Windows 10 Mobile - Fall Creators Update [1709]

Tenho assim no meu 930AU
Horas certinhas
TP49GO2.jpg
 
Tenho comigo 2 640, um no 8.1 e outro nesta build, e a diferença de performance é da agua para o vinho, vai ao WDRT e nao volta a sair do 8.1. Esse sim, um SO indestrutivel, ja o w10m, destroi se sozinho, um gajo ja nem precisa de fazer nada ou inventar muito.... Quando da mos por ela, ja foste......
 
Não vou discutir a diferença de performance ... um Puppy Linux destrói completamente um Ubuntu em Performance também se quiseres mesmo ir por aí :D

Agora, discuto sim os relatos de desastre total. Esta semana aqui no trabalho formatei e trouxe até ao W10M um Lumia 930 da empresa e mexi no 640 de um colega e fiquei bastante agradado com a Performance em ambos. Nada a ver com o estado em que estava na 10240.
 
Em relação à questão da hora também com as duas opções activas a hora não ficava certa.

Vou experimentar mais umas coisas. Se alguma coisa manhosa instalada.
 
Claro que se pode discutir a performance ainda para mais quando o 640 ainda é oficialmente suportado, mas o meu problema nem é tanto a performance (com o hardware que tem não há milagres) e sim a estabilidade do OS estar presa por arames que pode ser quebrada a qualquer update ao OS (processo esse que demora séculos e que nem por isso é mais estável) o que nos leva ao outro problema, o facto do WDRT ter parado no tempo e não simplificar em nada o tempo que demora recuperar o OS em caso de falha.

Cada vez que faço um update ao OS que pouco ou nada traz de novo, torço o nariz e rezo para que não dê barraca só de pensar no tempo perdido o que demonstra bem a confiança que inspira, mas desta vez até ver nem posso queixar.
 
Esta semana aqui no trabalho formatei e trouxe até ao W10M um Lumia 930 da empresa e mexi no 640 de um colega e fiquei bastante agradado com a Performance em ambos. Nada a ver com o estado em que estava na 10240
Um caso a considerar com cada vez maior confiança (evoluir o 640xl da esposa)
 
Tenho comigo 2 640, um no 8.1 e outro nesta build, e a diferença de performance é da agua para o vinho, vai ao WDRT e nao volta a sair do 8.1. Esse sim, um SO indestrutivel, ja o w10m, destroi se sozinho, um gajo ja nem precisa de fazer nada ou inventar muito.... Quando da mos por ela, ja foste......

Sim, o 8.1 é mais leve, mais estável, menos completo também, e obsoleto em termos de actualidade.
Voltei forçado ao 8.1 no 925, e acredita que se pudesse estava outra vez no W10, bastava o Anniversary Update.

Tenho mais autonomia e reactividade no 8.1, mas as Definições são uma verdadeira sopa de letras, tudo ao monte sem organização.
Para ter funcionalidade de lanterna tenho de ter uma app dedicada, não posso organizar a barra superior a meu gosto, perdi Skype, Messenger e Facebook, Mtalk, só mesmo o Whatsapp ainda segura a coisa.
Nunca mais o voltei a usar por causa disso.
E não fosse a monumental trabalheira para o voltar a meter no 10, mais o trabalho de hackear suporte ao Glance, e já o teria feito.
Assim, ficou o 640DS como daily driver até trocar por android ou iOS.
 
ja o w10m, destroi se sozinho, um gajo ja nem precisa de fazer nada ou inventar muito.... Quando da mos por ela, ja foste......

Uso diariamente o W10m desde Julho do ano passado e quando comecei não tinha grandes queixas do OS sem ser o tile do mail nunca actualizar - ou atualizar uma vez, quando actualizava e depois ficava presa com as mesmas notificações durante semanas. Nada de grave.

Um ano depois:

- Para enviar uma MMS não consigo tirar foto diretamente da app de mensagens; ou melhor, tira a foto mas quando a tento anexar a aplicação fecha. Se saio da app de mensagens e tiro uma foto normalmente (com a app da camara) para depois ir à app de mensagens anexar a nova foto não consigo. Porquê? Tenho que ir primeiro à app de fotografias e fazer refresh, esperando até que a foto aí a apareça. Só aí posso voltar à app de mensagens e anexar uma porcaria de uma foto. Mesmo assim, tenho que REZAR para que dê e a app não feche.

- Para receber MMS consigo receber 1/5 se tanto. Fora isso recebo uma mensagem de texto "Pedimos desculpa mas devido a limitações do seu telefone a imagem foi apagada blá blá blá". Curiosamente quando envio acontece o mesmo e normalmente envio para um W10m.. Coincidências?

- Sempre que quero ligar a lanterna NUNCA funciona. Carrego no toggle, ele muda o estado mas não acontece nada. Se vou tirar uma foto com flash tenho flash, portanto não é problema físico...

- Numa chamada, quando aproximo o telemóvel à cabeça o sensor de luz (? ou proximidade?) deteta muito bem, desligando o ecrã. O pior é que, quando a chamada termina (do outro lado) ou se eu a quero desligar, não consigo porque o ecrã não volta a ligar! Fica tudo preto. Tenho que andar a carregar no botão de bloquear e desbloquear duas ou três vezes - que isto é a carvão - até que me apareça o ecrã de bloqueio para eu conseguir desbloquear o telemóvel e de seguida terminar a chamada.

- Carregar no botão de desbloquear e "não acontece nada". Mais uma vez, algo no sensor que controla a luminosidade que não funciona ou algum erro que mantém o ecrã numa luminosidade tão baixa que é praticamente imperceptível que está ligado. É necessário carregar no botão várias vezes até que finalmente o ecrã esteja em condições.

- O ecrã de relance também não actualiza corretamente. Nem as horas. Já dei por mim a achar que "ainda tinha tempo" mas afinal era só o ecrã de relance que estava sem actualizar há mais de 30 minutos - apresentava a hora à 30minutos atrás. As notificações também nem sempre actualizam logo mas aqui dou o desconto que não é nada que me impeça de utilizar o telemóvel em condições.

E sim, já fiz reset e já actualizei o telemóvel e nunca fui insider. Sei perfeitamente que há aqui gente que nunca teve um problema e para quem o equipamento que utiliza é/tem sido muito bom e ainda bem. Para mim também estava a ser muito bom nos primeiros tempos salvo o problema com o tile dos emails. Mas o descalabro tem chegado.
 
Pois, mas não creio que entre ter um SO a prova de tudo (sem apps) e um SO (sem apps) que se degrada com demasiada facilidade, prefiro o SO à prova de tudo. O que se ganhou com o w10m (neste momento e dado o estado da plataforma hoje) não justifica as dores de cabeça que da relativamente ao wp8.1. A melhor APP que se tem no 10 é o browser, sendo ele a solução para a falta de apps. Pois bem, o 8.1 também tem browser. O 640 que estava CMG não era meu, era de alguem que gosta de ler uns sites, usa whatsapp e quer que o tlm não de problemas, porque não os sabe resolver, portanto, ficou se pelo 8.1. A mim chateia me não estar a usar o SO que gosto porque a MS esta a lixar se para ele, mas não vou voltar a mudar de burro para cavalo, e os lumias vão continuar na gaveta.
 
@Bzaina acho muito estranho todos esses problemas mesmo com o Reset feito.

Como já aqui disse várias vezes, tenho o meu 950XL a funcionar bem, o 640XL da esposa igualmente (e ela usa massivamente as piores Apps da plataforma - Facebook e Messenger), o 535 a mesma coisa. O 520 é o único Lumia que tenho que efectivamente o W10M transmite uma péssima experiência.

Aqui na empresa, tratei de um 930 a semana passada (WDRT até à última Build disponível em Insider) e aparentemente está a funcionar correctamente. Em breve um colega meu vai entregar-me o 640 da esposa para eu o "arranjar" visto que ela também está com N problemas ... vamos lá ver.

Com tantos problemas (alguns deles bem sérios) provavelmente já tinha despachado o equipamento.

Claro que se pode discutir a performance ainda para mais quando o 640 ainda é oficialmente suportado, mas o meu problema nem é tanto a performance (com o hardware que tem não há milagres) e sim a estabilidade do OS estar presa por arames que pode ser quebrada a qualquer update ao OS (processo esse que demora séculos e que nem por isso é mais estável) o que nos leva ao outro problema, o facto do WDRT ter parado no tempo e não simplificar em nada o tempo que demora recuperar o OS em caso de falha.

Cada vez que faço um update ao OS que pouco ou nada traz de novo, torço o nariz e rezo para que não dê barraca só de pensar no tempo perdido o que demonstra bem a confiança que inspira, mas desta vez até ver nem posso queixar.

Eu disse que não ia discutir a Performance, não disse que não se podia discutir. A mim parece-me lógico e compreensivo que o 8.1 seja mais leve que o 10 (por N motivos), logo qualquer discussão sobre isto parece-me ser tempo perdido.

O WDRT (e a ausência da aplicação da Store) são coisas ridículas e concordo completamente contigo. Mais que levar-nos directamente para a última versão do W10M, devíamos ter uma ComboBox para seleccionar qual a versão (8, 10, AU, CU). Quanto aos Updates já aqui disse várias vezes que não confio nos mesmos em nenhum SO, mas verdade seja dita que problemas sérios só os tive quando apanhei aquela Build que libertaram por engano.
 
Última edição:
pois, n sei do q se fala por aqui. ainda nunca fiz reset ao meu e n tenho tido problemas. mas tb se desse, n ficava sentado á espera q a garantia acabasse...
 
Mas eu acredito em vocês. Eu também já passei por boas experiências inicialmente. Estava agradado.

A evolução (??) do SO é que degradou tudo. E não há garantia que salve problemas de software. Estar 1 mês sem telemóvel para ver na mesma... deixem estar. Se me dessem o dinheiro de volta aceitava hoje.

Estes problemas acontecem diariamente. E só ainda não foi contra uma parede por milagre.
 
@Bzaina acho que tendo em conta a frustração que tens com algo que devia ajudar-nos no dia-a-dia e não o contrário, ou estás disposto a perder tempo a explorar mais a fundo os problemas (WDRT desde o 8 ou garantia) ou então é melhor pensares se não valerá a pena dar o salto para outra plataforma.

O que eu tenho o hábito de fazer com os Lumias é isto:

1 - Retirar o cartão microSD, formatar o mesmo no PC com o SDFormatter e reservar;
2 - Ligar o Lumia ao PC e usar o WDRT para voltar à origem;
3 - Após introduzir a conta MS e entrar no SO propriamente dito, aguardar que seja feito um Update (basta ir ao respectivo menu e procurar/fazer o mesmo);
4 - Instalar o Assistente de Actualização (cancelando pelo meio as Apps que se encontram a fazer Update para poupar alguns minutos);
5 - Executar o Assistente e fazer os passos exigidos pelo mesmo até aparecer nos Updates o "maldito" W10M;
6 - Instalar o W10M, e procurar mais Updates para o mesmo repetindo o processo a cada um até não haver mais nenhum;
7 - Entrar no Windows Insider, em Fast, e repetir o passo anterior;
8 - Não havendo mais Updates, ir a "Sistema", "Acerca de" e fazer a Reposição do telemóvel;
9 - Após entrar com a conta MS nas configurações iniciais, não fazer o restauro de nenhum Backup (queremos o sistema limpo ao máximo);
10 - Uma vez no SO ir à Store, e fazer todos os Updates disponíveis de Apps;
11 - Fazer o mesmo relativamente aos Updates do SO (não haverá nenhum porque já irás estar na última versão, mas gosto sempre de garantir isto);
12 - Desligar o equipamento, inserir o microSD e ligar novamente o equipamento (uso o microSD como memória Default para tudo com a excepção das Apps);
13 - Instalar as restantes Apps que se pretender.

Adicionalmente, gosto desde logo de diminuir o tamanho dos elementos ("Sistema", Visualização"), desinstalar as Apps que não uso, fazer Download do Mapa de Portugal (para uso Offline), e na App das Mensagens/Skype (dependendo da Default para SMS) ir buscar os Backups de todas as SMS. Se for um DualSIM gosto também de agrupar as Tiles. Por fim, o hack da memória já falado por esta zona do fórum pode ser algo a ser feito, mas é totalmente opcional (fiz no 640XL da minha esposa onde me pareceu ter efeitos positivos, mas não fiz em mais nenhum).

O importante é garantir que tudo vá o mais limpo possível e não sub-carregar o sistema no momento da sua configuração deixando que as coisas sejam feitas por fases. Isto garante-te um sistema o mais actual possível para o equipamento em questão e limpinho.

Faço isto com todos os que me passam pela mão e tudo tem corrido pelo melhor.
 
MMS nao uso por isso nao sei, lanterna aqui esta Ok agora o resto que ele fala também me acontece as vezes, mesmo apos reset e bla bla bla volta acontecer.

Solução? Começar como eu apesar de gostar da UI do W10 a ver alternativas e o 950 provavelmente vender.
 
No meio disto tudo acho-me um privilegiado em relação aos equipamentos que me têm calhado em sorte.
No caso do 950xl nem sequer me dei ao trabalho de fazer o que era aconselhado: "Fazer um reset de fábrica antes de instalar a CU. Uma vez que se trata de um majorUptade"
 
@Bzaina acho que tendo em conta a frustração que tens com algo que devia ajudar-nos no dia-a-dia e não o contrário, ou estás disposto a perder tempo a explorar mais a fundo os problemas (WDRT desde o 8 ou garantia) ou então é melhor pensares se não valerá a pena dar o salto para outra plataforma.

O que eu tenho o hábito de fazer com os Lumias é isto:

1 - Retirar o cartão microSD, formatar o mesmo no PC com o SDFormatter e reservar;
2 - Ligar o Lumia ao PC e usar o WDRT para voltar à origem;
3 - Após introduzir a conta MS e entrar no SO propriamente dito, aguardar que seja feito um Update (basta ir ao respectivo menu e procurar/fazer o mesmo);
4 - Instalar o Assistente de Actualização (cancelando pelo meio as Apps que se encontram a fazer Update para poupar alguns minutos);
5 - Executar o Assistente e fazer os passos exigidos pelo mesmo até aparecer nos Updates o "maldito" W10M;
6 - Instalar o W10M, e procurar mais Updates para o mesmo repetindo o processo a cada um até não haver mais nenhum;
7 - Entrar no Windows Insider, em Fast, e repetir o passo anterior;
8 - Não havendo mais Updates, ir a "Sistema", "Acerca de" e fazer a Reposição do telemóvel;
9 - Após entrar com a conta MS nas configurações iniciais, não fazer o restauro de nenhum Backup (queremos o sistema limpo ao máximo);
10 - Uma vez no SO ir à Store, e fazer todos os Updates disponíveis de Apps;
11 - Fazer o mesmo relativamente aos Updates do SO (não haverá nenhum porque já irás estar na última versão, mas gosto sempre de garantir isto);
12 - Desligar o equipamento, inserir o microSD e ligar novamente o equipamento (uso o microSD como memória Default para tudo com a excepção das Apps);
13 - Instalar as restantes Apps que se pretender.

Adicionalmente, gosto desde logo de diminuir o tamanho dos elementos ("Sistema", Visualização"), desinstalar as Apps que não uso, fazer Download do Mapa de Portugal (para uso Offline), e na App das Mensagens/Skype (dependendo da Default para SMS) ir buscar os Backups de todas as SMS. Se for um DualSIM gosto também de agrupar as Tiles. Por fim, o hack da memória já falado por esta zona do fórum pode ser algo a ser feito, mas é totalmente opcional (fiz no 640XL da minha esposa onde me pareceu ter efeitos positivos, mas não fiz em mais nenhum).

O importante é garantir que tudo vá o mais limpo possível e não sub-carregar o sistema no momento da sua configuração deixando que as coisas sejam feitas por fases. Isto garante-te um sistema o mais actual possível para o equipamento em questão e limpinho.

Faço isto com todos os que me passam pela mão e tudo tem corrido pelo melhor.

Não mudei porque tenho este telemóvel ainda nem fez um ano. É irracional da minha parte fazer isso quando nem sequer dá para "vender" este equipamento; só dado!

De resto, todos os passos que fizeste já eu fiz. Inclusivamente numa dessas vezes troquei logo o cartão sd por um novo e formatei-o pelo telemóvel e tudo (no outro cartão, tinha 2gb livres e o telemóvel não me deixava sequer começar a filmar. cheguei a reportar isso aqui).

Mais, como também já comentei aqui, tenho pelo menos um colega com um 550 com uma experiência horrível e o meu pai também tem um 550 e a experiência é frustante! Fotos a desaparecer, reboots, .. chamadas sem som (toque de telemóvel)..

O 640 da minha namorada já foi formatado tanta vez que não as consigo contar! Reboots, lentidão súbida, bloqueio de apps, mensagens que não são enviadas...

Isto não são problemas de hardware. Enviar para a garantia não resolve nenhum problema. Isto são problemas do SO que comprometem a sua utilização. Enviar para a garantia ou não detectavam nenhum problema ou formatavam e enviavam de volta. Sempre até eu me fartar.

Volto a dizer sim, há pessoas sem problemas e ainda bem que assim é! Nem eu tinha problemas ao início (curiosamente, de todos estes casos, acho que era o único que não tinha problemas e custava-me um pouco a aceitar que os outros tivessem.. atribuía sempre um pouco de azelhice à coisa).

Quando um SO com o potencial que este tinha é tratado com tamanho amadorismo, desde o seu lançamento, não sei o que há para suportar esperança no futuro, no SO, no "mobile", na apps UWP, etc.

Sinto-me frustrado porque é um SO que em termos de UI mas enche completamente as medidas mas neste momento, é só.
 
Se fizerem o que o amigo @Rexobias tão detalhadamente descreveu e mesmo assim tiverem problemas, é porque o dispositivo tem algum problema e sendo assim garantia com ele.

O único problema que tenho actualmente nos 3 dispositivos que controlo directamente, 535, 930 e 950XL PRO-, é precisamente no 950XL PRO-, em que há uns tempos atrás a Cortana perdeu o pio e não mais voltou, nem consigo entrar nas definições da mesma. Em inglês tudo bem, com sotaque BR não pia. Tenho de fazer o Reset, mas a falta de pio da mesma e a sua importância ainda não me convenceu a fazer o reset, tendo 250 apps instaladas:D Fica para quando algo de mais grave acontecer.

Do 640 que está nas mão da minha esposa e como não tenho ouvido queixas, parto do principio que está tudo bem.
 
Back
Topo