OC i7 8700K

rodix

Power Member
Boas a todos.

Recentemente adquiri um PC novo(pus aqui as specs caso seja útil):

i7 8700k
Master Cooler ML240L
Z370 A-Pro
GTX 1080 Gaming X
2x8GB 3600Mhz DDR4
NOX Hummer MC

A minha questão é, adquiri este modelo sempre com a intenção de fazer um OC nele, e em stock até se porta muito bem e a temperaturas aceitáveis (Ex: Assassin's Creed Origins 75º ), mas quando tento fazer um OC a 4.7Ghz (All Cores), as temperaturas chegam a passar os 90º+.. Não deveria de este WC prevenir isso? É que nem é um OC nada de especial para o praticado, e sim eu sei que é um WC low cost mas melhor que ter um air cooler..

PS: Referi o AC Origins só pelo facto de ser o único jogo dos vários que me "derrete" o CPU, sempre a 100%, os outros (PUBG, LOTRO, Conan Exiles, Kingdom Come, etc), são sempre temperaturas inferiores.
 
Última edição:
O 8700k é literalmente uma torradeira. Aquilo aquece nas horas assim no nada.
Para um OC (corrijam-me se estiver errado), penso que vais precisar de um cooler melhor. De notar que talvez a board também não seja a mais indicada para OC e pode afetar as temperaturas.

Eu também tenho um mas pessoalmente ainda não fiz OC. Só vou fazer quando achar necessidade disso e até ver, nunca me deixou ficar mal de maneira nenhuma...

(Não esquecer que o airflow também está diretamente relacionado. É mais fácil dissipar 50/60º constantes do que 70 ou 80º)
 
Olá @rodix . As temperaturas que apresentas não são de todo normais para os valores de clock que estás a usar. Eu possuo um tower cooler (alpenfhon Matterhorn Rev C) e consigo 4,8ghz 1,24v com temperaturas máximas de 85º em AIDA 64 agora com o calor. Frisar que a jogar nunca chego sequer perto dessas temperaturas. A 4,7ghz consigo 1,19v e as temperaturas descem drasticamente, não chegando a 80º. Tendo em conta que tens um cooler supostamente melhor que o meu, vê as voltagens que estás a utilizar bem como o airflow da tua caixa.
 
O Vcore mais baixo que "consegui" a 4.7 foi 1.235 e passado uns 30 minutos, fez BSOD. Pois isso é que eu acho estranho, como eu tinha referido mesmo sendo um WC mais fraco, devia de fazer bem o seu trabalho.

Ele em Stock, a caixa está sempre bem, nada de bafos quentes ou ventoinhas a disparar, ou a chapa da caixa quente, mas quando pus a 4.7, até fervia lol. Admito que a caixa não tem o melhor airflow, mas como "enamorei" logo a caixa.. se o principal problema fosse isso, não deveria de a gráfica também ter temps altas? Nunca me lembro de ela ter passado os 67º..


Após mais uns "stress tests" (Creio que ver enquanto se joga é o melhor), e no PUBG chegou a rondar os 76º. Surpreendentemente, no Kingdom Come, mesmo a usar as Threats todas as 100% também não passou dos 76º..
 
Última edição:
O facto de ter água á mistura não faz do cooler em si mais eficiente. Por outro lado existem coolers como o noctua d15 que deixam os watercoolers fechados a milhas.
Watercooling personalizado é caro. Watercooling de circuito fechado. Quanto as mais caro, mais eficiente mas facilmente se chega a 100-150€ a mais.
 
Bem fiz um teste no Aida64 em stock e foi isto que deu:




Ainda tentei fazer com OC tanto em 4.7, como em 4.8, mas o Aida64 apesar de arrancar com esses clocks, simplesmente volta aos clocks de origem, estranho.

Vi estas settings de OC para 4.8Ghz e fiz um copy/paste. Primeira experiência foi o Kingdom Come durante sensivelmente 30minutos, que acham?



Aqui é a do PUBG uns 40 e poucos minutos:



Nem quero tentar o AC Origins.. Vou telefonar amanhã à loja a ver se consigo trocar por outro WC, visto ainda estar nos 15 dias..
 
Última edição:
O problema é a caixa.
Se reparares essa caixa tem a frente fechada, a única coisa que deixa entrar o ar são saliências com furos muito pequenas de lado. Como deves calcular, pouco ar entra por aí.
Isso e o facto de o 8700k ser um CPU muito quente ainda agrava mais a coisa.
 
Entretanto fim um teste de trocar as ventoinhas para trás do radiador na parte da frente da caixa. Ou seja em vez de ter o radiador agarrado a caixa e depois as ventoinhas para dentro, meti as ventoinhas agarradas à caixa e depois o radiador e vi diferenças grandes. PUBG o CPU teve uma máxima de 74º, O AC: Origins máxima de 79º, o Kingdome Come foi nos 75º. Isto tudo com OC a 4.8Ghz. E notei também uma grande redução do barulho das fans. Agora com o tempo se verá.
 
Btw, isto é a configuração que estou a usar no meu actualmente (Board MSI Z370):


  • OC Explore Mode: Expert

  • CPU Ratio Apply Mode: All Core

  • CPU Ratio: 48

  • CPU Ratio Mode: Dynamic Mode

  • Ring Ratio: 44

  • EIST: Enabled // Aka: Speedstep

  • Enhanced Turbo: Disabled // Aka: MCE (Multi Core Enhancement)

  • Extreme Memory Profile (XMP): Enabled

  • DigitALL Power => CPU Loadline Calibration: Mode 4

  • Voltage: Adaptive

  • CPU: Core Voltage: 1.245v (which gives me VID 1.28v/Vcore 1.288v under Prime+AVX load)

  • CPU SA Voltage: 1.13v (1.15v in HWiNFO) // Aka: VCCSA

  • CPU IO Voltage: 1.08v (1.10v in HWiNFO) // Aka: VCCIO

  • CPU PLL OC Voltage: 1.15v

De referir que em Idle, ronda os 28º/35º. E em jogos ainda não me passou os 80º máxima. Pode ser que esta informação interesse a alguém.
 
Boas @rodix

Já checaste se a tua board na configuração das ventoinhas tem alguma opção para WC , se não tiver , aumenta a rotação da bomba. Pode ser por isso
 
Back
Topo