OC Newbie... agradecia ajuda :)

CrazyBomber

Power Member
Ois ppl.
pa nunca fui grande praticante de OC, mas parece q afinal isto rende mesmo.
so q eu num percebo nada disto...
podiam me dar umas dicas basicas para OC?
tenho um Athlon XP 2200+ a velocidade original (1800Mhz) e uma Radeon9700 tb a velocidade original (275MHz/540MHz).
se me pudessem indicar progs faceis com q se possa trabalhar e/ou metodos faceis de compreender era uma grande ajuda q me davam :D
tipo, como desbloquear o processador e a placa?...
i'll take all the help you can get :)
 
visto que tens a asus a7n8x o processador e desblokeado automaticamente n precisas de andar a ligar pontes :)
para essa placa grafica aconselho o rivatuner
bons over's
:001:

JuSt
 
thx :D
e ja agora, ja sakei a 11'Warp bios e o programa pra flashar a minha placa. eh mesmo necessário, nao?
nao tenho nenhum cooling extra (embora possa abrir a caixa e apontar la pra dentro uma ventoinha de chão lol :) ), e keria overclockar a placa a pelo menos 325/600... posso fazer isso sem probs, ou necessito mesmo de uns ventiladores? como a placa eh basicamente identica a 9700pro, suponho q deva aguentar frequencias mais altas sem necessitar de grande ajuda, mas ja agora se me pudessem dar dicas quanto a isso...
e como eh q faço o overclock ao processador?? :rolleyes:
 
oc a cpu..bue facil

Tens uma pekena grande maravilha: 1a A7N8X!!!
Eu com a minha A7V8X e facilimo d por o meu AMD 2400XP em oc.
Vais a bios e mudas os settings da cpu. Menu ADVANCED e mudas o multiplicador e o fsb.
Se a tua cpu é recente deve ser uma Tbred B,q overclocka bem melhor q a TBred A e gera menos calor.
É questao d ires tentando e controlando a temperatura do bicho....
 
Hmmm tive na net a procura e encontrei a pagina para analisar o cpu a partir da informação escrita no proprio chip.
Resultado:
AMD 2200+
1,8GHz
1.65v
temp. max 85ºC
Tbred A
Downgraded from 2700+

não queria arriscar muito, por isso será que me ajudavam... tipo, qual seria o maximo teórico q isto deva dar?
suponho que seja ainda um bocado (estilo 2GHz), pois era pra ser um 2700+, mas como sou newbie nisto tenho receio de ainda queimar isto tudo...
 
......--......

Paa,tens d ser tu a ver a temperatura.Mas pronto,a temp n devera exceder os 40º em idle (ou seja,dp d arranque do windows deixar o pc sem fazer nd).Isto porque os Tbred (sejam A ou B) têm um nucleo mto pekeno,assim qd o pc esta a fazer trabalhos pesados (fazer um rip d dvd,ou algo do genero) gera mto calor e a diferença pa full load(o tal trabalho pesado) é ainda grande.
Puxa-lo d 1800 pa 2000 n deve haver problemas mas a temp tem q ser controlada.
Antes d mais nd em vez d estar a 133x13.5 (=1800),experimenta a 166x11 (=1826).O bus do sistema passa de 266 p 333 (convem é q as memorias suportem DDR333) aumentando o desempenho global do sistema.
Depois e ires experimentando.166x11.5=1909
166x12=1992 (os tais 2Ghz)
S n funcionar a 166,deixa os 133 e mexe no multiplicador e no fsb d 1 em 1 unidade.
Do genero, 133x14=1862 133x14.5=1928 134x13.5=1809
135x13.5=1822 e por ai adiante. Contando que as vezes o windows pode n arrancar,aí toca a por na velocidade anterior q funcione. Pode o pc nem arrancar o POST,aí tens d ficar a volta d 4seg a carregar no botao do power pa desligar completamente o pc, ligares outra vez q ele entra automaticamente na bios no modo d segurança pa pores os settings da velocidade num valor q funcione.
Alem disso,s tens o cooler original da AMD n convem esticar mto. Alias,nota-se logo na temperatura.
Eu consegui por o meu XP2400 (trabalha a 133x15=2000) a 166x13.5=2241 mas tive d aumentar a tensao (de 1.650V para 1.850V) e a temperatura so ficava aceitavel com a caixa aberta e tenho o cooler original AMD. Com a caixa fechada em idle a temperatura ia para os 46º, imagina em full load, passava dos 50º.......ESKECE LA ISSO!!!!!!!!!
Ja agora,kual e o site onde viste a info da cpu?
 
cooler

Eu fiz essa mm pergunta e recomendaram-me um SLK900 + uma SmartFan 2........So q o slk 900 é um ganda bajoulo!!!N sei s cabe na A7N8X.....é q nem sei s cabe na A7V8X!!!!
Alem disso é bem caro.....eu pelo menos s comprar n é por agora.....
Isso é so mm s kiseres elevar o sistema pa 1 patamar bem alto!!
 
Re: cooler

Originally posted by CaRaMeLo
Eu fiz essa mm pergunta e recomendaram-me um SLK900 + uma SmartFan 2........So q o slk 900 é um ganda bajoulo!!!N sei s cabe na A7N8X.....é q nem sei s cabe na A7V8X!!!!
Alem disso é bem caro.....eu pelo menos s comprar n é por agora.....
Isso é so mm s kiseres elevar o sistema pa 1 patamar bem alto!!


http://www.thermalright.com/faq_900_Motherboard.html

Podes verificar aqui que é necessário dobrar os capacitadores para conseguir montar o SLK-900 ...eu ficava-me pelo SLK-800 e o SK7 também não é mau e poupa-se uns cobres :)
 
wow coolers monstruosos!
bem ate agora ainda nao fiz grande overclocking mas ficam aqui uns resultados:
sem overclock: temp CPU 36ºC (caixa fechada), 31-32ºC (caixa aberta), 24ºC (caixa aberta com ventoinha de xão!!! :D )
com overclock de 150MHz: aumento maximo de 1ºC em qualquer dos casos...
pa, num sei, mas axo q num me posso queixar mt do cooler...
quando tiver tempo a ver ser faço mais uns testes a ver ate onde posso ir com isto... :)
mais uma vez, thx plas dicas, nao me atrevia sequer a fazer overclock sem a vossa ajuda :)

Update:
Estupidez dum crlh! Descobri a bocado q por alguma razao estupida o prog q verificava as temps da MB e do CPU as trocou... quero dizer, a temp q mostrava como sendo do CPU era da MB e vice-versa...
eu bem axei estranho q fosse a MB a sofrer aumentos de temp razoaveis qd corria o 3dmark, ate q decidi ir ver a bios... vi mm q as cenas tavam trocadas.
resultado: o cpu em idle (sem overclock) fica a 41-42ºC
tenho de fazer alguma coisa quanto a isto, ou nao faço overclocks nenhum de jeito... :/
 
Última edição:
Tipo, axo q n é defeito..... é mm feitio dos tecnicos da asus... a minha board no inicio trazia um bug na bios q reportava a volta d 10 graus a mais na temp real da cpu, fiz o update e foi pior a emenda q o soneto!! Passou a dar a temp da mb superior a da cpu, axei q tavam trocadas m qd tava em full load era a da cpu q mudava. Finalmente fiz este ultimo update e agora ja ta td porreiro. (a excepçao d q antes conseguia por a cpu em 166x12 e agora n consigo!!! n arranca!!)
Ja agora, q programa e q tas a usar?
Eu uso o Asus Probe
 
esses axp sao kentitos..podes fazer o seguinte..tens ddr400?
metes 11x200 e voltagem 1.65 axo k deve aguentar na boa..o meu 1800+ faz isso..so k kom um sotck cooler de um 2800+ tenho temps do estilo 50's em full...tenho de ver se lhe arranjo um coolerzito...
uma das melhores combinacoes de cooler potencia/silencio era o si97+uma noise blocker se2 por ex..
quanto a 9700 essa placa e um forno n e la mt bom fazeres oc sem cooling adicional..mas pronto tb podes sacar o ati tray tools..ou o ati tool fazendo overclock e testando a ver se da artefactos..
 
boas...OCERCLOCKING
n prcebo nada disto pr isso gostva de ter umas noçoes basicas tipo como fazelo e tal...
tenho um pentium IV 3.00 GHZ
placa grafica ati x300 SE 256MGB
1.50 Gb RAM
overclocking???? xD
 
Back
Topo