OCar AMD 4000+ x2 ao máximo numa Asus M3A

cL!cK

Power Member
Boas pessoal

É assim, como me contaram que os 4000+ eram bons overclockers eu arranjei a máquina que podem ver ali ao lado com a intenção de OCar o CPU até pelo menos aos 2.8 ghz ou com um pouco de sorte aos 3 ghz, mas simplesmente não o consigo por estável a partir dos 2.478 ghz.

Neste momento tenho o cpu assim: FSB 236, vcore 1.275, multi 10.5x e as rams 4-4-4-12 mas mesmo assim não ta 100% estável, a correr jogos assim mais pesados ainda crasha (mas raramente).

-Já experimentei aumentar a voltagem, não interfere..
-Pensei que o HTT estivesse demasiado alto (1180), pelo que desci o multi para 4x (944) mas o problema mantém se.
-Pensei que fossem as rams a limitar me o sistema mas entretanto comprei um módulo de 2gb DDR2 800 da Team Elite e a situação manteve-se
-Tentei baixar o multi do cpu pa 10x e subir o fsb para 250 mas aí o pc nem arranca..

Basicamente, a partir destes settings, quanto mais lhe dou mais ele reinicia..o POST ele faz quase sempre, tirando as vezes que me aparece a dizer overclocking failed no fim portanto acho que não se trata de um FSB hole..fico é com a sensação que algo no meu pc não está a aguentar o fsb extra.

No entanto já tive o PC a correr no windows com o CPU a 2.6ghz durante uns minutos, mas corri o teste de estabilidade do everest ultimate e aquilo num dos sub testes (o da cache axo eu) dava me sempre erro, até que passado uns minutos o PC congelou p completo.

Haverá alguma coisa que eu me esqueci de alterar?
Terei arranjado um CPU fraquito ou estará algum outro componente a limitar me o OC?

Os pros na matéria que se mencionem :) :004:
cumps
 
Boas!!

Esse teu x2 4000+ é o brisbane ?

Eu tou com um x2 4000+ brisbane a 3.1ghz 1.5v ; memorias team elite ddr2 800 a 1050mhz 2.1v

Ja tentaste subir a voltagem das memorias e do NB ??
 
.

Boas,
Já tive um desses e aconteceu-me o seguinte:
a partir dos 240 de fsb ele não dava, tipo 240, 245, mas depois de andar a investigar, passei para 265x10,5 e ele já arrancava, deu até 285, mas depois o problema era as temps., tens de dar mais voltagem e baixar o HT, ou certo agora não me lembro.
Espero ter ajudado em algo.
 
Boas!!

Esse teu x2 4000+ é o brisbane ?

Eu tou com um x2 4000+ brisbane a 3.1ghz 1.5v ; memorias team elite ddr2 800 a 1050mhz 2.1v

Ja tentaste subir a voltagem das memorias e do NB ??

yep é o brisbane. subir a voltagem das rams? subi um pouco mas não exagerei, axo que o maximo que puz foram 1.95v..tava com medo de abusar, mas como tu tens um módulo igual ao meu vou tentar :P

btw, que temps é que tens com esse cooler?

Boas,
Já tive um desses e aconteceu-me o seguinte:
a partir dos 240 de fsb ele não dava, tipo 240, 245, mas depois de andar a investigar, passei para 265x10,5 e ele já arrancava, deu até 285, mas depois o problema era as temps., tens de dar mais voltagem e baixar o HT, ou certo agora não me lembro.
Espero ter ajudado em algo.

o HT já baixei sim, mas não interferiu. o NB ainda não me deu na tola para aumentar :p bem basicamente tenho é intensificar um pouco as minhas experiências portanto logo à noite já tenho serviço :004:


vá, vá, o pessoal que já teve um bixinho destes nas mãos que faça favor de postar as experiências que fizeram :)
 
Vou te dizer os meus settings na bios!!

Cpu : 3.15ghz

fsb : 10,5x300

Ht : 800 ou x4, depende do mostrador da tua bios

Memorias : 1050mhz

Voltagens :

Cpu - 1.50v

Nb - 1.4v

Memorias - 2.1v


Esta board não da para fixar a frequencia pcie , a tua da ? por isso é que não consigo dar mais OC no cpu.

A board custou 50euros :-D Asus m2a-vm :003:


Quanto ao cooler, o cpu a 3,15ghz em full load náo passa das 46graus


PS: Ja tive a ver no site da asus a tua board, ela é porreira para OC e da para fixar a frequencia pcie, bem melhor que a minha que usa chip 690g ao contrario da tya que usa 770g

Por isso dalhe voltagem nas memorias, NB e cpu e fixa a frequencia da pcie e poe o HT a 800

Conseguiras um oc melhor que o meu.
 
Última edição:
Back
Topo