OC Q8200 conflito grafica

Oops, então esquece.

Eu acho que a tua mboard coloca a frequência PCI-E acima dos 100 mesmo estando 100 escolhidos na BIOS e, como já disseram, ela fica em overclock. O facto de os discos deixarem de ser detectados é sintoma de frequência PCI-E (logo, frequência SATA) demasiado elevada.

Eu tinha ideia de que esse overclock pela frequência PCI-E era detectado pelo Rivatuner, mas se calhar era com versões de drivers/Rivatuner diferentes.

Assumindo que nada está estragado, parece que esse incremento automático da frequência PCI-E 'não dá com nada'.
 
Considerando isso como certo, só gostava de perceber porque é que só a minha gráfica se queixa de pci-ex alto...


Obrigado pela atenção.
 
Eu só faço OC pela bios, mudei agora os clocks com o rivatuner apenas para ver se estabilizava, mas tudo o que tenho feito até aqui, é sempre atraves da bios.


Obrigado pela atenção.
 
Considerando isso como certo, só gostava de perceber porque é que só a minha gráfica se queixa de pci-ex alto...


Obrigado pela atenção.

Porque so a 9600GT é que faz isso de fazer OC com o incremento do pci-e. Não sei porque é que a Nvidia decidiu fazer isso nessas graficas...ta visto que so traz problemas...

Experimenta sem ser mesmo com os clocks no minimo. Tira para ai 150mhz no gpu, 300mhz nos shaders, e as memorias deixa ficar a 900mhz. Os artefactos podem ser conflitos no gpu devido a baixa frequencia...

Se ainda poderes, experimenta o furmark com a 8800GT, para ver se acontecem artefactos devido ao OC do pci-e.
 
Última edição:
Isto só trabalho de eu puser nos valores no RivaTuner todos no mínimo, senão, crasha.

Com a 8800gt não tenho oportunidade de testar tão cedo, mas duvido que faça o mesmo tendo em conta que noto as deficiências nos grafismos do jogo com a 9600gt(com clocks alterados) e com a 8800gt não notava nada.


Obrigado pela atenção
 
Após todo este "estudo" decidi que o melhor seria manter o pc stock até trocar a board por uma que me deixe bloquear o pci-ex, ou trocar a gráfica.


Um muito obrigado por toda a ajuda e disponibilidade prestada.

Cumps
 
Boas, como me parece que ainda ninguém disse, eu ia sugerir fazeres uma imagem do sistema(manutenção/efectuar cópia de segurança do computador), isto serve para mais tarde se o problema persistir repores o sistema em 15 minutos.
Se o teu Vista não tiver isso, existem programas como o acronis true image que também servem para isso.

Depois disso feito, formata o pc, instala apenas drivers e começa a fazer OC.
Depois diz-me se resultou, cumps.
 
Já fiz isso, alias, foi logo a primeira coisa que fiz... Mas fez exactamente a mesma coisa... Só me falta testar com outro SO para alem do vista, mas tendo em conta essa incrível característica das 9600 de se auto-overclockarem com o aumento do pci-ex... De qualquer das formas quando me for possível testarei com outro SO.

Obrigado pela atenção.
 
Peço desculpa pelo double post, mas vim desenterrar um bocadinho esta questão.

Após tudo o que aqui foi discutido, já foi mudada gráfica e processador, mas o problema mantém-se de certa forma, não a frequências tão baixas, mas apenas pelo "pequeno" pormenor de a board não me deixar bloquear o pci-ex frequency (vá-se lá saber porquê).

Ninguém me sabe dar outra solução para isto a não ser a troca da board?... :P


Obrigado
 
Pois, realmente eu tenho a ultima versão da bios, andei sempre a cuca das novidades na esperança que corrigissem isso, mas até agora nada... :(

Trocar de board é uma das soluções, mas não a mais económica, a não ser que arranja-se por aí uma usada... :lol:
 
Back
Topo