Olá ! Façamos um suponhamos (Canon Pshot A1200 vs Panasonic Lumix FS14) ...

Cali

Membro
:hello:ora viva, caros amantes da tecnologia fotográfica. Estou com um dilema, e preciso da vossa ajuda para 'desempatar' isto.

Imaginem que tem os dois modelos indicados no titulo como vossas unicas opções de compra a exactamente o mesmo preço (por volta dos 70€ ). Eu já debulhei tudo o que são reviews na net, já as vi pessoamente, já as manuseei nas lojas, e ... sinto-me completamente 'empatado'. Só me faltava não ser careca para começar a cantar o "eu tenho dois amores". Uma é melhor assim, a outra é melhor assado, uma tem pilhas AA (o que eu gosto), mas a outra é que tem o estabilizador, and so on, and so on ...

A verdade é que eu não sei se são máquinas que, quando sairam para o mercado, pertenciam ao mesmo 'campeonato' ou não. Ok, eu sei que são compactas baratas, e tal, mas ... sei lá, podia haver ali diferenças de 20 ou 30 euros que podiam ser significativas. Mas sei lá se havia? E em termos de histórico de qualidade e fiabilidade das duas marcas, a este nivel de preços para amadores tesos? Qual tem sido a melhorzita? Eu cá até gosto do look da Panasonic (you got the loooook, you got the looook - Prince and Sheena Easton, lembram-se? ), que é mais modernaço, mas tambem não me desagrada aquela zona mais gordinha da Canon, onde ficam as pilhas, e que permite agarrar melhor na 'piquena'. Sei lá... acho as máquinas compactas actuais assim parecidas com as top model trinca-espinhosas, estão a ver? São tão fininhas que um gajo tem medo das quebrar quando lhes começa a carregar nos botões. Aquilo é sólido, ou ao primeiro descuido caiem dos saltos altos abaixo e partem-se todas? Enfim... dilemas de quem percebe pouco do assunto.
Podem fazer o favor de me dar a mão e me ajudar a subir uns degrauzinhos desta escada tecnológica, e auxiliar-me a esta tomada de decisão? Tanque iú veri matxe ! ;)
 
Epá, se estivesses a escolher entre a 5D Mark III e a D800 essa prosa toda até tinha razão de ser... Mas nesta gama de preços vai tudo dar ao mesmo. Não é possível fazer uma máquina boa por este preço, a escolha é qual a menos má... Construção sólida esquece...

A diferença nesta gama é estabilizador óptico. A Panasonic costuma meter um nas suas máquinas de entrada, o que me faz duvidar se realmente funciona como o dos outros fabricantes (que só o usam em máquinas mais caras). A Canon tem menos pixels, o que significa, em princípio, menos ruído. A Canon também, na minha opinião subjectiva, costuma ter melhor cor.

Portanto, para fotos de exterior de dia, Canon. Fotos mais de interior, Panasonic. Em todo o caso, elas são muito semelhantes. Se pudesses ir para a IXUS 115 aí sim terias um ganho significativo.
 
A Canon é a pilhas pelo que tens de acrescentar a compra de pilhas recarregáveis e um carregador (20 euros?). Portanto se estás limitado no orçamento opta pela Panasonic.
 
Epá, se estivesses a escolher entre a 5D Mark III e a D800 essa prosa toda até tinha razão de ser... Mas nesta gama de preços vai tudo dar ao mesmo. Não é possível fazer uma máquina boa por este preço, a escolha é qual a menos má... Construção sólida esquece...

A diferença nesta gama é estabilizador óptico. A Panasonic costuma meter um nas suas máquinas de entrada, o que me faz duvidar se realmente funciona como o dos outros fabricantes (que só o usam em máquinas mais caras). A Canon tem menos pixels, o que significa, em princípio, menos ruído. A Canon também, na minha opinião subjectiva, costuma ter melhor cor.

Portanto, para fotos de exterior de dia, Canon. Fotos mais de interior, Panasonic. Em todo o caso, elas são muito semelhantes. Se pudesses ir para a IXUS 115 aí sim terias um ganho significativo.


Não são precisas muitas respostas, são precisas as respostas certas, e o Wildstar fez a diferença. Depois de te ler, abordei a opção Ixus 115. Percebi que era muita consensual a opinião acerca da mesma, gostei do design e das funcionalidades, telefonei para o ***** da minha zona para saber se havia, e hoje de manhã, aproveitando a promoção do IVA, comprei-a, num belo e distinto tom de cinzento, por 105 euros.

Muito obrigado, Wildstar. É esta a magia dos fóruns, a que nenhum Blog ou Facebook consegue chegar. ;-)
 
Back
Topo