como no exemplo acima sem "inventar" muito...

Já vi que o aumentos do fsb do processador está proporcionalmente relacionado com o aumento das memórias, será uma condicionante?!

Agora queria subir o valor... o que me aconselhas, PCIE 100, Memórias manual?!

Cumps
 
Última edição:
PCI-E a 100MHz (para não variar consoante o FSB e provocar corrupção gráfica/dados)

Será que tens uma opção qualquer chamada FSB Strap ou assim? É que eu tenho, mas não aparece nem no manual da P5K nem no da P5K SE. Essa opção permite "enganar" a mboard, e assim podes seleccionar outros divisores.

Experimenta colocar as memórias a 1.9V (Memory voltage).
 
Tentei agora 375 com a PCIE e com o aumento proporcional da memória e o windows nem arrancou, apareceu-me uma info azul de erro, penso que tenha sido das memórias!!

Pelo programa AI da asus consigo alterar os dividores...

Vou tentar o que referencias-te depois "apito" :)
 
Tens que subir mais devagar.
FSB rate em auto, e escolhe a frequencia das memórias a mais baixa. Se conseguires arrancar com memórias em baixa frequencia depois tentas aumentar. Isto para te certificares que o factor limitante não são as memórias.

Exemplo: 350 FSB, coloca as memórias a 700Mhz.

Também estou a ter dificuldades com a minha P5k. Por muito que queira acreditar que dão 400FSB, esta parece não gostar de OC :S
 
Boas

Então é assim... o máximo que consegui com o PC a funcionar em condições foi..

FSB 355
PCIE 100
Memory 710
Mem V 1.9v

Se passar acima disto nem no windows consigo entrar...

Utilizando o AI booster no windows ainda consegui chegar aos 365, mas crashou passado uns monitos...

Esta pic foi tirada com o boinc a correr, 100% do processador daí as temps.


Acima deste valor tenho que inventar muito?!

Desde já agradeço aos que me deram uma ajuda... sinceramente está muito abaixo do que eu esperava conseguir... :(

(tou a usar o W CP, apesar de o tema não parecer :P)
 
Faz assim, visto estares mesmo a começar, tira as memorias do auto, e mete no mais baixo possivel, aka ddr2 533 ou seja 266, assim já não precisas de te preocupar para testares o fsb com o aumento do belo do frequency das memórias para valores que elas não dão de certeza. 1.9 de voltagem chega bem a essas velocidades, pci express a 101 não seria melhor?

Desactiva heists e etc limitada na bios, para não teres problemas tb nesse aspecto.

Mais que isto os prós podem ajudar bem mais que eu de certeza, mas eu elimino logo as memorias, e assim no meu antigo 6300 e E4400 dei na bios valores de 500 de FSB(p5b com E6300) e 300 no E4400 sem problemas

Abraços
 
Boas

As memórias já não estão em AUTO, mas não consigo baixar estas de 710MHZ com este FSB....

Como faço tipo "downgrade" das memórias?!

O minimo que me aparece é mesmo 667Mhz mas com 333 de FSB! :S

O que me está a falhar... :S
 
E era mesmo.... comprei umas Team Elite 2x1gb 800MHZ e consegui chegar aos 2.8Ghz, mas fiz "downgrade" ás memórias, passei para 667 e leveias até aos 800Mhz, ou seja, "teoricamente" acabei por não fazer overclock ás memórias.

2.8Ghz, e estava estável, hoje quero ver se chego aos 3.0Ghz e estabilizo já que esta era a minha meta!

Passou-se muito tempo desde a ultima tentativa mas valeu a pena! LOL

Saliento que desta feita não tive qualquer problemas, ao contrário da outra vez, por causa das memórias!

Cumps
 
Já fui ao 3.4Ghz, mas neste momento fixei nos 3.0Ghz, estando estável... tenho corrido o boinc a utilizar 100% do processador e até agora tudo ok desde sábado!

cumps
 
Back
Topo