OC Ryzen 3600+Motherboard ASUS Prime B350 Plus

tomaned

Membro
Bom dia,

Vou fazer um upgrade ao meu processador vou passar de um para um Ryzen 3600. Tenho algumas dúvidas sobre o Overclock, se é realmente compensatório para gaming (CoD Warzone) pois já me disseram que os Ryzen estão desbloqueados, e pode-se fazer, mas na maioria das vezes não compensa. A arquitetura compensa mais de overclock/melhoria a nível da RAM do que propriamente uma velocidade mais elevada do clock do processador. Os processadores AMD "gostam" sobretudo da RAM, e o overclock da velocidade pura do CPU não traz grandes aumentos de desempenho - e na maioria das vezes nem compensa. Vale mais ativar o Precision Boost e deixar o próprio sistema/motherboard tratar disso.

A outra questão é como se faz? Tenho visto alguns vídeos no YouTube, pelo que percebi difere de motherboard para motherboard.

Se realmente for compensatório estou a pensar comprar um cooler Artic Freezer 34 Esports DUO, pelo que já li aqui num post julgo ser mais que capaz.

Obrigado pelas respostas e um bom fim de semana a todos.
 
Visto que vais ter de gastar 50€ num cooler para ter mais 300mhz e o aumento de consumo energetico eu diria não compensa.

OC hoje em dia,realmente em alguns casos para uso domestico começa a não compensar quase, só msm para quem quer aqueles fps extra a "qql custo".

Ainda me lembro do meu antigo xeon [email protected] stock, que se mandava para 4.2Ghz OC ou seja 1400mhz extra.
 
Visto que vais ter de gastar 50€ num cooler para ter mais 300mhz e o aumento de consumo energetico eu diria não compensa.

OC hoje em dia,realmente em alguns casos para uso domestico começa a não compensar quase, só msm para quem quer aqueles fps extra a "qql custo".

Ainda me lembro do meu antigo xeon [email protected] stock, que se mandava para 4.2Ghz OC ou seja 1400mhz extra.



Obrigado pela resposta. Então a tua opinião é que não compensa fazer OC neste processador para gaming? Deixo então normal, e poupo os 50€ para uma placa gráfica para quando o mercado normalizar (lá para 2050 :lol:)
 
Boa tarde,

Bem já instalei o novo CPU, o Ryzen 5 3600. Parece-me estar a funcionar muito bem, e noto uma boa diferença para já.

tmOJlP0.png


Instalei também mais 16Gb de RAM, iguais ás que tinha comprado, fazendo, os 32Gb. Tive que fazer uma atualização a BIOS, pois a minha era já muito antiga. O que ajudou também ao OC da velocidade da RAM, estava a 2133Mhz, mas aumentei para os 3000Mhz, e parece estar a funcionar também muito bem. Antes de fazer a atualização da BIOS, só consegui ir até aos 2600Mhz, mas com a atualização aceitou bem os 3000mhz, apena subiu a voltagem de 1.20V para 1.35V.

i9RDQNl.png
BBoRUCB.png


Tentei instalar o Ryzen Master, mas não sei porquê está sempre a dar um problema e pede para reinstalar. Fui mesmo ao site da AMD e escolhi o meu processador, mas continua a dar o mesmo erro. Não sei qual é o problema...

De seguida fiz o Benchmark teste, alguém em sabe dizer o que significa o tópico a vermelho do boot drive?

fQO9cFT.png



Se tiverem mais alguma dica, só estou de "ouvidos"
2.png
 
@tomaned ,
Bem, segundo a info, é que tens discos mecanicos, aparentemente com o sistema operativo. aconselhado a 300% passar para SSD.
Outra questão, alguma razao para os 32GB de ram? a não ser que tenhas uma necessidade muito especifica, hoje em 16 GB é mais que suficiente. Com o dinheiro que deste por ela, mais valia investir em SSD.

Ex. Eu a 3 anos que já não tenho mecanicos, ganhei em silencio e velocidade ;)

Entre milhentos filmes no Tubo.. tens este a mostrar a diferenca de tempos e performance.. em jogos é o mesmo..

 
Última edição:
@tomaned ,
Bem, segundo a info, é que tens discos mecanicos, aparentemente com o sistema operativo. aconselhado a 300% passar para SSD.
Outra questão, alguma razao para os 32GB de ram? a não ser que tenhas uma necessidade muito especifica, hoje em 16 GB é mais que suficiente. Com o dinheiro que deste por ela, mais valia investir em SSD.

Ex. Eu a 3 anos que já não tenho mecanicos, ganhei em silencio e velocidade ;)

Entre milhentos filmes no Tubo.. tens este a mostrar a diferenca de tempos e performance.. em jogos é o mesmo..


Quanto á memória foi-me oferecida, dai ter os 32Gb.
O SSD eu tenho um, tenho o SSD 2.5" Toshiba TR200 240GB 3D TLC SATA. Penso que seja isto ou estou errado?

Obrigado pela resposta :beerchug:
 
Se não reconhece o ssd, é porque tens o SO instalado no mecanico (como calculado).
O ideial seria fazer uma instalação limpa do SO directamente no SSD e colocares la os teus programas.
Em ultimo caso deixar o HDD para jogos e documentos.
 
Se não reconhece o ssd, é porque tens o SO instalado no mecanico (como calculado).
O ideial seria fazer uma instalação limpa do SO directamente no SSD e colocares la os teus programas.
Em ultimo caso deixar o HDD para jogos e documentos.

Será que há algum problemas com as conexões SATA? Não há jogos que depois vão pedir a instalação no mesmo disco do sistema operativo?
 
Boa tarde,

Penso que o meu SSD poderá estar avariado, pois do nada apareceu na BIOS e no Windows. Estou a pensar em comprar um novo, e tenho estado de olho num M2 2280, mas quando fui ás especificações da motherboard apareceu isto



AMD Ryzen™ com Radeon™ Vega Graphics/ Processadores Ryzen™ 1ª Geração :1 x M.2 Socket 3, com M key, suporte a dispositivo de armazenamento tipo 2242/2260/2280/22110 (modo SATA & PCIE 3.0 x 4)*2


Processadores AMD 7ª Geração A-Series/Athlon X4 :1 x M.2 Socket 3, com M key, suporte a dispositivo de armazenamento tipo 2242/2260/2280/22110 (modo SATA & PCIE 3.0 x 2)*3



e nas notas aparece isto



2*The M.2 Socket shares bandwidth with the SATA6G_5/6 ports, therefore the SATA6G_5/6 ports cannot be used when a SATA/PCIE mode M.2 device is installed.



3*The M.2 Socket shares bandwidth with the SATA6G_5/6 ports, therefore the SATA6G_5/6 ports cannot be used when a SATA mode M.2 device is installed.



Alguém me consegue explicar?



Obrigado
 
Back
Topo