Oc por software no cpu, qual recomendam

Sleep_god

Power Member
Boas tardes a todos, eu pretendia fazer OC ao meu cpu, mas terá de ser por software. Qual o software que recomendam, tendo em conta o meu sistema (no my sistem), e existe algum que seja free, porque o unico que conheco é o CPUCooL 8.0.9, mas é pago e eu não sou fã de compras online.

Obrigado a todos pela ajuda
 
eu por acaso andei a fazer uma pesquisa no google sobre isso e até li varios artigos, mas até ver preferia não o fazer. Mas achas que com o setfbs não conseguirei ter um resultado razuavel, é que tambem não tenciono fazer grande overclock, e para dizer a verdade até mudar a grafica as diferenças devem ser nulas em termos de desempenho.
 
Se o pretendido é jogar tens mesmo que tirar essa gráfica primeiro...
Tens a 4770 a bons preços, se queres jogar deves ir logo que puderes correr a buscar uma...



Quanto ao mod, eu fiz o mod e é muito simples [e eu nunca tinha montado um cpu ou colocado pasta térmica].....
A questão é a temperatura do cpu, ao fazer o mod ele fica automaticamente a 3 Ghz e se tiveres o cooler de origem quando tiveres a jogar ou em programas que puxem muito a temperatura sobe a níveis nada recomendáveis..
Ou seja para os 3 Ghz tens de arranjar um cooler decente [pelo menos um arctic cooler pro 7 ou OCZ vendetta, arranjam-se a preços porreiros]..

Enquanto eu não arranjo um cooler decente, vou tendo o q6600 a 2.66 Ghz, mesmo a puxar a temperatura não vai a níveis perigosos, e os ganhos pode parecer poucos, mas representa ganhos de 10% pelo menos...;) ...
A forma de ter o q6600 a 2.66 é via Right Mark cpu clock utility, que além de permitir fazer undervolt [baixar voltagens, ajuda a baixar a temp] permite diminuir o multiplicador aka diminuir os Mhz [q6600 'stock': 9x 266Mhz= 2.4 Ghz | q6600 'mod'= 9x333 Mhz | Q6600 mod @2.66 Ghz=8x333 Mhz]...

Mesmo que seja com setfsb, não dá para o q6600 estar nos 3 Ghz com o stock cooler..
[bem se o teu q6600 for GO talvez dê, mas se a bios está limitada o pc deve ser um hp ou acer ou semelhante, e duvido que estes tenham os GO..]



Eu com o setfsb nunca me entendi com aquilo e não consegui. Se conseguires, diz qualquer coisa...
 
sim o que tenho é Hp e é a versão GO.
Eu por agora ainda não vou poder esticar muito, mas tenciono fazer um upgrade a grafica o quanto antes.
É assim uma vez que o meu monitor apenas vai ate resoluções de 1400x1260, será que se justifica uma 4870 ou uma 260 mesmo com o oc ao cpu, ou nessas resoluções não ia sentir diferença, porque, não tenciono fazer upgrades nos proximos tempos.
 
sim o que tenho é Hp e é a versão GO.
Eu por agora ainda não vou poder esticar muito, mas tenciono fazer um upgrade a grafica o quanto antes.
É assim uma vez que o meu monitor apenas vai ate resoluções de 1400x1260, será que se justifica uma 4870 ou uma 260 mesmo com o oc ao cpu, ou nessas resoluções não ia sentir diferença, porque, não tenciono fazer upgrades nos proximos tempos.

Da gráfica há duas questões:
A resolução não é alta, a 4770 é mais que suficiente para isso.. Mas se é para durar sem a trocar muito tempo.. não sei....

Acho que a questão é: quando vais comprar a gráfica?
Se for a curto prazo, 4870 1gb, se for daqui a 2 meses a 4890, se fores aguentar um pouco mais esperas pela geração dx11.....



-Aconselho no mínimo a 4870 porque a 1400x1260 ela aguenta bem os jogos que vierem a sair nos próximos 2/3 anos. A 4770 já não é tão garantido...
-Aconselho a 4890 porque daqui a dois meses ela estará mais barata [aliás, os preços oficiais já baixaram, só que demora sempre uns tempos a reflectir-se cá em pt], e é ainda mais capaz, com esta não deverá haver nenhum jogo 'espécie de Crysis' que a bote abaixo nesta resolução nos próximos 3 anos

Se aguentares até Outubro/Novembro, já deve haver as dx11 que terão as vantagens dos 40 nm [menos consumo electrico, mais potencia, etc]...
Mas de qualquer modo a 4870 já garante muito tempo a jogar bem nessa resolução..


Só uma questão:
- os pc hp costumam ter uma torre mais pequena e por vezes ter mariquices lá dentro [aka suporte para disco externo encaixar na torre, que por exemplo o meu hp tem].
Verifica o espaço disponível, e as dimensões da placa pretendida [online encontra-se facilmente as medidas delas].
Eu, por exemplo, tenho uma x1950XT [512mb, 3dclub] e é quase à medida, só cabia algo com mais 1.5/2cm, para ser gráfica maior ou tinha de desligar uns fios [que devem ser dos usb/firewire frontais na caixa] ou tinha que arranjar alguma maneira de os fiosdarem a volta por outro lado.
E se no futuro quiser uma gráfica dual slot provavelmente sou capaz mesmo de necessitar desligar esse fio, porque o sitio onde ele está ligado na board fica já junto à actual gráfica [single slot]..
Sou estou a avisar para que não compres a gráfica e ela depois não te caiba no pc...




Se o teu cpu é o GO com sorte ele aguenta-se nos 3 Ghz [e com voltagem abaixo da de origem] com stock cooler, ainda assim deve dificil ter temps boas o suficiente em jogos ou no IBT..

Considera a compra de um cooler também. Os mais baratos e com boa relação preço/perfomance é o OCZ Vendetta ou o arctic cooling pro 7 como já tinha escrito no outro post... Mais que suficientes para os 3 Ghz...
Eu já tenho o Arctic cooling pro 7 encomendado :D:D:D, o fornecedor onde compro não tinha o Vendetta.. Segunda já o devo ter, depois monto e dou feedback no tópico 'q6600 pin mod'...
 
Última edição:
Q6600 + Overclock + Intel cooler = no compute

Aqui, q6600+oc+stock cooler computeas [esta ultima era para estar sem e, mas podia parecer mal..:P]..

É certo que é apenas 266 Mhz, mas é... OC.... e temps um pouco altas, mas também é verão e..com pasta de dentes.. :D

E é num Q6600 b3, no Go deve dar para aguentar os 2.66 Ghz com temps completamente normais...

Não é muito, nada comparado com os quase 2 Ghz de oc do teu i7, mas pelos testes é 10% de ganhos, e tudo o que é ganhos de perfomance à borla é bom...;)


E a caminho vem o arctic cooler pro 7, baratito e também um 'menino' ao pé de tunic tower's ou Vendetta2, mas suficiente para aguentar os 3 Ghz [espero eu temps máximas de 70-75º, mas o airflow da caixa não ajuda muito..] ...
 
Se o pretendido é jogar tens mesmo que tirar essa gráfica primeiro...
eu tive uma 8500gt em windows vista home premium com um c2d e2140...
basicamente era uma M^^^a, mas...
descobri k para ter essa grafica a bombar bastava:
-mudar para windows xp, (klkr uma das edicoes notas uma melhora de 10 a 20 fps em relaçcao ao vista, eu sei isto porque tenho aki uma XFX parecida)
- usar a driver 182.50 para xp ( usando o xp logicamente )
-e meter o rivatuner a funcionar com um OC de 30% no gpu e uns 20% na memoria... fica com um desempenho igual a 8600gt @ stock
Eu notei uma melhoria na troca de OS de vista para xp como se tivesse mudado de computador.
e deixavas o upgrade da grafica para mais tarde, enquanto desenrascavas somente com a mudança para xp
 
Back
Topo