OC por onde começar

Mister_R

Power Member
Viva,
quero fazer OC num PIV, ma sou novo nisto.
Algum me da sugestões por onde devo começar?

Como faço para medir a temperatura?
quais sao as temperaturas que me devem preocupar? so cpu ou cpu e board?
 
Viva,
quero fazer OC num PIV, ma sou novo nisto.
Algum me da sugestões por onde devo começar?

Como faço para medir a temperatura?
quais sao as temperaturas que me devem preocupar? so cpu ou cpu e board?
Well...
Para começares no OC tens de ficar consciente que a responsabilidade é tua,qualquer morte do Hardware =/
Mas não te preocupes assim ;)
Primeiro,podias dizer o teu Sistema todo...
Cpu,Board,Fonte,Memórias...
Para começares:
Vais á Bios e procuras onde tem o FSB e onde possas incrementar...
Ex:
FSB:133«««Aumentas isto +5 e depois +5
Multi.:20x
Vais aumentando o FSB(Front Side Bus) de 5 em 5Mhz...
Quando correres o Orthos pelo menos uma hora,se estiver estável continuas a aumentar(10 em 10 ou 5 em 5)
Mas antes de tudo isto deves verificar as temps com o Everest Ultimate Edition(Para mim,pessoalmente,o melhor)
As temps nao devem passar de 50º em Idle(Descansado) e 60º em Full(Stress)._.
Depois de aumentares muito (Ex:60Mhz) deves verificar um pouco de instabilidade...
Essa instabilidade pode vir do CPU ou das Rams...Ou seja,é hora de aumentar as voltagens...
Tens o Vcore(Voltagem do CPU) e o VDIMM(Voltagem das Rams) ,deves aumentar um pouco,o que chegue para proporcionar estabilidade ;)
Ou seja
O teu sistema está em Default:
133X20=2660=2.66Ghz com voltagem de 1,3V
E tu aumentas o FSB para:
193x20=3860=3.86Ghz,aqui tu já deves ter aumentado a voltagem em pelo menos 0,2V ou em muitos casos nem será preciso isso ;)
O incremento de Voltagem proporciona mais calor._.
Aqui em minha casa,quando fiz OC nao precisei de aumentar a Voltagem,pelo que por isso perdi Temperatura(O CPu ao funcionar em maior frequência consome mais energia,ou seja,menos calor,uma teoria minha )...
Depois,qualquer instabilidade pode também vir das Rams...
Para ganhares mais OC deves:
Subir os Timmings ás Rams,Voltagens e o que mais funciona é descer a frequência a que as Rams estão a Trabalhar,pois ao fazeres OC ao CPu estás a Fazer ás Rams(Dependendo dos Divisores...Por exemplo o teu pode ser 1:1 ou seja as RAMS teem um incremento maior na Freq.)
Depois descendo a Freq. nas rams ganhas mais OC no CPu sendo que as Rams ficam relaxadas ;)
Um aparte-Gosto muito de ver P4 a Clockar por isso,deves ter um bom OC á tua espera,dependendo das tuas Rams...
Cumps
 
Depois deste post resolvi experimentar primeiro num pc antigo que aqui tenho.

Pelo que me apercebi, primeiro tenho de ir a board aumentar o fsb. como acedo à board?
depois vou precisar do Orthos. Para que serve e onde o encontro?
Tambem vou precisar do Everest. Para que serve e onde o encontro?
Onde encontro o Vcore e o VDIMM?
o que significa isto 133X20=2660?
Timmings ás Rams. O que é isto?
frequência a que as Rams estão a Trabalhar. O que é isto?

Tambem sou novo no forum. este é o melhor local para colocar estas questões?
 
Depois deste post resolvi experimentar primeiro num pc antigo que aqui tenho.

Pelo que me apercebi, primeiro tenho de ir a board aumentar o fsb. como acedo à board?
depois vou precisar do Orthos. Para que serve e onde o encontro?
Tambem vou precisar do Everest. Para que serve e onde o encontro?
Onde encontro o Vcore e o VDIMM?
o que significa isto 133X20=2660?
Timmings ás Rams. O que é isto?
frequência a que as Rams estão a Trabalhar. O que é isto?

Tambem sou novo no forum. este é o melhor local para colocar estas questões?
1ºTens de ir á BIOS(não á board) carregando Delete =)
2ºOrthos encontra aqui:Orthos (Serve para testar a estabilidade)
3ºEverest encontra aqui:Everest Ultimate (Serve para ver as temp.)
4ºO Vcore e VDIMM encontras ambos na BIOS penso que na maioria das boards,ao pe do FSB..
5º133X20=2660 é o (FSBxMulti) que multiplicados ambos dão o Clock Speed._. (2.66Ghz,3.40Ghz...)
6ºTimmings básicamente é a velocidade com que as RAMS efectuam certa operação ._.
7ºPor exemplo 400Mhz,é a frequência que as RAMS trabalham(Altera-se na Bios)._.
Cumps
 
Última edição:
Muito agradecido pelas respostas.
vou colocar maos à obra. depois informo como correu?
Entretanto mais duas questões.

Na 5ª questão, anterior está 133X20=2660 é o (FSBxMulti). Eu sei o que é fsb, mas o que é o multi e como sei qual o multi do meu processador?
Qual a melhor solução de arrefecimento, baratinha?
 
Muito agradecido pelas respostas.
vou colocar maos à obra. depois informo como correu?
Entretanto mais duas questões.

Na 5ª questão, anterior está 133X20=2660 é o (FSBxMulti). Eu sei o que é fsb, mas o que é o multi e como sei qual o multi do meu processador?
Qual a melhor solução de arrefecimento, baratinha?

Multi é o multiplicador,pode ver qual o seu valor no Cpu-Z._.
Cumps
 
pôs-me a fazer experiências com um pc velho que aqui tenho.
aumentei-lhe o fsb e ... o windows não arranca. o PC arranca, mas como inicializa o windows, o pc reinicializa-se.
De que pode ser isto? como posso fazer para tentar resolver esta situação?
 
podes abrir o PC, e retiras a pilha da board durante pelo menos 10segundos. depois colocas novamente.. deste modo fazes um reset a BIOS e voltas a ter as configuraçoes como vinham de fabrica.
provavelmente abusaste da subida do FSB. tenta com valores mais baixos. se der erro voltas a tirar a pilha.

cumps
 
Num PC antigo,a solução é melhorar o arrefecimento (Não é que eles aqueçam muito,mas nao gostam de temperaturas altas)._.
Tentaste aumentar a voltagem?
E descer a Freq. das rams?
Cumpz
 
boas não é que eu perceba muito disto de oc mas pelo k tenho lido, ap descer a freq das rams vais ter que aumentar a voltagem das mesmas, pk senão vem la o azulsinho. julgo eu, pk ainda a pouco tive a ver uma duvida numas ocz reaper e la pa baixares freq tinhas de aumentar a volt pa 2.1. mas la esta eu sou completamente leigo em oc. cumps
 
Back
Topo