Microsoft Office 2010 - Tópico Geral

Boas,

Relembro que o office 2007, não é apenas para ser usados em universidades e cadeiras de office.
Mas sim no mundo real, e no mercado de trabalho.

Logo em termos práticos é complicado dizer a uma empresa com 300 ou 400 sistemas office, para meter todos a terem cursos de formação de office 2007, para apenas ficar com algo mais recente, e que de novo tem muito pouco...

tirando... os docx, xlsx... LOL...

Cumprimentos,

LPC
sim efectivamente esse X é so mesmo para ser diferente. já peguei com DOCX e abri com o office 2003 e deu perfeitamente... fkb
 
Uso o Office desde a velhinha versão 6.0, passei por todos eles, 97, 2000, 2002(XP), 2003 e acho o 2007 muito bom e a maior evolução de sempre no Office, pois desde o 97 (ou mesmo o 6) o interface era sempre o mesmo.

Ao príncipio também me custou, mas se pensarem bem havia muita coisa sem sentido como ir ao menu Ficheiro para configurar página, ir ao Editar para inserir um cabeçalho e muitas outras coisas herdadas da fraca ergonomia das versões mais antigas.

Tudo o que peço para o Office 14 é que venha com versão 64 bits.

E já agora porque lhe chamam 14? é por superstição? Deveria ser o 13.
 
Última edição:
A próxima versão do Office precisa acima de tudo duma esfrega

Gosto muito do 2007 como interface mas alguns programas estão cheios de broas a começar no Excel.
Escrevi isto há um ano e agora ainda estou mais convencido que tinha razão.

O Excel parece um queijo suiço e é uma lesma a correr macros. É aí que quero ver melhorias. Além de afinações na interface. Muitas coisas simplesmente não são tão rápidas porque a interface antiga era uma trampa mas tinha muitos atalhos que quem usava conhecia.
 
Escrevi isto há um ano e agora ainda estou mais convencido que tinha razão.

O Excel parece um queijo suiço e é uma lesma a correr macros. É aí que quero ver melhorias. Além de afinações na interface. Muitas coisas simplesmente não são tão rápidas porque a interface antiga era uma trampa mas tinha muitos atalhos que quem usava conhecia.

É bem verdade. O interface do 2003 podia não ser grande coisa, mas tinha o meu configuradinho como queria. Bastava um clique do rato. Agora tenho de andar a clicar nas ribbons até encontrar o que quero. Tenho de fazer pelo menos mais um clique, mas na maior parte das vezes são mais uns 2 cliques. Ex. :

- Excel: paste as values;
- Word: uso o endnote e mathtype. no 2003 tinha as toolbars directamente disponíveis. Agora tenho de escolher Endote/mathtype e clicar. Se tiver necessidade de andar alterar as coisas muitas vezes (ex. endnote; mathtype; endnote; mathtype, et...) não se faz outra coisa senão andar a mudar de ribbons. Passado algum tempo já cansa.



Pq é que não deixam configurar uma ribbon como o utilizador quer?! Será que eles sabem como é que eu gosto de trabalhar? Espero bem que melhore na próxima versão. Há muita gente que gosta das ribbons. Eu não gosto nada. Aliás, não são mais dos que os antigos menus mas com interface muito bonitinho.
 
Na minha opinião a interface do Office 2007 foi excelente. É muito mais intuitiva, o que torna muito mais fácil usar. Eu também tive problemas no inicio, porque não estava habituado, mas facilmente aprendi e agora não quero outra coisa. Recentemente comecei a usar o Office: Mac e a mesma coisa, no inicio estranhei, mas depois achei excelente. No Office 2007 o Excel é que precisava de uns melhoramentos, apesar de não ter experimentado a fundo, mas notei alguns bugs (aquele bug da função seno era extremamente irritante, por exemplo). Bem, já agora que aproveitem e melhorem o office:mac :p estou bastante curioso para o Office 14. O 2007 precisava dos melhoramentos que já referi, mas também ao nível de performance.
 
Acho que o 2007 passou a ser muito 'user friendly', qualquer pessoa sem conhecer consegue fazer muita coisa, sem ter de estar a experimentar os menus.

Acho que foi uma grande evolução.
 
O problema não é as pessoas estarem tão habituadas ao antigo e não conseguirem aprender o novo. Aprender o novo não tem dificuldade nenhuma.

O problema é que em algumas funcionalidades existiam atalhos que os utilizadores habituais conheciam (mesmo que para os esporádicos fosse uma gaita) e na nova interface só há o dumb down way. Por isso introduzam atalhos e afinam a interface para ser ainda mais fácil para utilizadores recentes.
 
O problema não é as pessoas estarem tão habituadas ao antigo e não conseguirem aprender o novo. Aprender o novo não tem dificuldade nenhuma.

O problema é que em algumas funcionalidades existiam atalhos que os utilizadores habituais conheciam (mesmo que para os esporádicos fosse uma gaita) e na nova interface só há o dumb down way. Por isso introduzam atalhos e afinam a interface para ser ainda mais fácil para utilizadores recentes.
Precisamente. Deveria ser possível qualquer tipo de utilizadores poderem retirar o máximo partido do programa, adaptando-o às suas necessidades. Não vejo qual o interesse em passar de menus para ribbons. Alguém disse que se torna mais intuitivo: só se for por causa das figurinhas, porque de resto as ribbons são os menus. Desta forma foram pelo mínimo denominador comum: vamos assumir que ninguém sabe usar o office; logo a forma como nós achamos que deve ser usado é esta; todas as restantes formas que os utilizadores achem que sejam melhores para eles, não fazem sentido nenhum porque nós sabemos qual a forma ideal de interagir como programa e antecipamos as necessidades de todos os utilizadores. Basicamente foi este o raciocínio que utilizaram.

Edit: Só para esclarecer, o problema não é a inexistência dos menus antigos (existem add-ins que permitem colocá-los, como foi indicado num post anterior), mas sim a impossibilidade de configurar as ribbons/toolbars ao gosto do utilizador. Repito, tendo em conta as minhas necessidades, agora tenho de fazer mais passos para conseguir ter o que antes conseguia com um só click do rato, porque tinha as toolbars e os atalhos que mais necessitava no meu painel. Essa possibilidade deixou de existir com o Office 2007. Agora tenho de fazer: escolhe ribbon, escolhe opção, escolhe ribbon, escolhe opção..., quando antes, como estava tudo no mesmo painel, era só escolher a opção. Ex. Com uma folha em branco, ao abrir o office, tentem fazer: heading, texto, tabela, footnote e assim sucessivamente (algo relativamente normal a escrever um texto). Comparem os passos que têm de fazer com o 2007 e com os que têm de fazer com o 2003 (neste caso com os atalhos configurados nas toolbars). Têm de fazer mais passos. Claro que me dizem que o 2003, de raíz não tem alguns dos atalhos que permitem fazer estes passos num só click. Concordo, mas com o 2003 posso configurar esses atalhos, enquanto que com o 2007 não posso. Posso minimizar um pouco as coisas com a Quick access toolbar, mas depois ficasse com uma toolbar enorme no monitor.
 
Última edição:
Algumas indicações de que o novo Office terá versão 32 e 64-bit:
Next Office version to ship in 32-bit and 64-bit versions


You learn the most interesting things when you poke around in some of the arcane files that are included with Windows 7 beta releases. In the most recent build of Windows 7 that I’ve been able to examine, I’ve confirmed that Microsoft plans to release its next version of Office in 32-bit and 64-bit flavors. That’s a detail that my colleague Mary Jo Foley didn’t discover in her December 2008 rundown of what we know about Office 14
The clues to an upcoming x64 Office release are hidden in an obscure XML file used by the Windows Easy Transfer utility, which transfers settings for Windows and selected applications from an old PC to a new one. In the official beta release of Windows 7 (finalized in December 2008), Migwiz.xml includes the same list of applications found in Windows Vista. But in post-beta builds, this file has been updated to include more modern programs.
Earlier today, as I was scanning through the file to assemble an updated list of applications that can be migrated to Windows 7, this heading caught my eye:

Directly underneath this block of code is a list of programs to be detected. It’s the same list of nine programs found under the Office 2003 and Office 2007 headings, except that the Office 14 section includes an extra “_x64” entry for each one. Here, see for yourself:

In addition, there are separate sections labeled “Office x86 detects” and “Office x64 detects”. Elsewhere in the file are sections that cover different upgrade scenarios. For Office 2003, there are three rule sets:

  • Office2003to2007SettingsUpgrade
  • Office2003to14SettingsUpgrade
  • Office2003to14SettingsUpgrade_x64
Similarly, you can use the wizard to upgrade from Office 2007 to Office 14 or Office 14_x64.
The fact that this code is being baked into Windows 7 now suggests that the rumors of an early 2010 ship date for Office 14 are accurate. Having native 64-bit support for all members of the Office family is an extra bonus and welcome news.

Fonte: http://blogs.zdnet.com/Bott/?p=742
 
Parece que corre uma Build TAP no sítio do Costume! :) Se ainda não corre irá correr dentro de horas! É o que li num fórum de People dentro do assunto, aliás é de lá que vem os leakes do Win 7 Builds internas!
 
Então quer dizer que a MSFT salta directamente do office 12, para o office 14 sem passar pela casa partida? Então e o 13?

Fazendo uma pequena pesquisa no google, encontro várias menções a superstições por parte da MSFT, daí não terem lançado o número "13". Palhaçada... :-D
 
Back
Topo