OC i7 950 numa P6T SE

jP_

Suspenso
Boas

P6T SE
i7 950 @ 3.06 (stock)
2x 4gb Corsair xms3 1600
2x agility 3 120gb raid 0
Hd6970 powercolor
LC Power Arkangel lc8850 v2.2 850w (qualquercoisa do genero)
A caixa é uma Define XL USB 3.0 black pearl (http://www.fractal-design.com/?view=product&prod=68 - Não sei ao certo se posso meter isto aqui)

Penso que não falta dizer mais nada :s


Ok, eu quero me aventurar no overclock. E quero fazer desde post o registo das minhas dúvidas e questões.
Sou completamente noob neste tema e ainda ando a fazer pesquisa sobre o assunto.

A questão que tenho agora é que cooler comprar.
Tive a passear à beira internet e fui dar com isto, http://www.anandtech.com/show/5054/corsair-hydro-series-h60-h80-and-h100-reviewed/5 (mais uma vez não sei se posso meter isto aqui)

O silver arrow já me tinha saltado ao olho. Até por sugestão de outro post sobre outro assunto.
Quando procurei por liquid coolers (H100, que não tenho caixa para ele, aparentemente) ainda gostei mais dele pela relação temperatura/barulho.

A questão é o quanto perigoso é ter 1,5kg pendurado na motherboard?

Já agora.. não ah perigo de fugas, etc com os liquid?



Não estava a pensar gastar mais de 100€. No caso de ser bom de mais, não me chateia pois gosto que o Hardware corra com folga, desde que eu não tenha problema em adaptar o cooler nos meus próximos sistemas.

Outra coisa. O pc que tenho agora está porreiro. Eu quero um overclock para acarrar com outra 6970 (Que ainda não arranjei ninguém que me fizesse um preço em condições) e enquando gravo videos dentro do jogo.
Se não precisar não tenho necessidade para chegar aos limites do procesador.

Abraço
 
Um bom cooler a ar de 45/50€ com adaptador para 1366 e 1155 chega e sobra.

Primeiro passo a fazer quando fores para o OC é ler muito.
Depois de leres, voltas a ler mais um pouco.
Quando já perceberes alguma coisa, começas por fazer undervolting e vais fazendo testes de benchmarks entre cada salto do BCLK.
Mesmo com o cooler de origem consegues fazer um pequeno OC.

E não esquecer as memorias. E monotoriza a temperatura do cpu.
 
Claro que prolonga. Tenho um CPU e gráfica iguais à tua ambas com OC.
Se queres um bom OC ou vais para WC ou para um cooler a ar da Noctua.

Para ambas as opçoes o airflow da caixa são essenciais.

Antes de te começar a dar dicas se puderes mete aqui um desenho do teu airflow.
 
Última edição pelo moderador:
Claro que prolonga. Tenho um CPU e gráfica iguais à tua ambas com OC.
Se queres um bom OC ou vais para WC ou para um cooler a ar da Noctua.

Para ambas as opçoes o airflow da caixa são essenciais.

Antes de te começar a dar dicas se puderes mete aqui um desenho do teu airflow.

Uma à frente a puxar para dentro, outras duas a mandar fora para tras e para cima.

Que cooler tens e quanto de overclock?


Ty pelos links
 
Em termos de airflow está correcto (claro que depois depende da caixa e das ventoinhas). A caixa é boa, as ventoinhas se puderes umas noctua, NB ou enermax são o ideal.
Actualiza a BIOS.
O próximo ponto é a fonte e a tua não me parece das mais famosas. Recomendo Corsair ou XFX. A Ram é jeitosa mas 6gb Triple Channel da Corsair Dominator era melhor.
Qualquer maneira se leres os links, vais conseguir chegar ao limite da tua fonte/cpu/ram.
O meu cooler é um Noctua nh-c14. A pasta térmica é a Arctic MX-4. Com um kit a água não teria muito menos temperatura. Se for WC custom made aí já consegues baixar.
Consegui estável 3.8Ghz. A tua gráfica com um cooler da Arctic também dá bastante mais de core mas isso fica para depois de saberes lidar com o CPU.

Não esquecer:
Nenhum cpu é igual. Podes conseguir estável 3.8Ghz, como 4Ghz, como 3.6Ghz. Nunca espremas o cpu ao limite. Vai por tentantivas e dá-lhe sempre com o prime95. Quando antigires o máximo diminui uns 10mhz.
 
Última edição pelo moderador:
Boas.
Tens praticamente o mesmo sistema que eu.
Também tenho um 950 com uma P6T SE e uma 6970 :D
Contudo as memórias são um bocado diferentes. Não entendo, tendo tu uma board que suporta triple channel, porque não o usas.
No meu caso tenho 3x2GB Corsair Dominator 2000mhz CL8. Devo dizer que não as ponho a 2000 pois é extremamente dificil conseguires que fique estável meteres umas memórias a esta frequência com um 950. Consegues fazer oc ao processador até 4.0+ facilmente, contudo o dificil são as memórias. Não por culpa das mesmas, mas por culpa do processador (Não te sei explicar muito bem :P)
O que me estiquei mais foi nas mems para 1866 e mesmo assim foi umas 2horas de testes e não estava 100% estável.
Optei por por as memórias a 1600 CL6 com processador a 3.8 (o que não é preciso, stock ou 3.2 chega perfeitamente).
Como está agora em termos de temps, é em media 28-32ºc / 42-45º jogar (penso).

Como podes ver pelos comentários anteriores, nenhum cpu é igual. O meu faz mais que 4.2 estável. O teu pode já não fazer.
Lê um bocado e não te aventures à maluco.
Arranja um programa para veres as temps (speed fan por ex) e outro para testares se está estável.
Atenção que os programas de stress levam-te o cpu ao extremo. Nenhum jogo ou outro programa te stressa de tal forma o cpu. Eu tenho por opção stressar o cpu por uns 30/60 min max e depois ir jogar uma ou duas horas. Se não for abaixo está ok.

Mantém sempre um bom airflow na caixa (ventoínhas a por e a tirar ar). Uma caixa "grande" e de aluminio também ajuda. Porque? Aluminio = maior transferencia de calor. Grande = maior espaço entre hardware, logo hà menos acumulação de calor e maior arrumação de cabos.
Vai vendo a massa térmica do cpu. Um bom cooler obviamente também faz uma grande diferença. (eu tenho um oldschool mas que ainda é bom Thermalright ultra 120 :D)
 
Eu sei do triple channel, mas foi o rapaz da loja de informática que me montou isto assim :S, na altura eu queria era um pc novo e nem procurei saber se o hardware que ele me deu era o mais ideal...
Eu procurei e aparece que o triple channel tem ganhos minimos em relação ao dual channel. Tambem descobri que as memorias não estavam nos slots ideais para dual channel :s.

Já tenho programa para temps, estou a usar o HWmonitor, usei para comparar as temps quando comprei a caixa nova.
Só estou meio atrás com a caixa pois ela tem uma cobertura dum tecido qualquer para supostamente absorver ruído. E é muito pesada....

Eu tenho temperaturas muito mais altas.. zona dos 60º enquanto jogo.

Qual é o problema da fonte? é tmb estou a pensar comprar uma nova, mas não para já, já, já....

Eu ainda não vou fazer nada.. estou a estudar os links que meteram, mas ja precebi as bases, tipo, aumentar pouco a pouco e testar cada aumento..

Acho que agora, o meu maior medo é instalar a massa térmica :s


outra pergunta. sendo as minha memorias 1600, é preciso cooler?

ty
 
Última edição:
O bacano da loja não deve pescar muito de Hardware...
Cooler para as memórias? Não. Elas trazem dissipadores. Contudo podes testar quando estas por ex a jogar passar as costas da mão para ver o calor. (Usa pulseira anti-electricidade estática)
Quanto a fonte, penso que a tua seja suficiente para o que queres. Contudo o que te estão a dizer aqui é que LC power é duvidoso, não pelos W potência mas sim pela "veracidade" do que dizem de ter de amperagem nas saidas 12V etc.
Por ex, uma antec 650W é mais estável e viavel que uma lcpower 850W.
Uma antec sabes que a saida de 12v tem X de amperes, numa lcpower que te diga que tem Y, duvido um bocado.
 
Última edição pelo moderador:
Na tua situação, só com o uso.
Mas penso que a tua fonte se aquente bem para o que queres.
O OC que vais fazer é ao cpu porque mems não consegues puxar muito mais que isso.
Para as meteres a 1600, basta com cpu a 3.2 e talvez até com core default o ponhas estavel.
Não irá implicar aumento de consumo de energia significativo.
Conselho: desliga o hyper-threading
 
Porque no dia-a-dia quase não se sente, e permite fazer maiores OC's ou o mesmo OC com menos voltagem, visto que sobrecarrega menos o cpu.
Eu quando tive 3 cpu's 1366, nunca tinha o HT ligado para o dia-a-dia porque simplesmente não precisava.
 
falas em dia a dia, e para gaming? fora o bf3 que ja sei que não suporta :s

Edit:
Já esta respondido.

Esta informação era bem util ah umas semanas atras.

Edit2:
Isto explico pk e que vejo tantos pc entusiastas a rodar varias graficas e com i5 :s
 
Última edição:
Jogos não usam mais que 4 cores. Os que usam contam-se pelos dedos da mão e o impacto é minimo.
Só ligava o HT para benchmarks. Isto no meu caso. Porque quem usar programas que tirem partido do HT, é uma mais valia.
 
Quando eu perguntei, perguntava mesmo na teoria. lol

Porque sim, practicamente só para benchmarks as 4 threads extra são devidamente usadas.
 
Back
Topo