1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OCZ gold 12800 (1600mhz) não passam de 1440mhz

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por rpedro, 27 de Maio de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 1352)

1. rpedro

rpedro Power Member

bom dia

já consegui, finalmente, estabilizar o cpu a 3.800mhz (200mhz x 19) com 1.29v e QPI 1.325. por exclusão de hipoteses reparei que o que me estava a dar problemas eram as memorias. nem a 3000mhz (200mhz x 15) conseguia sequer entrar no ambiente windows. assim, experimentei por o multi das memorias a 2:6 em vez de 2:8 e... tudo perfeito. estabilidade a 3.800mhz sem grande esforço.

mas agora o estranho é não conseguir passar do 1440mhz das memorias RAM. só as consigo pôr a funcionar com o BCLK a 180mhz. muito estranho já que as memórias são umas OCZ gold 12800 (1600mhz) CL8 (8-8-8-24)

é que a 1600mhz a 8-8-8-24 com voltagens tanto de 1.64 como 1.66 nem sequer inicia o pc.

alguma sugestão ou ideia do que possa ser ou que possa fazer?
    agradecia

2. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Há um settings nos timmings das memórias que equanto maior for a quantidade de memória, maior convem ser esse setting...

Agora não tenho a certeza se é o tRFC... Mas costuma estar a 42 ou 45 e se meteres a 72 para 4 Gbs (não sei quanta memória tens) é capaz de ajudar...

Experimenta e logo vês se ajudou...

3. rpedro

rpedro Power Member

sim, é isso. tenho 3gb (3x1) ddr3.
    no forum da OCZ referem que quando se passa dos 1600mhz se deve por 88.
    mas deu em nada, nao inicia na mesma o pc. quase que aposto que tenho alguma das memorias estragada.

eu ja consegui estabilizar a 3600mhz (200mhz x 18) e as memorias a 1600mhz (8-8-8-24) a 1.66v. vcore 1.325v e qpiram a 1.35v. 10 runs de Linx, 5 de intel burntest e nenhum erro. temperatura maxima de 79ºC.

mas quando voltei a ligar o computador, nada. ficou ali em stanby e só desligando e voltando a ligar é que dá. dá-me um erro de "overclocking failed", F1, tenho de ir à bios e só baixando as memorias para menos de 1400mhz é que consigo entrar no SO.

4. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Então, indo por partes:

1º - Qual a voltagem de origem das memórias????
    2º - Qual o chipset da board?

Depois, vendo o que escreveste, e eu não conhecendo os i7, mas pelo que vi é um desses que tens, a temperatura do cpu não estará muito alta em full load?

E o PC ficar tipo em Stand By é pelo falha do OC que detectou. Isso é normal...

E fizeste esse OC que falaste por software ou pela BIOS???

5. rpedro

rpedro Power Member

os valores que ponho são os estabelecidos pela marca para as minhas memorias. voltagem 1.65v (eu ponho 1.64v ou 1.66v, já que a p6t salta de 2 em 2 mv)
    timinigs de 8-8-8-24, também como refere a ocz.
    velocidade 1600mhz (200mhz do BCLK x multi 8)

tudo conforme a marca!

nemhum erro no memtest e tudo limpo com 10 runs de Linx

a board é a P6T normal... e as temp estão dentro do normal para um i7 a 3600mhz/3800mhz em full

faço tudo pela bios.

6. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eu andei a testar umas OCZ Platinium Edition e tive muitas dificuldades numa board x48...

Acabei por pedir ajuda lá no forum deles e se procurares lá posts meus vês o que me lá disseram e estranho essas memórias terem votlagem tão baixa... As que eu estava a testar disseram-me lá para colocar a 1.90v ou 1.95v...

Se quiseres vais ao forum da OCZ, procuras posts do meu nick (PsySc0rpi0n com zeros no lugar doz O's) e lês o que me disseram na altura para fazer...

Pode ser que te ajude... Eles próprios dizem lá que com o x48 e apartir de uma determinada frequência, é necessário um fine tunning, pelo menos naquela altura... Agora se calhar as BIOS já vêm melhorzitas nesse aspecto.

cUMPs...

7. rpedro

rpedro Power Member

memórias ddr3 3x é 1.65v. acima disso é complicado. tanto é ,que na bios ,refere como limite de voltagens para a ram esse valor.

8. rpedro

rpedro Power Member

eu estive a ver o forum da asus e da ocz e há muita gente a queixar-se do mesmo, que não consegue colocar as memorias (OCZ) a 1600mhz em boards P6T.

será alguma incompatibilidade???

9. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

As que eu tinha em teste, que até as tenho à venda também, eram 1.80v de origem senão me engano... Isso depende da qualidade e do público alvo... Tipo se é para Occer's, é normal que tenham especificações mais agressivas, se é para sistemas low-end, as especificações são mais barndas...

Penso que era mais uma questão de fine tunning...

Se procurares lá pelo forum da OCZ e até noutros foruns, vais encontrar posts de um tal Tony que faz parte da OCZ e ele explica lá quais os problemas e possíveis soluções...

10. rpedro

rpedro Power Member

ja tinha pensado nisso, para ver se era algum modulo que tivesse erros. em que slot é que ponho o modulo?. é no laranja mais proximo do cpu não é?

hmmm, será que abririam a mpinfor só para mim :)

era mais facil que tivessem erros, mandava para rma directo para a marca e pedia se me trocassem por uma platinum...

11. RSC

RSC Power Member

Sim, em princípio será no primeiro slot dos recomendados para instalação de 3 dimms.

Pois... Isso é que complica tudo. Podes tentar enviar um mail ao apoio a cliente da OCZ, explicar a situação e tentar trocar as memórias directamente junto deles por outras que sejam compatíveis com a board.

12. rpedro

rpedro Power Member

para testar cada modulo independente dos outros devo-o testar com tudo em default, ou seja à velocidade que a bios define a memoria (1033mhz neste caso)?

13. Pedro18

Pedro18 What is folding?

Não, o propósito de testares só um módulo de cada vez é testar à sua velocidade default, a 1600 para ver se dá ou se ha algum dos módulos que não funcione a essa velocidade, podes ter um módulo danificado e os outros ficarem capados por causa desse que esteja danificado.

14. rpedro

rpedro Power Member

mas a velocidade default é 1033 (digo default pela bios). 1600mhz é o que a marca diz que estão certificadas para isso. para fazer 1600mhz é atraves de oc. 133mhz x o multi 12 (1600mhz) no caso de nao ter oc no cpu.

mas percebi. tenho de as pôr as 1600mhz para as testar. obrigado. mal chegue a casa faço isso e depois digo algo.

15. RSC

RSC Power Member

Exacto. Testa 1 módulo de cada vez, com os timings e voltagens indicados pela marca.

16. rpedro

rpedro Power Member

pessoal, deixem lá isso.

a questão de tentar um modulo de cada vez a 1600mhz para ver se algum tem erros...
    é assim: nenhum deles consegue arrancar a 1600mhz...
    mesmo assim testei-os a 1333mhz individualmente e nenhum continha erros. usei o Linx e o Memtest.

ou seja, o meu cpu não deixa as memorias correr a 1600mhz não sei porque.

17. RSC

RSC Power Member

Mesmo com o CPU @ stock não consegues correr nenhum módulo a 1600MHz?

18. rpedro

rpedro Power Member

mesmo com o cpu em stock não consegui. a única vez que foi mais longe foi até ao loading do SO, mas fica tudo preto e nao sai dali. das outras vezes fica em standby no inicio depois do arranque e nao sai disso. com um modulo de cada vez só consegui correr a 1333mhz.

quando tinha os 3 modulos postos e andava a testar a melhor configuração overclocked consegui po-las a 1600mhz entrando no SO e correndo o Linx e o Prime95, mas depois quando reiniciei o pc ele ficou em standby e so baixando para menos de 1400mhz é que voltei a conseguir entrar no SO sem dar erro de "Overclocked failed". mas nunca mais consegui...

cá para mim está a pedir um QPIram altissimo, já que o máximo que assumi foi 1.40v.

19. RSC

RSC Power Member

Tens a última BIOS?

20. rpedro

rpedro Power Member

sim, 6.0.3.

não será como tu disseste noutra thread que havia marcas a referirem QPI de 1.50 ou 1.60v para as velocidades 2000mhz como as tuas?

será que as minhas também só funcionam a 1600mhz certificados pela marca a QPI altos?
    embora eu andei pelos foruns da ocz e mesmo da asus e muita gente se queixava que nao conseguiam por as memorias a 1600mhz e eles (adm. da OCZ) nunca referiam QPI elevados. 1.35v-1.40 no maximo.

e foi por um desses foruns que encontrei alguem a dizer que poderá haver cpus que nao admitem essas velocidades para as memorias, nomeadamente se os cpus forem versões OEM...

Partilhar esta Página