ODD SCHOOL - Projectos Compositing para Cinema

Grande Trabalho!!

Duas perguntas: Quando falas em curso avançado estás a te referir a este?

E como está a nível de saídas dos alunos que acabam o curso?
 
X-Blitz
Sim, o curso é esse que acabou a semana passada.
Só comecei a publicar agora porque, bem, precisava de uns dias de ferias LOL. As inscrições para esse ja começaram e ja estamos a preparar o curso, mas não deve começar ja já pois para entrar no curso é preciso ter 75% de nota minima nos Foundation (ou fazer só os exames finais de foundation se ja souber os programas) de (3DS Max, Photoshop, Zbrush) para entrarem, e agora temos pessoal que curtia entrar mas ainda esta a fazer ou vai começar essa parte.

Ao nivel de saidas para os alunos, isto esta a ser um pouco surpresa, porque nós não prometemos nada, so vamos abrindo umas portas e ajudamos, e eu até digo aos meus alunos depois do curso supostamente seria passar um mes a afinar portefólio, enviar para todo o lado e depois conta de skype e mail e mochila as costas, mas a parte estranha é que alguns deles ja foram contactados (estiveram no trojan horse) teem entrevistas (até para dar cursos noutras escolas), outro de Angola já tem trabalho a espera, e eu ainda vou ter que enviar para umas quantas empresas, uma delas com feedback de cada aluno individual a pedido da mesma (empresa de miniaturas)...
"Pah" isto é bom como é obvio e é um bocado estranho como te disse, mas não posso dizer que isto seja regra e há outros pormenores que há a ter em conta como nos so fazermos o maximo de 10 alunos destes por ano em 3D (não é propriamente muitas pessoas para arranjarem trabalho) depois a ligação da escola a produtoras e artistas portugueses e de fora como formadores ajuda também a aumentar a rede de contactos e de alcance dos trabalhos (todos se teem a todos em facebooks e afins e falam e pedem opiniões) apesar de isto não ter sido planeado.
E depois claro, quem é a concorrencia deles? Eles vão candidatar-se ao primeiro trabalho na area, como junior, estaigario/internship, etc nas àreas de visualização, jogos, filmes, etc. (isto sempre pago, pouco ou muito não interessa pois agora teem é de "ganhar "calo", mas pago tem que ser pois sempre lhes dei na cabeça para lutarem por isso). Não estou propriamente a ver o pessoal que acaba os cursos de multimedia/designs e fins aos 23-24 anos, a roubar um lugar de 3D a pessoal da mesma idade (ou até de 20-21) com trabalhos destes... Isto sem desrespeito por ninguém mas acho que... "prontos", é uma questão de se comparar portefólios. O irónico disto é quase nenhum quer/queria ficar em Portugal...


Bem mas segue agora o segundo trabalho da Turma de 3D modeling and Texturing:
"Ontem começou-se a partir a loiça, hoje é mesas e cadeiras...
Segundo projecto apresentado, este da minha única aluna menina, Vanessa Camacho, só para não se dizer que isto é uma coisa só de homens (ainda por cima com esta qualidade).
Parabéns Vanessa. And yesterday I forget to also thank Manuel Virks, Vlad Costin, and Florian de Gesincourt, our invited artists, for coming here and for all the support and feedback to our students. You guys Rock!!"


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Espero que curtam
Abraços
 
A vanessa camecho esta de parabéns gostei de todo o trabalho que fez no geral a ideia de por a ovelha na primeira composição ficou engraçada, gostei também do bebabo.

O que não a condizeu foi os personagens com o envolvimento, as texturas da pele precisam de mais trabalho.

Não sei se foi intenção , mas parece que as bocas não estão soltas, estão fechadas em todos os renders podia variar um pouco conforme situação.


O render do busto por sua vez já demonstra mais trabalho nas tex.

Adorei a locomotiva porque sempre tive paixão por comboios, lindo.

O maior sucesso para a vanessa camacho.
 
Os trabalhos estão muito bons e é bom ver que há escolas cuja intenção não é somente fazer dinheiro e não querer saber da qualidade do ensino.

Outro ponto, assumindo que nenhum formando trabalhou na área, sou um bocado contra, darem eles formação. Mas pronto.

Em relação aos licenciados, não devemos partir da tão comum ideia de que quem vai para a faculdade, fica em estado criogénico. Estar na faculdade não significa que não aprendem por eles próprios ou com cursos e atingirem níveis brutais.
 
A vanessa camecho esta de parabéns gostei de todo o trabalho que fez no geral a ideia de por a ovelha na primeira composição ficou engraçada, gostei também do bebabo.

O que não a condizeu foi os personagens com o envolvimento, as texturas da pele precisam de mais trabalho.

Não sei se foi intenção , mas parece que as bocas não estão soltas, estão fechadas em todos os renders podia variar um pouco conforme situação.


O render do busto por sua vez já demonstra mais trabalho nas tex.

Adorei a locomotiva porque sempre tive paixão por comboios, lindo.

O maior sucesso para a vanessa camacho.

Obrigado pelos coments Spintox. A Vanessa até é bastante boa a esculpir e detalhar coisas mais realistas (como podes ver na outra cabeça) mas ela percebeu que fazer coisas cartoons o segredo esta em arranjar um equilibrio nos detalhes que se metem e na estilização das formas. Foi uma batalha que ela travou mas nem correu mal para primeiro trabalho do género.

Os trabalhos estão muito bons e é bom ver que há escolas cuja intenção não é somente fazer dinheiro e não querer saber da qualidade do ensino.

Thanks Foxy ;)

Outro ponto, assumindo que nenhum formando trabalhou na área, sou um bocado contra, darem eles formação. Mas pronto.

Não podemos fazer nada em relação a isso, foxy. Cada empresa toma as decisões que quer.

Em relação aos licenciados, não devemos partir da tão comum ideia de que quem vai para a faculdade, fica em estado criogénico. Estar na faculdade não significa que não aprendem por eles próprios ou com cursos e atingirem níveis brutais.

Nem eu disse isso Foxy, até porque (e não sei porque aposto que tu também) eu aprendi por mim, e comecei na "brincar" com isto na faculdade, aliás a maior parte dos cromos que conheço da área é autodidacta, agora todos concordamos numa coisa num ano teres uma evolução assim nenhum de nós teve (e no nosso tempo não havia nada do genero).

Agora, e desculpa-me a honestidade e sendo curto e grosso, aprenderes por ti durante a faculdade dá-te (muito) mérito a ti e não devia ser as instituições a gabarem-se disso. Estou um bocado farto de ver finalistas de design grafico/multimedia/etc que nem no exame de Foundation de Photoshop conseguem passar quando é das ferramentas que vão usar mais no dia a dia deles. Só para teres noção, aqui nunca ninguem, que se propôs a exame (para poder saltar curso) de Foundation de 3DS Max porque já sabia usar, conseguiu passar, e é exactamente o mesmo que os meus alunos fazem (já tive que andar a ligar pcs de uma sala e mostrar os exames dos meus alunos para mostrar que não era nada de outro mundo). E depois tens sempre a revolta que o pessoal sente quando chega cá e espalha-se, mas melhor que eu é perguntares a este pessoal que estou a mostrar trabalho (estão todos no face e tagados, e alguns ate sao aqui do forum) eles vieram todos de cursos da área (e acabaram com boas notas), pergunta-lhes o que eles acham da diferença agora.

Para mim o ideal até seria apanhar alunos todos da faculdade mas com curso de artes e afins, chegas cá e ja tens bases e sabes "pensar e ver" de outra forma, tens outra maturidade, e aqui apanhavas a parte mais tecnica. Nós aqui até temos cuidado com isso, eles tem disciplinas como Teoria da Cor, Fotografia, Iluminação (até aprendem a calibrar cores e usar a aranha no monitor) antes de terem renderização, e no 2º periodo teem Escultura Tradicional em barro (para terem melhor noção de formas e volume) antes de no 3º periodo terem Escultura Diginal (em Zbrush e Mudbox).


New Day, New Work
Trabalho Final do André Demétrio, aquele "gajo" que irritava de manhã por chegar sempre feliz e a rir (isso devia ser proibido, sorrir antes das 10h30), mesmo tendo começado um pouco mais atraz e esforçando-se ainda mais para compensar, para conseguir acabar com um trabalho destes, mas sempre com o raio do sorriso.
Vá, até vou sentir falta do teu " BOM DIA, AMIGUINHOS!!" logo pela manhã maninho... Parabéns Demétrio ;)

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Espero que estejam a curtir. Abraços
https://www.facebook.com/oddschool
 
Agora tou curioso que exame fazem e as razões porque se espalham xD

Eu nunca tive a "ideia" de por acaso tirar um curso avançado de 3D, apesar de saber que preciso de aprender essa parte avançada. Quando fizeste o primeiro post desta "série", fui ao site da Odd para ver os preços e confesso que fiquei assustado (nunca tive informado sobre os preços desta área). Teria de trabalhar 2 anos ou mais para poder me deslocar para o continente para poder tirar o curso (e não é apenas um curso que se aprende. Conhecemos pessoas, críticos, formadores, contactos, enfim, tudo que um autodidacta terá mais dificuldade em ter. É certamente uma possibilidade, mas espero que até lá, a internet me ajude a chegar ao tal nível.

O barco não foi texturizado? Um grande trabalho como sempre.
 
Gostei das ultimas imagens a modelação do barco e o interior ficou porreiro,
O detalhe valeu a pena.
De longe o boneco esta bom (fora a barba) mas de perto vesse presisa de muito trabalho, não usou o shader mais adequado, alem das texturas estarem fora do local, os normals ou bump não combinam com a pele e as sombras estão muito escuras não usou reflexão ou specular na pele
E A barba:facepalm:
Gostei do chapeu, do detalhe, alem fos olhos.
Se foi a 1º vez acho que fez muito bem, agora é continuar.
O André Demétrio penso que destaca se mais como generalista ou nos envolvimentos para o ramo da animação.

Agora não sei se no vosso curso dão importacia aos modelos para video jogos?
 
Não podemos fazer nada em relação a isso, foxy. Cada empresa toma as decisões que quer.
Claro, estava só a comentar...


Nem eu disse isso Foxy, até porque (e não sei porque aposto que tu também) eu aprendi por mim, e comecei na "brincar" com isto na faculdade, aliás a maior parte dos cromos que conheço da área é autodidacta, agora todos concordamos numa coisa num ano teres uma evolução assim nenhum de nós teve (e no nosso tempo não havia nada do genero).
Sim, com uma boa escola a velocidade de prograssão é muito maior. Mas apenas respondi, ao que me pareceu um pouco uma generalizaçaõ. Se não foi, entendi mal então.

Agora, e desculpa-me a honestidade e sendo curto e grosso, aprenderes por ti durante a faculdade dá-te (muito) mérito a ti e não devia ser as instituições a gabarem-se disso. Estou um bocado farto de ver finalistas de design grafico/multimedia/etc que nem no exame de Foundation de Photoshop conseguem passar quando é das ferramentas que vão usar mais no dia a dia deles. Só para teres noção, aqui nunca ninguem, que se propôs a exame (para poder saltar curso) de Foundation de 3DS Max porque já sabia usar, conseguiu passar, e é exactamente o mesmo que os meus alunos fazem (já tive que andar a ligar pcs de uma sala e mostrar os exames dos meus alunos para mostrar que não era nada de outro mundo). E depois tens sempre a revolta que o pessoal sente quando chega cá e espalha-se, mas melhor que eu é perguntares a este pessoal que estou a mostrar trabalho (estão todos no face e tagados, e alguns ate sao aqui do forum) eles vieram todos de cursos da área (e acabaram com boas notas), pergunta-lhes o que eles acham da diferença agora.
Não digo o contrario e não estava a fazer referencia qo que aprendem nas faculdades. Que o ensino superior nestas áreas é uma lama, é sabido, assim como nas outras. Tenho uma lic. em Múltimédia, outra em Informática e meia em Matemática. Não aprendes nada. Algumas cadeiras chegam a roçar o ridiculo. Mas enquanto os reitores forem os mesmos velhos caqueticos vindos de areas que nada têm a ver, vai ser sempre o mesmo. No entanto há muita falta de interesse por parte do pessoal. Tive colegas de um dos cursos que nunca tinham pegado no phooshop. Para mim é falta de interesse. Eu deixei de trabalhar com 3D à quase 4 anos. Agora sou programador. O meu interesse por 3D é muito maior do que o por programação. Tenho gigas i gigas e horas e horas "perdidas" a ver videos e a ler cenas sobre 3D. Devorava tudo o que é informação sobre 3D. Sobre programação.... lol....quase nada. Se não há muito interesse e com o nivel de ensino que se tem... Se bem que acho que não se deve ir para a faculdade para aprender a mexer no photoshop...

Para mim o ideal até seria apanhar alunos todos da faculdade mas com curso de artes e afins, chegas cá e ja tens bases e sabes "pensar e ver" de outra forma, tens outra maturidade, e aqui apanhavas a parte mais tecnica. Nós aqui até temos cuidado com isso, eles tem disciplinas como Teoria da Cor, Fotografia, Iluminação (até aprendem a calibrar cores e usar a aranha no monitor) antes de terem renderização, e no 2º periodo teem Escultura Tradicional em barro (para terem melhor noção de formas e volume) antes de no 3º periodo terem Escultura Diginal (em Zbrush e Mudbox).
Não digo que não.
 
Agora tou curioso que exame fazem e as razões porque se espalham xD

Eu nunca tive a "ideia" de por acaso tirar um curso avançado de 3D, apesar de saber que preciso de aprender essa parte avançada. Quando fizeste o primeiro post desta "série", fui ao site da Odd para ver os preços e confesso que fiquei assustado (nunca tive informado sobre os preços desta área). Teria de trabalhar 2 anos ou mais para poder me deslocar para o continente para poder tirar o curso (e não é apenas um curso que se aprende. Conhecemos pessoas, críticos, formadores, contactos, enfim, tudo que um autodidacta terá mais dificuldade em ter. É certamente uma possibilidade, mas espero que até lá, a internet me ajude a chegar ao tal nível.

O barco não foi texturizado? Um grande trabalho como sempre.
Se usas a Internet para aprender estas no bom caminho, ao contrario de muitos.

Nada melhor do que um bom forum para receberes criticas de vários especialistas e amadores por todo o mundo.
Se o Da Vinci vivesse nesta altura, estaria a usar o photoshop, zbrush e o blender,:bounce: ou o 3dMax para criar coisas alem da Internet para aprender, sendo ele um grande autodidata.
 
X-Blitz
Sim, infelizmente o curso não é barato para a nossa realidade, mas não acho que 6500e por um ano seja muito, 540 por mes de mensalidade não deve andar muito longe do que pagam numa privada, alem que um curso destes la fora começam é mais do dobro, isto mais estadia e despesas (não que nos possamos comparar a elas, pois falamos de escolas que estao em centro estratégicos da industria e com acesso a empresas e artistas muito mais directos, e com mais experiência que nós).
O André não conseguiu ter tempo para fazer tudo e texturizar o barco preferiu deixar para traz para testar outras coisas, e agora depois do curso esta a acaba-lo este mes para meter em portefólio :)

Spintox
Thanks. Por acaso o interior foi aquele "meh" para o juri, tipo ja vimos esta imagem em 1000 sitios diferentes (e o pessoal ate se riu que acho que era uma das imagens iniciais do genero que vinha no manual do Max ao inicio lol).
Acho que queres dizer que o shader não esta bem configurado. Ele tem alguns problemas mais graves como afinar o scatering do shader e o material de subscatering, definir melhor o radius e o peso de cada camada do SSS para ter melhores cores e sombras, e uma textura que não tem um boa resolução em alguns locais. O reflection e o specular nem acho que seja mau, mas so com o resto afinado é que poderia dizer se esta a funcionar bem. O bump está forte como o raio e apropria textura está bue agressiva...
A barba "prontos" é aquela coisa, mas acredita que está bem melhor que o que esperava LOL. Mas é pêlo/cabelo, deve ser das cenas mais complicadas de fazer e ter tudo a bater certo. Demora uma carrada de tempo a fazer, pentear e controlar as guias, configurar um bom shader e transparecias é outro filme (isto partindo do principio que conseguia fazer uma iluminação que tirasse o maximo partido do detalhe), e dar aqueles cabelos e pelos finais é preciso muita sensibilidade, e integrar no fim tudo em pós-produção também não é facil (ainda por cima a usar MentalRay).
Um gajo ja batido demora uns bons dias (se não mesmo semanas, especialmente pêlos longos) e ele precisava de muito mais tempo e principalmente calma para conseguir assimilar tudo e poder testar por ele mesmo as cenas. Mas eles querem sempre mais e testar tudo e ver tudo e depois no fim não há tempo (e aprenderem a gerir o tempo para respeitarem deadlines é das cenas mais importante para aprender), por isso nem me chateou muito e ele aprendeu, e sim era o primeiro trabalho dele assim mais sério.

Nós fizemos uma parceria com os alunos e professores da cadeira de mestrado de programação para videojogos do Tecnico (eles entram com a programação e nos com os graficos) e eles fizeram uns quantos modelos 3D para eles usarem nos niveis de uns jogos (o pessoal de concept fez outros 2 jogos com eles). E até convidamos o Virks (Crytek e agora freelance) nessa altura (vê uns posts atraz neste topico) para cá vir e fazer um workshop com eles de uma semana onde aprenderam modelar e texturizar para jogos e a usar o UDK para verem os modelos a correr e testar materiais.

Foxy
Raios, eu vi os teus trabalhos, pah. Why the hell did you stop? Nem sequer um freelancezinho? para fora? Conheço pessoal que não faz isso e trabalha na área...
Ainda por cima para programação...traidor ;-) lol

Obrigadao pelos coments pessoal e espero que estejam a gostar. Amanha ha mais
 
Última edição:
Foxy
Raios, eu vi os teus trabalhos, pah. Why the hell did you stop? Nem sequer um freelancezinho? para fora? Conheço pessoal que não faz isso e trabalha na área...
Ainda por cima para programação...traidor ;-) lol

Sempre fui traidor! Haha, eu também fazia scripts para o max na altura! Já na altura sabia o que ia ser o meu futuro! Haha

Nada de freelance.

Parei porque dei por mim a fazer projectos não gostava, a receber mal, em atraso e a recibos verdes, a serem incorrectos, oportunistas e a não darem valor ao trabalho.

Até porque na última experiência que tive a trabalhar para alguém em 3d, me disseram que eu não era grande coisa naquilo. Curiosamente, no mesmo mês o Tom, do 3d total, mandou-me um email a perguntar se conseguia ter pronto um trabalho que andava a fazer na altura, para entrar num dos volumes livro digital art masters. Não o consegui acabar a tempo, mas percebi que eu tinha nível suficiente para ter um trabalho num livro para ser vendido ao público, mas não tinha nível para trabalhar no grande mercado português. Estou a ser irónico, mas para mim, foi a gota de água.
F**k this s**t.

Para estar assim, prefiro estar a fazer projectos que também não gosto muito noutra área, mas com mais do dobro em salário, contratos e outras demais regalias, e fazer os meus projectos que gosto em Casa, para mim.

Na altura que podia ir para fora não o quis fazer. Foi asneira, mas azar.

Todos os sítios onde trabalhei em 3d, foram más experiências.

Não me arrependo nada de ter mudado para programação e não voltarei a trabalhar com 3d, pelo menos em Portugal.


Espero não ter desmotivado ninguém lol
 
És mesmo chato xD mas ei, aprendemos com os nossos erros e com os dos outros xD também nunca tive a ideia de prosperar cá... Pelo menos, a vender para cá.
 
foxy
Eu acho que tive mais sorte, que freelances cá dentro quse sempre pagaram (apesar das dores de cabeça), e depois tive a sorte que o meu portefolio (ainda nao sei bem como) ter ido para "lá fora", e foi assim que começou para mim. Menos stresses, mais profissionalismo, melhor pago.
"Pah" da uns toques só nas tuas imagens finais em pós produção (melhor composição, framimg, toquezinho nas cores) e envia para umas quantas agencias de publicidade. O pior que pode acontecer é dizerem que não, o melhor é ganhares uns dinheiro extra ao teu ordenado ;)



Hoje deixo aqui o projecto de um "aluno" especial : Pedro Costa.
Tive a sorte de conhecer o Pedro numa demonstração que fiz no MotelX, e onde pude ver os seus trabalhos na altura que fazia como um hobby. Na altura não eram nada a este nível (nem de perto), mas a paixão estava lá. E foi aqui que vi alguém tomar uma das decisões mais corajosas de sempre: Aos 45 anos (!!!) deixar tudo o que se conhece, que é seguro, e tentar ter uma hipótese a fazer o que se gosta, arriscando tudo e a começar do zero! Ok, eu admito: eu tremi! Isto podia ter corrido tão mal e tudo por causa da nossa conversa, porque é muito giro todos falarem que "se é bom, há sempre trabalho", ver nos filmes que vale sempre a pena arriscar e blá blá blá, mas estar lá e presenciar algo assim, fdx, é assustador!
Não sei como fizeste, mas se houve algo que aprendi contigo my friend é que às vezes temos simplesmente de dizer "F*ck it" e atirar-nos de cabeça, sem remorsos, sem pensar, sem ligar ao que os outros dizem, apenas por uma hipótese, por mais mínima que seja, de fazer o que se gosta. Vou-me lembrar sempre disto Pedro.
Was a hell of a ride my friend, and was a pleasure beeing there with you.
Obrigado por tudo, e Parabéns :)

P.S.: O Pedro já se safou cá fora... ;)

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podem ver aqui o Video da apresentação final do Pedro que mostra também o seu percurso na Odd School - Creative Media :

https://www.facebook.com/oddschool

espero que curtam
Abraços
David
 
"Pah" da uns toques só nas tuas imagens finais em pós produção (melhor composição, framimg, toquezinho nas cores) e envia para umas quantas agencias de publicidade. O pior que pode acontecer é dizerem que não, o melhor é ganhares uns dinheiro extra ao teu ordenado ;)

Não tenho interesse algum nisso. Não envio o portfolio com 3D às mais de 3 anos.
Constumo receber pedidos de orçamentos para trabalhos, que passo directamente para outros. Cada vez recebo menos, porque sempre que recebo, recuso. lol
Fazer projectos que não gosto e ter stresses, quer seja por falta de pagamentos, ou ter que lidar com gente que não me interessa, felizmente, não valem os miseros trocos extra. Prefiro fazer trabalhos pessoais.

Não conheço nada cá em portugal nada com projectos que me interessem. Eu gosto de fazer personagens. Arquitectura, motion g e renders de produtos, dispenso bem. Não me enchem. A menos que fosse tudo maravilhas, não é.

[/QUOTE]
 
45 anos? Ainda tenho futuro então xD

O avião em Belem está um mimo. ( a primeira imagem). A do hangar, a não ser que esteja a ver mal, tem pouca qualidade. Do que mostras é tem do melhor dos alunos que mostraste até agora mas também tem o pior. Mas nível geral, muito, muito bom.

Não consigo ver o video :/
 
Não tenho interesse algum nisso. Não envio o portfolio com 3D às mais de 3 anos.
Constumo receber pedidos de orçamentos para trabalhos, que passo directamente para outros. Cada vez recebo menos, porque sempre que recebo, recuso. lol
Fazer projectos que não gosto e ter stresses, quer seja por falta de pagamentos, ou ter que lidar com gente que não me interessa, felizmente, não valem os miseros trocos extra. Prefiro fazer trabalhos pessoais.

Não conheço nada cá em portugal nada com projectos que me interessem. Eu gosto de fazer personagens. Arquitectura, motion g e renders de produtos, dispenso bem. Não me enchem. A menos que fosse tudo maravilhas, não é.
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Eu ja tinha visto alguns dos teus trabalhos, alem da qualidade destaco a originalidade dos personagens.

Acho que a tua escolha foi bem acertada isso demonstra personalidade, porque o 3D do motion g, arquitetura e produtos não é o 3d de fazer personagens, se realmente é aquilo que gostas de fazer.

O que vejo muito por ai, são generalistas que fazem tudo mas de tudo é raro ver um projeto realmente bom, isso pode demonstrar um portefólio poluído invés de polido.

É claro, se o instinto for de sobrevivência um gajo atira se para onde der dinheiro e vive com a ilusão de estar a fazer aquilo que gosta só porque o 3d engloba tudo , para isso mais vale ir para web ou cavar batatas.
 
Gostei muito da ideia de fazer projetos ligados a Portugal, só faltava alterar a estação de comboios para a do rossio ou santa polonia, não conheço a estação do render, mesmo assim para mim é o melhor render.
Foi engraçado aqueles bonecos que estão a puxar o avião parecem zombies em grupo.
A muita coisa a trabalhar se o objetivo é fazer coisas reais, mas o essencial esta ai.

Outra coisa:

Se o vosso curso é de um ano, e o objetivo é dar aos alunos um emprego no final do curso.
Não seria melhor aconselhar os mais inexperientes a especializarem numa area.
Se o objetivo é querer fazer tudo bem, um ano não basta.
Digo isto porque la fora existem empresas com cargos mais especializados.
 
É claro, se o instinto for de sobrevivência um gajo atira se para onde der dinheiro e vive com a ilusão de estar a fazer aquilo que gosta só porque o 3d engloba tudo , para isso mais vale ir para web ou cavar batatas.

Foi precisamente o que aconteceu. Agora faço aplicações de gestão web based na área de segurança de TI e 3d que gosto quando me dá na telha.
 
Outra coisa:

Se o vosso curso é de um ano, e o objetivo é dar aos alunos um emprego no final do curso.
Não seria melhor aconselhar os mais inexperientes a especializarem numa area.
Se o objetivo é querer fazer tudo bem, um ano não basta.
Digo isto porque la fora existem empresas com cargos mais especializados.

Não, tu só te especializas em algo que percebes. Não faz sentido especializares-te em texturas se não souberes mesmo como vão ser usadas. Imagina os médicos, so ao fim de 5 anos é que escolhem uma especialidade. E depois como é que também escolhes uma especialidade se não souberes bem qual as valencias de cada area. Normalmente o trajecto de alguem entrar para uma empresa (a sério) entras como junior/estagiario e vais ganhando mais responsabilidades e acabas a especializar-te em algo que te destacas (para a propria empresa tirar o melhor proveito de ti), que nem faz sentido contratar um junior especialista em modelação, por exemplo.

Bem deixo aqui outro projecto (tenho estado mais ocupado e nao pude publicar nos ultimos dias).

"E agora deixo-vos aqui o projecto do aluno Filipe Castro Sargento, que foi quem ganhou o prémio "DASS-QUE-GANDA-SALTO-!!!-MAS-ISTO-FOSTE-MESMO-TU!?!"
Quando chegou à escola tinha poucos conhecimentos de software, técnicas e até da própria língua inglesa mas depois de muito trabalho, esforço, sacrifício, dedicação e até com a ajuda dos colegas (que o ajudavam nas traduções nos workshops dos artistas internacionais), acabou a fazer este projecto (e até a falar um pouco inglês :) ).
A comparação entre o que fazias e o que fazes agora é absurda!! Parabéns Filipe ;)

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Abraços

David

https://www.facebook.com/oddschool
 
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