OCZ Vector 180 240GB. Teste de longa duração

Mesmo que carregasses o SO para a RAM, tenho duvidas que ultrapasse uma torre da mesma altura com HDD.
Sem duvidas que deve de ter ficado muito melhor, mas um SSD não pode ser a solução para todo o mal do mundo. Se lhe abrires uma qualquer coisa mais gordita que canse o CPU aos PCs mais antiguitos(por exemplo o matlab), pouco deves de sentir em melhoria.

É mais do que óbvio que um SSD não te vai dar mais poder de processamento. :p
Mas se reparares bem, podes ter o CPU mais potente do mundo, o que te estraga a fluidez da utilização de um PC é o tempo que passas à espera que ele carregue aplicações e ficheiros. É aí que o SSD faz toda a diferença. Melhora incrivelmente a resposta do sistema.
O meu portátil carrega o SO em 10 segundos e fica imediatamente pronto a utilizar, sem qualquer lag. Abro o browser ou o excel ou o autocad praticamente instantaneamente. Abro e vejo fotos e salto entre elas sem nenhum atraso. Nenhum desktop da altura (e arrisco a dizer moderno, também) com um hdd faz isso. Nenhum.
É isso que um SSD faz por ti, melhora a tua experiência de utilização exponencialmente. O sistema simplesmente responde.
Mas não lhe dá poderes que não tinha, isso não.
 
Última edição:
Já que não aceitas testes sintéticos vamos então para um real. Um dos meus testes de longo prazo consiste compilar e correr um projecto que por acaso é o que trabalho todos os dias.

Fui testar no meu HDD e arrancar o modo debug do projecto passou dos 35s para 1m19s - mais do dobro. Imagina o que é o dia todo a fazer alterações e esperar mais de um minuto para poder testar :-D
Assim já parece mais worthwhile para um programador. Agora já estás a falar a minha linguagem.
"Ah, segundo o benchmark é 1234567890x melhor"
E na vida real?
"Poupas 40 segundos cada vez que queres fazer algo que fazes frequentemente com um IDE"
Era isso que queria ouvir.

Isso ao fim de uns dias já são uns minutos perdidos, e tempo é dinheiro (bem, no meu caso é nota nas cadeiras :p)
Não me importa perder 10 segundos uma vez ao dia e mais 1.5 segundos de vez em quando, mas já importa se ao fim do dia somar para algo significativo.

Quando à pergunta relativa aos SSDs de muito baixa gama/usados, vale a pena?
Como já disse, estes são um pouco para o caritos :/
 
@DigitalBoy , dissemos isso vários vezes, tu é que não percebeste o que queríamos dizer.
Só quando dissemos devagarinho e uma coisa que entendes é que chegaste lá.

também faço programação e acredita que os tempos de recompile e ver o código a correr reduzem drasticamente. Quanto maior o projecto, mais tempo ganhas por dia.
E isso em quase TUDO !!!

Como dissemos, experimenta um e depois diz algo.
tens SSD novos de 120/128GB a 50€. Junta e compra em Janeiro/fevereiro nos saldos
 
Tive a noção do que realmente fazia um SSD quando em portáteis iguais eu decido colocar 8Gb de RAM e um amigo meu no dele coloca um SSD e mantém os 4Gb de RAM.

Isto numa altura que os SSD de 120Gb rondavam preços bem altos.

A diferença de um SSD para outro disco é enorme e face aos valores de hoje pelo menos para OS vale a pena ter um.

Tive a ler mais sobre a OCZ e efectivamente caso não ganhe o sorteio vou na mesma seguir de perto esta thread pois não tarda quero fazer upgrade ao meu SSD e gostei do que a OCZ fez com estes discos.
 
Compras um SSD de 120GB da Crucial ou da Samsung ai na casa dos 50-60€, no fim de semana talvez até abaixo disso.
SSD's marca branca/low end ou usados não me metia nisso.
 
O mercado dos SSD tem andado estagnado, não há nenhum rasgo de criatividade por parte das marcas para se diferenciarem da concorrência.

A OCZ decidiu cativar novos clientes com adição do programa de RMA directo com a marca e com o PFM+, já para não falar dos 5 anos de garantia.

É ligeiramente mais lento e mais caro que o Crucial MX100, mas tudo somado, a balança acaba por pender para o OCZ.

Parabéns pela excelente iniciativa ! :)
 
Deixaram-me tentado. Vou ficar de olho nos classificados, pode ser que arranje alguma pechincha.
Um destes é que vinha a calhar visto que tem a garantia bem grandita, logo mesmo usado vão-se encontrar com garantia. Ano que vem devem de começar a aparecer.

Obrigado pelos esclarecimentos.
 
Epá se eu ganhar o SSD o @DigitalBoy fica com ele :P
Nem lhe daria um uso digno. 90% da minha 'computação' é feita num eee pc. Enquanto que a torre em casa pode dar uso ao SSD duvido que o eee mereça tal bicho. Talvez seja por isso que também nunca tive grande pressa para melhorar a torre com SSD's e coisas do género, porque infelizmente não tenho tempo para a utilizar (só aos fins de semana e férias).

Depois do vosso feedback definitivamente haverei de fazer o upgrade no médio-prazo, mas só me vai servir de algo em 3/4 meses por ano.

Quando fizer up do portátil ver se é para um que traga já um SSD, mas estou a ver se aguento até aos Zen(fim de 2016) na expetativa de ver os preços do HW a descer, e até lá os SSDs também haverão de baixar.

Quem quer que seja que o ganhe que lhe dê um bom uso ;)
 
O meu primeiro SSD, um EVO 840 foi o melhor upgrade que alguma vez fiz, sem dúvida nenhuma. Foi é caro na altura, 170€ por 250GB custou a dar mas valeu a pena.

Agora ando a ver se lentamente todos os PC cá de casa ficam com um SSD, faz toda a diferença. Andava de olho nos preços dos OCZ, se fizessem uma promoçãozinha de natal e baixassem os preços de 240GB acho que vinham pelo menos 2 cá para casa.

Há uma diferença de performance muito grande entre os Trion 100 e os Vector 180?
 
Um destes é que vinha a calhar visto que tem a garantia bem grandita, logo mesmo usado vão-se encontrar com garantia. Ano que vem devem de começar a aparecer.

É pena em Portugal os portes serem tão caros. Gostava de te arranjar um SSD por algum tempo para ter o teu feedback. Depois manda PM. Se fores de Coimbra ficava mais simples.

Eu também sou dos que acho que um SSD muda tudo. Experimentei este setup e sendo bastante mais rápido do que o meu portátil no dia a dia não preciso de tanta performance e o SSD que tenho no portátil funciona (já vinha, tenho um MacBook Pro de 2012) para teres uma ideia.

Lembro-me bem de usar discos mecânicos e é mesmo difícil agora usar. Como acabo sempre por dar algum suporte a familiares digamos que é penoso usar discos mecânicos no sistema.

Há uma diferença de performance muito grande entre os Trion 100 e os Vector 180?

Sim. Penso que ficavas melhor com o ARC 100 do que com o Trion. Claro que podendo o Vector 180 tem mais dois anos de garantia (5 em vez de 3). Na review dele tens os benchmarks com os 3. Faz a tua avaliação. Em dados incompressíveis sofre bastante na escrita.
 
Lembro-me bem de usar discos mecânicos e é mesmo difícil agora usar. Como acabo sempre por dar algum suporte a familiares digamos que é penoso usar discos mecânicos no sistema.

Dito assim, parece que os mecânicos já sairam de circulação há uns anos :P
Usei mecânico no portátil até ele morrer há uns meses. Era penoso ter de o usar pela falta de resposta que tinha. Já no meu ITX, comprei um SSD de 128GB em segunda mão por 30€, um Corsair por acaso. Não tenho uma única coisa a apontar, funciona que é um mimo. Para quem quer ir por segunda mão, é bom pedir as estatísticas SMART para se ter noção de estado geral do SSD. Não garante que não falhe, mas já é um bónus vs os HDD, ao menos sabes alguma informação útil.

De resto, só tenho pena de não poder participar. O meu pai anda a precisar de um bichito destes :D
 
Boas também vou seguir com atenção este post .
Tenho um samsung SSD 840 EVO 250GB já a uns 2 anos e estou contente com o desempenho ate agora, vamos la ver se se mantém.
 
Back
Topo