LibreOffice - Tópico Geral

(...)

LibreOffice 4.0: a community on fire

In less than 30 months, LibreOffice has grown dramatically to become the largest independent free software project focused on end user desktop productivity. TDF inclusive governance and the copyleft license have been instrumental in attracting more than 500 developers – three quarters of them being independent volunteers – capable of contributing over 50,000 commits.

The resulting code base is rather different from the original one, as several million lines of code have been added and removed, by adding new features, solving bugs and regressions, adopting state of the art C++ constructs, replacing tools, getting rid of deprecated methods and obsoleted libraries, and translating twenty five thousand lines of comments from German to English. All of this makes the code easier to understand and more rewarding to be involved with for the stream of new members of our community.

“LibreOffice 4.0 is a milestone in interoperability and an excellent foundation for our continued work to improve the User Interface,” explains Florian Effenberger, Chairman of the Board of Directors. “Our project is not only capable of attracting new developers on a regular basis, but it also creates a transparent platform for cooperation based on a strong Free Software ethos, where corporate sponsored and volunteer developers work to attain the same objective.”


LibreOffice 4.0: the new features

LibreOffice 4.0 offers a large number of new characteristics, which are listed on this page: https://www.libreoffice.org/download/4-0-new-features-and-fixes.

  • Integration with several content and document management systems – including Alfresco, IBM FileNet P8, Microsoft Sharepoint 2010, Nuxeo, OpenText, SAP NetWeaver Cloud Service and others – through the CMIS standard.
  • Better interoperability with DOCX and RTF documents, thanks to several new features and improvements like the possibility of importing ink annotations and attaching comments to text ranges.
  • Possibility to import Microsoft Publisher documents, and further improvement of Visio import filters with the addition of 2013 version (just announced).
  • Additional UI incremental improvements, including Unity integration and support of Firefox Themes (Personas) to give LibreOffice a personalized look.
  • Introduction of the widget layout technique for dialog windows, which makes it easier to translate, resize and hide UI elements, reduces code complexity, and lays a foundation for a much improved user interface.
  • Different header and footer on the first page of a Writer document, without the need of a separate page style.
  • Several performance improvements to Calc, plus new features such as export of charts as images (JPG and PNG) and new spreadsheet functions as defined in ODF OpenFormula.
  • First release of Impress Remote Control App for Android, supported only on some Linux distributions. (The second release, coming soon, will be supported on all platforms: Windows, MacOS X and all Linux distros and binaries.)
  • Significant performance improvements when loading and saving many types of documents, with particular improvements for large ODS and XLSX spreadsheets and RTF files.
  • Improved code contribution thanks to Gerrit: a web based code review system, facilitating the task for projects using Git version control system (although this is not specific of LibreOffice 4.0, it has entered the production stage just before the 4.0 branch).

(...)
http://blog.documentfoundation.org/2013/02/07/the-document-foundation-announces-libreoffice-4-0/
 
LibreOffice 4.4 Released With Major UI Revamp

A new version of open-source office suite LibreOffice is now available for download and the hands behind it are calling it ‘the most beautiful’ release ever.

Jan Holesovsky, leader of the LibreOffice design team, says “LibreOffice 4.4 has got a lot of UX and design love, and in my opinion is the most beautiful ever.”

The productivity suite, which was spun out of the slow moving OpenOffice project back in 2010, has certainly upped its game in the design department over the past few years, with each release of the 4.x series adding finesse.

In LibreOffice 4.4 that finesse extends everywhere — from redesigned menu bars, toolbars and context menus to cleaner, more visible in-page rulers. There’s a new color selection picker, sidebar improvements and a bunch of “reworked…interface details to follow today’s UX trends”.

The Sifr monochrome icon theme, which debuted a year ago, is now used as the default icon set on OS X (it’s a click or two away on Ubuntu).

If you have a spare couple of hours you can pour over the entire changelog for this latest update on the Document Foundation wiki at wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.4.

Other changes include:

  • Writer: Sidebar enabled by default
  • Writer: Cut, Copy and Paste actions at the top of right-click menu
  • Writer: ‘Paste Special’ now a sub-menu in right-click menu
  • Writer: Infobar to indicate ‘read-only’ mode
  • Firefox Themes now apply to bottom bar
  • OpenGL framework improvements
  • Support for connecting to OneDrive directly from LibreOffice
  • ‘Carlito’ and ‘Caladea’ fonts (Windows)
  • New default templates
  • Visual editing of Impress master pages
  • ‘Track Changes’ improvements
  • Improved import filters for a wider range of file formats from other software
  • Expanded support for media capabilities on each platform
Download LibreOffice 4.4
LibreOffice 4.4 is available to download on Windows, Mac and Linux from the libreoffice.org website.

Ubuntu 15.04 will ship with this major release installed by default.

http://www.omgubuntu.co.uk/2015/01/libreoffice-4-4-released-ui-revamp

1yP6Amf.jpg
 
Continua a melhorar, ainda assim enquanto não for 99% compativel com MS office dificilmente vai ser adoptado em massa.
Eu gostava que eles acabassem de remover os componentes que restam em java. Acredito que arrasta bastante a coisa, e era uma dependencia que preferia não ter.
 
já fiz vários trabalhos usando o libre-office e por vezes consegue ser mais eficaz que o office, pelo menos na formatação dos tópicos acho bem mais fácil que no office da Microsoft, só é pena a Microsoft dificultar sempre a compatabilidade com outros programas.

Ainda ouve aí uns zu zuns que o microsoft office ia ser portado para linux, acho que faziam muito bem, pois eventualmente iriam ganhar mais dinheiro com licenças, mas no entanto era só jajão.
 
O Libre Office nunca será 99% compatível com o MS Office porque sempre que a MS quiser quebra a compatibilidade. Se as pessoas não o adoptam por isso então são burras porque o MS Office e LO podem ambos usar o formato .odf.
 
O Libre Office nunca será 99% compatível com o MS Office porque sempre que a MS quiser quebra a compatibilidade.
Eles podem fazer isso uma ou duas vezes no maximo até perderem o market share todo. Se quebrarem a compatibilidade propositadamente o próprio produto deles deixa de ser retro-compatível e as pessoas deixam de ter motivo para o utilizar, principalmente porque assim sendo o LO passaria a abrir melhor os documentos antigos de MSO do que o próprio MSO.

as pessoas [...] são burras
Grande parte delas. Burras, estúpidas e ignorantes.
Já nem estou a falar de utilizar ou não o LO ou se será ou não melhor que o MSO, mas dês de quando é que as pessoas querem saber disso?
As pessoas querem é saber se a câmara frontal do telemóvel funciona, e no trabalho querem é gastar o minimo de tempo possivel para se pisgarem. Ninguem quer pensar em alternativas que não lhes vão poupar trabalho, e possivelmente arranjar ainda mais trabalho se o destinatário não conseguir abrir o documento que fizeram.

ambos usar o formato .odf.
Ai nossa... já experimentou abrir .odf no MSO? Eu por varias vezes que tive de entregar documentos odf a professores e até soava quando os via abir no MSO.
 
Eles podem fazer isso uma ou duas vezes no maximo até perderem o market share todo. Se quebrarem a compatibilidade propositadamente o próprio produto deles deixa de ser retro-compatível e as pessoas deixam de ter motivo para o utilizar, principalmente porque assim sendo o LO passaria a abrir melhor os documentos antigos de MSO do que o próprio MSO.

Já fizeram isso uma vez e não me admira nada que voltassem a fazer. De qualquer das formas o LO é muitíssimo superior no suporte a todo o tipo de formato de ficheiros comparando ao MSO. E suporta melhor formatos antigos da própria Microsoft que mesmo esta.

Grande parte delas. Burras, estúpidas e ignorantes.
Já nem estou a falar de utilizar ou não o LO ou se será ou não melhor que o MSO, mas dês de quando é que as pessoas querem saber disso?
As pessoas querem é saber se a câmara frontal do telemóvel funciona, e no trabalho querem é gastar o minimo de tempo possivel para se pisgarem. Ninguem quer pensar em alternativas que não lhes vão poupar trabalho, e possivelmente arranjar ainda mais trabalho se o destinatário não conseguir abrir o documento que fizeram.

Se as empresas não percebem que podem poupar imenso usando alternativas open-source ao software proprietário da MS o problema é delas. Têm medo de falta de suporte técnico e de facto esse suporte escasseia em Portugal.

Ai nossa... já experimentou abrir .odf no MSO? Eu por varias vezes que tive de entregar documentos odf a professores e até soava quando os via abir no MSO.

Já experimentei sim, uso .odfs no meu emprego (alguns) além do MSO 2007. Este chateia-se com folhas de cálculo .ods mas abre-as sem problema apesar de atirar milhentos avisos. Isso é culpa da MS por não suportar correctamente o formato (e tentar forçar o fomrato ooxml que é mais complexo e pior que o .odf mas também é "aberto" para dessa forma dificultar a adopção do .odf).

Eu uso tanto o MSO como o LO porque o LO abre todo o tipo de ficheiros que lhe atiro e o MSO não. Mas o MSO é superior no Excel e PowerPoint comparando ao LO. O Writer é comparável ao Word.
 
Se as empresas não percebem que podem poupar imenso usando alternativas open-source ao software proprietário da MS o problema é delas. Têm medo de falta de suporte técnico e de facto esse suporte escasseia em Portugal.
A formação para MS Office é "gratuita", todos nós somos OBRIGADOS na escola a aprender a utiliza-lo, e não há como contornar o belo do monopólio.
A formação para LO envolve ou força de vontade, ou uma entidade formadora que vai querer ser paga.

Será que compensa financeiramente ás empresas trocar? Não se poderia começar por questionar a base do problema? O porquê dos miudos serem obrigados a utilizar os produtos de uma empresa na escola. É que a disciplina é "tecnologias de informação" (ou algo parecido), não "técnologias da Microsoft", mas o que é facto é que os miudos nessa disciplina SÓ tocam em software Microsoft, dês do sistema deles, o MSO, o MS IE, até ao MS Paint.

Isso é culpa da MS por não suportar correctamente o formato (e tentar forçar o fomrato ooxml [...])
Nop, a versão dos utilizadores comuns é que a culpa é do [inserir nome de concorrente do MSO aqui] por não lêr devidamente os ficheiros do MSO, e por gravar ficheiros incompativeis com o mesmo.

Já ouvi tanta vez o argumento "Se fosse melhor que x as pessoas utilizavam-no em vez de y" quer quando ao office, sistema operativo, browser, o que quer que seja... que creio mesmo que as pessoas nem se borrifam nem se querem borrifar para de quem é a culpa.
"Se a chatisse pode ser dos outros porque haverei de ser eu a tê-la?"
 
Sinceramente só estou agora a usar porque já por várias tentativas tentei instalar os MO e não consegui, pondo-se a hipótese de instalar novamente o SO e eu a ter recusado. Há alturas que temos de vencer a dependência. Baixei os manuais e aproveito para perguntar quais são as maiores dificuldades ao nível de olha de cálculo.
 
Eu adaptei-me muito bem à folha de cálculo, ainda no tempo do Libreoffice 3.5 e era um pouco mais difícil. Agora não me parece que vás encontrar grandes obstáculos. Talvez o hábito aos menus normais em vez do menu Ribbon seja o mais demorado.
 
Para mim a dificuldade é um ou outro bug que não tem no Excel. Por exemplo se seleccionas células não-contíguas e escolhes a opção de fazer gráfico o Calc não reconhece a selecção de nenhuma célula além da primeira.
Outro ponto irritante no Writer é a ferramenta de crop de imagens que é horrível.
No Impress, os templates feios (no 4.4 já meteram uns bonitos), teres que seleccionar exatamente a linha de texto nas caixas de texto para poderes começar a escrever e o comando de Inserir Slides não ter uma macro atribuída.
 
Para mim a dificuldade é um ou outro bug que não tem no Excel. Por exemplo se seleccionas células não-contíguas e escolhes a opção de fazer gráfico o Calc não reconhece a selecção de nenhuma célula além da primeira.
Outro ponto irritante no Writer é a ferramenta de crop de imagens que é horrível.
No Impress, os templates feios (no 4.4 já meteram uns bonitos), teres que seleccionar exatamente a linha de texto nas caixas de texto para poderes começar a escrever e o comando de Inserir Slides não ter uma macro atribuída.
Que solução tens?
 
Para mim o não ter um verificador gramatical é um grande revés.

No mínimo devia corrigir como deve ser... Tirando isso, se for para documentos simples serve perfeitamente.
 
Bom dia a todos!
Espero que se encontrem bem.

Aproveitando este tópico, queria vos pedir uma opiniao,sff

Em relação ao libreoffice, é um bom substituto ao word e ao excel? Tem boa compatibilidade com documentos gravados em word por exemplo?

Obrigado a todos desde já!
 
Back
Topo