Análise OCZ Agility 120 GB

Nemesis11

Power Member
Foi-me dado a oportunidade de experimentar este SSD. Foi gentilmente cedido pela OCZ para testes.

Especificações
  • Read: Up to 230 MB/s
  • Write: Up to 135 MB/s
  • Sustained Write: Up to 80 MB/s
  • 64MB Onboard Cache
  • Seek Time: <.1ms
  • Slim 2.5" Design
  • 99.8 x 69.63 x 9.3mm
  • Lightweight 77g
  • Operating Temp: 0C ~ 70C
  • Storage Temp: -45C ~ +85C
  • Low Power Consumption: 2W in operation, .5W in stand by
  • Shock Resistant 1500G
  • RAID Support
  • MTBF 1.5 million hours
  • 3-Year Warranty
  • Preço oficial de venda ao público de 308€

Este SSD tem controladora Indilinx e chips MLC da Samsung.

Os valores são muito interessantes comparados a qualquer disco mecânico. Talvez o sustained write seja o que parece não ser tão bom, pelo menos comparando no papel com outros SSD.
Reparo também que a garantia passou para 3 anos ao contrário dos dois de quando fiz a review do Vertex.

Unbox e interior

IMG_5582.jpg

IMG_5583.jpg

Parte frontal e traseira da pequena caixa de cartão onde vem o SSD. Tem, em pequenas palavras, as especificações.

IMG_5586.jpg

IMG_5587.jpg

No interior, dentro de um plástico, temos o SSD.

IMG_5589.jpg

IMG_5590.jpg

A parte de cima e de baixo do SSD, onde temos algumas pequenas instruções. Abrir a parte de baixo invalida a garantia.

Agility1.jpg

Interior da caixa, onde temos os diversos chips da Samsung, a controladora Indilinx e 64 MB de Ram Elpida.

Agility2.jpg

Controladora Indilinx

Agility3.jpg

Chip de Ram da Elpida.

Última edição:
Benchmarks Windows

Decidi nesta review dividir os benchmarks por sistemas operativos, por uma razão que vão ver no final.

O computador usado foi o seguinte:
  • Amd Athlon II 620
  • 4 GB Ram DDR3
  • Gigabyte M785GT-UD3H
  • AHCI Ligado

Para os testes em Windows, usei o Windows 7. No filesystem coloquei o disabledeletenotify a 0 no SSD e a 1 nos disco rígido que serviu para comparação, um Western Digital de 640 GB.

bench_8857_image001.png

bench_8857_image003.png

bench_8857_image005.png

Resultados no HDtach. Tirando o burst speed, o SSD ganha facilmente.

bench_8857_image007.png

bench_8857_image009.png

No Hdtune o minimum transfer rate é muito superior no SSD.

bench_8857_image011.png

bench_8857_image013.png

bench_8857_image015.png

bench_8857_image017.png

bench_8857_image019.png

bench_8857_image021.png

No Atto benchmark vemos que escrita de pequenos blocos, 0,5 KB neste caso, o SSD perde para o disco rígido. Em todos o outros casos, ganha sem problemas.

bench_8857_image023.png

bench_8857_image025.png

bench_8857_image027.png

bench_8857_image029.png

Nos Crystaldiskmark o Agility volta a ganhar com larga vantagem, em random read e write, com pequenos (4KB) e grandes ficheiros (512 KB).

bench_8857_image031.png

bench_8857_image033.png

bench_8857_image035.png

Resultados no diskbench da criação de dois ficheiros simultaneamente, com 24 blocos de 200 MB, leitura de 2 ficheiros de 32 MB e cópia de um ficheiro de 5GB.
Em qualquer dos casos o Agility ganha sem problemas.

bench_8857_image037.png

bench_8857_image039.png

Mudando para o Iozone, o average throughput em escrita é melhor no SSD, mas em leitura ficou um pouco atrás.

Última edição:
bench_8857_image041.png

bench_8857_image043.png

bench_8857_image045.png

bench_8857_image047.png

bench_8857_image049.png

bench_8857_image051.png

Perfis de teste de várias tarefas no H2benchw. Tirando "copying", onde os resultados são nivelados, nos outros testes o SSD ganha facilmente

bench_8857_image053.png

bench_8857_image055.png

bench_8857_image057.png

bench_8857_image059.png

bench_8857_image061.png

Testes de cópia de vários ficheiros. Cada teste tem o seu perfil. Sejam muitos ficheiros de pouco tamanho ou poucos ficheiros de grande tamanho, o Agility ganha sempre.

bench_8857_image063.png

bench_8857_image065.png

bench_8857_image067.png

bench_8857_image069.png

bench_8857_image071.png

bench_8857_image073.png

bench_8857_image075.png

bench_8857_image077.png

bench_8857_image079.png

bench_8857_image081.png

bench_8857_image083.png

bench_8857_image085.png

Passando para o Iometer, no perfil de Workstation o OCZ ganha, mas é nos outros três perfis, mais virados para servidores, que o SSD brilha e ganha com larga vantagem.

bench_8857_image087.png

bench_8857_image089.png

bench_8857_image091.png

bench_8857_image093.png

bench_8857_image095.png

bench_8857_image097.png

bench_8857_image099.png

bench_8857_image101.png

Resultados do Pcmark. Em qualquer dos programas o Agility ganha com uma boa vantagem.

Última edição:
Benchmarks Linux

A review podia ter ficado por aqui, mas decidi correr uns benchmarks em Linux.

O computador é o mesmo usado em Windows.

Em Linux, testei com o seguinte:
  • Ubuntu 9.04 32 bit.
  • Ext4, sempre com o parâmetro "noatime".

bench_8857_image103.png

Resultados do apache benchmark a servir ficheiros estáticos. Apesar de a diferença não ser grande, com o SSD o Apache tem melhores resultados.
A servir outro tipo de ficheiros, provavelmente o limite não será o disco.

bench_8857_image105.png

Resultado do número de transacções por segundo no PostgreSQL. Como as transacções são de leitura, o SSD ganha com larga margem.

bench_8857_image109.png

Já no Sqlite, a escrever 12500 registos, o Agility perde de forma significativa.

bench_8857_image107.png

A encriptar um ficheiro, com o Bork, o SSD volta a ganhar.

bench_8857_image111.png

bench_8857_image113.png

bench_8857_image115.png

bench_8857_image117.png

No Iozone, em linux, o SSD ganha tanto em escrita como em leitura.

bench_8857_image119.png

No Dbench, um benchmark de fileserver, o OCZ volta a ganhar.

bench_8857_image121.png

bench_8857_image123.png

bench_8857_image125.png

bench_8857_image127.png

bench_8857_image129.png

bench_8857_image131.png

No tiobench, com várias threads e vários tamanhos de ficheiros, o Agility ganha sempre, mas não com grande vantagem.

bench_8857_image133.png

Por fim, no postmark, um benchmark que testa o filesystem com pequenos ficheiros, o SSD ganha de novo.

Última edição:
Conclusão

Antes de tudo, tenho que dizer que esta é a segunda experiência com um SSD e posso dizer que é ao mesmo tempo parecida e diferente da experiência que tive com o OCZ Vertex.
Parecida nos pontos positivos. Performance, silencio, consumo, não aquece e é pequeno.
Diferente porque muitos dos pontos negativos desaparecerem. Não tive o volume a "desaparecer" do Windows. Não notei diferença com o uso depois de colocar o disabledeletenotify a zero. Não tive, na maior parte dos casos, má performance em Linux.
No entanto muita coisa mudou neste período de tempo. O Vertex tem outras versões de firmware, o Windows 7 é final e estou a usar a versão 9.04 do Ubuntu.
Por tudo isso é muito difícil, se não impossível fazer uma comparação justa. Talvez possa dizer que o Vertex tem picos de melhor performance, mas no Agility tive uma experiência mais estável.

Comparando com o disco rígido que fiz os testes, posso dizer que em quase todos os casos o SSD ganha com enorme vantagem. As únicas situações em que o SSD perdeu foi em alguns benchmarks de escrita random de pequenos ficheiros.

Em quase tudo o Agility ganha, menos no preço, que continua elevado. O preço em Portugal será de 308€.
É neste ponto que pode estar o ponto fraco do Agility. O preço é elevado e não muito mais baixo que um Vertex. Pelo preço penso que muitos vão escolher um Vertex ou um SSD semelhante. Pessoalmente, depois das duas experiências, prefiro "não arriscar" e preferir o Agility.

Positivo:
  • Performance em Windows e Linux
  • Ideal para um portátil
  • Tamanho
  • Consumo
  • Silencio
  • Suporte para TRIM

Negativo:
  • Preço
  • Preço, comparando com o Vertex
  • Algumas situações de escrita random de pequenos ficheiros

zwame200.png

Agradecimento

A ZWAME agradece à OCZ pela disponibilidade do material para teste.

Se gostou desta análise pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​

Última edição:
Ainda não sei que tipo de testes vais fazer e que gráficos vais colocar mas, se possível, adiciona um comparativo com o Vertex e assim (os mais falados no momento :P)

Bump. Review completa.

Ainda não sei que tipo de testes vais fazer e que gráficos vais colocar mas, se possível, adiciona um comparativo com o Vertex e assim (os mais falados no momento :P)

É dificil comparar com o Vertex, porque já não o tenho (tal como o Agility, que também já foi recolhido), os sistemas operativos são diferentes e alguns dos benchmarks, especialmente em Linux, mudaram.

É dificil comparar com o Vertex, porque já não o tenho (tal como o Agility, que também já foi recolhido), os sistemas operativos são diferentes e alguns dos benchmarks, especialmente em Linux, mudaram.
No problem! Fio-me na tua palavra que, tirando o preço, o Agility é superior ao Vertex :P

Depois do teste ao Agility já saiu mais um Firmware e o Vertex tem um firmware mais recente também em relação ao que foi testado.

É complicado estarmos a comparar em momentos diferentes quando a meu ver e muito bem a OCZ neste caso tem continuado o desenvolvimento e dado upgrades "gratuitos" aos clientes.

Devemos ter brevemente novamente um Vertex para poder ver a performance com o novo firmware. O problema é que mais uma vez não vamos poder ver se o Agility ficou melhor com o novo firmware. Confuso? :D

No problem! Fio-me na tua palavra que, tirando o preço, o Agility é superior ao Vertex :P

Não se pode comparar directamente.
A experiência no Agility foi superior, mas o vertex foi testado com uma versão de firmware que já não é a actual, na RC do 7 e no Ubuntu 8.04. Mesmo assim o Vertex tem picos superiores ao Agility.

Eu não tenho tanta certeza que seja melhor. Teriamos que ter os dois e testar nas mesmas condições. Foi isto que já fiz chegar à OCZ. Os testes foram feitos em momentos difernetes com firmawares que já foram actualizados. Inclusivamente o do Agility poucos dias depois de terminados os testes.

Vi a review toda e digo uma coisa: O problema é que o Vertex continua a ser vendido a cerca de 390€ o modelo de 120 GB.... :'( Sendo o preço de venda deste modelo daqui, e melhor que o Vertex, de 300€ então que se poderá pensar disso?

Não se pode comparar directamente.
A experiência no Agility foi superior, mas o vertex foi testado com uma versão de firmware que já não é a actual, na RC do 7 e no Ubuntu 8.04. Mesmo assim o Vertex tem picos superiores ao Agility.
Boas, estou prstes a comprar um disco SSD mas estou indeciso entre este OCZ Agility e o Vertex ambos de 60Gb !!
Qual o modelo mais fiável ??

Abraço

Se bem me lembro o de 60GB tem menos cache. Vê isso antes de te decidir.

A fiabilidade não temos dados para responder a isso na ZWAME. Infelizmente.

bem assim sendo vou optar por um agility e deve de estar mais optimizado para o 7 e pelas specs que vi ganha na leitura e escrita e perde um pouco no buffer ... mass no geral é ela por ela

Back