Olá a todos

Tonux

Power Member
Sou novo neste forum. Sou um utilizador de Windows e de Linux.
O Window$ vem todo certinho; tudo funciona (nem sempre!). Estão lá todos os plugins, codecs, etc. Todavia, tudo tem que ser pago, em princípio. Por outro lado, o Linux, ou melhor, as suas distros são uma autêntica dor de cabeça, um pincel danado: há sempre qualquer coisa que falta, o tal pequeno permenor que pode valer tudo (a concorrência é cruel). A falta de um plugin pode tornar imprestável o melhor programa de média. Contudo, gosto muito do Linux. Sou obrigado a procurar as soluções, gratuitas, que vão afinando gradualmente a distro. Num canto escondido há sempre uma solução. Tenho que me embrenhar , também, na arquitectura do sistema para resolver algum problema mais renitente, mas com isto só ganho em compreender (e modificar, se necessário) o "how to" do seu funcionamento, o que me é vedado no window$.
Comparo as distros do linux a um kit de construção com muitos puzzles e o window$ a algo descartavel, pronto a usar, que não pode ser alterado para nosso uso pessoal.

Pelos desafios que me oferece, gosto muito do linux. O windows utilizo-o, pois para algumas tarefas mais urgentes ele oferece as soluções (mas nem sempre, repito!), enquanto se monta a distro.

Outra coisa importante: o linux não é alvo de ataque cerrado, por parte de malware como o é o window$. Basta ter um firewall bem configurado e estamos seguros.

Cumprimentos.

PS: Esperemos que, no futuro, o Linux não se transforme em Linu$.
 
Última edição:
Sou novo neste forum. Sou um utilizador de Windows e de Linux.
O Window$ vem todo certinho; tudo funciona (nem sempre!). Estão lá todos os plugins, codecs, etc. Todavia, tudo tem que ser pago, em princípio. Por outro lado, o Linux, ou melhor, as suas distros são uma autêntica dor de cabeça, um pincel danado: há sempre qualquer coisa que falta, o tal pequeno permenor que pode valer tudo (a concorrência é cruel). A falta de um plugin pode tornar imprestável o melhor programa de média. Contudo, gosto muito do Linux. Sou obrigado a procurar as soluções, gratuitas, que vão afinando gradualmente a distro. Num canto escondido há sempre uma solução. Tenho que me embrenhar , também, na arquitectura do sistema para resolver algum problema mais renitente, mas com isto só ganho em compreender (e modificar, se necessário) o "how to" do seu funcionamento, o que me é vedado no window$.
Comparo as distros do linux a um kit de construção com muitos puzzles e o window$ a algo descartavel, pronto a usar, que não pode ser alterado para nosso uso pessoal.

Pelos desafios que me oferece, gosto muito do linux. O windows utilizo-o, pois para algumas tarefas mais urgentes ele oferece as soluções (mas nem sempre, repito!), enquanto se monta a distro.

Outra coisa importante: o linux não é alvo de ataque cerrado, por parte de malware como o é o window$. Basta ter um firewall bem configurado e estamos seguros.

Cumprimentos.

PS: Esperemos que, no futuro, o Linux não se transforme em Linu$.

Concordo com a maioria das coisas que dizes, excepto quando dizes que basta ter uma firewall bem configurado. Eu nem isso uso e não sou alvo de absolutamente nada com o meu ubuntozito. Claro que tenho a firewall do router, mas isso é outra história.
Da forma como as distros de linux têm evoluído, tenho ideia de que, cada vez mais haverá mais gente a usar linux.
Ainda me lembro da primeira vez que usei linux (fedora 3 se não tou em erro), foi um pesadelo!:lol:
Para ficar totalmente convertido ao linux e chegar ao ponto de nem sequer ter uma partição com windows na minha máquina, só faltava ter o visual studio 2005 a trabalhar lá e pronto! É uma ferramenta da qual preciso imenso para o curso em que tou. Isso e os jogos, claro que já se consegue ter muito jogo a correr em linux com o wine (excelente desenvolvimento na minha opinião).

Cumprimentos!
 
Talvez um desabafo sobre o que pensa sobre Linux e em relação a outros sistemas operativos.

Gostei do teu pensamento sobre Linux.
 
Sou novo neste forum. Sou um utilizador de Windows e de Linux.
O Window$ vem todo certinho; tudo funciona (nem sempre!). Estão lá todos os plugins, codecs, etc.

Atenção que isto é errado, ainda ontem ajudei um colega a instalar o Windows XP e posso dizer que out of the box, vem bem menos funcional que as distros de linux que experimentei (Ubuntu, Fedora, Suse, Debian). Primeiro não foram instaladas drivers para placa de rede, wireless, placa de som e placa gráfica, tive que sacar todas estas drivers do site do fabricante e passa-las para o PC via pen USB, se não tivesse o meu portátil ao lado, não dava para fazer absolutamente nada, codecs também tive que os instalar, penso que out of the box apenas lia ficheiros mp3. Portanto é errado dizer que o Windows é so instalar e tá tudo a funcionar, o que acontece é que maior parte das pessoas instala as versões do windows que vêem com os PC's que não passam de imagens do sistema que vem pré instalado, dai dizerem que vem tudo direitinho.
 
Olá.

Nao entendo onde queres chegar com o teu tópico...

já somos dois, e se não se põem a pau isto vai levar a :004: flames ...

E já agora :
Comparo as distros do linux a um kit de construção com muitos puzzles e o window$ a algo descartavel, pronto a usar, que não pode ser alterado para nosso uso pessoal.
isto é completamente errado.. passa por esta thread e diz me se isso não é alteralo para o nosso uso, e também diz me para que serve o nlite..
Não estou a por em causa as diferenças linux-windows, mas não se deve afirmar coisas que não são bem assim. E não, não sou um windows-fan pois tb eu sou fan de Linux, eu sou é ComputadorFAN :D

cumps

PS: e acabei por fazer aquilo que não queria...
 
uma coisa eu sei.. Pelo que a microsoft "na minha maneira de ver" quer fazer.. cada vez vai haver mais utilizadores a usar LINUX!

Linux é o futuro! :)
 
Tonux, bem vindo ao fórum ;)

Gostei do teu post, no entanto dás um bocado a ideia de que quem gosta de linux é masoquista..., tem uma trabalheira dos diabos e ainda gosta :P

Felizmente GNU/Linux mudou, e muito, e já não é uma dor de cabeça tão grande como era há uns anos atrás e já deixou de ser aquele tabu que fazia muitos nem sequer o experimentarem...

Já agora, muda o titulo da tua thread..., não está mesmo nada esclarecedor, quando abri a thread pensei que iria encontrar mais uma thread de apresentação perdida aqui pelo fórum...

abraços, HecKel
 
à pessoas que definitivamente não as consigo entender. Eu pergunto vos uma coisa, acham o Windows caro? È, e sabem porque? Para Compensar Portugueses e outras pessoas que vam tira-lo gratuitamente. Eu com orgulho tenho um Windows verdadeiro, porque sei o que é estragar negoçios, quem não quer pagar vá para o Linux, esperem só ate a Microsoft por um chip para não copiar para a Net
 
O que eu aqui descrevi foi a minha experiência e o conhecimento de mais algumas. Também ressalvei entre parenteses que nem sempre tudo corria bem. No meu caso, fui eu que comprei o Windows e o instalei num pc em branco (montado por mim). Tudo correu bem, certinho. Tenho o Windows XP instalado há cerca de 3 anos, sem ter que reformatar ou reinstalar o SO. De facto tem-se revelado fiável, mas para quem queira explorar um SO para mais além da sua mera e imediata utilização, o linux (e talvez o solaris, também) é o ideal. As distro dão os seus problemas, não na instalação em si mesma, mas quanto ao funcionamento de certos programas que vêm incluídos, os chamados pacotes. Verdade seja dita, que são poucos os pacotes que não funcionam ou funcionam mal. Os maiores problemas têm surgido em termos de pacotes de média. Mesmo assim, estes resolvem-se. E é nestes contactos que temos uns com os outros que nos interajudamos. Alguém há-de conhecer o repositório que tem o tal plugin ou codec que funciona, ou ajuda com o seu saber, etc. E, com um pouco mais de conhecimento, podemos alterar o kernel a nosso gosto e construirmos o "nosso" próprio SO. Isso não é possível no windows
Além disto, e importante, os pacotes que podemos carregar dos vários repositórios são gratuitos.

É por isto que o linux é mais apaixonante. Sentimos que temos algo construído, de certo modo, por nós.

Um abraço.
 
Tens razão em algumas coisas que dizes.
Concordo especialmente na parte em que dizes "Pelos desafios que me oferece, gosto muito do linux.". Se há coisa que me tem dado muito gozo nos ultimos tempos, tem sido andar a procura de coisas para afinar o meu SO. Chateio-me um pouco durante a procura, mas no fim, sinto-me feliz por ter encontrado a solução (porque até agora tem havido sempre solução).

No entanto, e como já foi dito acima, XP não é a maravilha de compatibilidades que o pintam. Recentemente, comprei um PC novo, com os componentes que podes ver ao lado. Num acto de desespero irreflectido, instalei o XP. Foi o tempo de instalar e ver que o SO nao me detectava os 250 GB de disco, mas sim uns miseros 130 GB. O Ubuntu 6.10 detectou-me isso instantaneamente.
Quando dizem que XP tem mais compatibilidades, é apenas verdade porque é mais facil e mais rapido encontrar as drivers para cada componente. Para a minha placa wireless, no XP bastou-me instalar as drivers que vinham no CD. No Ubuntu precisei ainda de umas horas para encontrar a solução, que afinal de contas, passava pelo uso de drivers do Windows 98/ME, "emulados" com o ndiswrapper e pelo bloqueio dos drivers genericos no arranque. A solução existia, mas era mais complicado de a por a funcionar. A culpa, é dos fabricantes que nao disponibilizam drivers decentes para GNU/Linux. Se houvesse drivers decentes para metade do hardware recente, havia muuuito mais gente a usar GNU/Linux.

Em relação à pergunta do zonareg, eu respondo que acho o Windows caro. Tomemos como exemplo a versao Home do Vista (a versao de entrada, a mais barata). 100€ por uma vesão OEM, para um só computador. Versão essa que vem imensamente cortada a nivel de funcionalidades do SO. Não vamos entrar pelo caminho do Vista Ultimate, que a meu ver, é um abuso de preço. E daí, talvez nao seja, para quem realmente precisar dela. Mas neste momento, quem realmente precisa dela?

Sou utilizador de GNU/Linux, e estou satisfeito. Cada pessoa utiliza o(s) SO(s) que mais se adapta(m) as suas necessidades. Eu escolhi GNU/Linux por uma questao de liberdade de escolha e por uma obvia questao monetária.
 
à pessoas que definitivamente não as consigo entender. Eu pergunto vos uma coisa, acham o Windows caro? È, e sabem porque? Para Compensar Portugueses e outras pessoas que vam tira-lo gratuitamente. Eu com orgulho tenho um Windows verdadeiro, porque sei o que é estragar negoçios, quem não quer pagar vá para o Linux, esperem só ate a Microsoft por um chip para não copiar para a Net

Eu acho o windows caro e muito. Vista? Comprar? Nem pensar! O mais barato é quase uma vergonha a nível de funcionalidades comparadas com o xp.

Chip para não copiar da net? lol

/ironymode on
E para terminar, nada como seguirmos o que temos nas nossas sigs não é?
/ironymode off

Cumprimentos.
 
à pessoas que definitivamente não as consigo entender. Eu pergunto vos uma coisa, acham o Windows caro? È, e sabem porque? Para Compensar Portugueses e outras pessoas que vam tira-lo gratuitamente. Eu com orgulho tenho um Windows verdadeiro, porque sei o que é estragar negoçios, quem não quer pagar vá para o Linux, esperem só ate a Microsoft por um chip para não copiar para a Net

Eu espero sinceramente que a Microsoft encontre forma de impossibilitar a copia pirata do windows. Claro que isto é pior para eles, se toda a gente tivesse que pagar o balurdio pedido pelos SOs desta empresa, muita gente começaria a voltar-se para o GNU/Linux, se calhar alguns deles até gostavam, com o numero de utilizadores a crescer os fabricantes de hardware começavam a olhar para o Linux com outros olhos e a melhorar o suporte, com a pirataria um um gajo corre uma cópia pirata do windows à pala e como não conheçe mais nada, quando for comprar um novo computador compra-o com o Windows OEM e nem lhe passa pela cabeça testar uma qualquer distro de linux, portanto como podes ver a pirataria só beneficia a Microsoft.

Outra coisa o Windows não é caro, é estupidamente caro, e o pior é que nem sequer o compras, apenas estás a alugar o Sistema Operativo, isto é que é grave. Eu que tenho cópias do Windows XP Professional e do Vista Bussiness genuinas gratuitas através do MSDN AA, nem me dei ao trabalho de instalar o Vista, tenho o XP em dual boot (agora nem isso) apenas porque preciso dele para correr umas quantas (poucas aplicações) para a Universidade e mesmo assim opto por utilizar o Ubuntu como sistema principal, se tivesse que pagar pelo Windows, ainda para mais o balúrdio que é pedido, nem me passava pela cabeça adquirir uma licença.
 
Se as pessoas souberem minimamente o trabalho que dá fazer um sistema operativo, não diziam que era caro.

Agora, se é bom ou não, ou se vale o dinheiro é outra coisa...

E é como quem diz, só compra quem quer, ninguém obriga ninguém, e acho muito bem que houvesse uma maneira de não se poder utilizar cópias piratas, toda a gente que quisesse usar windows tinha que o pagar.
 
(...) a Microsoft encontre forma de impossibilitar a copia pirata do windows. Claro que isto é pior para eles, se toda a gente tivesse que pagar o balurdio pedido pelos SOs desta empresa, muita gente começaria a voltar-se para o GNU/Linux, se calhar alguns deles até gostavam, com o numero de utilizadores a crescer os fabricantes de hardware começavam a olhar para o Linux com outros olhos e a melhorar o suporte (...)

(...)

Ora aqui está uma grande verdade :x2:

Voltando ao cerne do tópico, pessoalmente considero-me rookie em Linux, apesar de já ter testado várias distros. A questão é que apesar de conseguir por o windows 100% funcional, também consegui por Ubuntu, OpenSuse totalmente funcionais e ouso dizer que não foi tão difícil assim. Ok, é diferente, mas diferença não é sinónimo de dificuldade. Parece estar tudo esquecido do "primeiro dia com DOS, ou Windows" ;)

Não quero entrar na mais que frequente batalha Windows Vs Linux, a questão é que há distros bastante intuitivas nos dias de hoje, e a alternativa gratuita pode ser tão adequada como a versão paga, neste caso falando em OS.
Por este motivo considere-se livre quem quiser usar outro sistema que não o "badalado" Windows!
 
Um sistema operativo têm elevados custos de produção, mas lembremo-nos que a microsoft, ainda, é a principal fornecedora de S.O.'s para distribuição com uma maquina nova e ainda por cima, o seu sistema operativo é vendido por largos anos e em milhoes de unidades por ano.
Facilmente é recuperável o dinheiro investido no S.O., senão o porque da m$ estar a dar lucros abismais todos os anos??
O windows é caro, e mais nada! (Opinião pessoal)
E é bem claro que o windows nem sempre fica instalado e a funcionar corretamente out-of-box. Na minha ultima experiencia num portatil acer com as especificações "normais" com excepção da placa grafica, nesta caso a X700:

No final de tudo instalado, vou ao painel de controlo->sistema->gestor de dispositivos....
Ui ui... tantos amarelinhos, digo, exclamações amarelinhas....
Placa grafica, bluetooth, placa de rede (interna...controlador ethernet), placa de rede sem fios, placa de som... bem, acho que não me esqueci de nada.
Vejamos, portail + windows Xp Home Original. = 6/7 erros mais variantes.
Para acabar, um P.S.

Meus amigos, não falem mal do LINUX!

E quando falamos em proteção anti-pirataria estamos a falar de que? Produzir o S.O. e não o vender? (Aí acredito que seja quase impossivel a cópia, embora sabemos todos que as proprias pré-releases distribuidas para testes a empresas parceiras da MS, sujeitas a leis de utilização, acabam por virar torrent e estar ao alcance de qualquer um). Não vamos ser cegos, é quase impossivel criar um sistema de proteção anti-cópia ou anti-download e basta para isso nos lembrar-mos do sistema de anti-cópia, zona e encriptação existentes nos DVD's, a quando dos seus primeiros tempos de vida, reconhecido pelas próprias empresas como "inquebravél", sistema CSS e logo a seguir com CPPM e RPC.... e afinal de contas bastou um "puto" com 14/15 anos para dar à volta a isso tudo com 17 linhas de codigo.... Mais tardes surgiram variações de proteção como CPRM, DCPS entre outras...Todas elas foram quebradas.

Agora que já falei da Bela falo do "monstro", linux, o nosso pinguim fernético!
É verdade que já nem me lembro de as aulas importantissimas que tive no meu curso de informatica, e que sem elas não trabalhavamos no linux, sim... Aprendemos sim grande parte dos comandos para configurar o sistema e trabalhar com ele. Configurar manualmente o sistema de janelas X (não existiam KDE's, Gnome's...) antes de o iniciar....
Hoje acho piada a quem diz que o linux é dificil, meu Deus, dificil era naquela altura,
hoje em dia as distribuições estão a ser cada vez mais flexiveis, e dentro de muito pouco tempo vamos assistir a instalações magicas, em que tudo funciona à primeira.

O que me assusta é o crescimento cada vez maior das distro's de linux pagas, essas sim estão a abalar o mercado, e podem bem começar a adquirir pouco a pouco as pequenas "empresas" que fazem o lançamento quase mensal das novas versões e com isso abafar a circulação livre de muitas distro's fantasticas que existem. Espero que não venha a acontecer.

Bem, isto foi a minha opinião formada sobre todos os reply's aqui vistos, e sobre esta discussão. Não foi minha intenção "ferir sensibilidades" :) De qualquer maneira convido a lerem a minha opinião e a criticarem ou responderem a ela.

Um abraço.
 
Viva.

Eu para inicio de conversa, gosto mt do windows, simplesmente porque gosto de um sistema que não me de muito trabalho, tenho o win xp e até á data td maravilha, claro que tenho k ter uma muralha da china em antivírus e associados, senão isto não durava 5 mim, também tenho o UBUNTU (a pouco tmp) e sinceramente o linux é td o k não gosto num SO, uma complicação infernal, eu uso o OPERA, e não consegui sacar o plugin do flash para OPERA do linux, mas isso ainda é o menos, o pior é k por exemplo só pa instalar o modem tive bem uma hora a procura de como o fazer.
Claro que dps de conseguir é mt bom, fikei td orgulhoso, mas sinceramente eu preferia o bom do assistente do windows.
Instalar codecs e media players foi a msm historia, e vá lá algumas coisas já se instalam por uma espécie de assistente na linha de comandos.
Já foi referido que o windows e tal e camandro e deviam mudar pa linux, e não percebem pk é k não mudam mais pessoas e tal, pois eu axo k é pelo mesmo motivo k me leva a tar um pouco de pé a traz com o Linux, a maioria, senão todas as pessoas deste forum, tem bons conhecimentos em informática, ou pelo menos não se atrapalham a trabalhar com o PC, agora digam-me se kem usa o pc se ter grandes conhecimentos se esta para tar com um trabalhão infernal e muito provavelmente inútil no caso dessas pessoas para instalar seja o k for, eu parece-me que não, o Linux só vai dominar quando este problema de instalação das coisas for resolvido, até lã não me parece, isto porque ao nível de utilização o linux não é mais complicado k o windows.

Fikem bem
 
Viva.

Eu para inicio de conversa, gosto mt do windows, simplesmente porque gosto de um sistema que não me de muito trabalho, tenho o win xp e até á data td maravilha, claro que tenho k ter uma muralha da china em antivírus e associados, senão isto não durava 5 mim, também tenho o UBUNTU (a pouco tmp) e sinceramente o linux é td o k não gosto num SO, uma complicação infernal, eu uso o OPERA, e não consegui sacar o plugin do flash para OPERA do linux, mas isso ainda é o menos, o pior é k por exemplo só pa instalar o modem tive bem uma hora a procura de como o fazer.
Claro que dps de conseguir é mt bom, fikei td orgulhoso, mas sinceramente eu preferia o bom do assistente do windows.
Instalar codecs e media players foi a msm historia, e vá lá algumas coisas já se instalam por uma espécie de assistente na linha de comandos.
Já foi referido que o windows e tal e camandro e deviam mudar pa linux, e não percebem pk é k não mudam mais pessoas e tal, pois eu axo k é pelo mesmo motivo k me leva a tar um pouco de pé a traz com o Linux, a maioria, senão todas as pessoas deste forum, tem bons conhecimentos em informática, ou pelo menos não se atrapalham a trabalhar com o PC, agora digam-me se kem usa o pc se ter grandes conhecimentos se esta para tar com um trabalhão infernal e muito provavelmente inútil no caso dessas pessoas para instalar seja o k for, eu parece-me que não, o Linux só vai dominar quando este problema de instalação das coisas for resolvido, até lã não me parece, isto porque ao nível de utilização o linux não é mais complicado k o windows.

Fikem bem

mas ai é que está a grande diferença, tu tens o windows em que supostamente não deves ter problemas a instalar nada e fica tudo a trabalhar, porque? porque as próprias empresas de hardware lançam as suas drivers para windows e fica tudo a trabalhar e é muito mais fácil para windows, mas em linux não, quantos não são os casos em que a propria comunidade é que tem de fazer os drivers e por as coisas a trabalhar? é claro que assim é mais dificil, mas embora use linux há pouco mais de um mês, pelo o que tenho visto não serão essas dificuldades que vão impedir o linux de crescer
 
Acontece que em windows o utilizador normal/newbie nunca o tem de instalar porque já vem instalado com a maioria dos dispositivos do pc a funcionar, logo Linux tem potencialmente mais trabalho.

Mas... é só para quem começa (se bem que pelas screens que eu tenho visto do Ubuntu 7.04 aquilo está mesmo muito muito newbie-friendly ) porque depois é muito mais rápido por linux a funcionar como deve ser do que windows.

O maior problema ainda são certos componentes que os fabricantes dão um suporte quase nulo como modens usb, placas ati (com um suporte em comparação com as nvidia lastimável), etc...
 
Sem duvida, que a culpa é das empresas nao darem suporte nenhum para linux, mas saber isso nao faz kom k o trabalho k tenho de ter pa instalar as coisas seja menor, por exemplo agora kero instalar um jogo e nao sei faze-lo. mas isso tb nao vem au caso.

fikem bem.
 
Back
Topo