OCZ Vector 180 240GB. Teste de longa duração

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
IMG_8499.jpg

A OCZ lançou-nos o repto de fazermos um teste que nunca tinha sido feito na ZWAME. Cinco membros da ZWAME receberam um SSD OCZ Vector 180 240GB que vão utilizar durante um ano e dar-nos feedback da experiência.

Nós já testamos diversos SSDs no passado e inclusivamente a este modelo mas nesse teste falta sempre algo que é precisamente o que vamos ter aqui. Em primeiro lugar testar em sistemas diferentes, nós testamos num único sistema e recentemente de modo a podermos tecer comparações o sistema foi sempre o mesmo de modo a não introduzir variações nos resultados. Em segundo lugar, há sempre a urgência na publicação dos resultados, algumas vezes temos tido os SSDs antes de serem lançados oficialmente pelo que temos uma data para a publicação de modo a sermos em conjunto com as outras publicações, os primeiros, mas desta vez é diferente, vamos poder perceber o que acontece durante um longo período de tempo. Não há qualquer limitação de utilização, tipo de utilização, sistema ou outro.

Mensalmente teremos reports do que aconteceu entretanto.

A escolha dos participantes prendeu-se exclusivamente com critérios de participação e conhecimento. É um grande risco para a marca e para a ZWAME. Para a marca porque ao ser um SSD a fiabilidade irá constantemente ser colocado à prova, para a ZWAME por confiar esta tarefa a diversas pessoas diferentes que podem não levar o teste até ao final e que acabam por ter nas suas mãos poderem existir no futuro mais iniciativas como esta.

Não seria necessário referir para os que nos conhecem que os resultados e as incidências que acontecerem serão sempre apresentadas. Naturalmente que estamos cientes que se algo sucede de menos positivo vai ser possível criticar mas a verdade é que nenhuma outra marca teve até ao momento semelhante teste efetuado na ZWAME pelo que o risco que a OCZ está aqui a assumir é de valorizar.

Ao longo dos próximos dias e depois de mês a mês teremos feedback.

Estão convidados para a discussão.


introdução ao SSD

A linha OCZ VECTOR 180 usa SATA3 6GB/s como interface, controlador Barefoot 3 M00 que é um pouco mais rápido do que as restantes gamas da OCZ, utiliza as novas memorias NAND MLC 19nm feitas em casa pela marca mãe ( Toshiba ).

Resumo especificações mais técnicas :

•Até 550 MB/s Leitura sequencial
•Até 530 MB/s Escrita sequencial
•Até 100,000 IOPS 4KB leitura aleatória
•Até 95,000 IOPS 4KB escrita aleatória
•Garantia 5-Year ShieldPlus
•7mm altura ( compatível com notebooks ultra-finos )


Além destes valores teóricos promissores, a marca anuncia um MTBF gigantesco de 2.3 milhões de horas. A juntar a isso as memorias NAND MLC 19nm estão desenhadas para funcionar pelo menos durante 5 anos com um peso de movimentação diário até 50GB de escrita. Apesar de serem apenas indicadores teóricos, não deixa de ser uma boa noticia que os SSD domésticos comecem a aparecer com este tipo de valores deixando para trás o "velho" mito de darem a alma ao criador sem qualquer motivo e que conseguem aguentar já uma utilização intensa e continua sem nos preocupar com a saúde do mesmo. Só boas noticias para todos nós consumidores.

Em teoria temos um SSD direccionado para os entusiastas que pretendem um pouco mais de performance, qualidade e durabilidade do seu SSD, rivalizando com a serie Samsung 850 PRO ou Sandisk Extreme em vários parâmetros.

Software de gestão SSD Guru

SSDGuru.jpg


Garantia de 5 anos com o serviço ShieldPlus

ShieldPlus.jpg
 
Última edição:
Antes demais quero agradecer à Zwame pelo voto de confiança na minha escolha como um dos utilizadores para este teste.
Já uso há algum tempo um SSD com características semelhantes, o Samsung 840 EVO numa capacidade semelhante (250Gb), por isso creio que acaba por ser uma comparação justa.

Estado SSD Mês 0-6


Estado SSD Mês 7
CrystalDiskInfo
diskinfo201604.png


SSD Guru
guru201604.png

Estado SSD Mês 8
CrystalDiskInfo
diskinfo201605.png


SSD Guru
guru201605.png

Estado SSD Mês 9
CrystalDiskInfo
Diskinfo201606.png


SSD Guru
Guru201606.png

Estado SSD Mês 10
CrystalDiskInfo
war_diskinfo_07.png


SSD Guru
war_ssdguru_07.png

Estado SSD Mês 11
CrystalDiskInfo
Diskinfo201608.png


SSD Guru
Guru201608.png

Estado SSD Mês 12

CrystalDiskInfo
diskinfo201609.png


SSD Guru
ssdguru201609.png



Unboxing

Achei por bem fazer umas fotos do unboxing do SSD, apesar da review da zwame já incluir fotografias semelhantes.

O SSD chega-nos numa caixa de cartão, protegida por uma leve película plástica que nos assegura que o SSD nunca foi usado.
Existe um autocolante no canto inferior direito que indica a capacidade do SSD.

IMG_5335.jpg


A traseira da caixa aparenta ser comum a todos os modelos, anunciando a velocidade/IOPS das várias capacidades do Vector 180.

IMG_5336.jpg


Ao abrir a caixa somos presentados com uma promessa simples:

"There is a faster, more responsive computing experience inside this box"

É isso que queremos descobrir :)

IMG_5355.jpg



Após abrir a caixa encontramos o SSD dentro de uma caixa plastica e é ainda incluído um suporte para montar o SSD numa baia 3.5" (tamanho tradicional dos HDDs de desktop):

IMG_5338.jpg


IMG_5340.jpg



IMG_5345.jpg


IMG_5344.jpg


IMG_5346.jpg


IMG_5347.jpg


É incluída uma licença do Acronis True Image HD, que permite fazer clone do disco anterior para o novo SSD. Adicionalmente é incluído um pequeno manual de instalação.

IMG_5341.jpg


É recomendado pela OCZ que, em caso de problemas, se trate do processo de RMA diretamente com o fabricante (a própria OCZ). É sempre bom ter esta opção, e muito provavelmente poupa tempo de resolução, no entanto de um ponto de vista legal, não posso deixar de alertar que ao seguirmos este caminho teremos menos direitos, nomeadamente a devolução do valor da compra caso o prazo de reparação de garantia ultrapasse os 30 dias consagrados pela lei portuguesa (mais informação aqui).

IMG_5342.jpg



A montagem do SSD no suporte é feita através de 4 parafusos que são incluídos.

IMG_5349.jpg


IMG_5350.jpg


No meu caso, pretendia montar o SSD na minha caixa, uma Cooler Master HAF 932, que possui um sistema de gavetas que facilita o processo de montagem/desmontagem de HDD, permitindo a sua utilização sem necessidade de usar parafusos (usando um sistema de borracha/metal).

No entanto foi aqui que a instalação encontrou um contratempo, devido ao tamanho reduzido do suporte, não é possível prender nos 4 apoios da gaveta (colocados na medida tradicional dos encaixes de um HDD)...

IMG_5351.jpg


A solução para deixar o disco bem preso à gaveta foi ignorar os 4 apoios nas pontas da gaveta e usar o apoio ao meio, recorrendo a parafusos para prender o suporte à gaveta.
No entanto para isto ser possível foi necessário remover 2 dos apoios, pois nessa posição o suporte embatiam nos apoios da gaveta.

IMG_5352.jpg


IMG_5353.jpg


IMG_5354.jpg

Benchmarks

Hardware utilizado:

CPU: i7 4770K @ 4.2GHz
Motherboard: Asus Z87-PLUS
Memory: 2x8Gb G.Skill TridentX 2400MHz
Operating System: Windows 8.1

Bench SSD Mês 0-6


Bench SSD Mês 7
AS SSD
assd%20201604.png


CrystalDiskMark
diskmark201604.png

Bench SSD Mês 8
AS SSD
as-ssd-benchOCZ-VECTOR18016.05.2016.png


CrystalDiskMark
diskmark201605.png

Bench SSD Mês 9
AS SSD
as-ssd-bench%20OCZ-VECTOR180%2017.06.2016%2019-17-38.png


CrystalDiskMark
Diskmark201606.png

Bench SSD Mês 10
AS SSD
as-ssd-bench%20OCZ-VECTOR180%2018.07.2016%2019-16-39.png


CrystalDiskMark
war_diskmark_07.png

Bench SSD Mês 11
AS SSD
as-ssd-bench%20OCZ-VECTOR180%2019.08.2016%2018-42-29.png


CrystalDiskMark
Diskmark201608.png

Bench SSD Mês 12

AS SSD
as-ssd-bench%20OCZ-VECTOR180%2026.09.2016%2021-25-46.png


CrystalDiskMark
diskmark201609.png
 
Última edição:
Foi-me lançado o desafio pela ZWAME para participar nesta avaliação pouco ortodoxa e interessante para toda a comunidade e antes de entrar em detalhes acerca do SSD aqui fica uma breve introdução sobre mim.

Desde que me lembro que sou gente que sou um entusiasta em tudo o que é tecnologia. Comecei o meu primeiro contacto com a informática na era do MS-DOS e sempre fui bastante interessado em tudo relacionado com programação, jogos, modelação 3D e hardware. Atualmente mantenho um grande interesse nas mesmas áreas apesar de profissionalmente ser programador em áreas distintas. Sou um devorador voraz de tudo o que é notícias e artigos relacionados com tecnologia que, juntamente com o meu background de electrotecnia e informática, foi-me dando uma enorme bagagem de conhecimento.

Ao longo dos anos já tive vários SSDs e aqui fica um breve resumo das minhas experiências:

O meu primeiro SSD foi um intel 320 de 120GB que utilizei em paralelo com o HDD WD Black de 7200rpm num portátil. Foi o meu primeiro SSD e como tal o salto de performance foi incrível! A velocidade não era das melhores mas prometia uma fiabilidade acima da média. Infelizmente após pouco mais de 2 anos fiquei com o famoso bug em que o SSD ficava com 8MB e acabei por desistir da unidade.

Comprei posteriormente um OCZ Agility 3 de 240GB. Apesar de ser um SSD de entrada de gama e ser da infeliz série de SSDs que dava problemas, ainda hoje se encontra operacional num portátil e já possui mais de 1 TB de escritas.

Quando decidi voltar a montar um PC torre queria algo com mais capacidade de optei por um Samsung EVO 840 de 500GB. Fiquei bastante satisfeito com o mesmo até começar a ter o famoso bug de começar a degradar brutalmente a velocidade de leitura. Saíram novos firmware que supostamente corrigem o problema e ferramentas que retificam a velocidade mas o dano estava feito. Dificilmente vou conseguir ter confiança no SSD e preocupa-me que um dia ele se queixe do desgaste das otimizações de performance. Entretanto é garantir backups sempre em dia.

No portátil de trabalho utilizo um Crucial BX100 de 240GB e até hoje não tive razões de queixa.

Finalmente chegou a altura de dar as primeiras palavras relativamente ao OCZ Vector 180. A primeira surpresa agradável ao abrir a caixa foi a inclusão do adaptador para 3,5’’ com um look agradável com o branding da OCZ – são aquelas pequenas coisas que por vezes fazem a diferença. Para muitos, como eu, este adaptador não é necessário mas para os que for necessário é algo muito positivo.

A minha segunda surpresa foi o peso maciço do SSD em si. Normalmente um SSD varia entre os 30-50g e este SSD pesa uns incríveis 115g! Para ser honesto não sei se este ponto será positivo ou negativo. Por um lado o peso extra dá uma sensação de premium, de que é algo sério e resistente e não um brinquedo como acontece com o peso quase nulo do Samsung EVO 840 de 500GB por exemplo. Por outro lado poderá ser preocupante para quem queira colocar este SSD num portátil ultra leve onde será suficiente para provocar desequilíbrio.

Uma vez instalado tudo correu bem tendo sido logo detetado pela motherboard. Nos meus testes iniciais mostrou ter uma performance um pouco acima de qualquer outro SSD que possuo (o que seria de esperar). Tinha uns milhares de fotos e vídeos para editar o exif e decidi então dar uso a este SSD e a performance foi impecável, tendo estado quase sempre a saturar a interface, o que é bastante positivo. Decidi passar para ele a minha instalação Windows e usar como daily driver e até agora estou agradado com a performance.

A utilização do PC será bastante mista:
  • Utilização leve de internet/media center;
  • Jogos (mantendo a instalação dos mesmo no SSD);
  • Manipulação de fotos;
  • Algumas BD’s SQL (de projetos pessoais/profissionais).

Agora vai começar o verdadeiro teste e dar uso contínuo ao longo de meses para verificar se o SSD mantém a performance e se é fiável.

Finalmente gostaria de agradecer à ZWAME e à OCZ pelo desafio.

Para monitorização do SSD irei utilizar o seguinte:

  • Alguns dados do SMART como o total escrito/lido, número de horas de funcionamento e número de arranques do SSD
  • Benchmark CrystalMark para uma análise simples e rápida do estado da performance
  • Teste caseiro de compilação e execução de modo debug de uma solução GRANDE no visual studio 2015 (este teste apenas comecei a executar a partir de Outubro).

A seguinte tabela será actualizada ao longo dos próximos meses:

muddybenchs201609.PNG

Setembro:
OCZGuru1.png


OCZGuru2.png


Crystal.png

Outubro:
SSDGuru102015.png


CrystalDiskMark102015.png


Como poderão verificar mais facilmente na tabela de benchmarks, não existem alterações significativas nos resultados do CrystalMark. Apesar de já ter tido algum uso e maior taxa de ocupação as variações são ligeiras.


Novembro:
muddyguru201511.png


muddycrystal201511.png


Novamente não são notadas grandes diferenças na performance o que é bastante positivo. Até agora posso dizer que é um SSD fiável com performance boa. Vamos ver se assim continua nos próximos meses ;)

Dezembro:
muddyguru201512.png


muddycrystal201512.png


Tal como tem sido uma constante a performance mantém-se aproximadamente a mesma o que continua a ser positivo. Vamos esperar pelos próximos meses ;)

Janeiro:

muddyguru201601.png


muddycrystal201601.png


Mais um mês passou e novamente o SSD se encontra de boa saúde :)

Fevereiro:

muddyguru201602.png


muddycrystal201602.png


Mais um mês passou e tudo na mesma com a excepção de um teste que é o lançamento do debugger de um projecto grande MVC e WebAPI no VS2015. É difícil perceber se o SSD será o culpado pois este teste pode ter sido afetado por updates do windows ou visual studio ou por ter adicionado mais um SSD ao sistema.

Março:

muddyguru201603.png


muddycrystal201603.png


Mais um mês passou e tudo na normalidade. Curiosamente o benchmark que estava a apresentar piores resultados no mês passado do nada começou a apresentar os mesmos valores de antes. Honestamente não consigo explicar o comportamento pois nada mudou e repeti os testes várias vezes para garantir que não tinha sido algo momentâneo.

Abril:
muddyguru201604.png


muddycrystal201604.png


Mais um mês e tudo continua tal como o esperado ;)

Maio:

muddyguru201605.png


muddycrystal201605.png


Mais um mês e nenhuma surpresa.

Junho:

muddyguru201606.png


muddycrystal201606.png

Julho:

muddyguru201607.png


muddycrystal201607.png

Agosto:

muddyguru201608.png


muddycrystal201608.png

Setembro:

muddyguru201609.png


muddycrystal201609.png
 
Última edição:
Começo por agradecer à Zwame e à OCZ o convite e a oportunidade de participar neste teste.

No meu caso, irei usar este OCZ Vector 180 como drive de sistema, substituindo, nessa função, um Kingston V300 120GB, numa utilização que passará pela internet, multimédia, edição de imagem leve e algum CAD. E, agora que tenho espaço extra, também não deixarei de experimentar correr alguns jogos a partir do SSD. Esse V300 será, então, o termo de comparação mais imediato.
Acrescento só que nunca tive, nem tenciono começar a ter, qualquer cuidado especial com SSDs. Na minha opinião, este tipo de drive já teve tempo suficiente para amadurecer, e se pretende substituir os HDDs tradicionais, deve fazê-lo sem reservas.

Com a drive na mão, nota-se que este OCZ Vector 180 é de uma classe acima logo pela embalagem, que contrasta com o “blister” plástico do V300.
Essa boa primeira impressão continuou ao ver que, além do SSD, a embalagem continha um adaptador para baias de 3.5” e todos os parafusos necessários à montagem da drive, que me foram bastante úteis.
Outro pormenor interessante é a inclusão de uma licença do software de migração de dados Acronis True Image HD, para quem preferir essa via de upgrade. Pessoalmente optei por uma instalação do Windows de raiz.
O SSD em si impressiona pelo peso. É uma avaliação subjectiva e um pouco “à antiga”, claro, mas gostei da solidez e qualidade de construção que esse elevado peso faz subentender.

Quanto à performance, nos testes, mesmo limitado pelas portas SATA II do meu sistema, este Vector 180 destrói o V300, particularmente na velocidade de escrita, tempo de acesso e em IOPS.
Na prática, por enquanto apenas notei uma ligeira melhoria nos tempos de instalação de software, mas o tempo que passei com ele ainda foi muito limitado. O verdadeiro teste começa agora.

Ficam aqui os resultados de alguns testes à drive com o Windows 10 acabado de instalar. Volto a frisar que o meu sistema apenas dispõe de portas SATA II (Asus P7P55D LE).

AS SSD Read/Write

as%20transf.jpg


AS SSD IOPS

as%20iops.jpg


CrystalDiskMark

crystal.jpg


SSD Guru Dashboard

guru_dashboard.jpg


SSD Guru SMART

guru_SMART.jpg



A titulo comparativo, deixo também os resultados do mal amado V300 nos mesmos testes:

AS SSD taxas de transferência

as_transf.jpg


AS SSD IOPS

as_iops.jpg


CrystalDiskMark

crystal.jpg



Update do 1º mês (Outubro):
Após um mês de uso, depois de 202horas ligado e de 533GB escritos para o disco, o OCZ Guru indica que a drive permanece de plena saúde:

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/gurudash_mes1.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/gurusmart_mes1.jpg

A crer na resistência anunciada de 50GB/dia por 5 anos, terei SSD para cerca de 15 anos, a este ritmo.

Os benchmarks produziram números praticamente iguais aos do dia 0:

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_transf_mes1.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_iops_mes1.jpg

http://s18.postimg.org/wnthpj609/crystal_mes1.jpg

Com o disco a saturar o SATA 2, é de esperar que estes números se mantenham estáveis até ao fim. Daqui por 11 meses se verá.

Em geral, mesmo vindo de um SSD considerado extremamente fraco, continuo a não notar grandes diferenças na utilização diária, mas notei um pouco mais de celeridade na exportação de grandes quantidades de ficheiros no Adobe Lightroom.
No próximo mês já deverei ter alguma experiência com jogos instalados no SSD. Até lá!

Update do 2º mês (Novembro):
https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/gurudash_mes2.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/gurusmart_mes2.jpg

A drive mantêm-se de plena saúde, com médias diária de 17 horas ligada e de 13GB de dados escritos.

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_transf_mes2.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_iops_mes2.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/crystal_mes2.jpg

Com o espaço ocupado a aproximar-se dos 50%, a performance mantêm-se praticamente igual, com alguns valores ligeiramente superiores ao mês passado, até.
Este mês experimentei, finalmente, um par de jogos a correr do SSD. As melhorias nos tempos de loading são dramáticas e, embora de importância relativa para o jogo em si, é algo a que me poderei habituar demasiado facilmente.
Dentro de um mês cá estarei, com o update do 1º trimestre.

Update do 3º mês (Dezembro):
Começando pelo estado de saúde da drive:

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/gurudash_mes3.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/gurusmart_mes3.jpg

Este foi um mês mais calmo que os anteriores no que toca a GB escritos. Ainda assim, a drive leva já quase 4,5 escritas integrais.
De resto, nada a assinalar, 0 problemas até ao momento.

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_transf_mes3.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_iops_mes3.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/crystal_mes3.jpg

Com o espaço ocupado a atingir os 60%, a performance mantêm-se inalterada.
Não farei grande esforço para gerir o espaço até a taxa de ocupação atingir níveis considerados problemáticos para SSDs, de forma a verificar o comportamento da drive nessas condições.


Durante o próximo mês é provável que a drive seja formatada para uma instalação de raiz do Windows 10. De momento ando a ter blue screens ocasionais com frequência crescente. Felizmente tenho um SSD. A rapidez de reboot ajuda a aliviar a frustração.
A origem do problema penso ser a preguiça associada a um update do Windows 8 para o 10, no lugar de uma instalação de raiz. Karma.
Pela positiva, será uma oportunidade de testar a função de secure erase do OCZ SSD Guru.

Update do 4º mês (Janeiro):

Este mês o OCZ foi transplantado para outro sistema, baseado numa ASRock Z170 Extreme4, pelo que será usado em SATA 3 pela 1ª vez. Esperava ter de efectuar uam instalção do SO de raíz, mas comecei por experimentar uma ligação directa e, surpreendentemente, tudo funcionou sem qualquer problema. Inclusive, os BSODs que tinha no sistema anterior ainda não se manifestaram, pelo que a instalação de fresco fica, para já, adiada.
Passemos então ao estado geral do SSD e resultados em SATA 3.

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/guru_dash_mes4.jpg
https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/guru_smart_mes4.jpg

Quase 75% de espaço ocupado e de plena saúde. A maior diferença, este mês, vê-se na ausência da sugestão para ligar a drive a uma porta SATA3. :D

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_iops_mes4.jpg
https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_transf_mes4.jpg
https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/crystal_mes4.jpg

A performance deu, naturalmente, um enorme salto, estando agora em linha com os resultados obtidos pelos restantes participantes neste teste.
Na prática, no entanto, tenho de confessar que a diferença não é tão dramática. O tempo de boot melhorou um pouco (ao que a nova plataforma também não será alheia), mas no dia a dia não se nota a diferença. Em SATA2 a resposta já era praticamente instantânea.
Mais uma demonstração de que não é preciso uma máquina de ultima geração para tirar partido das vantagens que um SSD oferece.

Em breve, provavelmente já no próximo mês, planeio fazer uns gráficos que melhor demonstrem a evolução da performance ao longo do tempo. Será, certamente, mais fácil do que comparar múltiplas imagens. ;) Até lá!

Update do 5º mês (Fevereiro):

Este mês a barreira dos 80% de espaço ocupado foi finalmente ultrapassada. Será interessante ver como é que a performance será afectada, daqui para a frente.
Do lado da resistência, com praticamente 2 TB de dados escritos, a drive continua a reportar 100% de vida útil restante.


Os benchmarks mantêm valores semelhantes ao mês anterior.
Como já referi anteriormente, tenho evitado deliberadmente limpar "lixo" desta drive para ver como se comporta quando começa a faltar espçao livre. Agora que a drive ultrapassou os 80% de espaço ocupado, começa a verdadeira prova de fogo.
Dentro de um mês o teste chega ao seu meio-termo. Veremos se até lá a drive vacila, ou se continua a impressionar. Até lá! :)

Update do 6º mês (Março):


https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/guru_dash_mes6.jpg
https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/guru_smart_mes6.jpg

Com meio ano de uso o tempo de vida restante caiu para os 99%.
Tendo em conta que os 2.6TB escritos para a drive representam perto de 3% da resistência anunciada, até encaro uma queda de apenas 1% como um bom sinal.
De resto, a drive continua de plena saúde.

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_transf_mes6.jpg

https://img.zwame.pt/forum/ocz/vector180/sidewalker/as_iops_mes6.jpg

Com 94% do espaço ocupado, a performance não sofreu qualquer alteração apreciável, com apenas os resultados de escrita do CrystalDiskMark a sofrerem uma muito ligeira quebra. Na prática, a drive continua a responder exactamente da mesma forma. Assim concluo que o sobre aprovisionamento embutido na drive é mais do que o suficiente para a sua operação em pleno e que alocar ainda mais espaço para isso apenas serve para desperdiçar capacidade total.

Segue-se uma formatação do sistema, nos próximos dias. Veremos como a drive reage a isso. :)

Update do 7º mês (Abril):


Update do 8º mês (Maio):


Update do 9º mês (Junho):


Update do 10º mês (Julho):

Este mês reinstalei (finalmente) o SO de fresco. Comecei por usar o SSD Utility para criar uma pen com uam versão bootable do programa, que depois usei para efectuar um "secure erase" ao SSD. A pen criada corre o que penso ser uma versão muito leve de linux que inclui, além do SSD Utility, funcionalidade de rede e um browser. Todo o processo decorreu sem qualquer sobressalto. Estes são os resultados após uma instalação fresca do windows 10:

https://img.zwame.pt/sidewalker/OCZ/mes10/as_transf_mes10.jpg
https://img.zwame.pt/sidewalker/OCZ/mes10/as_iops_mes10.jpg

https://img.zwame.pt/sidewalker/OCZ/mes10/crystal_mes_10.jpg

https://img.zwame.pt/sidewalker/OCZ/mes10/graf_mes10.jpg

https://img.zwame.pt/sidewalker/OCZ/mes10/utility_dash_mes10.jpg
https://img.zwame.pt/sidewalker/OCZ/mes10/utility_smart_mes10.jpg

Update do 11º mês (Agosto):


Após um ano:

E eis-nos chegados ao fim do teste. Ao fim de um ano o estado do SSD é o seguinte:
as_iops_mes12.jpg

as_transf_mes12.jpg

crystal_mes12.jpg

sidewalker_perf.jpg


Pode dizer-se que a performance se manteve constante o ano inteiro (salto de SATA 2 para SATA 3 à parte :D ).

utility_dash_mes12.jpg

utility_smart_mes12.jpg

sidewalker_uso.jpg


do lado da saúde, nada a apontar. Penso que a minha unidade foi a mais castigada, ao longo de todo o teste, acabado com ~5,2Tb de daos escritos, mas mantém-se de plena saúde até ao dia de hoje, apesar disso.

Para terminar, gostaria de agradecer mais uma vez à Zwame a oportunidade que me foi dada de participar neste teste.
Espero que tenha contribuído para convencer os mais reticentes de que os reticentes, da OCZ em particular, e de todos os fabricantes em geral, são uma tecnologia madura.
Espero, também, que esta boa experiência permita abrir a porta a mais iniciativas do género, até por parte de outros fabricantes. :)
 
Última edição:
Já ando nisto dos pc's desde 1989 quando me foi oferecido o meu primeiro PC e desde muito cedo que me interessei pelo OC e como rentabilizar sempre o máximo possível todos os componentes.

Nos últimos 3/4 anos com o advento de outras situações na minha vida, o PC ( principalmente jogos ) passou para segundo plano. Neste momento o uso mais usual é internet, office, visualizar filmes e um jogo de simulador de vez em quando.

O PC que tinha antes de iniciar o teste :
Placa mãe : Asus P8Z68
Processador : Pentium G2030 3.0Ghz
Memória RAM : 2x8GB 2133@9-10-9 ( ramdisk 4GB )
Placa Gráfica : GTX 560Ti
HDD/SSD : Corsair Force F120 120GB SSD + 3.5 TB backup
Placa de Som : Onboard 7.1
Fonte : Corsair HX-750W
SO : W10 64bits


Antes de mudar o meu SSD antigo pelo VECTOR corri alguns benchmarks no PC e deu estes resultados. Interessante alguns valores baixos do SSD. Com um máximo teórico de 285/275MB são estes os valores ao fim de 3 anos e meio de uso :

128GB porta 3Gbit
128GB_3gbit.png


128GB porta 6Gbit
128GB_6gbit.png



De referir que depois da troca o novo SSD efectivamente dá um boost enorme nos benchmarks mas no dia-a-dia a diferença quase não se nota. Único sitio que noto uma maior fluidez é na abertura e manutenção de vários softwares/janelas e saltar entre elas.


OCZ Vector 180 240GB 6gbit

240GBOCZ_6gbit.png



Com valores de 550/530MB anunciados, diria que estão bem afinados numa motherboard boa mas já com uns anos em cima. Como andamos a dizer há já algum tempo, não é necessário ter grandes pc's para se rentabilizar um SSD.
Só para elemento de comparação com outros dispositivos que tenho no PC, coloco aqui o mesmo teste no meu disco de backup com 2TB, 64mb cache e 7200rpm :

2TB
2TB_1.png


Onde se nota perfeitamente onde os SSD brilham por cima dos HDD, os aleatorios, enquanto que nos acessos sequenciais os HDD ainda conseguem valores interessantes para o dia-a-dia.

A minha Ramdisk actual. Já foi de 16GB mas agora está apenas com 4GB :

4GB RAMDisk 2133 9-10-9 T2

4GBRAMDISK_1.png



Update do primeiro mês.
São estas as velocidades do Crystaldiskmark e com 553GB escritos e 426GB lidos.
O disco está 49% cheio.

2015_10_15_240GBOCZ_6gbit.png



Resumindo temos a comparação ao fim de 1 mês de uso :
Seq Q32 = 100%
4K Q32 = 93%
Seq = 98%
4K = 99%

Com a troca do meu SSD antigo ganhei um pouco de velocidade, mas penso que o limitante está no cpu dual-core e pouca cache e uma board antiga com algumas limitações.
De resto, abre quase tudo instantaneamente...

Update Segundo mês de uso
2015_11_17_240GBOCZ_6gbit.png


2015_11_17_OCZSSDGURU.png


Velocidade do SSD continua quase igual ao do primeiro dia.
Como estou a ter alguns problemas no meu PC ( portas USB ) não tenho conseguido testar muita coisa em detalhe nos últimos dias. vou tentar resolver a questão e colocar pressão no SSD :D

Terceiro Update - Dezembro 2015
Antes de falar do SSD, vou falar da alteração que tive que fazer no PC. Com muitos problemas que tinha nas portas USB e depois de testar várias combinações, troquei de motherboard e cpu. E para depois de tantas semanas descobrir que o problema era do rato que estava a perturbar todo o sistema.

Resumindo, ficou agora assim o PC :
Placa mãe : Asus Z97-E
Processador : Pentium G3258 @4.3Ghz
Memória RAM : 2x8GB 2400@11-12-11 ( ramdisk 4GB )
Placa Gráfica : GTX 560Ti
Placa de Som : Onboard 7.1
Fonte : Corsair HX-750W
SO : W10 64bits

Verifica-se uma melhoria na fluidez do PC devido ao incremento de 1.3Ghz na frequência do cpu e algumas melhorias nos chipsets da board.
O grande salto que se apercebe no Crystalmark é nas escritas 4K que deram um bom salto face ao que tinha com a board anterior.
2015_12_14_240GBOCZ.png


Criei um ficheiro de Excel parecido ao do Muddy para ser mais fácil visualizar as diferenças entre cada mês.
2015_12_14_ficheiroexcel.png


Até agora estou a sentir o SSD mais rápido que o meu anterior. Não é uma diferença da noite para o dia, mas nota-se um aumento de velocidade em várias situações que torna a experiência mais fluida, como por exemplo a abrir e compilar projetos no Android Studio e ter o FireFox aberto com varias tabs.
Não consigo perceber como o SSD diretamente implica neste aumento per si, mas durante os próximos meses já com esta plataforma vamos ver como se mantem. Nos últimos 2 meses andava com o disco com cerca de 50% ocupado e agora com um update do W10 passou para os 60% e mantem a mesma velocidade. Quando instalar um software grande que preciso para programar na próxima semana vamos ver se conseguimos manter estas velocidades com o disco mais cheio.

2015_12_14_ssdguru.png

Quarto Update - Janeiro 2016

Há medida que o tempo vai passando, vamos tendo certezas do que o SSD consegue fazer.
Depois do upgrade de board e respetivo chipset no mês passado, este mês o SSD apresenta velocidades quase iguais ao período anterior.

2016_01_16_240GBOCZ.png


2016_01_16_ssdguru.png


2016_01_16_ficheiroexcel.png

Quinto Update - Fevereiro 2016
Entramos quase no 6mes de testes e o SSd continua com a mesma performance de quando chegou. Flutuações de 1% de mes para mes são perfeitamente normais e podem ser devido a diversos factores.
Em termos gerais continua a responder a tudo o que lhe atiro, seja browsing diário como utilização de ferramentas mais pesadas e compensa imensa a falta de mais potencia no cpu que é "apenas" um [email protected].

2016_02_17_240GBOCZ.png


2016_02_17_ssdguru.png


2016_02_17_ficheiroexcel.png

Sexto Update - Março 2016
Depois de ter um problema grave nos ficheiros do SO por causa de uma actualização do W10+OC, tive que reinstalar tudo e a performance mantem-se igual ao longo do tempo.
Pouco mais de 2TB de leitura e escrita e uma taxa de ocupação baixa mantem o SSD em top shape :)
2016_03_18_240GBOCZ.png


2016_03_18_ssdguru.png


2016_03_18_ficheiroexcel.png

Setimo Update - Abril 2016
Depois da formatação e clean install do Windows10 a percentagem de ocupação está muito baixa. Ainda não instalei nenhum jogo nem software pesado nele.

Em termos de benchmarks ele apresenta uma ligeira perda de performance quase overall e passou a indicar 99% de tempo de vida do SSD com 2.5TB de escrita e leitura agora.

em termos do dia-a-dia, não se nota qualquer atraso na resposta do mesmo.
É o principal motivo pelo qual o meu G3258+16GB ram tem um fluidez brutal e muito mais rapido a responder a determinadas acções do que muitos bons pc's com i5 ou i7 e com HDD como disco de SO.
So far so good :)

2016_04_16_240GBOCZ.png


2016_04_16_ssdguru.png


2016_04_16_ficheiroexcel.png

Oitavo Update - Maio 2016
2016_05_19_240GBOCZ.png

2016_05_19_ssdguru.png

2016_05_19_ficheiroexcel.png

Nono Update - Junho 2016
2016_06_16_240GBOCZ.png


2016_06_16_ssdguru.png


2016_06_16_ficheiroexcel.png
Apesar de a partir deste mes deixar de ser o meu disco principal de SO, continua com alguma actividade o SSD. Passou a ser o disco onde coloquei os jogos da steam e o Android Studio.
Acrescentei uma nova coluna no ficheiro de excel que compara os valores deste mes com os do mes de Dezembro, mes em que actualizei a board e cpu, e assim termos uma relação entre a velocidade desse mes e o actual.

Em termos de SSD e velocidade, não noto qualquer lentidão no disco ou perda de performance no dia-a-dia. Os valores de benchmarks sintéticos de 0,5% não tem qualquer impacto na sua utilização.
Para já e ao fim de 9 meses, parece quase igual a ser retirado da caixa hoje.
Decimo Update - Julho 2016
2016_07_19_240GBOCZ.png

2016_07_19_ssdguru.png

2016_07_19_ficheiroexcel.png


Existiu uma perda "assinalavel" nos Write 4K este mes. Vamos ver se no proximo mes mantem estes valores ou recupera. Em termos de utilização, com quase 160GB de jogos lá metido e a ser usado diariamente, não noto descida de disponibilidade nos mesmos.

Decimo Primeiro Update - Agosto 2016

2016_08_20_240GBOCZ.png

2016_08_20_ssdguru.png

2016_08_20_ficheiroexcel.png


Face ao meu anterior os valores recuperaram o que tinha descido e agora apresenta valores iguais ao que apresentou nos outros meses anteriores.
Está a 99,5% da velocidade que apresentava em Dezembro quando mudei de board+cpu.

So far so good e a velocidade mantém-se alta.

Decimo Segundo Update - Setembro 2016


2016_09_17_240GBOCZ.png

2016_09_17_ssdguru.png

2016_09_17_ficheiroexcel.png

12 meses depois, e a velocidade continua "igual" como no primeiro dia.
 
Última edição:
TESTE LONGA DURAÇÃO

Introdução
Foi-me dada a oportunidade aqui pelo forum zwame e a OCZ, de em conjunto com outros utilizadores, fazer um teste de longa duração e para o qual desde já agradeço a confiança depositada.
Este artigo não será um teste como é usual encontrar em muitos sites na internet e que consistem em correr uns testes e dar uma opinião final.
Este será um pouco diferente, na medida em que será antes uma narrativa de um utilizador normal no seu dia a dia, evidentemente serão feitos testes iniciais e periódicos para averiguar o estado do ssd bem como a sua consistência ao longo do tempo.
O visado será um ssd da marca OCZ o modelo um Vector 180 de 240GB, este ssd pertence segundo o fabricante à classe entusiasta, com velocidades anunciadas de escrita e leitura ao nível dos melhores concorrentes.
A marca é bastante conhecida no setor entusiasta de à largos anos a esta parte, tendo num passado recente sido comprada pela Toshiba, que a salvou de um encerramento quase certo, sendo o seu foco atual os ssd, tendo soluções para o setor empresarial e domestico, mas sem mais delongas vamos ao que interessa.

Apresentação Pessoal
Sou um aficionado pela informática já à longos anos e sempre ávido por novidades que incrementem a performance dos pc`s em geral.
Quem segue este forum já deve ter lido alguns testes meus de anteriores ssd`s que tive/tenho e o meu foco sempre foi a máxima performance, daí que sempre tenha escolhido aqueles que apresentem o melhor desempenho no momento, esquecendo às vezes o valor de aquisição mais elevado.
A minha utilização será meramente lúdica, uma vez que não utilizo o pc para trabalhar, sim uso vários pc`s no meu trabalho diariamente, mas apenas para gerir produção/máquinas industriais.
Utilizo o pc basicamente para navegar na internet, jogar (pouco), alguma edição de video/fotos e esporadicamente correr uns testes de desempenho (normalmente com OC) para comparação com hardware semelhante.

Apresentação OCZ VECTOR 180
Começando pela apresentação e do bundle incluindo, diria que é razoável mas já vi mais completos, a caixa bem como o ssd tem acabamentos em tons de azul, com o ssd a ter um acabamento bem agradável à vista, opinião pessoal obviamente.
Na caixa temos alem do ssd, um adaptador 3.5 " e respetivos parafusos, para colocar o ssd no lugar de um disco rigido normal, este será útil para quem tenha caixas mais antigas que não foram pensadas para acomodar um ssd, numa caixa moderna como no meu caso o mesmo não será utilizado.
Temos alguns folhetos com normais instruções de montagem, tudo muito simples e penso que não será necessário muito mais, talvez umas ilustrações ajudassem quem se está a iniciar na montagem de hardware pela primeira vez.
Por fim vem também incluída a chave de ativação do programa para fazer a clonagem do disco antigo para o novo, o programa é o Acronis True Image HD, sendo necessário fazer donwload do programa do site da Acronis, esta parte também tem espaço para melhorias pois podiam incluir um cd com o programa.

Montagem e utilização
O processo de montagem é bastante fácil, bastando aparafusar o ssd numa baía disponível e ligar os cabos sata e power, num portátil envolverá um pouco mais de trabalho. No teste vou utilizar o disco como disco do sistema e para isso instalei o sistema operativo, bem como os programas que mais uso.
A instalação do sistema operativo e programas mais utilizados correu sem problemas e tudo muito rápido.
Depois de tudo instalado, utilizei o software próprio da marca chamado: OCZ SSD Guru e que permite uma multitude de opção, que vão desde informação do estado do disco, espaço ocupado, update de firmware, secure erase etc... Neste aspeto acho que está muito bom e ao nível do melhor que a concorrência disponibiliza.

ocz22092015.png



Como nota, queria deixar aqui um alerta para quem utilizar Board`s Asus Z97 e outras com o utilitário incluido para fazer secure erase, que o mesmo não funciona a 100% com este ssd, o utilitário funciona e faz secure erase, mas apresenta um erro em que não foi possivel fazer erase, mas efetivamente o mesmo foi feito pois fiquei com o disco limpo, é preciso cuidado a fim de evitar que a operação seja interrompida a meio inutilizando o ssd.
De notar que o utilitário da board funciona bem com o 840 Pro, mas com o M550 nunca funcionou.


Hardware e Testes


Fiz uns testes de desempenho com vários programas, utilizei três dos mais conhecidos e que permitem facilmente comparar com outros testes disponíveis na internet e assim comparar com este ssd que vou utilizar.

O hardware utilizado será o seguinte:
Cpu: Intel 4790K @ 4.5.
Motherboard: Asus Hero VII Z97
Memorias: Gskill 2x4GB DDR3 2600mhz
Grafica: MSI 980 Gaming 4G
Sistema operativo: Windows 10 Pro N 64 bits
Discos ssd: OCZ Vector 180 240GB; Crucial M550 256GB; Samsung 840 Pro 256GB.

Os programas utilizados para os testes serão:
ATTO; AS SSD e CrystalDiskMark

Teste primeiro dia ao OCZ VECTOR.

W10OCZVectorTestesdia1.png


Teste com o CrystaDiskMark aos três ssd presentes no meu sistema.

Testeconjuntocrystal.png


Se alguem pretender algum teste mais especifíco ou com outro programa basta pedir.:Winkani:

Um mês depois (Outubro)
Com práticamente um mês passado, é tempo de fazer uma pequena atualização do teste.
Para o mesmo utilizarei o CrystalDiskMark e adicionarei sempre um print do teste que fiz no primeiro dia de utilização, sendo assim mais fácil seguir a evolução e o comportamente do OCZ VECTOR 180 ao longo do tempo.
Como ressalva quero desde já alertar que possívelmente existirão algumas diferenças minimas nas velocidades, fruto de algum software que vou instalando bem como o lixo que o Windows vai gerando com o tempo (ficheiros temporários, restos de programas desinstalados etc...).
Sendo uma das mais valias segundo a OCZ a consistência das velocidades ao longo do tempo, também eu estou curioso de como se vai portar este VECTOR 180.

CRYSTALOCZM01.png

Como se pode ver, até agora tudo funciona impecávelmente e sem qualquer alteração nas velocidades.
Não noto abrandamentos ou qualquer hesitação na abertura de programas ou no funcionamento do computador e estou bastante contente com o ssd.

Smart%20VectorM01.png


O SSD Guru confirma o que disse mais acima, mostrando que o ssd se mantem de boa saÚde e sem qualquer sinal de problemas.

Como já disse anteriormente, poderei realizar algum teste suplementar se assim alguÉm quiser, para isso basta pedir.

Update
Dois meses depois (Novembro)

Continuando o teste de longa duração, aqui fica a atualização mensal.
Para não alongar muito as atualizações e de algum modo tentar conter o tamanho do tópico, vou tentar não me alongar muito, pois bastará consultar os graficos para ficarem com uma ideia sobre a evolução do teste e como se porta o OCZ Vector 180.
O teste foi feito depois do update recente ao Windows 10, daí o espaço livre ter diminuído, mas mesmo assim as velocidades estão muito silmilares ao primeiro dia, mantendo tudo o que a OCZ diz sobre a consistência da performance ao longo do tempo.

OCZ%202%C2%BA%20me%CC%82s.png


Falando um pouco do OCZ SSD GURU, diria que é um dos mais completos utilitários disponibilizados atualmente pelos fabricantes de ssd´s.
Em comum com os outros que conheço (Samsung Magician; Crucial Storage Executive) tem a maioria das funções, sendo a diferença mais notada, o não incluir um utilitário para acelerar o ssd, normalmente conhecido por RAMDisk; Rapid Dram; Momentum Cache etc...
Pessoalmente não utilizo este tipo de software, acho que numa utilização normal o mesmo não seja necessário, acredito que em certas situações faça diferença, mas o usar a memória para acelerar o ssd, tem alguns riscos que devem ser ponderados.
guru%20novembro.png

Como se pode ver tudo continua impecável como no primeiro dia.

Update 3º mês Dezembro

Mais um mês passado, novo update a ser reportado com algumas alterações feitas ao sistema onde está instalado.
O Vector 180 deixou de ser disco do sistema operativo e passou a ser disco de instalação de jogos/programas, ficando o Windows e alguns programas num outro ssd que comprei recentemente, não que o Vector 180 tivesse qualquer problema ou redução de velocidade, mas gosto de experimentar novo hardware, nomeadamente ssd`s, que já perdi a conta aos que já tive.
Em relação ao Vector 180, posso dizer que apesar de ter mudado de posição no meu pc, continua impecável e com as velocidades intactas como no primeiro dia, apesar de já ter levado algumas formatações/secure erase não afetaram em nada a sua performance que se mantém elevada.

CrystalDiskMark122015


Como se pode ver as velocidades até melhoraram ligeiramente apesar de o ssd estar com bastante mais uso e espaço ocupado.
Brevemente adicionarei mais jogos ao Vector 180 e será reportado no próximo mês como se comporta.

SSDGuru122015


Como se pode ver pelo SSD GURU continua de excelente saúde depois de três meses de uso.

Update 4º Mês (Janeiro)

Continuando com a divulgação deste teste de longa duração ao OCZ VECTOR 180 e como mais um mês passou, é tempo de mais um update.

oczMes4.png


Como se pode ver as velocidades continuam excelentes e sem grandes variações, que em relação ao primeiro dia até tem mantido uma ligeira melhoria.
Dificilmente se poderia pedir melhor deste ssd, pois tem apresentado e mantido as velocidades anunciadas desde o primeiro dia, tudo sem qualquer problema ou erro.

oczguruMes4.png


O OCZ SSD GURU confirma que tudo permanece impecável e sem qualquer anomalia, pelo que só me resta continuar a fazer uso do ssd e no próximo mês será mais uma vez feito um update ao VECTOR 180.

Update 5º Mês (Fevereiro)

Mais um mês passado e aqui estamos com novo update da situação.
Não vou escrever muito pois, basta olhar os prints colocados, para terem uma ideia da evolução deste teste.
Coloquei um print com o resultado do primeiro mês, para se ver a evolução do desempenho com algum uso do ssd.

OCZVECTOR180_05mes.png


De notar que a escrita sequencial tem apresentado alguns valores dispares, talvez fruto da utilização do ssd por parte do sistema operativo na altura dos testes, os outros valores tem se mantido constantes.
Em relação ao desempenho tudo continua impecável.

GURUVECTOR_05mes.png


Em termos de saúde, tudo continua sem qualquer sinal de degradação.


Update 6º mês (MARÇO)

Chegamos a outro mês e a novo update, tudo continua impecável e sem nada de anormal a assinalar.

OCZ_03_2016.png


OCZ SSD Guru

OCZ_032016.png



Update 7º mês (ABRIL)

Mais um mês passado e novo report, com algumas novidades em termos de hardware.
Fiz um ligeiro update ao meu pc, passei de um sistema com: 4790K; ASUS MAXIMUS HERO VII; 16GB DDR3, para 6700K; ASUS MAXIMUS HERO VIII; 16GB DDDR4.
Esta alteração em nada influenciou o desempenho do OCZ VECTOR 180 que se mantêm impecável como quando novo.

OCZ%20VECTOR%20180-Abril.png


Em termos de saúde nada a assinalar e tudo continua sem qualquer sinal de deterioração ou fraqueza.

ocz%20guru%20Abril.png


Update 8º mês (Maio)

Mais um mês passado, tempo para mais um update.
Aqui ficam as fotos deste mês, sem qualquer dado significativo que valha a pena saliêntar, pois tudo continua a funcionar a 100%.

8%23U00ba%20mes%20vector.png


OCZ SSD GURU:

OCZGURU7MES052016.png


Update Junho 9º Mês

Atualização de mais um mês passado, tudo continua impecável sem qualquer anomalia a registar.

OCZ%209%23U00ba%20M%23U00caS%20CRYSTALDISKMARK.png


SSD%20UTILITY%209%23U00ba%20M%23U00caS.png


Update Julho 10º Mês

Mais um mês passado e tudo continua a 100%.

CRYSTAL VECTOR JULHO.png



ssd utility vector julho.png


Update Agosto 11º mês

Com mais um mês passado e quase a completar um ano aqui fica mais um report, com tudo a funcionar em pleno.

CRYSTALVECTOR082016.png


SSDUTILITYVECTOR082016.png


Update Setembro 12º mês

Com este teste a fazer um ano, é tempo para mais um update ao VECTOR 180.
Como se pode ver, não existe qualquer tipo de degradação nas velocidades, tendo inclusive melhorado ligeiramente na escrita dos 4K.
CRYSTALVECTORSETEMBRO.png


Tudo normal no OCZ SSD UTILITY, a única alteração de nota é o Lifetime remaining ter passado de 100% para os 99%, o que a continuar assim ainda tem muitos anos utilização.
ssdutilitysetembro.png

Continua...
 
Última edição:
Já tive um Vector 180 nas mãos e é um SSD interessante. Um dado importante é a parte do RMA. Não precisa de factura, basta o serial number.
Dito isto, acho que o SSD da OCZ que está "no ponto" é o ARC100. É mais barato e a performance também é boa.
Mas o Vector 180 não é má compra ao preço certo.
 
O problema aqui é que o 180 vem a um preço algo elevado quando comparado à competição. Se calhar compensa com o material de construção e extras, mas para quem quer o mínimo, não sei se será a escolha. Ainda assim, vamos a ver o que estes dão :)
 
Outro aspeto interessante é que para a grande maioria das ofertas de hoje muitas vezes o pequeno diferencial de velocidade pouco ou nada interessa. Carregar o windows ou uma app em menos 0.1s? A verdade seja dita que no dia a dia as diferenças não são relevantes.

Neste clima de falta de diferenciação das ofertas é importante ver outros fatores. Aí a OCZ está a apostar forte com um programa atraente de garantia e uma qualidade de construção bem superior aos congéneres samsung evo por exemplo.
 
Vou seguir isto com atenção.

Tenho um SSD da Kingston já com mais de 3 anos e o desempenho é menos de metade deste SSD. Estou só à espera que avarie para comprar outro e gostei do que vi deste e da confiança da marca no produto.
 
Tenho um SSD CORSAIR de 120 num portátil com 6 anos e ando a pensar mudar para 250 por falta de espaço.

Não me importava nada de testar também este modelo.

Cumprimentos.
 
Back
Topo