Olá a todos

@donie

Experimenta o automatix2, faz maravilhas :P

Instala-te grande parte do software que necessitas em 2 cliques, codecs então fica tudo. A instalação do software é do mais simples que pode existir, acontece que não estás habituado, eu ainda sou bastante verde (mesmo muito) nestas andanças do Linux e digo-te que não sinto dificuldade nenhuma, se usas Ubuntu tens logo a grande vantagem dos repositórios serem enormes, portanto para instalar a maior parte do software basta-te um "apt-get install" -> não é dificil, depois temos o que não está nos repositorios ou a versão dos repositorios é antiga, faz-se um search na net e a probabilidade de encontrares o que necessitas em .deb é muito elevada, sacas o pacote, 2 cliques e está, na pior das hipoteses tens que complilar o software, ai são 3 comandos "configure", "make" e "make install" há uns mais complicados, mas têm sempre um ficheirinho readme a explicar, no entanto estes dois últimos casos correspondem a menos de 5% de todo o software que instalei.

Como vês não é dificil é mesmo uma questão de habito, claro que um gajo ao inicio anda meio desorientado, mas nada que não se ultrapasse com alguma (nem é preciso muita) preserverança.
 
Última edição:
O mais complicado mesmo é a instalaçao de drivers e por dispositivos a funcionar, principalmente por culpa dos fabricantes. Isto nao vai um bocado contra a lei de monopolio? Nao ha nada que se possa fazer?
 
Última edição:
yap, astrisko o automatix parece msm o k eu disse k falatava ao linux, não sabia k isso existia, mt bom, mais tarde vo esperimentar isso, ainda não tenho td instalado.:) :)
 
Aqui vão as minhas experiências em windows/linux:

windows: Caro... Sem office de origem (felizmente há open office) e manhoso... ora vejam duas coisas engraçadas que me aconteceram:

-Um dia vou todo contente ligar o meu tatil quando me aparece um erro a dizer que um dll tava corrompido... tentei fazer restore e nada... acabei por fazer restore com o cd desse ficheiro e eis o q aconteceu... nesse dll estava gravado porçao do registo do windows que continha toda a informaçao de hardware... Tive de instalar tudo e mesmo assim havia coisas q ele se recusava instalar (detectava como outro tipo de dispositivo)... Resultado? format c:/q/y

-No outro dia tava a fazer um update ao windows no desktop (q tem uma versao legal OEM do windows) em que me instalou o WGA... pensei que não fosse fazer nada... Como estava enganado... desde então aquilo cracha aleatoriamente no windows dando ou erros de IRQ ou que threads tentavam aceder a porções de memória que não era a deles... Inda pensei em virus ou spyware... corri tudo o que era antivirus e antispyware e nada... So resolvi o problema instalando um crack pro WGA!!!

Outra grande desvantagem do windows é que após instalação de todos os drivers ele ocupa 230MB no tatil (mesmo matando alguns processos nao essenciais)... pra quem apenas tem 512mb de ram isto é um abuso!!!

Apenas uso linux porque trabalho profissionalmente com MS visual Studio 2005 e com MS SQL server 2005... São os únicos produtos ms que eu consigo realmente dizer que estão praticamente perfeitos...

Linux:
Pra quem nunca mexeu é uma dor de cabeça!!! é raro detectar tudo à primeira e quem nunca mexeu numa consola ou em algo do genero akilo é complicado...
Felizmente eu trab mt com ms-dos o que me facilitou mt a minha experiencia com linux... Nunca consegui dominar uma dist linux (red hat, mandrake, open suse, knoppix, entre outras que exp) até conhecer o ubuntu... foi amor à primeira vista... Contudo temos de admitir que ele as vezes tbm é chato... há uns dias vi uns colegas meus de curso às aranhas com o 6.10 porque o tatil em questao tinha uma X700 e recusava-se a arrancar o X (tentava correr os drivers fglrx que nao trazia de origem)... Entao eles tinham de andar às turras com akilo na consola (que eles nao pescavam nada... deviam velos a trab no vim :lol: )...

Em relação à história dos pacotes é o seguinte... no ubuntu existe uma coisa chamada synaptic que basta fazer um search por uma funcionalidade que preicisarmos e instalarmos q ele instala logo as dependencias...

[]
 
Back
Topo