Periférico Oculus VR (Rift/S/Go/Quest)

Perdoa-me a curiosidade. mas sou um "noob" em óculos VR, e estou mesmo decidido a investir neles, portanto, não consigo deixar de fazer-te algumas perguntas:

1) Qual a sensação de ver um filme com os óculos? É quase como ir ao cinema?
2) O ecrã dá mesmo a sensação de ser assim tão grande? Eu já tive um projetor onde via filmes num ecrã de 100'' (cerca de 2,5 metros).
3) Consegue-se mesmo sentir o efeito da imersão?
4) Qualidade de imagem? No Meta Quest 3 vão melhorar ainda mais a resolução (em relação ao Meta Quest 2), se agora já é boa, vai ficar ainda melhor.
5) E em relação ao som? Como o defines? Eu no departamento do som tb sou bastante picuinhas. :D

Tenho a perfeita noção que tudo aquilo que me possas dizer, com o upgrade no Meta Quest 3 a experiência ainda deve ser superior (desde da imagem, à qualidade de som).

As minhas dúvidas não param por aqui, mas tb não quero despejar tudo de uma vez. Espero não estar a ser chato, e agradeço-te desde já pelas respostas. ;)
Desculpa só responder agora. Eu adoro ver filmes e séries nos Oculus.
1) Para mim, sim. Até podes "emular" uma sala de cinema.
2) O ecrã metes do tamanho que quiseres.
3) Sim.
4) Como tenho os "1", a qualidade é bastante aceitável. Nem quero imaginar como ficará nos Quest 3. E como só tenho uma tv full HD...
5) O som é aceitável. Se tiveres umas colunas xpto com a tv, não esperes igualar. Mas não me queixo de todo.

Outro ponto forte: muitas vezes a minha esposa está trabalhar para a escola na sala. Claro que não me meto a ver filmes/séries na tv. Meto os Oculus e não incomodo de todo.

@LightLightning que tal é a resolução dos filmes nos Pico 4?
 
Como tenho os "1", a qualidade é bastante aceitável. Nem quero imaginar como ficará nos Quest 3. E como só tenho uma tv full HD...

Bem, acho que já para ter uma ideia. Tu tens os Meta Quest originais de 2019, com uma resolução por olho de 1440 × 1600.
Os Meta Quest 2 já passa para 1832 x 1920 de resolução por olho. Ainda não existe informação oficial, mas por leaks que já saíram, fala-se que os Meta Quest 3 vão chegar aos 2064 × 2208. Se já se deve notar diferença entre a versão 2 e 3, do 1 para o 3 deve ser um enorme salto. Acrescentando o facto deste novo Meta Quest 3 (com o novo processador Snapdragon XR2 Gen 2) ter mais 50% de desempenho gráfico do que o Meta Quest 2 (que traz o Qualcomm Snapdragon XR2). É tudo a puxar para cima.

No papel o Meta Quest 3 tem tudo para ser um enorme avanço (em relação ao MQ 2, mas sobretudo em relação ao primeiro), resta esperar que hajam pessoas que tenham a sorte de o vir a experimentar. Senão temos que esperar até finais de Setembro.
 
Última edição:
@LightLightning que tal é a resolução dos filmes nos Pico 4?

A resolução do Pico 4 é equivalente à do Quest 3. Por acaso pensei que o Quest 3 fosse trazer uma melhoria significativa, mas já percebi que vou ficar desiludido. Há até quem diga que no Quest 3 a resolução "utilizável" vai ser pior por utilizar um único painel LCD (como o Quest 2), enquanto que o Pico 4 usa dois painéis independentes. Mas creio que isto ainda não está confirmado.

O Pico 4 é uma melhoria significativa relativamente ao Quest 2, mas mesmo assim não me convence para ver filmes se tiver a hipótese de os ver numa boa TV.
 
Boas, ando entusiasmado para entrar no mundo VR mas para já a unica coisa que sei :)

- Não tenho PS5, e sim Xbox, logo o investimento no PSVr2 seria a dobrar
- Apple Vision Pro é só mesmo para namorar até um dia que chegue cá uma geração distante mais acessivel.
- HTC até nem é só o preço mas o poder de processamento que exige de um PC que não tenho.

Assim, até esperava pelos Quest 3 mas a compatibilidade cm funciona? Só dá para ver filmes da store? e o catalogo de jogos, da para usar com jogos steam? Qualidade dos jogos rivaliza com PSVr? Exige pc poderoso?

obrigado pela ajuda
 
Back
Topo