1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC Geral (ver post #14)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por tfo, 7 de Agosto de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 1509)

1. tfo

tfo Power Member

Neste momento tenho o meu 2500K a 4.5GHz e o resultados à uns dias atrás foi o seguinte:

Sei que não há consenso entre algumas opções a colocar na BIOS, mas cá vai aquilo que tenho neste momento:

[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

Queria saber se ainda há muito a melhorar.

Última edição: 26 de Dezembro de 2012
  2. Palito

Palito Power Member

Estás a usar Muito Vcore! Tens algumas definições "más" na Bios. Desactiva todos os C-States (C1E C3 e C6 salvo erro são só estes), e deixa activo o Intel SpeedStep. Isto ajuda a estabilizar o modo offset. (Desactivando os C-states eleminas os estados intermediarios do CPU, pelo que este precisa de menos Vcore para estabilizar a troca de Idle para Load. Normalmente, ajuda a reduzir o Vcore em 0.03V a 0.05V.)

Coloca o CPU LOad Line Calibration em Level2, e mete de Offset -0.020, e faz novamente os testes de estabilidade. Certamente o teu CPU consegue 4.5 Ghz com bem menos de 1.376V.

Em alternativa, se não te interessa poupar uns trocos, não tens problemas em desgastar um pouco mais rápido o processador e preferes ter sempre desempenho máximo, utiliza o Modo Manual. Coloca também o CPU LLC a Level2, e mete 1.30V ~ 1.32V manualmente. As unicas diferenças são: Consegues o mesmo clock com menos VCore ainda, devido a nbão haver o problema das trocas de estado Idle pra load, e a perda da capacidade de o CPU conseguir baixar a voltagem em idle, DEVENDO POR ISSO os C-States e Intel SPeed Step serem completamente desactivados para assegurar ainda mais a estabilidade de tal overclock ;)

Última edição: 7 de Agosto de 2012
  3. tfo

tfo Power Member

Mas nas imagens que coloquei já tenho o intel speedstep enable e o C3 e C6 disabled.:confused:

E porquê passar de a calibration de L4 para L2? Segundo o gráfico, quanto menor o level, maior será o Vcore usado...

Edit: O offset é -0.020 ou +.020. Foi a única coisa que alterei, coloquei a +0.020. Corri o teste, mas pouco tempo, só para ver o vcore e as temps... apesar de ter atingido um máximo de 1.36, a média do vcore foi de 1.3212 e a temperatura máx foi de 64ºC.

O teste a sério corro mais logo antes de me ir deitar.

Última edição: 7 de Agosto de 2012
  4. Palito

Palito Power Member

Não, estás a ler completamente mal o gráfico. O que estás a fazer de momento, é dar picos de quase 1.4V REAIS ao CPU, pois como tens o LLC muito baixo, a quebra de vcore em load é maior. Basicamente, tens cerca de 1.4V dados ao CPU, que "caiem" para 1.375V. Deves colocar LLC level 2 para que a quebra seja muito menor, coisa de 0.005V, dessa forma mantendo o CPU mais estável, e prolongando o seu tempo de vida, pois não está a levar com picos de tensão cada vez que entra e sai de load. Não reparei pelas imagens que os C-states estavam desactivados, lamento. Estou só a tentar ajudar, agroa é livre de experimentar como quiser! Experimente como disse, verá bons resultados isso garanto ;)

Última edição: 8 de Agosto de 2012
  5. tfo

tfo Power Member

Não duvido que tenhas razão, apenas quero saber o porquê. Agora vai passar a noite a correr o prime 95. Amanhã vejo os resultados, mas já está a trabalhar a ~1.32V, significa que melhorou bem.

6. tfo

tfo Power Member

Aqui fica o resultado de um teste de stress de quase 9h.

Como se pode ver o Vcore nunca chegou aos 1.33V, ou melhor, oscilou até aos 1.36 depois de ter parado o teste, mas isso deve ser normal.
    Em idle o Vcore é de 1.0V

7. Palito

Palito Power Member

Eu não sei o que mais te dizer..... Já te expliquei o porquê de colocares Level 2.... Volto a tentar explicar. O objectivo de usa LLC com nivel mais alto, é para que quando o CPU entra em Load / Sai de load, não levar com um pico de tensão, que é o "Default" da Intel. Este efeito não é desejado em overclock, pois os picos momentaneos sobem demasiado, mesmo que o CPUz não os reporte. Ao teres picos visiveis até 1.36V, provavelmente ele está a levar com picos de quase 1.4V "invisiveis" ao CPUz. Ao usares LLC Level 2, fazes com que o CPU receba só e só a voltagem necessária para funcionar em Load, sem estar a levar com picos de energia super exagerados. A intel usa os "picos" para prevenir instabilidades, mas em overclock esses picos são demasiado elevados, e podem prejudicar o CPU a longo prazo.

8. tfo

tfo Power Member

Quando disse que já queria saber o porquê já tinhas explicado e eu já tinha compreendido.

Vou então colocar em L2 e voltar a testar.

Quanto ao offset, podes-me confirmar se devo colocar em -0.020 ou em +0.020?

9. Palito

Palito Power Member

É assim, pelo menos a minha board mete 1.35V como o "Default" a subtrair / somar ao Offset, pelo que, deverias colocar -0.020 para obter 1.33V. Depois é ires aumentando, até o CPU nao estar mais estavel, e por fim dar uma pequena margem a esse valor, para ficar estável ;)

10. tfo

tfo Power Member

Ao fim de 5h e 30min aqui estão os resultados após ter alterado para Level 2 e o offset em -0.020 .
    Já tive temperaturas máximas um pouco melhores, mas isso pouco relevante, pois da última vez o teste foi feito entre a 1h da manhã e as 10h da manhã (mais coisa menos coisa).
    O Vcore também já esteve mais baixo quando estava em Level 4, mas pelo que dizes isso depois originava picos ao passar de load para idle e de facto desta vez ao parar o teste o Vcore não ultrapassou o máximo que vinha a atingir durante o teste.

As minhas dúvidas:

Se continuar a diminuir o offset (-0.03, -0.04...) o Vcore vai diminuir certo? E posso ir baixando aos poucos até ficar instável ou não é aí que devo mexer?
    É que queria ver se conseguia manter o cpu estável com um Vcore entre 1.30 e 1.32.

11. Palito

Palito Power Member

Sim, é esse o objectivo! Agora vais aumentando o offset (aumentando no sentido de, -0.020 depois -0.030, 0.040) a ver até onde aguenta. Podes tentar ja por valores um pouco "puxadotes" para nao perderes muito tempo. Experimenta colocar por exemplo, -0.060 a ver se aguenta. Isso dará um valor perto de 1.30V. Se por acaso aguentar, continua a descer, se não aguentar, só tens que subir um bocadito ;) Penso que a 4.5 Ghz deverás conseguir entre 1.28V a 1.35V, é mais ao menos a média para os i5 2500K pelo que tenho lido.

Última edição: 9 de Agosto de 2012
  12. tfo

tfo Power Member

Não deu. Em -0.03 consegui correr os testes e tal, mas depois de desligar o PC e voltar a ligá-lo ao invés de iniciar tinha um bluescreen. Tive de me ficar pelos -0.02

13. Palito

Palito Power Member

Estranho. Parece que o seu i5 2500K não é dos melhores batchs :/ O meu i7 2600K faz com 1.295V 4.6 estáveis, mas como é óbvio quando o uso a 4.6 uso-o a 1.315 para assegurar a estabilidade. Raramente o uso a 4.6 Ghz, tenho com voltagens stock a 4 Ghz, chega para todas as aplicações e alguns jogos que eventualmente jogue ;) Agora é continuar a testar até ficar com tudo estável! Já agora, se pretendes usar voltagens mais baixas, e não pretendes usar os "idle states" usa a voltagem em modo manual (Com LLC level2 também claro). Deverá ser bastante inferior, pois não á o problema dos Idle States chatearem.

Última edição: 11 de Agosto de 2012
  14. tfo

tfo Power Member

Estou a pensar dar um OC geral no PC, mas nada de abusos, tudo coisas ligeiras que não comprometam (quase nada) um maior desgaste dos componentes.

Durante uns tempos voltei a colocar as definições da BIOS como eram por definição isto porque andava com problemas em conseguir manter o PC estável durante várias horas quando estava em idle. Neste fim de semana resolvi voltar fazer OC no CPU, desta vez coloquei a voltagem manual em vez de offset e até ao momento não tive qualquer problema.

Relativamente à voltagem, qual a mais exacta, a que marco na BIOS ou a que me aparece no CPUZ? É que na BIOS tenho 1.325V e no CPUZ aparece quase sempre 1.36. O cpu neste momento está a 4.4Ghz e acho que não vou puxar mais, vou sim tentar reduzir a voltagem.

A minha gráfica é uma sapphire 7950, através do Afterburner, estive a aumentar lhe o core clock (penso que ficou à volta dos 950Mhz) e o memory clock (aqui não me lembro quanto meti, mas aumentei sensivelmente os mesmos Mhz que aumentei no core clock), de resto não mexi mais nada, nem sequer consegui aumentar o shader clock). Se quiser aumentar a voltagem tem de ser na BIOS? Onde diz IGPU voltage? Actualmente em load está nos 65ºC, mas a fan ainda está a trabalhar a uma baixa rotação.

Na ram é que estou confuso quanto à voltagem que ela usa, a ram é esta, mas no site da kingston não consigo encontrar ao certo qual é para poder tirar de lá informação. Qual a diferença em ser 1.5V ou 1.65V? Dá para subir para 1866MHz? E que tempos devo meter?

15. tfo

tfo Power Member

Tenho a voltagem do CPU em manual, mas aquilo deve estar avariado :)
    Por mais que baixe a voltagem na BIOS, no cpuz e no aida64 a voltagem aparece sempre nos 1.36V

16. maw

maw Power Member

tfo no final posta as screens da tua bios quando tiver estavel que brevemente vou ter um menino desses nas maos

Partilhar esta Página