Ok Vou Devagar

ginga21

Power Member
ja ca tinha posto um topic mas foi m retirado, desta forma vou tentar reformular a minha conversa.
EU QUERO fazer um site, mas n th as competencias para isso, e para mais, kero uma coisa bem feita !! profissional !! p isso vou dividi lo em partes.

1 parte

A base de dados.
Sendo basicamente uma base de dados, qual o melhor programa para a fazer e dps posta la na net ?? (como podem ver as minhas competencias nestas areas sao minimas) bom o melhor ou os melhores ou os mais utilizados claro.
 
Olá.
Normalmente, para web, costuma-se usar MySQL ou MS-SQL Server.
Isso normalmente depende do tipo de alojamento que contrates. Normalmente, os serviços com MS-SQL Server costumam ser mais caros.

cumps
 
pois, em termos d alojamento, vou precisar d uma largura d banda gigante :p visto ser um site k acesso a videos e isso requer uma boa bw, assim n vao la 5 e o site pára.
k tipo de alojamento tem essas caracteristicas, e k base d dados cstumam aceitar ???
Sem contar k a base de dados vai ser d caracteristicas nacionais, logo tambem vai ter um tamanho consideravel, e como e uma empresa requer um sistema de back office. qual o melhor sist a procurar ??
 
Última edição:
Vou aproveitar o tópico para colocar uma questão que já por diversas vezes me tem feito pensar e que está directamente relacionada com o assunto em discussão.

Para uma solução exactamente igual ao Youtube (em termos de acessos, funcionalidades e conteúdos) quais são as especificações técnicas recomendadas em termos de hardware, velocidade de upload e largura de banda e qual o preço mensal dessa solução tecnológica de alojamento?

Se alguem souber a resposta a esta questão agradecia.

Cumps,
michael c
 
Ginga,

Podes fazer isso tudo em Linux (MySQL) ou Windows (MySQL ou MSSQL). Quanto ao backoffice depende do que necessites mas ou desenvolves (contratas quem desenvolva) ou usas um dos muitos CMS's (ver topico no topo da lista sobre este tema) que por ai andam.

No que diz respeito ao alojamento, se requeres Video streaming e já estás ciente do valor de tráfego que vais usar, então usa o Stickie sobre Webhosts para escolheres os que mais te agradam e contactar as respectivas empresas com as questões que tens para saberes os teus custos e condições.

Saudações
 
o que é o stickie k n percebi bem, e uma lista d hosts ?? nacionais? internacionais ?? e tb n entendi o sist d back office, CMS´s ?? isso dos prefeitos e capaz d n dar bom resltatdo, que tipo de curso e necessario para fazer um d raiz ? que tipo de qualificaçoes devo procurar ?
 
Vou aproveitar o tópico para colocar uma questão que já por diversas vezes me tem feito pensar e que está directamente relacionada com o assunto em discussão.

Para uma solução exactamente igual ao Youtube (em termos de acessos, funcionalidades e conteúdos) quais são as especificações técnicas recomendadas em termos de hardware, velocidade de upload e largura de banda e qual o preço mensal dessa solução tecnológica de alojamento?

Se alguem souber a resposta a esta questão agradecia.

Cumps,
michael c

Não tem muito a ver com o tópico, para um novo youtube com imensas visitas, talvez um investimento de 100000€ para blades, switches, etc. e uma linha de 10Gbps, talvez pagamento de cerca de 5000€/mês, depende sempre do numero de visitantes.

pois, em termos d alojamento, vou precisar d uma largura d banda gigante :p visto ser um site k acesso a videos e isso requer uma boa bw, assim n vao la 5 e o site pára.
k tipo de alojamento tem essas caracteristicas, e k base d dados cstumam aceitar ???
Sem contar k a base de dados vai ser d caracteristicas nacionais, logo tambem vai ter um tamanho consideravel, e como e uma empresa requer um sistema de back office. qual o melhor sist a procurar ??
Não me parece que precise de tanta, 5 pessoas e o site para? Se acontecesse era muito mau...
 
1. se n tens as competências para fazer um site.. então não dizes que queres fazer um site.. mas sim que queres aprender a fazer um! porque n é de um dia para o outro que vais fazer um site 'bem feito' e 'profissional'..

2. por acaso n és aquele que queria fazer um hi5 numa semana?.. :/

acho que o post do (ou da?) anjo2 deve ajudar a abrir os olhos..

mas anyway,

se queres competências para fazer um site bem feito e profissional, tens de ter competências tanto a nível de design como a nível de programação.
e estamos aqui a falar de competências que são adquiridas necessariamente em vários anos..

e ainda assim, o tipo de site que estás a querer fazer, geralmente é feito por mais do que uma pessoa.

se n sabes o que é um stickie nem um CMS, diria que estás a anos-luz de fazeres o que tencionas sozinho... mas boa sorte na mesma.
 
Última edição:
nao tanta? entao pronto, para ter cerca d va 60 pessoas ao mesmo tempo no site a ver videos, knt seria preciso de largura d banda p manter uma boa velocidade no site ??
 
n te estou a deitar abaixo amigo, estou sim a dar-te uma boa noção da realidade.
eu não acordo um dia e digo.. «hoje quero construir um prédio! não sei como, mas quero bem feito e profissional!!» oO
o que quero dizer é que aquilo a que te estás a querer propor fazer, não é tão simples como deves estar a imaginar (devido talvez à falta de conceitos), e requer muita aprendizagem e experiência.
 
largura de banda

entao de quanta largura de banda procuro para ter a volta de 60 pessoas ao mesmo tempo no site ? implicando que podemestar a ver videos.
 
Vou ver se te consigo esclarecer como posso. Ainda que realmente fosse a mesma pessoa que queria recriar o hi5 numa semana, ninguém tem o direito de dizer sem explicações "não consegues".

O que um site desses precisa é de um servidor (ou vários, mas ainda não vamos por aí) que permita o uso de linguagens para tratar dados, uma base de dados, espaço em disco considerável e largura de banda a condizer, para não falar de um sistema muito bem planeado e acima de tudo, seguro, a um nível que dificilmente uma única pessoa o possa planear. Possível, mas muito difícil, e com conhecimentos relativamente avançados, a nível de programação, design e resolução de problemas (que existem sempre).

Quanto ocupará cada vídeo? Quantas pessoas o irão visualizar? Quantos vídeos? E quantas vezes?

Imagina que cada vídeo ocupa no máximo 15 MBs, tens 100 utilizadores, e todos eles vêem todos os 5 vídeos 1 vez.
100 utilizadores * 5 vídeos * 15 MBs/video = 7500MBs = 7.4 GBs de largura de banda.
5 vídeos * 15 MBs/vídeo = 75MBs de espaço em disco.

Isso arranjas por cerca de 5€/mês em grande parte dos alojamentos.

Dado que esses sites têm tendência a ter muitos vídeos e ainda mais visualizações, vais multiplicando pelo esperado, e combinas bem com a empresa de alojamento planos "à medida", porque normalmente passas 1MB do espaço em disco e cobram-te mais (em alguns casos, cobram-te preços exorbitantes), e se chegas à largura de banda ficas com o site suspenso, coisa que com certeza pretendes evitar.


E quanto ao próprio servidor? Bem, tanto podes ir por soluções baratas como Linux+Apache/MySQL/PHP+cPanel, como Windows+IIS/MSSQL/ASP+Plesk (just don't do it :x ). Em relação à velocidade de ligação, também sou um pouco leigo em relação a isso, mas dado que é um site de streaming de vídeos, não vai ser coisa pequena.

O YouTube tem milhares/milhões de visitas diárias e novos vídeos, por isso tem uma "equipa" de servidores a trabalhar para eles, com ligações inteiras dedicadas.

A um nível grande, mas nada exagerado (acredita!), imagina
5000 utilizadores mensais, 20 MBs/vídeo, 1000 vídeos gravados no disco, 3 vídeos vistos diariamente por cada utilizador ao longo de ... Maio (31 dias).
5000 * 31 * 3 * 20 = 9 300 000 = 9082GBs = 8.9 TBs de largura de banda.
1000 * 20 = 20000 = 20 GBs de espaço em disco.
O YouTube ultrapassa todos estes números ... diariamente!
E aposto que 10 TBs de largura de banda e/ou 20GBs de espaço em disco não são propriamente baratos.

Mais facilmente fazes um imageshack do que um YouTube. Só o investimento mínimo para um site dessas dimensões vai muito além do que uma pessoa qualquer pode comprar para sequer poder tentar competir com o YouTube.

Espero ter-te elucidado um pouco e explicado o que o kilOmbo estava a dizer.

Se mesmo assim quiseres ir em frente, força, mas acima de tudo, para não ires à falência, planeia muito bem cada pormenor do alojamento com a empresa que contratares, porque se há coisa que não queres é um acordo de "vai-se gastando que pago ao fim do mês" e que o consumo ultrapasse as tuas possibilidades e te endivides gravemente ;)
 
Última edição:
O que eu quero nao e um youtube! longe de isso !! nao quero videos aleatorios que uma pessoa se lembre e ponha !! quero algo especifico a temas, alias sao apenas 2 temas ! fora de isso os videos sao removidos ! e o que eu quero e uma base de dados! informaçao geral nacional ! quero promover eventos, empresas, oportunidades! se para isso e preciso adicionar videos tudo bem, quem diz video diz imagens tb. Mas nunca dar ao utilizador espaço para adicionar o que bem entenderem. Se nao for de promoçao a uma entidade nao quero !
E eu pensei, se uma pessoa ja tem o video na net, no youtube ate, nao pode simplesmente adicionar esse video ao meu site ?? assim o espaço esta a ser consumido no youtube e nos simplesmente temos o link, isso suponho que reduza drasticamente os custos de manutençao. (deduzo nao sei ss e possivel)
Ok e em termos de programaçao ??? que linguagem deve ser utilizada ?? se uma pessoa quer criar um perfil, criar a sua conta, e que automaticamente seja adicionada ao site sem ter k ser revista pelo dono do site, qual a mlh linguagem a utilizar ??

E tudo bem, o youtube tem gastos gigantes de manutençao, mas nao nos vamos enganar, eles pagam muito para se manterem abertos, mas tem lucros proporcionais aos seus gastos (como e obvio ninguem acredita que numa fase inicial do projecto estes gastavam os recursos que gastam agora!!! esses 5000 sao uma consequencia do seu bruto crescimento que é um investimento feito por eles que tem os seus dividendos!!!)

Muito obrigado p toda a vossa ajuda !! vou gravar os vossos nomes e posteriormente knd precisarem d ajuda estarei mais que disposto a ajudar vos ! a meu entender portugal esta muito atrasado em tudoo !! temos um mercado gigante a ser potenciado!! temos várias lacunas que podem ser exploradas nacionalmente , e graças ao custo de vida que tem vindo a aumentar em portugal torna-se muito dificil empenhar nos em projectos destes, k nao trazem os lucros directos de uma empresa e um contractosito de euros no fim do mes! nos temos que explorar akilo que temos, Portugal ainda nao teve nenhuma rev industrial !! e incompreensivel !! e muito menos tecnologica, e temos os recursos para isso!! nao temos e os incentivos !! o meu site e sobre isso mesmo!! estamos para vos apoiar como micro empresa !! keremos apoioar as vossas ideias, divulgala incentiva las !!! por favor, nao parem, nao vao para o estrangeiro k os vossos recursos, apoiem se uns aos outros !!! e vao ver que juntos podemos crescer e muitoo!!!!
Se somos tao poucos pk nao juntar nos ?? fazemos uma comunidade nacional !! nao para promover a nossa cara ou para o miudos ss mostarem ao país!! mas sim para vos divulgar como empreendedores
Os meus cumprimentos
 
Última edição:
Podes alojar os videos no youtube, que é o que faz o comum dos mortais para sites desse género. Poupas dinheiro e trabalho, a única coisa que tens de fazer é ir vistoriando os videos a ver se ainda estão up, quando não estiverem uppas outra vez.
E para o futuro, se quiseres começar uma cena mais autónoma vais precisar de servidores dedicados, e claro que vais precisar de investir muito por causa do tráfego... o youtube de certeza que não gasta 5000€ com isso, talvez 5000x10, e mesmo assim não sei, é um assunto que me ultrapassa... basta fazeres as contas aos videos que vês lá numa hora, e depois multiplicares isso pelos outros milhões que estão a fazer o mesmo que tu nessa mesma hora.
 
Ah, o que pedes então é diferente. Inicialmente, pensei que querias reinventar o YouTube :P
Nesse caso, basta-te um portal. Arranjas um alojamento Linux/Apache/MySQL/PHP por 5€ mensais, instalar o Joomla, fazes upload dos vídeos no YouTube e embed no teu site e estás lançado, por muito menos de 100€ anuais.
 
ena, que revolução de ideias... ;o
de facto também me pareceu pelos teus posts iniciais que querias reinventar o youtube - daí a minha comparação com o outro que queria reinventar o hi5.
concordo contigo ginga21, no que dizes em relação a Portugal, e se é isso que queres fazer então é uma excelente iniciativa.
como o angelofwisdom disse, pondo de parte a ideia de ser completamente autónomo e independente, consegues ter isso a bombar a preços muito acessíveis, baseando-te no CMS Joomla e alojando os videos o youtube.
 
a inicio ng esperava d certeza que foss eu a pagar isso td lol. quero o site a custos o mais baixo possivel. a medida que desenvolva invisto como e obvio.
Mas ninguem me respondeu qual a melhor programação a utilizar, tendo em conta esse factor das páginas que o utilizador pod criar como perfil (mas tb n e nhum hi5) e tendo em conta que toda essa informaçao vai para a base de dados claro.
 
a inicio ng esperava d certeza que foss eu a pagar isso td lol. quero o site a custos o mais baixo possivel. a medida que desenvolva invisto como e obvio.
Mas ninguem me respondeu qual a melhor programação a utilizar, tendo em conta esse factor das páginas que o utilizador pod criar como perfil (mas tb n e nhum hi5) e tendo em conta que toda essa informaçao vai para a base de dados claro.


isso é relativo, mas se fizeres em php com mysql irás encontrar seguramente mais exemplos prático na net..bom trabalho
 
Agradeco ao anjo2 os esclarecimentos dados. Não se iludam, é mesmo só curiosidade, eu não vou fazer youtube clone nenhum!:joker: Eu é que acabei por meter o youtube ao barulho nathread porque fiquei com a ideia que era algo deste genero que o ginga pretendia. Mas pelos vistos até nem é.

Voltando ao tópico, em termos tecnológicos, podes fazer o que pretendes com xHTML+PHP+MySQL. Isto será o necessário. Quanto ao alojamento realmente e como já disseram, o melhor é mesmo alojares a parte de video no youtube para começar. Se depois vires necessidade de teres um alojamento próprio para controlares melhor os vídeos, fazes uma expansão ao alojamento contratado.

Cumps,
michael c
 
sendo entao xhtml e php a programaçao e mysql a base d dados, será possivel desenvolve los em separado ?? uma parte faz o site pronto e programado a espera de simplesmente ser implementada a base de dados feita por outro ,ou, este tem de ser em conjunto ?
 
Back
Topo