Odios eternos

igordafonseca

Power Member
Viva
Não sei se será o local certo, mas para quem quiser desabafar sobre hardware que dá nervos, força nisso.
Começo eu:
Fontes modulares. Se são modulares os encaixes deviam ser para dentro da fonte e não criar mais espaço para a frente. Se a caixa é curta, modular devia ajudar, não complicar.
Nas fontes normais, é cabos a mais, mas ao menos saem todos do mesmo sitio...

As ligacoes do painel frontal na motherboard.
Vamos á lua, mandamos carros a Marte, e ainda não conseguimos criar um sistema que não dê taquicardia e precise de óculos e alicates de pinças para ligar a porcaria de um par de fios.

Resto das ligações, não é possível começar a por algumas na parte de trás da board?
Esconder fios seria muito mais fácil

Percebo que há questões de compatibilidade, de design e de azelhice minha,muita, mas o bonito do ódio é que não precisa de ter bom senso.

O que vos faz ferver?
 
Para as ligações do painel frontal, existem alguns fabricantes (Asus, MSI) que trazem um adaptador com as ligações bem visíveis para ligares aos cabos e depois é só colocar na MB.

Colocar os conectores na parte traseira implicaria definir um standard adotado pela maioria dos fabricantes de MB para garantir que os conetores ficavam em locais x+y estabelecidos pelo standard, de maneira que depois os fabricantes de caixas pudessem fazer as aberturas para as passagens de cabo. Caso contrário ia dar mais problemas de compatibilidade.

A mim o que me faz ferver é quando encontro erros/pobreza de design numa caixa que faz com que a montagem seja mais complicada do que o que deveria ser ou então tenhas de alterar certas coisas.
 
O DIY tomou caminhos "errados" na minha opinião e ainda estamos precisos a formatos com décadas e que ja apresenta sinal da idade

- Pinos da motheboard, ya é um dor não ser algo unificado, alias devia ter padronizado um conector unico que combinasse botoes + USB + audio.
- SATA power devia ter nascido 12V only o que teria tornado a passagem para 12VO mais rapida e/ou conector unificado de power + data e terem matado rapidamente o molex.
- Fontes continua-se em formato ATX bulky no mainstream em vez de evoluir pro SFX/SFX-L e deixar o ATX para o nicho de high power.
- O conector USB 3.0 interno é o maior lixo já criado. bulky e muito fragil. Ao menos o Type-C interno é bem melhor.
- Slots de expansão devia ser algo também reformulado para permitir gráficas mais largas de modo ter exaust maior, abertura na caixa 2 slots padrão e melhor forma de prender a placa em ser aquele L que distorce o layout traseiro das caixas.

Pegando a 3090 FE com um shield maior teria uma capacidade de exaust brutal de o bracket tivesse mais uns 2-3cm de largura.

7fqd8ncw5rq51.png


- Existir muito mais conectores em L
- ITX/DTX/mATX não serem o backbone do DIY pro mercado office/caseiro/gaming, deixando ATX/E-ATX para ultra high end/workstations
 
As ligacoes do painel das caixas para MB ja era mais que tempo para as caixas trazerem uma ficha fixa que encaixa-se logo ali e liga-se tudo.... Em vez de andarmos ali pin a pin e algo mesmo chato, para quem ja ve mal entao ainda pior.
 
Pior é quando o acessório que facilita as ligações ( o que tenho de uma mb asus) é tão bem feito que nem fica bem encaixado nos pins lol.

Obrigou-me a ligar um a um. e o acessório ficou guardado na caixa...
 
Este conceito da MSI ya, é disso que precisa ter algo para inovar. Trazer as conexões todas para a traseira da board.
 
Isto é muito bonito na caixa deles e tal, mas volto a dizer:

Colocar os conectores na parte traseira implicaria definir um standard adotado pela maioria dos fabricantes de MB para garantir que os conetores ficavam em locais x+y estabelecidos pelo standard, de maneira que depois os fabricantes de caixas pudessem fazer as aberturas para as passagens de cabo. Caso contrário ia dar mais problemas de compatibilidade.

mas sim era porreiro existir um standard adotado por todos e depois termos vários fabricantes de caixas a produzir segundo essa especificação. Confesso que não vi o vídeo nem li artigos sobre o tema, por isso não sei se estão a seguir esse caminho ou se será exclusividade...
 
Back
Topo