OC em GA P35C DS3R/ E4500

PRDSM

Power Member
Boas,

Queria experimentar fazer um OC ao meu CPU e na Bios nao consigo meter o clock a mais q 230 Mhz, c um multiplicador de 11 (2.53 Ghz). Se aumento a freq, ao iniciar o sistema, a Bios volta ao valor original - 200 - e só assim o sistema consegue arrancar.

É a primeira vez q m estou a aventurar nisto e nao sei s tenho q mexer em mais algum parametro da Bios.

As temperaturas estao todas ok, só nas voltagens é q o everest e o speedfan dizem q a leitura nos 12v está entre 1 e 2 (!). No entanto, na Bios, esta leitura já aparece normal (12,11).

Agradecia algm ajuda,

Cumps,
 
Tenho essa board com um E6750 e desde já te digo que a board nao regula bem as voltagens, quer do vcore que tem um vdroop de 0.07 quer do vdimm que não me permite no meu caso passar dos 2.2v.

Sei que:
A rev2.0 deve ter um fsb máx à volta dos 475 (com um dual)
A rev2.1 dizem que tá melhorzinha mas sofre dos mesmos problemas, apesar dos 530 de fsb.
Aos 450 precisas de +0.2 na MCH e +0.1 na southbridge, mais do que isto não te dá qualquer vantagem no oc! Mas esses valores são mesmo necessários pa tar estável. Uma fan na northbrifge é mesmo aconselhável...
A rev1.0 não faço a mínima.
No vcore, não ultrapasses a voltagem máxima dentro da gama funcional (há uma voltagem máxima mesmo mas essa já é na red zone). No meu caso é 1.5v (1.55 já é red). Mete no google E4500 specifications e vai à página da Intel.
Depois há as vdimm que tens de ir testando na bios ou no everest uma por uma pa ver se te dá o que precisas, nem a mais, nem a menos.

Ah, e não te esqueças de comprar um cooler bom (e fonte?) antes de te meteres com as voltagens do cpu... O tuniq tower 120 é bom.

Bloqueia a freq. pci-ex nos 100MHz ou podes avariar qualquer coisa!

De resto é tudo o que me lembro.

Boa sorte que esta board tá uma confusão! Só me apetecia trocá-la, mas prontos...

Espero ter sido útil.
 
Última edição:
Tenho essa board com um E6750 e desde já te digo que a board nao regula bem as voltagens, quer do vcore que tem um vdroop de 0.07 quer do vdimm que não me permite no meu caso passar dos 2.2v.

Sei que:
A rev2.0 deve ter um fsb máx à volta dos 475 (com um dual)
A rev2.1 dizem que tá melhorzinha mas sofre dos mesmos problemas, apesar dos 530 de fsb.
Aos 450 precisas de +0.2 na MCH e +0.1 na southbridge, mais do que isto não te dá qualquer vantagem no oc! Mas esses valores são mesmo necessários pa tar estável. Uma fan na northbrifge é mesmo aconselhável...
A rev1.0 não faço a mínima.
No vcore, não ultrapasses a voltagem máxima dentro da gama funcional (há uma voltagem máxima mesmo mas essa já é na red zone). No meu caso é 1.5v (1.55 já é red). Mete no google E4500 specifications e vai à página da Intel.
Depois há as vdimm que tens de ir testando na bios ou no everest uma por uma pa ver se te dá o que precisas, nem a mais, nem a menos.

Ah, e não te esqueças de comprar um cooler bom (e fonte?) antes de te meteres com as voltagens do cpu... O tuniq tower 120 é bom.


Boa sorte que esta board tá uma confusão! Só me apetecia trocá-la, mas prontos...

Espero ter sido útil.

Obrigado pla ajuda, é sp bom ouvir a opiniao de alguém c experiencia a lidar c o "bicho" :D e vou ter em linha d conta o q disseste qdo começar a mexer mais c isto.

Encontrei este artigo na net que me pareceu porreiro para OC neste modelo da Gigabyte:

http://forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=1880076#1880076

Basicamente, a ideia c q fico disto tudo é q a intenção de quem a fabricou até foi boa mas na prática deu barracada c algumas funcionalidades. A board até me parece porreira e tenho lido boas críticas a respeito dela, mas dá mais trabalho a lidar do q parece, opinião pessoal, claro.

Cumps,
 
Back
Topo