1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC em 3800+ com cooler de origem, até onde?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Romani48, 27 de Dezembro de 2006. (Respostas: 17; Visualizações: 2024)

1. Romani48

Romani48 Power Member

Boas,

gostava de ter umas segundas opinioes para alem da minha nesta questao :p
    Tenho um 3800+ Skt Am2 (cooler de origem), MB Asus M2N32-SLI Deluxe/WiFi, Fonte LC Silent giant 550W, e neste momento a refrigeração no meu pc é feita por 1x80mm Fan 2x120mm Fan(uma das quais da fonte de alimentação), tecnologia Stack & Cool Da Mobo...
    Tenho andado a "brincar" com as capacidades de OC da minha Mobo, que sao mt boas.

neste momento tenho o meu AMD a rodar a 2600Mhz (217Mhz x 12) e a temperatura do CPU só aumentou 1ºC.

mas a minha questao é: com este cooler (o de origem) até onde penssam que pode ir? A temperatura da placa mae não aumentou devido ao stack & cool.

E já agora, visto que estou a pensar adquirir um novo cooler, qual me recomendam assim +/- até 50€? ou será melhor adquirir um mais caro?

Fiquem bem
    cumps

[UPDATE]: Andei a fazer alguns testes, e em carga máxima com o Hot CPU Tester, a temperatura subiu até aos 30ºC mas mantendo se sempre nessa temperatura ....

[UPDATE2]: Afinal ainda se mantém nas temps normais, os 30ºC é o normal na carga máxima ( a trabalhar a 100% durante algum tempo) e a temperatura normal não subiu 1ºC apenas anda a rondar aqueles valores (22,23ºC)

Última edição: 27 de Dezembro de 2006
  2. trinco_

trinco_ Power Member

Olha compra o zalman 9700 é muito bom! vai ser o meu futuro cooler!:P:P:P

3. Romani48

Romani48 Power Member

acho entao que vou para o 9500 AM2 pois o 9700 não há nas minhas 2 lojas "habituais":P:P:P
    os "melhores" da zalman que têm sao os 9500s e depois o Zalman Fatal1ty FS-C77

mas obg

agora opinioes sobre o OC

Última edição: 15 de Abril de 2007
  4. Zone^55 Live!

Zone^55 Live! Power Member

Elá esse CPU tem multi x12?? Possa grande besta :P

O meu 939 X2 3800+ faz 3000mhz com 1.45vcore e em idle anda nos 25-27ºC, full a 43ºC, se tivesse o multi x12 ui ui onde é que ele ja ia :D

Continua com OC e vai postando resultado ;)

5. Sway

Sway To fold or to FOLD?

com tanto bom cooler e tão a falar dos zalman...

6. Zone^55 Live!

O zalman 9700 é um excelente cooler!

Porque é que o estás a reprovar?

7. Romani48

Romani48 Power Member

entao indica alguns... :P:P
    até +-50€

já agora, encontrei este: Cooler Thermaltake Heatpipe Beetle,mas ao que parece não consigo encontrar nada sobre ele :( nem mesmo no site do fabricante :p
    alguem me sabe dizer alguma coisa?
    cumps

Última edição: 28 de Dezembro de 2006
  8. Zone^55 Live!

Esse não presta, tens os da Schyte, o thermaltake big typhoon, o thermalright si 120 e 128, o thermalright XP90C, o gigabyte g-power, o zalman cnps9500, o 9700.

Cumps, :wink:

9. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Abaixo dos 50€ está o Tuniq... mas há alguma duvida ??? 8|

10. Zone^55 Live!

LOL é verdade esqueci-me do melhor :D

E já não há desculpa para não o arranjarem, dado que a maioria das lojas o tem :hello:

11. Romani48

Romani48 Power Member

boas,
    mt obg pessoal! visto eu nc m ter metido nisto do OC nunca tinha me preocupado mt com estes componentes.
    mas ja estou a ficar com mais conhecimentos :p :D lol

agora so falta decidir entre estes:
    http://www.*****.pt/fotos/produtos/th_1161970334_1_mine.jpg
    Dissipador Scythe Mine
    . . . . . . . . . 39.90 €
    http://www.*****.pt/fotos/produtos/tt_120_2.JPG
    Cooler Thermaltake Big Typhoon
    . . . . . . . . . € 36.60

Tb estava indeciso para o zalman cnps9500 mas andei a ver umas reviews e este big typhoon parece me bom e quem o usou está satisfeito e recomenda para alem de ser talvez dos melhores em qualidade/preço. E como é bastante mais barato que o Zalman, entao estou mais inclinado para o BigTyphoon, assim sempre me sobra umas "massas" para outra coisa qualquer :D:D:D.
    Mas também gostei do Scythe Mine, mas se o BigT já for bom, já me fico por aqui :D:D :p, eu tb nao quero exagerar no overcloking, além do mais ajuda a manter a estabilidade mesmo nos valores normais.... já se sabe -> menos temperatura = mais estabilidade e de certa forma mais velocidade..

obg
    fiquem bem
    cumps

12. Romani48

Romani48 Power Member

afinal acho que vou mesmo para o BigT, tive a ver uma review na hardwarelogic.com e as temperaturas a que ambos chegam sao iguas, ou de diferenças praticamente nulas (calculando com o meu processador) e como é mais barato..... :p:p

Review do BigT
    Review do Scythe Mine

apesar que a instalação do Mine é ligeiramente mais facil...
    fikem bem

13. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

qual é a frequencia de origem desse cpu?
    quero ver se faço overclock num sistema parecido e gostava de ter uma ideia de quanto esse faz com o cooler de origem e sem mexer em voltagens.

14. Romani48

Romani48 Power Member

originalmente o processador vem com frequencia de 200Mhz
    com multiplier de 12 (maximo possivel)
    1.38vcore

com o cooler de origem o maximo OC que ja fiz foi
    220 Mhz x12 = 2640Mhz
    mas nao experimentei mais logo ainda é capaz de ser possivel aumentar mais a frequencia ficando estavel...

a ferramenta que usei foi AiBooster da Asus e a propria Bios

fica bem
    cumps

15. Noeljunior

Hmm. Ok, obrigado.
    Só mais uma coisa, o AiBooster o que é que faz?

16. Romani48

Romani48 Power Member

o ai booster é uma ferramenta de overcloking para as motherboard da asus com tecnologia AI Lifestyle e AI NOS (ai nos funciona como o "oxido nitroso" nos carros, quando o processador é utilizado nos limites, o AI Nos automaticamente faz um overclock dentro dos limites estaveis..)

Além disto estas Mobos trazem ferramentas como o AINap, que premite por o pc numa especie de suspensao mas que permite que as aplicações continuem a correr, é fixe por exemplo knd keres sacar alguma xena mas o pc não consome tanta energia, e tem tb outra ferramenta que é o AIGear que permite escolher diferentes condições do pc para que funcione em alta performance, ou entao de uma forma que consuma menos e nao produza menos barulho, diminuindo a velocidade do CPU até a um minimo de 1000Mhz... e poxo te dizer que deixa completamente de fazer barulho....

tenx aki uma shot do AIBooster:

fica bem
    cumps

17. Noeljunior

Hm
    Isso funciona na M2N-E?
    E numa P5B Deluxe?

18. Romani48

Romani48 Power Member

ao que pude apurar, sim, pelo menos ambas essas duas mobos suportam a tecnologia Ai Lifestyle...
    cumps
    fika bem

Partilhar esta Página