OC i5 8600k

joaofaisca

Power Member
Não sou muito experiente nisto dos overclock mas entendo o básico, 4.8 ghz 1.200 v, no aida64 anda nos 77C, testei no BF1 chegou a bater no 85C um vez mas andou entre os 70C-80C, é demais temperatura ou é normal. Anda entre os 45-60 sem estar a jogar.

O Cooler é um Crioring h5 universal.
Fonte Seasonic Focus Gold 750w.
Caixa Nox Hummer TG RGB.
 
Muito sinceramente 80c a jogar é um exagero. 80c é o tipo de temp para testes e afins. Mas isto é só uma opinião nada mais. Não vais matar o cpu de imediato, mas podes comprometer a longevidade a jogar horas a fio na casa dos 80s.

Temperaturas boas de jogo é entre 50-70 no máximo. E mesmo 70 a jogar também já acho um exagero. É mais massacrante teres 80c a 1.2v, do que 1.4v a 60c.
 
tem que ser sempre um equilíbrio.
Eu diria que nessa situação retirava 100mhz para ver quantos graus desce.

O meu cpu em casa anda a 4.6Ghz para o dia-a-dia normal mas quando preciso que ele esteja varios dias seguidos perto dos 100%, desço para os 4.4Ghz. Não é que não aguente, mas não quero degradar mais do que o necessario em termos de voltagem e calor
 
4.8 Ghz abaixo de 1.200 v a 1.195 v deu blue screen apesar das temps estarem aceitaveis max 77C, ja me tinha apercebido que não posso baixar muito a voltagem, a 4.6 Ghz a 1.200v nao passou dos 80C. vou tentar a 4.7 e baixar a voltagem.
 
Muito sinceramente 80c a jogar é um exagero. 80c é o tipo de temp para testes e afins. Mas isto é só uma opinião nada mais. Não vais matar o cpu de imediato, mas podes comprometer a longevidade a jogar horas a fio na casa dos 80s.

Temperaturas boas de jogo é entre 50-70 no máximo. E mesmo 70 a jogar também já acho um exagero. É mais massacrante teres 80c a 1.2v, do que 1.4v a 60c.

Quando dizes 1.4v é a 4.8 Ghz?
 
boas...
quando ele diz 1.4v e tipo 1.4v a 60c vai degradar menos que 1.2v a 80+c
tenta meter em todos os núcleos a 4.5 com uma voltagem apertada e 100% estável para ter uma base.
depois vais aos clocks mais altos ate teres um equilíbrio entre temperatura e clock.
para min +70c ja e alto para uso dia a dia
 
Exato, a ideia é essa mesmo a nível de degradação. Pessoalmente desceria a velocidade e voltaria a regular as voltagens até encontrar um bom balanço.

Nunca se esqueçam que o overclock é também uma questão de consciência. ;)
 
Consegui uma temperatura a média de 70C a bater uma vez ou outra entre os 78/80C no BF1 a 4.4 Ghz a 1.160V. Já agora a board e uma MSI Tomahawk Z370, se alguem souber como melhorar isto que diga.
 
Mete o primea bombar nisso durante 2 dias seguidinhos. Se não crashar, aguenta com qualquer jogo. Convém ter atenção a temperatura de dentro da caixa por causa da gráfica.
 
Mete o primea bombar nisso durante 2 dias seguidinhos. Se não crashar, aguenta com qualquer jogo. Convém ter atenção a temperatura de dentro da caixa por causa da gráfica.

Isso é mesmo para tirar uns tempos de vida ao cpu, 2 dias de prime? eu testo 2h no máximo e se estável então está mais que bom isso de queimar o cpu com stresstest é pura loucura.
 
Consegui uma temperatura a média de 70C a bater uma vez ou outra entre os 78/80C no BF1 a 4.4 Ghz a 1.160V. Já agora a board e uma MSI Tomahawk Z370, se alguem souber como melhorar isto que diga.

Por acaso notei que o BF1 é de todos os jogos que tenho e já joguei o que me dá picos mais altos nas temps, o R5 1600 a 3.8 jogo normalmente Pubg, Overwatch e muitois outros entre os 60-70º e no BF1 a mesma coisa mas tem picos momentâneos de 78ºc que não acontecem noutros jogos acho que o Frostbite tira mesmo partido de todos os cores/threads que lhe atiras e dai esses picos nas temps.
 
Consegui uma temperatura a média de 70C a bater uma vez ou outra entre os 78/80C no BF1 a 4.4 Ghz a 1.160V. Já agora a board e uma MSI Tomahawk Z370, se alguem souber como melhorar isto que diga.
Com esse Vcore só me leva a dizer que a refrigeração que tens para o CPU e insuficiente ou problemas mesmo da tua caixa ter uma ma ventilação porque atingir 80 graus a jogar mesmo sendo um cpubound é muito . Em jogos isso não deve passar dos 60/70 qual é a pasta que estás a usar ?? Tens o cooler em que percentagem??
 
Com esse Vcore só me leva a dizer que a refrigeração que tens para o CPU e insuficiente ou problemas mesmo da tua caixa ter uma ma ventilação porque atingir 80 graus a jogar mesmo sendo um cpubound é muito . Em jogos isso não deve passar dos 60/70 qual é a pasta que estás a usar ?? Tens o cooler em que percentagem??

Para um cpu overclockado andar nos 70c e ter picos de 80c não é nada anormal mesmo com boa refrigeração e voltagem, claro se andar nos 65c é melhor o meu 1600 está a 3.9ghz com 1.35v e faz 60-65c a jogar com AIO e sei que se puxasse para os 4ghz com 1.42vcore as temps iam para esses valores e não é anormal o que para mim é "anormal" é a voltagem que tira longevidade ao cpu só isso porque os 80c não me assustam.
 
Para um cpu overclockado andar nos 70c e ter picos de 80c não é nada anormal mesmo com boa refrigeração e voltagem, claro se andar nos 65c é melhor o meu 1600 está a 3.9ghz com 1.35v e faz 60-65c a jogar com AIO e sei que se puxasse para os 4ghz com 1.42vcore as temps iam para esses valores e não é anormal o que para mim é "anormal" é a voltagem que tira longevidade ao cpu só isso porque os 80c não me assustam.

Mas olha que a temperatura acava por ser pior que o Vcore mas tambem nao podes comparar Vcore na Amd para o intel. E depois nao so quanto mais temperatura tiver na torre mais temperatura vao ter todos os outros elementos. Mas eu cpu 85 graus a jogar BF1 comessava a pensar arranjar maneira de baixar a temperatura visto que o maximo sao 100 graus. Nao digo ser alarmante nao. Mas esta bastante alta para o normal visto que o 8600k e melhor para overclock que o 8700k e eu 5.1GHZ nunca me chegou a essas temperaturas. E verdade que o jogo e bastante pesado para o cpu visto que ele deve andar a rodar o jogo a 70/80% a maior parte do tempo mas mesmo assim nao me agrada nada essa temperatura mas isso sou apenas eu.
 
Boas, a temperatura não acaba por ser pior que o vcore, o vcore pode matar componentes e encurtar a longevidade, a temperatura hoje em dia não é problema porque aos 100c todos fazem throttling no caso do vcore isso não acontece.

80c para um coffeelake K bem clockado para mim é temp normal em stresstest por exemplo, sim as voltagens são diferentes mas os valores são medidos praticamente da mesma forma ex: 0.03v para 100mhz funciona tanto para a AMD como para a Intel, claro os processos de fabrico são diferentes as tecnologias também por isso nunca vai ser igual a voltagem em ambas as plataformas.

O BF1 usa bastante bem o cpu e eu quando tive 80c quando usava o Wraith Spire, esses 80c eram picos breves porque o jogo corria nos 65-75max, esses picos normalmente até acontecem mais durante menus que propriamente quando estás no calor da batalha.
 
Boas, a temperatura não acaba por ser pior que o vcore, o vcore pode matar componentes e encurtar a longevidade, a temperatura hoje em dia não é problema porque aos 100c todos fazem throttling no caso do vcore isso não acontece.

80c para um coffeelake K bem clockado para mim é temp normal em stresstest por exemplo, sim as voltagens são diferentes mas os valores são medidos praticamente da mesma forma ex: 0.03v para 100mhz funciona tanto para a AMD como para a Intel, claro os processos de fabrico são diferentes as tecnologias também por isso nunca vai ser igual a voltagem em ambas as plataformas.

O BF1 usa bastante bem o cpu e eu quando tive 80c quando usava o Wraith Spire, esses 80c eram picos breves porque o jogo corria nos 65-75max, esses picos normalmente até acontecem mais durante menus que propriamente quando estás no calor da batalha.
Sim isso é verdade que o Vcore encurta a longevidade do CPU isso estou de acordo . Mas isso é como tudo por exemplo a Intel diz que uma pessoa não deve ultrapassar os 1.35 de Vcore para o CPU durar 10 anos em média eu tive o meu 7700k 2 anos a 1.425V e ainda hoje continua assim não no meu PC mas de um amigo isto já vai fazer no mínimo um 4 anos . E nunca ouve problema nenhum. Porque também vamos ser sinceros pelo menos no caso de um PC gaming ninguém guarda um CPU durante 10 anos ou nada parecido por vareas razões. Mas pronto isto já são outros assuntos. Mas o problema não e os 80 graus ou perto disso no prime95 isso é perfeitamente normal agora atingir 85 no BF1 parece-me bastante puchado. Mas isto é como tudo também vejo em fóruns brasileiros eles a usar 100% do CPU sempre a chegar a 100 graus e a passar e está tudo bem. Mas para mim 85 num jogo mesmo a 100 graus ele fassa trotheling estás a encurtar a vida do CPU como se tivesses um grande Vcore a cima do normal. É por isso que dizia que a temperatura por vezes é pior que o Vcore.
 
Última edição:
Back
Topo