OC numa IGP?

zakalash

Power Member
Antes de mais Boa noite,

Queria saber se compensa fazer um OC numa onboard radeon 3000 512mb(actualmente, pois tem possibilidade de 1gb) ?

Fara alguma diferenca visto ser onboard?


Cumps
 
Se queres matar o GPU forca oc nele .

Agora a serio nao te aconselho a isso visto levar um aquecimento brutal em cima e tas arriscado a queima-lo ou ate mesmo a board .

Mas sim pode ser feito !!
 
Última edição pelo moderador:
Sim, é possivel.
Como qualquer componente moderno, tem margem para OC.
Se tiveres um bom cooling em cima, seja no cpu ou na board, qualquer IGP/GPU fazem OC. Só tens que procurar por informação sobre esse modelo em particular.

Como sempre, monitoriza a temperatura para não ter picos altos.


Extreme_Moder, tenta não fazer quote integral em todos os posts que fazes. Se o texto está imediatamente acima, e neste caso era o unico post, toda a gente sabe a quem estás a responder.
 
já trabalho com pcs a 15 anos e já tentei muita coisa maluca e uma delas foi mesmo fazer oc em um GPU de uma board e digo que não leva muito para ser queimado, portanto com isto quero dizer simplesmente uma coisa, não se deve aconselhar a tal coisa e ainda para mais a quem não tem qualquer experiência nisso

Ja vi bom gente a dar conselhos assim e depois a levar nas orelhas de pessoas que partem as boards .

@stormgiant não me leves a mal por isto mas no fundo sabes que e verdade .
 
obrigado pela informacao :), mas nem se for para jogar um jogo e dps tirar o oc? deixar algo programado?

EDIT: ahh outra duvida, se aumentar os mhz das rams a performance da grafica melhora?
 
@stormgiant não me leves a mal por isto mas no fundo sabes que e verdade .
Nem 8 nem 80.
Acho que o que eu escrevi não foi nada de errado. Basta ler o texto da maneira que foi escrito.

EDIT: ahh outra duvida, se aumentar os mhz das rams a performance da grafica melhora?
Depende de todos os componentes e depende em que parte do fluxo está o bottleneck.
Em principio pode ajudar a ser mais fluido mas pode não dar grande coisa se não corrigir o bottleneck.
 
Última edição:
pelo que vi do significado de bottleneck, o factor limitante é a placa grafica mesmo em questao, em nenhum dos outros componentes estou limitado, mas como sei que e uma coisa para ser temporaria (atencao, a ideia tambem nao e estragar, digo temporaria mas nao sei ate quando), por isso e que estava a perguntar...

eu adquiri uma MB que suporta rams a 1600mhz em OC, as rams sao 1600mhz tambem, nao fiz o OC, pois nao tinha necessidade e deixei o default 1333mhz, pois os timings nao iam mudar, mas se compensar agr para a grafica, faco OC na motherboard :)

Storm, achas que valera apena OC na parte da ram, e puchar um bocado o clock controlando a temperatura?
Extreme, tambem podes dar opiniao é claro, so tou a fazer pergunta directa ao storm pois ele tem respondido um pouco de forma mais correcta
 
Existem 4 tipos de OC. Para o nível 1, seja cpu, memorias ou gráficas, é uma coisas simples e leve.
Dá pequenos impulsos na performance do componente.

Nas tuas ram's podes colocar a 1600 com os timings de fabrica. Vais ganhar uma ligeira performance.
Isso nem é OC, é colocar o componente à velocidade rotulada de fabrica.
NO IGP, poder dar um ligeiro salto nos Mhs. Qual a velocidade default dessa ?
 
Que filme que para aqui vai, onde é que mata o gpu fazendo oc ao IGP?

Os IGP actuais tem bom poder de OC sem aumentar a voltagem, acredito que começando aumentar pode realmente matar o gpu, mas é possivel fazer bom OC sem ser preciso mexer na voltagem.

Agora a Qualidade de construção da board poderá influenciar.

Então a minha HD 4200 já estava há muito tempo morta, especialmente no campeonato HWBOT.

zakalash Qual é a board em questão? como te disse isso deve ser feito pela bios.
 
Sim é boa board para o preço dela, não sei bem de cabeca como aumentar na board asus, existe algo a bloquear na bios, tens que meter manualmente e mudar para a numeração pretendida.Pelo que ja andei a ver, o teu clock é de 35Omhz, penso que podes aumenta-lo sem grandes dificuldades para os 600mhz sem mexer em voltagens.Esse gpu tem poder acima dos 900mhz, mas ai requer boa voltagem e refregeração, ai sim vais ter muitos riscos.
 
eu gostava era de saber quantos % vou melhorar, mas nao encontro isso na net... contudo, na bios nao me deixa, ha mesmo qualquer coisa a bloquear, pois eu tento aumentar o clock e aquilo vai pa 200- 201-202... e por ai fora... alguem sabe o que pode ser?
 
Faz como nos cpu's. Vai subindo em saltos pequenos e vai testando com jogos e monitoriza a temperatura.
350 -> 380 -> 400, etc.

Em OC, paciência é uma virtude :)
 
Back
Topo