1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Boas ppl...

Há imenso tempo que estou curioso, mas hoje pergunto...

Afinal o que é o BOINC, o k faz, para que serve e afins!?

Pk não fazerem uma coisa para isto do tipo http://www.techzonept.com/showthread.php?t=62766 !?!?

Assim esclareciam-me a mim e os vossos futuros membros ;)

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

SwimmerBoy:

Como podes ver aqui:
    http://boinc.berkeley.edu/

O BOINC é uma plataforma de computação distribuida que corre vários projectos.
    Tens lá os links dos vários projectos. E como sabes inclusivamente o [email protected] vai ter um cliente para o BOINC.
    É muito simples:)

3. CA3iR0

CA3iR0 Banido

Plo que sei, é +/- como o nosso folding, mas eles procuram vida "lá fora" algures.

Nós doamos o processamento dos CPU's á medicina e eles aos astrónomos!

Acertei?

4. Strakata

Strakata [email protected] Member

Não, graças ao BOINC nós podemos ajudar directamente a:

• Astronomia ([email protected])
    • Climatologia (ClimatePrediction.net)
    • Medicina ([email protected])
    • Física ([email protected] e [email protected])

Ou seja, à ciência em geral. Há ainda uma série de projectos na calha como o Astropulse, BURP e o próprio [email protected] Temos a liberdade de escolher, através de 2 ou 3 cliques, o que queremos ajudar sem que para isso tenhamos de trocar de software.

Há já muito tempo que temos todas as nossas informações centralizadas no nosso site: http://www.portugalathome.pt.vu/
    Fazendo um Copy Paste:

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Está tudo dito ;)

Estou bastante curioso na versão BOINC do folding

Última edição: 5 de Junho de 2005
  6. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

eu so me tenho dedicado a procurar ET's inteligentes, mas acho que vou-me meter no folding (quando sair para BOINC) e climateprediction...

para mim, o melhor é poder fazer tudo num so programa, que diga-se é bastante inteligente a gerir recursos...

acho que é uma boa maneira de, com o mesmo software, dar processamento a varios projectos. o que é bastante comodo e abrangente.

7. Strakata

Yeap, é mesmo isso.

Pode-se ter o BOINC instalado em 150 computadores e, em menos de 10 segundos, ir a uma página da net, alterar 2 ou 3 campos que de repente todos passam do projecto X, Y e Z para X, A e B. Também se podem criar perfis para ter 50 desses computadores a fazer A e B, 50 a fazer B e C e 50 a fazer A e C (por exemplo, dá para quaisquer combinação).

Outra vantagem é poder escolher o projecto em função das características do PC. Por exemplo, se tiver pouca RAM mete-se o Einstein, se tiver acesso limitado à Internet mete-se o ClimatePrediction, se tiver um processador lento mete-se o Predictor.

Extremamente fácil, extremamente flexível e extremamente eficaz.

8. Markyto

Markyto [email protected] Member

Oi...

Nao sei se é possivel, mas alguem sabe onde se podem arranjar servidores alternativos aos predefinidos do boinc para o LHC e einstein onde estes vao buscar as WUs?

Existe alguma maneira de alterar os que vêm predefinidos por outros que existam, se é que existem mais?

Isso iria fazer com que o meu pc não tivesse tanto tempo idle à espera de WUs pra trabalhar...

É que so consigo ter em cach no maximo de 2 WUs por projecto apesar de ter nas configurações 5 dias.

Saudações Boinkemicas,
    Markyto.

Última edição: 13 de Setembro de 2005
  9. Strakata

Não vais conseguir fazer isso; cada projecto vai buscar as WUs aos servidores que o próprio projecto definir.

Esse problema de definires a cache para 5 dias e ela não passar dos 2 pode-se dever a uma má avaliação por parte do BOINC (como é normal) de quanto tempo leva cada WU a ser crunchada no teu PC. Se ele achar que a WU demora 5h quando na verdade ela demora 2h está explicada a diferença. Por outro lado tem em conta que a cache de 5 dias é para o somatório dos projectos que o teu PC está neste momento a correr.

Tenta passar de 5 para 7 ou 8 (ou mais) dias.

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Eu corro vários projectos, assim nunca arrisco a ficar sem trabalho (só o climate tem muito pano para manga)

Já na faculdade... é o contrário, o SETI que executo do disco rígido externo, saka logo 600,000,000 WU e com isso vai-se muitas pro lixo devido ao deadline :mad: (visto que este processamento é apenas 1 ou 2 horas por dia e olhe lá!)

conseguir controlar metendo conf de "school" com cache de 1 dia:)

11. Metro

Staff Member

Se fizesses isso no Folding espetava-te uma malhuça:)
    Não sei se o sistema é o mesmo mas as WUs não que se deixam passar o prazo ou que não se completam representam atrasos nos estudos e isso é mau.
    Penso que os projectos estão acima das equipas no seu todo. É certo que não percebo estes problemas de falta de WUs para crunchar como diz o Strakata. Ao tempo que isso ocorre é realmente uma chatice.
    Espero que isso melhore mas não faz sentido estragar qd têm tantos projectos para correr.

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Não percebi a linha em negrito, podes desenvolver ;)

Atenção que perder WU não é grave pro projecto, porque a mesma WU é processada por vários user's de modo a validar o resultado e só assim recebes créditos (visto que imaginemos a proteina X dá um resultado A num PC e B noutro), logo um PC instável devido ao OC ou outras cenas que gera WU's estragadas ou corrompidas = ZERO :x2:

Não sei como é no folding...

13. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

O 2000xp lá do work só tem 1 WU de quota diaria no Einstein.
    Isto devido ao facto do boinc registar que só está ligado 60% do tempo em que o pc está ligado.

14. Metro

Staff Member

hehe.
    No folding os projectos estão em ligação uns com os outros qto mais depressa se acabar um mais depressa se pode avançar para o seguinte. Houve uma polemica à uns tempos que era para o pessoal com P4 com HT só correrem um cliente pq terminavam a WU mais depressa. Imagino, não tenho a certeza que quando o servidor recebe uma WU mal foldada consiga perceber isso e que a envie para outro PC. As que nunca recebe só pode enviar qd acabar o prazo. imagino que seja assim. Mas nunca vi isso explicado.

Partilhar esta Página