Análise OCZ Vertex 120 GB

Exactamente! O custo por cada GB deste SSD é alto e somando a garantia de apenas 2 anos valia mais a pena ir para um disco mecânico que tem garantias mais longas e preços muito mais baixos.

Pois, mas normalmente os SSD são utilizados como disco primário para depois levar com um disco de 2TB para storage :)
 
Aí tenho que discordar contigo .. Para ter o Vista mais a Steam e mais uns jogos gasto no mínimo 60Gb.
:zzz: Eu falei em usar o SSD como disco de sistema: Metes nele só o Windows nada mais! Jogos metes num SATA normal ou mesmo IDE se quiseres. Vê bem a review em cima: A performance dos SSD a manipularem ficheiros de grandes dimensões é mais baixa que um sata normal. Mas com o Windows nrlr o sistema tem um boost incrivel. Um amigo meu tem um mini-portátil Asus com um SSD, vinha de origem com ele, e o arranque do xp para o desktop é uma bala: demora alguns segundos!
 
:zzz: Eu falei em usar o SSD como disco de sistema: Metes nele só o Windows nada mais! Jogos metes num SATA normal ou mesmo IDE se quiseres. Vê bem a review em cima: A performance dos SSD a manipularem ficheiros de grandes dimensões é mais baixa que um sata normal. Mas com o Windows nrlr o sistema tem um boost incrivel. Um amigo meu tem um mini-portátil Asus com um SSD, vinha de origem com ele, e o arranque do xp para o desktop é uma bala: demora alguns segundos!

Em vez de SATA, usa o termo HDD. Os SSDs também são SATAs "normais" ;)

Cumps
 
Boa review Nemesis... mas só o facto do disco ter apenas 2 anos de garantia não era questão de considerar algo como ponto negativo?

Sempre é tecnologia recente apesar de ter estar sempre a surgir novas soluções cada vez mais velozes. No entanto acho que é necessário mais algum tempo para saber como é que estes discos vão-se portando com uns anos em cima, porque no que toca a discos mecânicos as garantias costumam ser melhores (estes já tem provas dadas).

E depois ao preço que estes SSD custam... há quem ande sempre a trocar de hardware e para esses pouca diferença faz, no entanto para quem investe numa peça destas para manter, devia ter direito à mais anos de garantia.

Boa pergunta.

Não coloquei como ponto negativo devido às seguintes razões:
- O MTBF é de 1.5 milhões de horas. Não ando em cima dos números actuais dos discos mecânicos, mas a ultima vez que vi andavam entre os 700 mil no mercado consumidor e 1.2 milhões nos empresariais.
- Não vejo outras empresas de SSD darem mais tempo de garantia e por isso não há alternativa. Corrijam-me se estiver enganado. Na thread dos SSD já vi darem menos que dois anos.
- Em teoria, os SSD não falham de um momento para o outro como acontece muitas vezes nos discos mecânicos.

Entendo que esta é uma tecnologia muito nova e falta ver como falham, se é fácil recuperar dados, mesmo quando há falhas, etc. Como consumidor, percebo também que é algo caro, mas nesta altura isso consegue-se justificar pelo enorme ganho de performance em muitos cenários.


No texto da review disse que preferia ver 3 ou, idealmente, 5 anos, mas não considero que seja tão negativo para colocar nos pontos finais.
 
Exactamente! O custo por cada GB deste SSD é alto e somando a garantia de apenas 2 anos valia mais a pena ir para um disco mecânico que tem garantias mais longas e preços muito mais baixos.

Mas ai perdes em performance. É disso que aqui estamos a falar.

Um SSD de 40 GB dá perfeitamente para isso. Usar este de 120 GB de mais de 400€ para isso é deitar dinheiro ao lixo.

Essa teoria cai por terra num portátil

Entendo que esta é uma tecnologia muito nova e falta ver como falham, se é fácil recuperar dados, mesmo quando há falhas, etc. Como consumidor, percebo também que é algo caro, mas nesta altura isso consegue-se justificar pelo enorme ganho de performance em muitos cenários.

Será que podemos considerar esta tecnologia nova? Onde quero chegar estamos a falar de chips e memória soldada num PCB que é o que está em tudo o que é board e pen usb.
E esses componentes que falei já deram provas que não avariam facilmente.
 
Será que podemos considerar esta tecnologia nova? Onde quero chegar estamos a falar de chips e memória soldada num PCB que é o que está em tudo o que é board e pen usb.
E esses componentes que falei já deram provas que não avariam facilmente.

É bem visto. Por acaso não tinha pensado nisso, apesar de não saber os detalhes ao pormenor de cada tipo de memória, mas diferenças sempre há.

Em memórias desktops é frequente algumas empresas oferecem garantia vitalícia em produtos com voltagens de funcionamento mais altas que o default, e mesmo que não seja vitalícia, há empresas que oferecem garantias por períodos de tempo muito grandes.

A OCZ ou outra empresa que anda no mercado dos SSDs, a oferecer apenas dois anos de garantia, deve querer dizer alguma coisa. Talvez eles estejam um bocado com pé atrás nesta altura, porque no fim de contas o que conta no fim são as experiências com o utilizador final (somos um bocado como cobaias) e não os valores teoricos (se bem que eles também buscam estes valores de algum lado).

Com o tempo se tudo correr bem, eles são capazes de alargar o tempo de garantia. Nessa altura os SSDs deverão estar mais massificados.
 
Um pequeno update.

A leitura do SMART nesta drive é algo estranha, porque é contante o report de numero de erros de CRC, soft, write, etc, como podem ver na imagem.
É algo que não me lembro de ver acontecer num disco mecânico em bom estado. Não sei se estes valores têm alguma relevancia.
Já agora, não é reportado pela SMART a temperatura.

19445187.png



Uns benchmarks no AS SSD

asssdbenchoczvertex.png


asssdbenchoczvertex2.png


Podem comparar estes valores com o Vertex EX. Mesmo tamanho, mesma controladora, mas SLC.

http://www.legitreviews.com/article/988/11/

Como podem ver, os resultados do Vertex EX são maus. Se virem a review vão perceber porquê. Ainda não tem suporte para TRIM ao contrário do Vertex MLC.

Tenho reparado que os SSD com esta controladora estão muito dependentes do TRIM.
 
O disco que tens é mesmo novo olhando para o valor de Power On Hours, a não ser que a drive tenha vindo com defeito de origem.

Não estou muito dentro dos SSDs, mas não dá para correr algo como um Scan Disk mas em low level? Soa a parvoíce a minha sugestão, porque um Scan Disk de baixo nível em discos mecânicos verifica se existe partes do disco que estejam desmagnetizados (é o que origina os bad sectors), mas isso não se aplica num SSD.

Quanto à temperatura não deve ser preocupante deixar de haver monitorização. Os consumos nos SSDs são claramente mais baixos, e depois o calor que os discos mecânicos geram é mesmo por causa do funcionamento do motor do disco. O momento em que um disco mecânico gasta mais energia, é mesmo no momento em que começa a rodar até atingir a rotação máxima:

Somewhat surprisingly, the hardest moment for a file server is when the spindles of all the HDDs are spinning up simultaneously. In the process of normal operation the HDDs’ electronics load the +5V rail considerably while the +12V consumption is rather low.

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/system-wattage_5.html#sect0
 
Última edição:
Cheira-me que este SSD vem com problemas de origem. já vi várias reviews na net e os ultimos resultados são bastante maus! Algo de errado se passa ai.
 
É um bom sinal...
Parece que leram a review...
vai ao fórum deles: Tem lá criticas ao elevado preço disto+Tempo de garantia oferecido.
Muita gente pensa: "O quê???? só dois anos de garantia e custa esses €€€ todos????", com os tempos que correm e a crise que por ai anda em todo o mundo capitalista é lógico que cada vez mais as pessoas pensam duas vezes antes de comprarem algo.
 
Última edição:
Boas,
podes dizer como se comporta o Vertex com um adaptador Sata--->Ide(PATA)? Eu sei que é limitado para 133/133, mas gostaria de saber se isso dá problemas com os ficheiros devido a limitacao do Ide.
 
Última edição:
Boas,
podes dizer como se comporta o Vertex com um adaptador Sata--->Ide(PATA)? Eu sei que é limitado para 133/133, mas gostaria de saber se isso dá problemas com os ficheiros devido a limitacao do Ide.

O Vertex foi devolvido há muito tempo, mas para ser sincero, não me parece boa ideia.
Alguma razão para quem esteja disposto a comprar um vertex, colocar num adaptador sata-ide?
 
Back
Topo