OC P4 3.06 skt 478

dA_PhReAk

Power Member
Boas ate onde acham que posso puxar este meu pc com o stock cooler (temps: mobo/cpu // idle: 24º/34-36º // full: 27º/50-52º) e com um ZALMAN 7700 Cu (estou a pensar compra lo... mas a minha board aguenta 918g na vertical???) Btw na bios apenas consigo mudar a "Cpu Frequency" que aparece como 200, e posso mudar ate 300... mas nao era suposto ser 3066mhz ?
 
Última edição:
isso da frequência é assim : a tua motherboard trabalha a 133 mhz de frequência, portanto os componentes memória e cpu, e também o front side bus, trabalham a essa, mas com multiplicadores à parte.

No teu caso o cpu tem um multiplicador de 23*133 mhz = 3000 mhz, o front side bus funciona a 4*133 mhz = 533 mhz, e as memórias funcionam a 166 mhz ( mas como são DDR, 2*166 = 333 mhz).

Portanto quando fores a aumentar essa frequência, faz a conta do multiplicador, e dá-te o resultado final. Para teres a certeza qual o multiplicador associado ao teu cpu, http://www.cpuid.com/download/cpu-z-131.zip , e executa e diz lá.

Agora não te esqueças é que se aumentas essa frequência, aumentas a da memória e do cpu ao mesmo tempo ;).

Posso estar a dizer algum disparate quando digo que vai afectar a memória também, mas a conta do multiplicador aplica-se à mesma ao cpu. Bons OC's.
 
Última edição:
ja tentei por a frequencia a 210 e nao deu :S pq sera? nao quero aumentar as memorias apenas o cpu nao da? btw as memorias sao a 333 e nao 400 :) ddr1 ftw :S

e btw o multiplier ta a 23 nao 15... fsb:133 ... bus speed: 533
 
Última edição:
nao... o pc nao iniciava... e quando finalmente iniciou apareceu uma mensagem em DOS a dizer que o overclocking nao tinha sido ben sucedido e para carregar numa letra qq para voltar a default :mad:
 
então nessas situações costuma-se baixar a frequência da memória ram, procura por divisores por exemplo 5/4 ou 3/2 ou então frequências do tipo 133/166. Se não encontrares, mudas os timings das tuas memórias para os valores mais altos que puderes ( para encontrares essa secção procura por palavras chave : timings enabled by SPD -> disabled ( é assim na minha que é da asus)).

edit: esqueci-me de dizer para aumentar a voltagem, experimenta subir 0.5 V no cpu
 
Última edição:
Sahaqiel disse:
então nessas situações costuma-se baixar a frequência da memória ram, procura por divisores por exemplo 5/4 ou 3/2 ou então frequências do tipo 133/166. Se não encontrares, mudas os timings das tuas memórias para os valores mais altos que puderes ( para encontrares essa secção procura por palavras chave : timings enabled by SPD -> disabled ( é assim na minha que é da asus)).

edit: esqueci-me de dizer para aumentar a voltagem, experimenta subir 0.5 V no cpu

Ao aplicares esses divisores, isso implica que a frequência do cpu tenha de ser muito aumentada em relação a 1/1 para dar a frequência desejada.

Por outra palavras, RAM 5 CPU 4 (baixando a frequência da RAM, ela processa menos dados por segundo e a frequência do cpu mantém-se...isto sem OC!), logo já tens mais ciclos de latência.

Significa que é preciso 5/4x3.06=3.825GHz de CPU, baixando o divisor para 5:4, para o teu PC ter a performance que tem agora a 3.06GHz 1/1...Achas que vale a pena?

O melhor OC é conseguido a 1:1. Logo tens que fixar a frequência das memórias para 333MHz na BIOS...Se tiveres memórias "boas" para dar voltagem (TwinMOS, por ex.), aconselha-se o máximo :D (com o aumento da freq. do cpu a freq. das memorias sobe também, apesar da freq. ser fixada; se não o fizeres, assim que começas com o OC a motherboard baixa a freq. das memórias automaticamente)

Depois sobes a frequência do CPU por incrementos de 1MHz por exemplo, e vais testando a estabilidade.

Em relação aos timings é aquela coisa...O que se deveria fazer era por no máximo (3-4-4-8 na minha, para ex.) e ir diminuindo até encontrar instabilidade.

Acho +0.5V de CPU um bocadinho demais ["(temps: mobo/cpu // idle: 24º/34-36º // full: 27º/50-52º)"] ... Isso dava lá para 58~60ºC em full, o que não danifica o CPU, mas não é aconselhável de todo...O meu Prescott fazia-os à vontade com o cooler da Intel (:( )

Se estiver enganado digam...

Specs:
Thermalright XP-90c + Enermax 90mm @ Pentium 4 HT [email protected] (15x 221MHz) 1:1 Idle/full@41/46ºC
1.34 Vcore (Default: 1.3V)
ASUS P4P800-E Deluxe Wifi Edition
2x256MB TwinMOS CL2,5 Dual Channel DDR400@DDR442 2.85V
 
Última edição:
WindWalker disse:
Ao aplicares esses divisores, isso implica que a frequência do cpu tenha de ser muito aumentada em relação a 1/1 para dar a frequência desejada.

Por outra palavras, RAM 5 CPU 4 (baixando a frequência da RAM, ela processa menos dados por segundo e a frequência do cpu mantém-se...isto sem OC!), logo já tens mais ciclos de latência.

Significa que é preciso 5/4x3.06=3.825GHz de CPU, baixando o divisor para 5:4, para o teu PC ter a performance que tem agora a 3.06GHz 1/1...Achas que vale a pena?

a ideia mesmo era a memória ser 4, e o cpu 5 :p.

E o melhor OC ser feito a 1:1, não concordo, porque a memória também pode ser um factor limitante. A minha, por exemplo, é uma OEM, achas que consegue dar mais de 210 mhz? ( eu sei que não pk já tentei lol).
Mas a verdade é, se a memória aguentar, o computador fica mais rápido a 1:1, e aí o overclock dá mais ganhos realistas.


A subida dos 0,5 V era só para ver se o cpu pelo menos arrancava de 210 mhz para cima, a partir daí brincava-se. Mas de resto concordo com o que sugeriste.
 
Sahaqiel disse:
a ideia mesmo era a memória ser 4, e o cpu 5 :p.

E o melhor OC ser feito a 1:1, não concordo, porque a memória também pode ser um factor limitante. A minha, por exemplo, é uma OEM, achas que consegue dar mais de 210 mhz? ( eu sei que não pk já tentei lol).
Mas a verdade é, se a memória aguentar, o computador fica mais rápido a 1:1, e aí o overclock dá mais ganhos realistas.


A subida dos 0,5 V era só para ver se o cpu pelo menos arrancava de 210 mhz para cima, a partir daí brincava-se. Mas de resto concordo com o que sugeriste.

Então se a memória não aguenta...o melhor é esquecer o OC :002:
Eu tenho [email protected] (15x 221Mhz)

Imagina quanto tinha que ter de OC no cpu para ter esta performance a 5:4... 5/4 * 3.315 = 4.14GHz...

Com a frequência normal, a 5:4, teria de ter 5/4*3000=3750MHz...Para o qual precisaria de muita Vcore :-D

Não percebo como podes dizer que o melhor OC não é a 1:1...Se a memória não aguenta, compra melhor ou sobe a freq. do cpu (e vais ter que subir MUIIIITO!!!)

Agora a 3:2; 3/2*3000=4500 ; 3/2*3315=4972,5MHz

Sendo assim não percebo a utilidade de baixar o divisor...A menos que compres um P4 3.0GHz e só o queiras correr a 166*15=2490MHz, por exemplo (5:4).
 
acho que estás aí a fazer uma confusão de todo o tamanho, mas também posso estar enganado.

O que eu acho que o divisor faz é : imagina que tens o teu processador a 221 mhz (* multiplier )como referiste. Divisor a 5:4 diz que por cada 5 mhz do processador, a memória faz 4 mhz! ou seja, x = 4*221 / 5 = 176,5 mhz . Isto permite que memórias fracas trabalhem a menos frequência para evitar trabalharem acima dos 200 mhz (400 para DDR), porque doutra maneira só com voltagem e timings maiores .

Por exemplo, para trabalhres com as memórias a 200 mhz com este divisor, podias puxar o cpu até : x = 200 * 5 / 4 = 250 mhz . 250*15 = 3750 mhz. Se não conseguires aguentar o overclock, já sabes que é o cpu que não aguenta, ou a temperatura demasiado elevada.

Esta é a minha noção de overclock com divisores.

edit: afinal é quase o mesmo que tinhas dito, as contas confuriam-me lol.

Podes ter razão quando dizer que o OC é melhor a 1:1, porque basicamente depende mais das memórias do que da temperatura e do cpu. Mas dar 200 e tal € só poder fazer algum overclock, será que vale a pena o investimento?...
 
Última edição:
Sahaqiel disse:
acho que estás aí a fazer uma confusão de todo o tamanho, mas também posso estar enganado.

O que eu acho que o divisor faz é : imagina que tens o teu processador a 221 mhz (* multiplier )como referiste. Divisor a 5:4 diz que por cada 5 mhz do processador, a memória faz 4 mhz! ou seja, x = 4*221 / 5 = 176,5 mhz . Isto permite que memórias fracas trabalhem a menos frequência para evitar trabalharem acima dos 200 mhz (400 para DDR), porque doutra maneira só com voltagem e timings maiores .

Por exemplo, para trabalhres com as memórias a 200 mhz com este divisor, podias puxar o cpu até : x = 200 * 5 / 4 = 250 mhz . 250*15 = 3750 mhz. Se não conseguires aguentar o overclock, já sabes que é o cpu que não aguenta, ou a temperatura demasiado elevada.

Esta é a minha noção de overclock com divisores.


eh a tua noçao e a de qq OCer...
tipo... dizer q 1:1 eh o ideal eh uma afirmaçao verdadeira!
mas ter FSB @ 200Mhz pra ter mems a 400Mhz (default), ou ter CPU a 240Mhz com as mems a 333Mhz (5:4), que dá 400Mhz (q era o default), eh EXACTAMENTE A MESMA COISA no que toca ahs mems! (contas com multiplicadores de 10x - q eh o q tenho no meu X2 3800+)

mas claro que poderiamos começar aki a falar de "asynchronous transfer" entre CPU e mems... ettc... blabla... e ate teria razao... MAS: se as mems nao dao mais, pq limitar o q o CPU podera dar??? Manter o CPU a 3000Mhz - caso do P4 referido - soh pq as mems nao dao mais... eh absurdo e um desperdicio!! :)


and there go my 2 cents :)


abraços,
~LeviFig aka EinZteiN
 
levifig disse:
eh a tua noçao e a de qq OCer...
tipo... dizer q 1:1 eh o ideal eh uma afirmaçao verdadeira!
mas ter FSB @ 200Mhz pra ter mems a 400Mhz (default), ou ter CPU a 240Mhz com as mems a 333Mhz (5:4), que dá 400Mhz (q era o default), eh EXACTAMENTE A MESMA COISA no que toca ahs mems! (contas com multiplicadores de 10x - q eh o q tenho no meu X2 3800+)

mas claro que poderiamos começar aki a falar de "asynchronous transfer" entre CPU e mems... ettc... blabla... e ate teria razao... MAS: se as mems nao dao mais, pq limitar o q o CPU podera dar??? Manter o CPU a 3000Mhz - caso do P4 referido - soh pq as mems nao dao mais... eh absurdo e um desperdicio!! :)


and there go my 2 cents :)


abraços,
~LeviFig aka EinZteiN

É essa mesma a minha opinião, e também acho que se deve testar qual tem mais perfomance, o máx das mems a 1:1 ou o máx do processador a 5:4. E depois então decide-se, mas diga-se já de passagem, que a última opção há-de gastar mais Watts ao final do mês :p
 
Sahaqiel disse:
É essa mesma a minha opinião, e também acho que se deve testar qual tem mais perfomance, o máx das mems a 1:1 ou o máx do processador a 5:4. E depois então decide-se, mas diga-se já de passagem, que a última opção há-de gastar mais Watts ao final do mês :p

And there it goes :D qual é a necessidade de por o meu pentium lá para os 3.8GHz (sendo necessário aumentar a Vcore significativamente, imagino de 1.3 => 1.6V...o que se traduz em hmm 70ºC?; para isso tinha que investir em refrigeração da muito fria...) E só obteria uma performance equivalente a cerca de 3.2GHz a 1:1 (não fiz contas)...

E a 1:1 tenho 3.315GHz aumentando a Vcore 0.08V, 43ºC em full!!! (XP-90c)

@Sahaqiel Memórias a 200€? só se quiseres chegar aos 250MHz...Eu uso 2x256MB TwinMOS DDR400 CL2.5 sem chips especiais a 2.55V e dão 221MHz (50€, 2x512=100€)...cheguei ao windows com 230 mas tinha probs de estabilidade (não sei se por causa do cpu ou das memórias)...

Ainda ninguém me convenceu em relação ao 5:4 :joker:
 
Última edição:
perdi me...


Conclusoes:
-Fazer OC ao cpu nao e nada com fazer OC a uma grafica
-Tenho de lockar a velocidade de AGP e PCI (q ainda vou descobrir onde)
-Tenho de baixar a velocidade das memorias (q tb hei de descobrir onde... e para q valor...)
-Tenho de aumentar o fsb (que suponho q seja o cpu frequency?)
 
sugeriram me que o CPU Frequency era o FSB (que no cpuz me aparece como 133) ora meti este valor a 150 e o cpu ficou com 3449 Mhz (mas nao cheguei a arrrancar o windows)

Gostava agora que me ajudassem aki no coisa...
Locko a frequencia das memorias em quanto?? 333mhz? nao quero q elas queimem!! Safety first ;)
e onde locko a velocidade AGP PCI ?
Nao falta fazer mais nada para o overclock pois nao? (plo menos nesta primeira fase...)
 
dA_PhReAk disse:
sugeriram me que o CPU Frequency era o FSB (que no cpuz me aparece como 133) ora meti este valor a 150 e o cpu ficou com 3449 Mhz (mas nao cheguei a arrrancar o windows)

Gostava agora que me ajudassem aki no coisa...
Locko a frequencia das memorias em quanto?? 333mhz? nao quero q elas queimem!! Safety first ;)
e onde locko a velocidade AGP PCI ?
Nao falta fazer mais nada para o overclock pois nao? (plo menos nesta primeira fase...)

mete no valor abaixo dos 333, que acho ser 266 ( ou 133, depende da maneira como eles metem os valores ).

onde lockas o AGP PCI, na minha asus aparece ao pé dos cpu frequency, e volts etc. Já aumentaste 0.5V a voltagem do processador? ( mas cuidado que o cpu começa a aquecer ). e lockas a 33.3/66.6 ( acho eu).
 
WindWalker vens de algum Athlon XP ? Desde a altura dos ultimos Athlon XP k as memórias tarem 1:1 ou não com os CPU's (P4/AMD64) já não faz grande diferença... Basta ver o pessoal com as belas das BH-5 a 245 e os cpu's a 300x9... Têm muito mais performance k 245x9 1:1, qd digo mt mais é mesmo BASTANTE mais :)
 
Nos P4 acontece exactamente o mesmo... Tens mais performance esticando mais o CPU mesmo tendo a memória ligeiramente abaixo dos 400 se for preciso... Ora isso tem um FSB de origem de 200, se meteres a ram a 333 e aumentares o FSB pros 245 (Tou meio perdido nas contas pq o meu ultimo intel tinha FSB a 400) mesmo ficando a ram abaixo dos 400 tens mais performance k tendo isso a por exemplo 215 k fazem as mems ou 220...
 
entao? tenho mesmo de baixar as mems ou nao vale a pena?

na minha asus nao aparece ao pe da cpu frequency :( nao encontro akela shit.. e ja procurei no manual ... tb n me oriento mt bem... nesta primeira fase ainda nao quero subir o vcore... sera seguro aumentar para 3.2 ? estou me a preocupar nao pelo processador que consigo ver as temps, mas pelos outros componentes como as mems...
 
Back
Topo