1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

oc e6750

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por SCRReis, 30 de Setembro de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 1442)

1. SCRReis

SCRReis Power Member

boas pessoal precisava de uma pequena ajuda vossa.
    tou a tentar fazer oc ao meu e6750(pela primeira vez).
    Tive a ler uns topicos que aqui andam no forum e ja consegui puxalo ate as 3.2ghz(origem era 2.66ghz).
    Mas deparei-me com o seguinte problema, tenho uma board asus p5kc, e na bios quando tou a puxar pelo processador reparei que as memorias tambem aumentam simultaneamente, ou seja, o maximo de fsb que consigo ter é 400 porque é nessa altura que as memorias tambem atingem os 800, apartir dai se subir mais o pc ja nao arranca.
    A minha questao é a seguinte... sera que consigo puxar mais pelo prcessador sem automaticamente puxar pelas memorias?? Se houver maneira gostaria saber se me poderiam indicar....

obrigado e cumps...

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Muda o FSB Strap (talvez tenhas que actualizar a BIOS para ter essa opção) e já tens acesso a divisores FSB:RAM diferentes.

3. SCRReis

SCRReis Power Member

pois axo que nao tenho essa opçao na bios
    quer dizer entao que basta actualizar a bios e ja vai dar para fazer?

cumps e obrigado pela dica:)

4. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Depende do que a ultima revisão da BIOS trouxer de novo... Pode até trazer apenas melhorias na compatibilidade para novos cpus e/ou memórias...

Mas actualizar a BIOS convém sempre...

5. SCRReis

SCRReis Power Member

boas WindWalker fiz aquilo que disseste e actualizei a bios e realmente agora ja aparece essa opçao....

podes-me dar mais umas dicas para eu saber como fazer ??

cumps...

6. ttboy

ttboy Power Member

Exacto, o teu cpu tem multiplicador de 8, ou seja 8 X 400 = 3200 que é a velocidade em que o tens.
    Para subires mais do que isto tens mesmo que subir mais a ram. Qual é a ram que tens ?

7. SCRReis

SCRReis Power Member

tenho 2gb team ellite ddr2-800
    eu ontem tive a ler mais uns topicos aqui no forum e vi um em que diziam que estas memorias chegavam aos 1000 em oc...ai secalhar ja consegui puxar o processador ate aos 3.6ghz....

mas agora é que vem a verdadeira questao....como é que isso se faz???
    (eu ontem subi o fsb aos 410, logo as memorias ficarm a 820 e o pc nao arrancou)dia eu ficar na duvida se chegam mesmo aos 1000....So mais uma coisa eu tenho as voltagens tudo em auto pq nao sei muito bem que voltagem devo meter tanto no cpu como na ram, sera que é isso que nao me deixa puxar mais pelo pc??

cumps....

8. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

As voltagens claro que implicam no OC...

Tens que as ir subindo à medida que vais subindo o FSB...

9. ttboy

ttboy Power Member

Nao é necessariamente assim, eu acredito que o teu cpu faça os 3.2/3.3 com vcore default.

Faz assim, define os timings e a voltagem da ram MANUALMENTE.
    Os timings e a voltagem da ram devem estar na embalagem das mesmas ou no proprio modulo.
    Define o vcore para 1.4 ( provisoriamente )
    Depois sobe o FSB para 410, se ele aguentar, sobe um pouco mais. Quando começares a sentir instabilidade sobe um pouco a voltagem da ram (dentro dos limites do fabricante). Quando atingires a estabilidade baixa um pouco o vcore e vai testando até atingires a estabilidade no minimo vcore possivel.

Tem tb atençao o PLL, que deves colocar a 1.50/1.55, o FSB termination voltage, penso que 1.2 chegará e a voltagem do SB define para o valor a seguir ao minimoe e a do Nb 1.25/1.3.

cUMPS

10. SCRReis

SCRReis Power Member

boas ttboy fiz exatamente como tu disseste....e ja tou com o fsb a 450, logo ja tenho os tanto abicionados 3.6ghz :)

so que sugiu um pequeno prob...pq eu para conseguir esse fsb tive de por a voltagem do cpu a 1.6
    ou seja a minha configuraçao da bios é:
    CPU voltage 1.6
    PLL 1.5 (como tu disseste)
    FSB termination voltage 1.2 (como tu dissest)
    DRAM voltage 1.9 (é o maximo que o fabricante aconselha, se bem que ja vi ai no forum pessoal com as mesma memorias, e tinha-as a 2v e ate mesmo 2.2v)
    NB voltage 1.25 (como tu dissest)

a minha questao é a seguinte....sera que a voltagem do cpu nao é de mais?? com a voltagem mais baixa ele nao me arranca com o fsb que tenho neste momento...
    e a ram ? sera que posso subir mais a voltagem??
    gostaria que me dessem uma ajuda se possivel.....

cumps...

11. WindWalker

WindWalker Power Member

Para cada valor de FSB Strap existem 3 divisores respectivos para memórias. É só ir mudando o FSB Strap e escolher o valor para a frequência desejada nas memórias (ou seja, um divisor, no fundo).

12. ttboy

ttboy Power Member

Boas !

Bem de facto 1.6 é um vcore elevadissimo, nao tenhas o cpu muito tempo com esse vcore.
    Se me dizes que precisas de tanto vcore para arrancar a 450 algo nao esta bem aí.
    Tenta subir um pouco o nb

13. ming.impiedoso

ming.impiedoso Power Member

Com esse vcore, como é que tens as temperaturas? Usa o Asus suite. Eu tenho uma P5K-SE e um cpu igual e tava com curiosidade em saber, para puxar pelo meu tambem.

14. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Boas!!

Acho que essa voltagem do processador está exagerada para 24/7, mas depende do tipo de refrigeração/temperaturas que tens. Se

for refrigeração a ar, julgo que 1.6v é demasiado, aliás, 1.5v já é demasiado, mas, e como em tudo na vida, as opiniões dividem-se.

Espera pelos conselhos de outras pessoas, mas se fosse eu, tentava não passar muito acima de 1.45v para o processador em questão.

Cumprimentos.

Última edição: 2 de Outubro de 2008
  15. ttboy

ttboy Power Member

1.6 é muito e é desnecessário. Eu tenho a certeza que o e6750 faz aquele FSB com muito menos vcore

16. SCRReis

SCRReis Power Member

pois nao sei mas o meu so consigo atingir estes valores com este vcore....ja subi os valores do nb e baixei o vcore.....mas so para terem uma ideia se eu baixo o vcore para 1.575 e mantenho o fsb o pc ja nao arranca....realmente axo que ta aqui alguma coisa mal.....agora nao sei é o que :( ....

ninguem faz ideia do que possa ser ??
    o prcessador mesmo com 1.60v em full nao passa dos 55º, mais uma coisa que axo estranho...devia ser uma temp muito mais alta nao??(tuniq 120)

cumps....

17. ttboy

ttboy Power Member

Manda aí um print do cpuz por favor

18. SCRReis

SCRReis Power Member

bem pessoal axei por bem por tudo de origem visto que nao é aconselhavel um vcore tao alto....
    fico-me pelos 3.2ghz...tenho de me contentar assim :(
    pq tambem nao quero estragar o pc por causa de uma brincadeira....

obrigado pela ajuda pessoal

cumps....

19. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Um dual-core a 3.2ghz já não é assim um negocio "tão mau" ;)

experimenta agora á volta dos 3.2, mexer no fsb e no multiplicador para arranjar o setup mais rapido. Quanto mais fsb, normalmente mais rapido fica o pc. Verifica os divisores e multiplicadores do cpu/memoria e vais ver que ficas com uma maquina mais rapida em relacao á velocidade default.

No fundo OC é isso mesmo, retirar mais performance de um componente. Nem sempre é necessidade/consegue-se tirar muito mais, mas 10% ou 15% de "borla", já é bom.

20. SCRReis

SCRReis Power Member

olha acabei por por o cpu a 3.4ghz ou seja fds a 425....tenho o vcore a 1.5v axao que assim ja é aceitavel?? pelo menos o vcore ja nao ta naqueles valores astronomicos que tava...

cumps...

Partilhar esta Página