Wii Okami

Vou traçar uma linha hipotética na qual não acredito, mas...

Aquando da dissolvencia da Clover e aparecimento do Platinum Studio, o Inafune e outros funcionários Capcom foram criticos contra o Inaba (criador do Okami), Hideki Kamiya e o Shinji Mikami, tratando-os quase como persona's non gratas, que foi aliás possivelmente uma das razões para a Capcom Japão não ter lançado a versão Wii do Okami e não terem dito não ter planos para tal (obrigaram a divisão americana a fazer o trabalho todo); no entanto, sentiu-se recentemente uma alteração de tom, quer por o Okami finalmente sair do Japão como o Masachika Kawata que lamentou as baixas vendas do Madworld.

E o Hideki Kamiya (platinum studios, criador do Devil May Cry) há pouco tempo disse que gostaria de trabalhar com o Issun de novo (uma das personagens principais do Okami).

"Se" as duas empresas estivessem a trabalhar juntas essa mudança de atitude faria algum sentido em retrospectiva, e eu senti essa alteração.



Mas não acredito na hipótese que estou a falar.
 
Vou partilhar com vocês uma história no mínimo curiosa: tenho a Wii ligada a uma CRT de aproximadamente 45 cm já com mais de 5 anos, por RGB, e para ter o ecrã centrado precisa de estar configurado para a posição +6/+7.
Ora a jogar Okami notei que em grande parte das cutscenes o áudio está ligeiramente deslocado (jogo a 60 Hz), o que achei estranho e fui tirar a limpo; em nenhum vídeo o áudio estava dessincronizado... pensei que poderia ser algum problema e resolvi experimentar o mesmo momento de jogo mas a 50 Hz (notando-se logo a diferença de resolução e do refresh, tendo desta vez sido tudo apresentado bem sincronizado. Que acham sobre isto, não devia aparecer perfeitamente sincronizado em ambos os modos?
 
Damn you Japan Capcom:

Capcom has confirmed the restoration of the staff roll in the Japanese release of Okami Wii. There's also talk of the controls being fine tuned.

The Japanese version is getting released in 11 days.

Okami 1.5 Wii confirmed :wvsore:
 
Não me lembrava mesmo de ver essa conversa sobre a "retirada" dos créditos. Realmente muito mau gosto por parte da Capcom e uma falta de consideração tremenda... ao menos tiveram a decência de dar valor aqueles que realmente trabalharam no jogo nesta nova edição :rolleyes:

Desta vez é a altura de os japoneses terem a edição melhor... não me importava se o jogo viesse com legendas em inglês e com goodies à mistura (artbook/música/figura da Amaterasu/posters/ já estou a pedir demais?).
 
Damn you Japan Capcom:

Okami 1.5 Wii confirmed :wvsore:

Ai que rageeee que sinto agora, Capcom ftw :rolleyes:. Os controlos refinados já deviam ter sido para nós também, digo isto porque não consigo manejar nenhuma espada em condições...

Mas pronto, eles com o TatsunokoVSCapcom fizeram o mesmo em relação ao Japão.
 
Ai que rageeee que sinto agora, Capcom ftw :rolleyes:. Os controlos refinados já deviam ter sido para nós também, digo isto porque não consigo manejar nenhuma espada em condições...

Mas pronto, eles com o TatsunokoVSCapcom fizeram o mesmo em relação ao Japão.
Devo perceber que nunca percebi a dificuldade com as armas. Talvez porque estejam a tentar atacar como se fosse na PS2 ou seja button-mash, enquanto que na versão da Wii é preciso ter ritmo o que é muito mais interessante. Nunca tive uma ponta de problemas. O que eles podem e devem compor ser o facto de haver uma descompensação quando rodas o wiimote e possivelmente fazer o reconhecimento das formas menos "exigente".
 
Eu tenho problemas em fazer combos com algumas das armas, principalmente com a primeira que temos acesso. Felizmente arranjamos outras e pronto.

Estive imenso tempo a tentar perceber se o problema era meu, mas raramente conseguia e fiquei no mesmo... mas já vi mais pessoas a queixarem-se.
 
Em termos de combos a maior parte das armas do jogo tem um timing um bocado "apertado", por isso só depois de algum treino é que se consegue completar uma chain. Tenta entrar em batalhas contra inimigos fracos e vai treinando. Passado um bocado já vais acertar sempre
 
Com o Wiimote não é porque não tenho problemas em mais nenhum jogo. Pode é ser problema meu.. isso não discuto, mas que não consigo fazer combos com a arma inicial não consigo.
 
Com o Wiimote não é porque não tenho problemas em mais nenhum jogo. Pode é ser problema meu.. isso não discuto, mas que não consigo fazer combos com a arma inicial não consigo.

Também não consigo usar esse como deve ser, as swords não apanhei o ritmo para as usar, se bem que são boas, o que uso são os rosary.
 
PS3, Wii launches made Okami flop ( New consoles "overshadowed" cult classic. )

Critically acclaimed 2006 action adventure Okami flopped because gamers were too entranced by excitement generated by new consoles.

That's the assessment of Capcom producer Motohide Eshiro, who told Official Nintendo Magazine the Clover Studio classic suffered under the weight of announcements by Nintendo and Sony.

"I can't comment officially but, personally speaking, I think it had a lot to do with the announcements for new consoles," Eshiro said.

"That was overshadowing any other game news at the time."

Okami launched on the PlayStation 2 in April 2006 in Japan, and September in North America. Two months later, in November, Nintendo launched the Wii. That same month Sony launched the PlayStation 3 in Japan and the US.

Eurogamer reviewed Okami in February 2007. Returning a 10/10 verdict, Kristan Reed said, "Okami is, without doubt, a landmark game, and one that's beautiful in almost every sense."
 
Curiosamente vendeu melhor no segundo lançamento (Wii) do que no primeiro (PS2).

Independentemente disso, quem nunca jogou este jogo devia ser multado... :p
 
Há uma panóplia de razões a citar para o Okami se ter saído como saiu. Uma delas é essa, mas por outro lado há jogos que forma considerados sucessos na PS2 em fim de vida, porque a install base era massiva face às next gen's.

A resposta deve ser um pouco de todas; o Okami foi um jogo que veio de nenhures/IP novo, de um estudio que a Capcom teve o carinho de fechar (o mesmo que dizer que não há nada em jogo, por muito que venda não teria "sequela na calha"), cell shaded (há quem já tenha definido ip's novos cel shaded como "enviar algo para morrer" e têm razão), zelda'ish numa plataforma que tipicamente nem sabe o que isso é, voice-acting "gibberish" e sem marketing; Ah, e numa plataforma inundada de RPG's, diga-se que o Okami se viu a competir em game hours com back-catalogs de pessoas que assim foram adiando a compra.

É claro que tinha todas as linhas de vir a ser um jogo de culto. Mas tinha poucos traços de poder vir a ser um "sucesso de vendas". Toda a gente sabia que ia ser um flop antes de ele sair.

Na Wii provavelmente vendeu melhor porque o lançaram a um preço inferior, teve mais hype como "second coming" de algo bom e a userbase de Zelda está nas plataformas Nintendo, não na PS2; e a premissa do Okami, ou o que o torna fácil de vender é defini-lo com o mais próximo; e se as pessoas não conhecem o mais próximo...
 
Back
Topo