Periférico Oculus VR (Rift/S/Go/Quest)

Apetece-me escrever Oculus RIPft, mas vou dar o beneficio da duvida.

Vou acreditar, inocentemente ou não, que o Facebook apenas quer "a piece of the pie", porque o futuro passará necessariamente por tecnologia VR e os Oculus são dos mais promissores nesse caminho. No entretanto, com um pé bem instalado na área, podem perfeitamente agarrar nessa tech e, não necessariamente desviando-a dos seus verdadeiros impulsionadores (PC Gamers), adaptá-la para outras funções para além do gaming, com meios ($) bem menos limitados. Um investimento desta magnitude, a meu ver, significa que se acredita na tecnologia "as is" e que se vê o seu potencial nesta e noutra aplicações. Não acredito que "matem" o caminho inicial apenas para focar o projeto em situações que dêem dinheiro "Facebook like". Honestamente sempre estranhei foi como é que demorou tanto tempo até um gigante adquirir esta empresa, mas não esperava que fosse logo este a fazê-lo. Vamos ver...


Estás a ver alguém a usar o Oculus e de repente um popup no canto superior direito : "O zezedeguaranapia quer adioná-lo como amigo! Aceita?"
 
“We view this as a software and services thing, where this becomes a network where people are communicating [...] buying things and virtual goods [...] there might be advertising in the world, but we’ll figure that out further down the line.”

porqué?

Se soubessem até que ponto estou desiludido agora.
 
Última edição:
Estás a ver alguém a usar o Oculus e de repente um popup no canto superior direito : "O zezedeguaranapia quer adioná-lo como amigo! Aceita?"

Claro que sim e basta acenares que sim ou que não com a cabeça, para responder automaticamente. lol

Não quero acreditar que seja o esse o caminho encontrado para enfiar publicidade num VR, acredito mais em publicidade dissimulada nos jogos, como já acontece nos filmes, em placards, produtos identificados e afins. Pessoalmente não me choca tanto, se for este o caso, até traz um nivel adicional de realidade à coisa, mas isto sou eu. :)
 
NPLjenz.jpg


Ora aqui está, não come tudo na mesma mesa :D
 
É que se tivesse sido a Valve a adquiri-los, era um sonho!

Se fosse a Microsoft ainda era admíssivel já que têm Kinect e uma ligação forte ao gaming apesar de tudo.
Se fosse a Nintendo era ouro.
Se fosse a Sony era chato porque já conseguem fazer o mesmo e era só limpar a concorrência.
Se fosse a Google também era admissível tendo em conta que eles não têm medo de trazer o futuro para a realidade.
Se fosse a Apple também seria fantástico e significaria uma forte aposta deles no gaming.

Agora o Facebook?????????
 
Não se admirem se o faceburka comprar uma empresa de brinquedos sexuais a seguir :002:

Tem piada mencionarem a nintendo, já tiveram uma consola com óculos 3D portáteis (enorme fail) há muitos anos.
 
Não sou muito de ler os comentários no Reddit, mas fui ver a thread do CEO:

http://www.reddit.com/r/oculus/comments/21cy9n/the_future_of_vr/

WOW, leiam alguns dos comentários. As pessoas sentem-se mesmo ofendidas.

VR não me interessa e não tenho login de Facebook. A única ligação ao Facebook que tenho é acompanhar a iniciativa Open Computing em que eles têm puxado o mercado de uma forma excelente.
Não gosto nada do conceito do Facebook. Para mim é um Myspace menos enjoativo, mas não devo ter passado mais de 5 minutos no Facebook estes anos todos.

A nível de PR, isto parece ser um enorme desastre e parece-me que o Facebook não percebe como as comunidades funcionam, quando têm a maior comunidade do mundo.
O Ocolus pelo que sei começou no Kickstarter. As pessoas apostaram dinheiro na ideia. Foi-lhes vendido um sonho. Contrataram o Carmack, que para mim é o maior génio a nível de jogos (actualmente não jogo, sou old school, por isso adoro o Carmack).

De um dia para o outro vem uma grande empresa, atira com 2 mil milhões (como se pode dar este dinheiro por uma empresa que tem apenas um dev kit, nem um produto tem?) e pensam que podem ficar com a mesma comunidades.
Nope.
 
Os 2 mil milhões foram pagos em parte em acções. Poderá ter acontecido que algumas pessoas pagas com acções as tenham vendido de seguida.

Mas para mim a nivel de investimento isto é simplesmente ridiculo. Aposto que se a valve tivesse oferecido 2 milhões tinham conseguido o negocio na mesma. Um investimento assim só tem por motivo agarrar patentes. É ridicula a situação a que se chega. As patentes estão cada vez mais a limitar o progresso tecnológico. Isto tem de mudar.
O kickstarter são outros. Deixam isto acontecer? Não precaveem estas situações? Todas as pessoas que investiram atravez do crowdfunding deviam receber dividendos a compra.
Com que cara é que alguem agora vai pedir fundos no kickstarter? Quem é que vai financiar algo que depois de usar os fundos é vendido. As pessoas andara a por o seu dinheiro, a investir basicamente e depois são basicamente roubadas. Mesmo que lhes sejam dadas a coisas prometidas a quando fazem pledge. Assim que os objectivos iniciais mudam as pessoas deviam ser reembolsadas.
É tudo ridículo. Os gajos do Oculos Rift são uns vendidos. Assinarem as cenas à porta fechada. Era mil vezes melhore venderem isto à valve. Eles acham agora que vão fazer o quê? Quem é o developer que vai lançar cenas para algo feito pelo FB? O que é que o FB percebe de gamming?

Eu nem percebo como é que o FB vai usar isto para proveito proprio. É estúpido, ninguém me tira da cabeça que isto é simplesmente para negar a tecnologia a quem a poderia utilizar. Por exemplo o Google.
 
Concordo com o que dizes, mas convém leres os termos do kickstarter. A nao ser que tenha mudado recentemente, tu nao tens nada na empresa. E basicamente um investimento a fundo perdido.
 
Como já disse não me entusiasma que o FB compre o Oculus, simplesmente porque é uma incognita.
Agora também não me parece que seja o fim do mundo.
Em primeiro lugar o Oculus é uma peça de Hardware que ira ser lançada com determindas caracteristicas, portanto será quem faz os jogos que decide se a experiencia de VR é boa ou má e também que jogos vão suportar o Rift. Parece-me inverosimil que o Facebook vá alterar planos de lançamento do Rift para PC ou que vá impedir de se desenvolver jogos e "experiencias".
Quanto a introduzir publicidade nos Oculus parece-me um pouco de histerismo, vejo mais o Facebook a querer comprar o Oculus como uma tentativa de alterar uma parte do seu negócio, para não estar tão dependente da Publicidade.

Quer se queria quer não, a VR vai dar muito dinheiro e o Facebook entrou numa de diversificação de negócio e vê grandes possibilidades além do Gaming.
 
Como já disse não me entusiasma que o FB compre o Oculus, simplesmente porque é uma incognita.
Agora também não me parece que seja o fim do mundo.
Em primeiro lugar o Oculus é uma peça de Hardware que ira ser lançada com determindas caracteristicas, portanto será quem faz os jogos que decide se a experiencia de VR é boa ou má e também que jogos vão suportar o Rift. Parece-me inverosimil que o Facebook vá alterar planos de lançamento do Rift para PC ou que vá impedir de se desenvolver jogos e "experiencias".
Quanto a introduzir publicidade nos Oculus parece-me um pouco de histerismo, vejo mais o Facebook a querer comprar o Oculus como uma tentativa de alterar uma parte do seu negócio, para não estar tão dependente da Publicidade.

Quer se queria quer não, a VR vai dar muito dinheiro e o Facebook entrou numa de diversificação de negócio e vê grandes possibilidades além do Gaming.

Tudo bem. Mas ninguém aqui está chateado por o Facebook gastar dinheiro a comprar o Oculus.
Mas sim porque o Oculus Rift vendeu-se a uma companhia que não tem nada a ver com gaming e que básicamente vai levar o VR numa direcção diferente daquela que estava a ser trabalhada com a comunidade que surgiu á volta e com os parceiros que já tinha.

Outras companhias teriam sido melhor escolha para manter esse rumo.
 
Concordo com o que dizes, mas convém leres os termos do kickstarter. A nao ser que tenha mudado recentemente, tu nao tens nada na empresa. E basicamente um investimento a fundo perdido.

Sim, os termos do kickstarter dizem isso, mas a realidade é que temos um grupo de pessoas que se aproveitaram da boa fé das pessoas comuns para agora ganharem 2 mil milhões de dólares.
Isto é cuspir na cara das pessoas que acreditaram que estavam a lidar com pessoas de boa moral e não com pessoas que apenas queriam aproveitar-se do dinheiro dos outros para ficarem milionários.
 
É no mínimo hilariante que um projecto, fundado através de crowscourcing, seja vendido por 2 mil milhões de dólares, seja ao facebook ou a outra empresa qualquer. Podia-se compreender uma parceria, mas uma venda é ridículo. Pode ser que as pessoas abram os olhos para essa palhaçada que é o crowdscourcing, se bem que é improvavel.

Quanto ao futuro do produto, sinceramente não me preocupa. Com o dinheiro do facebook é da maneira que vem ca pra fora mais rápido, e certamente que não faltará concorrência no futuro.

Com um bocadinho de sorte o produto não vinga e as acções do FB começam a descer. Já está na hora de começar a morrer...
 
O Facebook anda é a fazer compras a preços estúpidos qualquer dia lixa-se. Desde quando é que neste momento o Oculus Rift valia 2 mil milhoes quando o goal do kickstarter era 250k ?? Eu sei que o goal do kick nunca valeria a empresa, até pela ideia e tudo mais... agora quase 10.000x, DEZ MIL vezes mais??? Já o whats'app uma app que o unico dinheiro que recebe é 1 dollar/ano/user, foi o que foi.

A maior parte do dinheiro vai em forma de acções do próprio Facebook. Acho que é bem jogado, usar esses papeis enquanto "os mercados" acham que valem realmente isso tudo. :D
 
Concordo com o que dizes, mas convém leres os termos do kickstarter. A nao ser que tenha mudado recentemente, tu nao tens nada na empresa. E basicamente um investimento a fundo perdido.

Exacto. O que eu estava a tentar dizer era que eles têm de modificar os termos para salvaguardar estas situações. Acho que quem faz pledge devia a partir de hoje ficar com uma share na empresa. Por mais pequena que fosse.

--------------------
Vejo pessoas aqui a dizer que com o dinheiro o projecto anda mais rapido. Mais rapido na direcção errada. O proprio FB já veio dizer que a VR é o futuro da rede social e beca beca.
Mais, que developers é que vão desenvolver jogo para algo controlado pelo FB? O Minecraft já era por exemplo. Depois, uma companhia que não tem como rentabilizar o equipamento, porque não tem, sem developers eles não fazem nada porque eles não fazem jogos. Como é que sozinhos vão manter o Oculus no gamming? Não vão.
 
Última edição:
Sim, mas nao sei ate que ponto era pratico. Muitas vezes estamos a comprar um produto, e nao propriamente parte da empresa.
Mais justo era devolverem o valor obtido pelo kickstarter
 
Sim, os termos do kickstarter dizem isso, mas a realidade é que temos um grupo de pessoas que se aproveitaram da boa fé das pessoas comuns para agora ganharem 2 mil milhões de dólares.
Isto é cuspir na cara das pessoas que acreditaram que estavam a lidar com pessoas de boa moral e não com pessoas que apenas queriam aproveitar-se do dinheiro dos outros para ficarem milionários.




Boa fé nos negócios isso não existe amigo, algo que já aprendi ao longo dos anos e que todos temos um preço, 2 mil milhões da a volta a qualquer um ;)

Penso é que o pessoal que patrocina estas coisas no kikstarter deveria ao menos ter direito a um reembolso, caso fosse do seu desejo, ou algum poder de decisão, para evitar que episódios deste aconteçam novamente !!
 
Back
Topo