Análise OCZ Vertex 120 GB

Ibodhi

Power Member
Exactamente! O custo por cada GB deste SSD é alto e somando a garantia de apenas 2 anos valia mais a pena ir para um disco mecânico que tem garantias mais longas e preços muito mais baixos.

Pois, mas normalmente os SSD são utilizados como disco primário para depois levar com um disco de 2TB para storage :)

greenred

Banido
Aí tenho que discordar contigo .. Para ter o Vista mais a Steam e mais uns jogos gasto no mínimo 60Gb.
:zzz: Eu falei em usar o SSD como disco de sistema: Metes nele só o Windows nada mais! Jogos metes num SATA normal ou mesmo IDE se quiseres. Vê bem a review em cima: A performance dos SSD a manipularem ficheiros de grandes dimensões é mais baixa que um sata normal. Mas com o Windows nrlr o sistema tem um boost incrivel. Um amigo meu tem um mini-portátil Asus com um SSD, vinha de origem com ele, e o arranque do xp para o desktop é uma bala: demora alguns segundos!

norim_13

I quit My Job for Folding
:zzz: Eu falei em usar o SSD como disco de sistema: Metes nele só o Windows nada mais! Jogos metes num SATA normal ou mesmo IDE se quiseres. Vê bem a review em cima: A performance dos SSD a manipularem ficheiros de grandes dimensões é mais baixa que um sata normal. Mas com o Windows nrlr o sistema tem um boost incrivel. Um amigo meu tem um mini-portátil Asus com um SSD, vinha de origem com ele, e o arranque do xp para o desktop é uma bala: demora alguns segundos!

Em vez de SATA, usa o termo HDD. Os SSDs também são SATAs "normais" ;)

Cumps

Nemesis11

Power Member
Boa review Nemesis... mas só o facto do disco ter apenas 2 anos de garantia não era questão de considerar algo como ponto negativo?

Sempre é tecnologia recente apesar de ter estar sempre a surgir novas soluções cada vez mais velozes. No entanto acho que é necessário mais algum tempo para saber como é que estes discos vão-se portando com uns anos em cima, porque no que toca a discos mecânicos as garantias costumam ser melhores (estes já tem provas dadas).

E depois ao preço que estes SSD custam... há quem ande sempre a trocar de hardware e para esses pouca diferença faz, no entanto para quem investe numa peça destas para manter, devia ter direito à mais anos de garantia.

Boa pergunta.

Não coloquei como ponto negativo devido às seguintes razões:
- O MTBF é de 1.5 milhões de horas. Não ando em cima dos números actuais dos discos mecânicos, mas a ultima vez que vi andavam entre os 700 mil no mercado consumidor e 1.2 milhões nos empresariais.
- Não vejo outras empresas de SSD darem mais tempo de garantia e por isso não há alternativa. Corrijam-me se estiver enganado. Na thread dos SSD já vi darem menos que dois anos.
- Em teoria, os SSD não falham de um momento para o outro como acontece muitas vezes nos discos mecânicos.

Entendo que esta é uma tecnologia muito nova e falta ver como falham, se é fácil recuperar dados, mesmo quando há falhas, etc. Como consumidor, percebo também que é algo caro, mas nesta altura isso consegue-se justificar pelo enorme ganho de performance em muitos cenários.

No texto da review disse que preferia ver 3 ou, idealmente, 5 anos, mas não considero que seja tão negativo para colocar nos pontos finais.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Exactamente! O custo por cada GB deste SSD é alto e somando a garantia de apenas 2 anos valia mais a pena ir para um disco mecânico que tem garantias mais longas e preços muito mais baixos.

Mas ai perdes em performance. É disso que aqui estamos a falar.

Um SSD de 40 GB dá perfeitamente para isso. Usar este de 120 GB de mais de 400€ para isso é deitar dinheiro ao lixo.

Essa teoria cai por terra num portátil

Entendo que esta é uma tecnologia muito nova e falta ver como falham, se é fácil recuperar dados, mesmo quando há falhas, etc. Como consumidor, percebo também que é algo caro, mas nesta altura isso consegue-se justificar pelo enorme ganho de performance em muitos cenários.

Será que podemos considerar esta tecnologia nova? Onde quero chegar estamos a falar de chips e memória soldada num PCB que é o que está em tudo o que é board e pen usb.
E esses componentes que falei já deram provas que não avariam facilmente.

Crusher

Power Member
Será que podemos considerar esta tecnologia nova? Onde quero chegar estamos a falar de chips e memória soldada num PCB que é o que está em tudo o que é board e pen usb.
E esses componentes que falei já deram provas que não avariam facilmente.

É bem visto. Por acaso não tinha pensado nisso, apesar de não saber os detalhes ao pormenor de cada tipo de memória, mas diferenças sempre há.

Em memórias desktops é frequente algumas empresas oferecem garantia vitalícia em produtos com voltagens de funcionamento mais altas que o default, e mesmo que não seja vitalícia, há empresas que oferecem garantias por períodos de tempo muito grandes.

A OCZ ou outra empresa que anda no mercado dos SSDs, a oferecer apenas dois anos de garantia, deve querer dizer alguma coisa. Talvez eles estejam um bocado com pé atrás nesta altura, porque no fim de contas o que conta no fim são as experiências com o utilizador final (somos um bocado como cobaias) e não os valores teoricos (se bem que eles também buscam estes valores de algum lado).

Com o tempo se tudo correr bem, eles são capazes de alargar o tempo de garantia. Nessa altura os SSDs deverão estar mais massificados.

Nemesis11

Power Member
Um pequeno update.

A leitura do SMART nesta drive é algo estranha, porque é contante o report de numero de erros de CRC, soft, write, etc, como podem ver na imagem.
É algo que não me lembro de ver acontecer num disco mecânico em bom estado. Não sei se estes valores têm alguma relevancia.
Já agora, não é reportado pela SMART a temperatura.

19445187.png

Uns benchmarks no AS SSD

asssdbenchoczvertex.png

asssdbenchoczvertex2.png

Podem comparar estes valores com o Vertex EX. Mesmo tamanho, mesma controladora, mas SLC.

http://www.legitreviews.com/article/988/11/

Como podem ver, os resultados do Vertex EX são maus. Se virem a review vão perceber porquê. Ainda não tem suporte para TRIM ao contrário do Vertex MLC.

Tenho reparado que os SSD com esta controladora estão muito dependentes do TRIM.

Crusher

Power Member
O disco que tens é mesmo novo olhando para o valor de Power On Hours, a não ser que a drive tenha vindo com defeito de origem.

Não estou muito dentro dos SSDs, mas não dá para correr algo como um Scan Disk mas em low level? Soa a parvoíce a minha sugestão, porque um Scan Disk de baixo nível em discos mecânicos verifica se existe partes do disco que estejam desmagnetizados (é o que origina os bad sectors), mas isso não se aplica num SSD.

Quanto à temperatura não deve ser preocupante deixar de haver monitorização. Os consumos nos SSDs são claramente mais baixos, e depois o calor que os discos mecânicos geram é mesmo por causa do funcionamento do motor do disco. O momento em que um disco mecânico gasta mais energia, é mesmo no momento em que começa a rodar até atingir a rotação máxima:

Somewhat surprisingly, the hardest moment for a file server is when the spindles of all the HDDs are spinning up simultaneously. In the process of normal operation the HDDs’ electronics load the +5V rail considerably while the +12V consumption is rather low.

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/system-wattage_5.html#sect0

Última edição:

greenred

Banido
Cheira-me que este SSD vem com problemas de origem. já vi várias reviews na net e os ultimos resultados são bastante maus! Algo de errado se passa ai.

greenred

Banido
É um bom sinal...
Parece que leram a review...
vai ao fórum deles: Tem lá criticas ao elevado preço disto+Tempo de garantia oferecido.
Muita gente pensa: "O quê???? só dois anos de garantia e custa esses €€€ todos????", com os tempos que correm e a crise que por ai anda em todo o mundo capitalista é lógico que cada vez mais as pessoas pensam duas vezes antes de comprarem algo.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Última edição:

h9nrik

Power Member
Boas,
podes dizer como se comporta o Vertex com um adaptador Sata--->Ide(PATA)? Eu sei que é limitado para 133/133, mas gostaria de saber se isso dá problemas com os ficheiros devido a limitacao do Ide.

Última edição:

Nemesis11

Power Member
Boas,
podes dizer como se comporta o Vertex com um adaptador Sata--->Ide(PATA)? Eu sei que é limitado para 133/133, mas gostaria de saber se isso dá problemas com os ficheiros devido a limitacao do Ide.

O Vertex foi devolvido há muito tempo, mas para ser sincero, não me parece boa ideia.
Alguma razão para quem esteja disposto a comprar um vertex, colocar num adaptador sata-ide?