ODD SCHOOL - Projectos Compositing para Cinema

Depois do "Feliz" (Demétrio) temos o projecto do "Grumpy" ( Diogo Moniz ).
Sempre com aquele ar meio chateado de manhã, e com a capacidade de levar os formadores à loucura com os seus "porquê?" (O outroDavid ainda está de baixa e eu estou com mais cabelos brancos por tua causa pah!!) mas que no fundo queria apenas dizer que queria sempre saber mais e mais e mais.
O tema do projecto era um hangar de ficção cientifica, mas sem ser nenhum em particular. Devido a isto, o Diogo, teve que recolher várias referências de diferentes fontes, desde filmes, a concept arts, a jogos, para depois realizar testes, experiências e modelar e remodelar, deitar fora, fazer de novo, vários objectos, mas no fim podemos dizer que todo o trabalho acabou por compensar
Parabens Diogo ;)
Carreguem para o lado para verem mais do projecto do Diogo.

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Espero que curtam

Abraços

David

https://www.facebook.com/oddschool
 
Bem pessoal espero que tenham gostado dos trabalhos

Queria apenas dizer que todos os alunos ja estão a trabalhar ou com trabalho a espera e já não teem tempo para aceitar mais projectos, parte deles entrou na Illusive Studios, outro vai para a Semba em Angola (dona dos canais TPA) e outros 2 que são madeirenses e ja têm trabalhos de freelance apartir de la. Álem disto, quase todos vão começar também a fazer modelos para uma empresa de miniaturas para produção como trabalho de freelance nos tempos livres. Demorou apenas uma semana, e todos os trabalhos são pagos.
Para isto ter sido mais perfeito so queria que as poucas empresas em Portugal de Videojogos "tivessem chegado mais a frente", porque quase todos ou querem trabalhar em jogos ou em animação, mas acredito que o panorama vai mudar, apesar de saber que ainda deve ser dificil, em Portugal, competir com empresas deste tipo a atrair trabalhadores mais especializados.
Parece que sempre há trabalho na área 3D em Portugal se houver qualidade ;).

Abraços

David
 
@DacaD Devo admitir que o trabalho dos vossos alunos é fantástico. Infelizmente para mim não posso ingressar nos vossos cursos porque a vida não permite. Terei de me contentar com o facto do 3D modeling ser apenas um hobby para mim :P mas admito que vocês sabem "vender bem o vosso peixe".

Boa sorte para os novos alunos e para aqueles que começaram agora na vida profissional!
 
Última edição:
Haver trabalho há e qualidade de trabalhos também. Qualidade de empregador é que é muito pouca.
Por acaso passei pela illusive.
Não curti. Nada.

Tenho estado a par de todas a situações e neste momento não temos razão de queixa de nenhuma das empresas, e eles tem tratado todos de forma exemplar. E nem eu me sentiria bem a recomendar amigos meus para sitios que eu soubesse que eram maus, alem disso um dos nossos formadores que também costuma trabalhar para eles (freelance ao projecto) também recomendou, e nos temos referencias das empresas. Mas também são outros tempos e o foco de trabalhos da empresa não é o mesmo que era há uns anos...
De qualquer forma não ha nada como estar so atento a tudo ;)
 
Última edição:
A ilusive é um sítio muito bom para aprender. Disso não tenho dúvidas.
Mas do que sei daquilo hoje, não mudou muito em relação aos "outros tempos".
Mas também não tenho interesse em lavar roupa suja.
 
É na boa Foxy, acho que todos nós tivemos experiências boas e más nesta área, e se eu puder evitar que eles as tenham ou minimizar essas experiências, melhor. Eu tenho falado todos os dias com os alunos e esta tudo a correr bem, e eles estão a gostar.
E por incrível que pareça ainda me perguntam por eles (alias tenho outra reunião esta semana por causa deles) apesar de ja terem passado 2 semanas desde que acabaram. Isto tem me mostrado 2 coisas, que o trabalho deles não foi mau e que há empresas das quais eu não fazia a mínima ideia que existiam que precisam de pessoal de 3D (vem dos sítios mais estranhos e que menos esperava...).
Eu sei que não vou poder la estar sempre para eles nestes momentos, mas enquanto der vou tentar ajudar, as empresas que marcam reunião por causa deles pode ser tudo muito giro, mas eu ao não estar dependente de nenhuma delas para nada, não tenho problemas nenhuns em perguntar quanto é que pagam, e que se for "estagios" de borla eu vou aconselhar todos os alunos a não aceitarem e a não os recomendar (e isto com o apoio dos meus chefes e direcção presentes).
Esta área é pequena, especialmente em Portugal, e se todos nos protegermos o mínimo que seja uns aos outros (tal como me apoiaram a mim quando comecei, que eu sei que tive sorte), é melhor para todos, por isso acredita: eu "ouvi" o que disseste ;)
 
Recebi mais 2 boas noticias

O trabalho da Vanessa Camacho recebeu um Editor's Choice no site da CGSociety.
Isto é sempre bom, não só pelas razões óbvias, mas também porque nos mostra que estamos a fazer um bom trabalho também pelos padrões de fora.

http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=132&t=1224454

A segunda é que a PCGuia publicou os trabalhos dos "miudos" :D

http://www.pcguia.pt/2014/10/odd-school-e-a-21a-melhor-escola-de-3d-do-mundo-e-fica-em-lisboa/

Estas coisas dão pica para continuar-mos
Depois damos mais noticias

Abraços

David
 
É bom,
Parte deles entraram na Ilusive !
Eu tambem gostava de aprender na Ilusive.
Ja tentei candidatar me e nada.
Existe alguma receita?
Acho que enviei CV's e Portfolios para todas as empresas de jogos e animação em Portugal, penso que só recebi 0,5% de feedback,
tipo, "Olá, o teu registo fica guardado para um futura oportunidade".
Suponho, empresas estranhas que precisam de pessoal ligado ao 3d, são aquelas que encontramos nos portais freelancer.
 
Boas spintox
A receita é a mesma de sempre: bom portfólio e um bocado de sorte :)
Eu estive a ver o teu portefolio e, se me permites um comentário, acho que ainda não estás preparado (não leves a mal, estou so a tentar ser honesto). Devias começar a usar software tipo 3DS e Photoshop, porque o Blender e o GIMP não teem muita expressão no mercado de trabalho. E parece-me que estás a queimar etapas, a tentar aprender tudo ao mesmo tempo sem dominares cada fase. Por exemplo modelação, convem meteres ai uns wires para o pessoal poder perceber se está bem, se não tenho que tentar perceber so por shading, formas ou distorções (dá para ver que ainda precisas de trabalhar um bocado nisso mas so dificultas a vida ao pessoal que esta a tentar aperceber o teu trabalho). Mas mesmo assim fazes materiais e texturas, iluminação render e pos-produção, e ainda, outras coisas mais especialistas como animação e rigging, hair, e phisics. É muita coisa para uma pessoa só e, na minha opinião, tens que melhorar ainda cada fase para mais tarde poderes focar-te no que gostas mais.
Se quiseres eu depois deixo uma critica mais aprofundada ao teu portefolio. Posso perguntar-te quantos anos tens?

Abraços

David
 
Pois é a receita é sempre a mesma, foi só para confirmar.:D

Eu ainda não estou preparado, obrigado.

O meu portefolio esta uma salada russa, e precisa de melhorar.

Vou adicionar os wires.


Eu conheço o photoshop, alias já usei durante muito tempo.

Só não utilizo porque não quero pagar nem piratear.

A minha experiência com o Maya é de 3 meses, Blender 1 ano, Cinema 4d usei durante 2 anos.

Utilizei o flash durante 4 anos tinha eu uns 14 anos, fiz muitas animações e alguns sites, aplicações e mini jogos.

Estive sempre a transitar de uma coisa para outra.

Eu antes queria fazer tudo, agora quero especializar me na criação de personagens em 3d ou 2d.


Claro, se poderes diz me, tenho 21 anos.
 
Pois é a receita é sempre a mesma, foi só para confirmar.:D

Eu ainda não estou preparado, obrigado.

O meu portefolio esta uma salada russa, e precisa de melhorar.

Vou adicionar os wires.


Eu conheço o photoshop, alias já usei durante muito tempo.

Só não utilizo porque não quero pagar nem piratear.

A minha experiência com o Maya é de 3 meses, Blender 1 ano, Cinema 4d usei durante 2 anos.

Utilizei o flash durante 4 anos tinha eu uns 14 anos, fiz muitas animações e alguns sites, aplicações e mini jogos.

Estive sempre a transitar de uma coisa para outra.

Eu antes queria fazer tudo, agora quero especializar me na criação de personagens em 3d ou 2d.


Claro, se poderes diz me, tenho 21 anos.

Olá Spintox

Desculpa a demora na resposta mas estou atolado em trabalho e este ultimos dias tem sido complicados.

Só tens 21? epah então não estás mal. Em 1-2 anos se te focares estás mais que pronto.
A primeira coisa que deves fazer é virares-te para software usado pelas empresas: Photoshop é universal nem consegues fugir dele (para o bem e para o mal), 3DS Max deve ser o mais usado mas também tens o Maya (é melhor em animação), por isso foca-te nesses 2, se não estás sempre em desvantagem em relação a outros candidatos em trabalho (entre 2 pessoas, com portefolios com a mesma qualidade, acabas sempre a escolher o gajo que trabalha nas mesmas ferramentas da empresa). Se so trabalhares a freelance, ai ninguem quer saber, mas ninguem contrata um freelance para trabalhos grandes sem experiencia e outros trabalhos feitos, e quando o trabalho implica enviar ficheiro originais para serem usados pelos artistas da casa também não ajuda serem feitos em softwares diferentes.

Depois uma critica aos teus trabalhos, modelação: tirando o facto de não apresentares wires, o que dificulta perceber a tua topologia, uma das cenas que tens que melhorar, é proporção e formas, e nota-se que não usas muitas referencias quando constrois coisas imaginarias, tens sempre que pesquisar por imagens de varias fontes diferentes quando constrois coisas de cabeça e saber o que usar e como usa-lo (isso vem mais com a experiência e idade a ganhar alguma sensibilidade eestética
Materiais: aqui estás num berbicaxo, consigo perceber que sabes usar (alguns) parâmetros de configuração dos mesmos, mas não tens conhecimentos aprofundados de como funcionam os materiais a nível físico, um caso extremo é a pele do teu boneco "o saloio", que o boneco parece quase metalico com os reflexos. Usaste SSS ai? O teu boné também esta com um material muita estranho...As tuas texturas também teem que ter um bocado de mais cuidado na criação das mesmas e teem que funcionar em conjunto nos diferentes parametros dos materiais.
Iluminação e render: Iluminação vou ser sincero, quase que aposto que não perdeste muito tempo (em relação as outras partes) a prepara-la, e isso nota-se. è a iluminação que vai guiar o espectador, que destaca o que queres, e muda o mood de toda uma cena, é aquilo que vai pintar os modelos com cores diferentes. Pelo menos o 3 point light setup tens que conseguir fazer e perceber. Em relação ao render não faço a minima, porque não sei quanto tempo demorou, em que pc é que foi e quais os materiais...

Por enquanto é tudo, sei que isto é complicado dar-te feedback assim (é sempre melhor estar ao lado da pessoa e demonstrar as coisas).
O meu conselho para ti é escolhe algo que curtas (uma cena de um filme ou jogo ou concept, um objecto veiculo arma, whatever,), arranja o maximo de referencias que conseguires disso (diferentes vistas, closeups, fotos de materiais utilizados mesmo que aplicados noutros sitios) e recria isso passo a passo. Certifica-te que a modelação está perfeita antes de saltares para materiais, e o mesmo antes de iluminação, e antes de render. Por enquanto esquece fazeres algo da tua imaginação. Neste momento tens que primeiro controlar a parte de "como fazes" antes de fazeres alguma coisa da tua imaginação, porque se contruires mal, o modelo não vai fazer justiça á tua ideia original.

Mete coisas aqui no forum, e vai perguntando as tuas duvidas e mostrando a tua evolução, que há mais pessoal aqui alem de mim também pode dar-te criticas que te vão ajudar. De qualquer forma se quiseres podes sempre enviar-me uma pm que eu respondo mal possa (ás vezes apanhas-me em periodos tramados com mais trabalho e eu poderei não conseguir responder no mesmo dia).

Qualquer coisa apita ;)

Abraços

David
 
Depois de ver esta thread não posso deixar de comentar.

Parabéns ao projecto odd school e todos que nele trabalham. A sério. Depois de ver estes trabalhos dos alunos... uau!!
Pena serem de Lisboa e eu do Porto, se não, não hesitava em me inscrever. Sempre tive admiração por esta área...
 
Nice, granda critica.


Jusus , dizes que presiso de mais 1 ou 2 anos, parece que não aprendi nada nos ultimos 3 anos.


Ou então deve ser porque o meu portefolio não demonstra o esforço e dedicação que fiz nos ultimos anos.

Pois o photoshop é indespensavel, alem de ser o standard.

eu ate uso software comercial, mas ainda não estou habituado, acho que é falta de incentivo, normalmente costumo participar em projectos indie e fazer projectos pessoais.
É claro que gosta de migrar para o mainstrean do 3d.

Se eu vivesse exclusivamente do freelance e usase o 3d max já estaria a cometer um crime, é caro.
A não ser que comprase a versão Indie do Maya mas o 3D estudio max não tem versão indie.



Sim os wires estavam a faltar, eu já estou a resolver mas em relação as proporsções do Saloio eu usei muitas referencias, (eu uso sempre possivel) já agora o Saloio era para ser o um retrato do Pinto da Costa mas acabou por ficar um saloio.

O material da pele sss foi um template (em nodes ou shader fx), só presisei de criar e colocar as tex da epiderme, subderme etc.

No final achei que o material ficou aborrecido por isso aumentei o specular acabando por ficar com um aspecto metalico.

A boina eu fiz a pressa, coloquei uma textura (padrão simples de fabrica) e converti em especular, normal e cor no programa “insane bump” que é parecido com o crazy bump.

Na parte das luzes não tive muita paciencia, fiz a tecnica das 3 luzes e coloquei um HDRI com uma imagem do Campo.

Na imagem final pode ser difícil de perceber mas eu tenho uma luz atraz da cabeça com a intenção de salientar o sss da orelha.


Infelizmente nunca estou satisfeito com o resultado final(costumo refazer a modelação ou texturas), principalmente quando faço personagens.

Deve ser porque ainda não tenho conhecimentos solidos, o tempo ajudara.

Obrigado pelas dicas


Não sei se este forum tem muitas pessoas batidas no 3d mas é sempre bom receber criticas e elogios.

Normalmento costumo frequentar e esclaresser duvidas no o polycount, blender pt, blender artists.

Infeslismente a maior parte dos forums de 3d em portugal esta com problemas tecnicos e sem pessoal ativo.

Obrido.
 
Última edição:
Nice, granda critica.

Jusus , dizes que presiso de mais 1 ou 2 anos, parece que não aprendi nada nos ultimos 3 anos.


Ou então deve ser porque o meu portefolio não demonstra o esforço e dedicação que fiz nos ultimos anos.

És maluco Spintox
Tomara eu quando tinha tua idade fazer o que tu fazes agora.
A critica que eu fiz algumas pessoas nem apanhariam a parte do SSS, mas estas a aprender sozinho tens que ter calma que estas a seguir o caminho do autodidacta e não tens ninguem ao lado a explicar como, porque, ou quando usar o que for, ou a dar feedback do teu trabalho, por isso não menosprezes o que fazes porque eu também passei por isso ;)

Arranja forma de teres a student version do Max que é de borla para estudantes e instituições agora. Se não conseguires pelo site liga para o distribuidor e pede informções. Chaga os gajos ate mais não!

E faz o que te disse. Escolhe qualquer coisa para fazeres que curtas mesmo, e com o maximo de referencias, e recria-o e vai mostrando quando tiveres duvidas que o pessoal ajuda


NinjaIST e [PM]

Obrigado pelas palavras pessoal :)

Abraços

David
 
se não fosse os foruns eu não conseguia ser autodidata, é muito bom receber as vossas opineões.
Eu ja tenho o student version do maya e do 3d max, consegui sem problemas.
Eu comesei por usar o maya e odiei, vou agora exprimentar o 3d estudio max, vi que tem modifiers e o shader fx como no blender, acho que vou dar me tipo manteiga.:cool:

depois partilho alguns trabalhos em progresso.
 
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