OC Geral (ver post #14)

tfo

Suspenso
Neste momento tenho o meu 2500K a 4.5GHz e o resultados à uns dias atrás foi o seguinte:

29820269.png



Sei que não há consenso entre algumas opções a colocar na BIOS, mas cá vai aquilo que tenho neste momento:


dsc02199vw.jpg
dsc02198x.jpg
dsc02195l.jpg
dsc02196sr.jpg
dsc02197xd.jpg


Queria saber se ainda há muito a melhorar.
 
Última edição:
Estás a usar Muito Vcore! Tens algumas definições "más" na Bios. Desactiva todos os C-States (C1E C3 e C6 salvo erro são só estes), e deixa activo o Intel SpeedStep. Isto ajuda a estabilizar o modo offset. (Desactivando os C-states eleminas os estados intermediarios do CPU, pelo que este precisa de menos Vcore para estabilizar a troca de Idle para Load. Normalmente, ajuda a reduzir o Vcore em 0.03V a 0.05V.)

Coloca o CPU LOad Line Calibration em Level2, e mete de Offset -0.020, e faz novamente os testes de estabilidade. Certamente o teu CPU consegue 4.5 Ghz com bem menos de 1.376V.

Em alternativa, se não te interessa poupar uns trocos, não tens problemas em desgastar um pouco mais rápido o processador e preferes ter sempre desempenho máximo, utiliza o Modo Manual. Coloca também o CPU LLC a Level2, e mete 1.30V ~ 1.32V manualmente. As unicas diferenças são: Consegues o mesmo clock com menos VCore ainda, devido a nbão haver o problema das trocas de estado Idle pra load, e a perda da capacidade de o CPU conseguir baixar a voltagem em idle, DEVENDO POR ISSO os C-States e Intel SPeed Step serem completamente desactivados para assegurar ainda mais a estabilidade de tal overclock ;)
 
Última edição:
Mas nas imagens que coloquei já tenho o intel speedstep enable e o C3 e C6 disabled.:confused:

E porquê passar de a calibration de L4 para L2? Segundo o gráfico, quanto menor o level, maior será o Vcore usado...


Edit: O offset é -0.020 ou +.020. Foi a única coisa que alterei, coloquei a +0.020. Corri o teste, mas pouco tempo, só para ver o vcore e as temps... apesar de ter atingido um máximo de 1.36, a média do vcore foi de 1.3212 e a temperatura máx foi de 64ºC.

O teste a sério corro mais logo antes de me ir deitar.
 
Última edição:
Não, estás a ler completamente mal o gráfico. O que estás a fazer de momento, é dar picos de quase 1.4V REAIS ao CPU, pois como tens o LLC muito baixo, a quebra de vcore em load é maior. Basicamente, tens cerca de 1.4V dados ao CPU, que "caiem" para 1.375V. Deves colocar LLC level 2 para que a quebra seja muito menor, coisa de 0.005V, dessa forma mantendo o CPU mais estável, e prolongando o seu tempo de vida, pois não está a levar com picos de tensão cada vez que entra e sai de load. Não reparei pelas imagens que os C-states estavam desactivados, lamento. Estou só a tentar ajudar, agroa é livre de experimentar como quiser! Experimente como disse, verá bons resultados isso garanto ;)
 
Última edição:
Não duvido que tenhas razão, apenas quero saber o porquê. Agora vai passar a noite a correr o prime 95. Amanhã vejo os resultados, mas já está a trabalhar a ~1.32V, significa que melhorou bem.
 
Aqui fica o resultado de um teste de stress de quase 9h.

21177803.png



Como se pode ver o Vcore nunca chegou aos 1.33V, ou melhor, oscilou até aos 1.36 depois de ter parado o teste, mas isso deve ser normal.
Em idle o Vcore é de 1.0V
 
Eu não sei o que mais te dizer..... Já te expliquei o porquê de colocares Level 2.... Volto a tentar explicar. O objectivo de usa LLC com nivel mais alto, é para que quando o CPU entra em Load / Sai de load, não levar com um pico de tensão, que é o "Default" da Intel. Este efeito não é desejado em overclock, pois os picos momentaneos sobem demasiado, mesmo que o CPUz não os reporte. Ao teres picos visiveis até 1.36V, provavelmente ele está a levar com picos de quase 1.4V "invisiveis" ao CPUz. Ao usares LLC Level 2, fazes com que o CPU receba só e só a voltagem necessária para funcionar em Load, sem estar a levar com picos de energia super exagerados. A intel usa os "picos" para prevenir instabilidades, mas em overclock esses picos são demasiado elevados, e podem prejudicar o CPU a longo prazo.
 
Quando disse que já queria saber o porquê já tinhas explicado e eu já tinha compreendido.

Vou então colocar em L2 e voltar a testar.

Quanto ao offset, podes-me confirmar se devo colocar em -0.020 ou em +0.020?
 
É assim, pelo menos a minha board mete 1.35V como o "Default" a subtrair / somar ao Offset, pelo que, deverias colocar -0.020 para obter 1.33V. Depois é ires aumentando, até o CPU nao estar mais estavel, e por fim dar uma pequena margem a esse valor, para ficar estável ;)
 
61387717.png



Ao fim de 5h e 30min aqui estão os resultados após ter alterado para Level 2 e o offset em -0.020 .
Já tive temperaturas máximas um pouco melhores, mas isso pouco relevante, pois da última vez o teste foi feito entre a 1h da manhã e as 10h da manhã (mais coisa menos coisa).
O Vcore também já esteve mais baixo quando estava em Level 4, mas pelo que dizes isso depois originava picos ao passar de load para idle e de facto desta vez ao parar o teste o Vcore não ultrapassou o máximo que vinha a atingir durante o teste.


As minhas dúvidas:

Se continuar a diminuir o offset (-0.03, -0.04...) o Vcore vai diminuir certo? E posso ir baixando aos poucos até ficar instável ou não é aí que devo mexer?
É que queria ver se conseguia manter o cpu estável com um Vcore entre 1.30 e 1.32.
 
Sim, é esse o objectivo! Agora vais aumentando o offset (aumentando no sentido de, -0.020 depois -0.030, 0.040) a ver até onde aguenta. Podes tentar ja por valores um pouco "puxadotes" para nao perderes muito tempo. Experimenta colocar por exemplo, -0.060 a ver se aguenta. Isso dará um valor perto de 1.30V. Se por acaso aguentar, continua a descer, se não aguentar, só tens que subir um bocadito ;) Penso que a 4.5 Ghz deverás conseguir entre 1.28V a 1.35V, é mais ao menos a média para os i5 2500K pelo que tenho lido.
 
Última edição:
Não deu. Em -0.03 consegui correr os testes e tal, mas depois de desligar o PC e voltar a ligá-lo ao invés de iniciar tinha um bluescreen. Tive de me ficar pelos -0.02
 
Estranho. Parece que o seu i5 2500K não é dos melhores batchs :/ O meu i7 2600K faz com 1.295V 4.6 estáveis, mas como é óbvio quando o uso a 4.6 uso-o a 1.315 para assegurar a estabilidade. Raramente o uso a 4.6 Ghz, tenho com voltagens stock a 4 Ghz, chega para todas as aplicações e alguns jogos que eventualmente jogue ;) Agora é continuar a testar até ficar com tudo estável! Já agora, se pretendes usar voltagens mais baixas, e não pretendes usar os "idle states" usa a voltagem em modo manual (Com LLC level2 também claro). Deverá ser bastante inferior, pois não á o problema dos Idle States chatearem.
 
Última edição:
Estou a pensar dar um OC geral no PC, mas nada de abusos, tudo coisas ligeiras que não comprometam (quase nada) um maior desgaste dos componentes.

Durante uns tempos voltei a colocar as definições da BIOS como eram por definição isto porque andava com problemas em conseguir manter o PC estável durante várias horas quando estava em idle. Neste fim de semana resolvi voltar fazer OC no CPU, desta vez coloquei a voltagem manual em vez de offset e até ao momento não tive qualquer problema.

Relativamente à voltagem, qual a mais exacta, a que marco na BIOS ou a que me aparece no CPUZ? É que na BIOS tenho 1.325V e no CPUZ aparece quase sempre 1.36. O cpu neste momento está a 4.4Ghz e acho que não vou puxar mais, vou sim tentar reduzir a voltagem.

A minha gráfica é uma sapphire 7950, através do Afterburner, estive a aumentar lhe o core clock (penso que ficou à volta dos 950Mhz) e o memory clock (aqui não me lembro quanto meti, mas aumentei sensivelmente os mesmos Mhz que aumentei no core clock), de resto não mexi mais nada, nem sequer consegui aumentar o shader clock). Se quiser aumentar a voltagem tem de ser na BIOS? Onde diz IGPU voltage? Actualmente em load está nos 65ºC, mas a fan ainda está a trabalhar a uma baixa rotação.

Na ram é que estou confuso quanto à voltagem que ela usa, a ram é esta, mas no site da kingston não consigo encontrar ao certo qual é para poder tirar de lá informação. Qual a diferença em ser 1.5V ou 1.65V? Dá para subir para 1866MHz? E que tempos devo meter?
 
Tenho a voltagem do CPU em manual, mas aquilo deve estar avariado :)
Por mais que baixe a voltagem na BIOS, no cpuz e no aida64 a voltagem aparece sempre nos 1.36V
 
Back
Topo