OLá....ou não

SwimmerBoy:

Como podes ver aqui:
http://boinc.berkeley.edu/

O BOINC é uma plataforma de computação distribuida que corre vários projectos.
Tens lá os links dos vários projectos. E como sabes inclusivamente o Folding@Home vai ter um cliente para o BOINC.
É muito simples:)
 
Plo que sei, é +/- como o nosso folding, mas eles procuram vida "lá fora" algures.

Nós doamos o processamento dos CPU's á medicina e eles aos astrónomos!

Acertei?
 
Não, graças ao BOINC nós podemos ajudar directamente a:

  • Astronomia (SETI@Home)
  • Climatologia (ClimatePrediction.net)
  • Medicina (Predictor@Home)
  • Física (Einstein@Home e LHC@Home)

Ou seja, à ciência em geral. Há ainda uma série de projectos na calha como o Astropulse, BURP e o próprio Folding@Home. Temos a liberdade de escolher, através de 2 ou 3 cliques, o que queremos ajudar sem que para isso tenhamos de trocar de software.

Há já muito tempo que temos todas as nossas informações centralizadas no nosso site: http://www.portugalathome.pt.vu/
Fazendo um Copy Paste:

A ideia por trás do BOINC. Computação distribuída.
Há todo um conjunto de campos científicos em que é necessário um enorme poder computacional. Por exemplo, em 1999 o SETI@Home precisava de processar até 35GB por dia e em 2004 o LHC@Home precisava de processar em média 41.000GB por dia.

Até há uns anos atrás esse poder computacional só estava acessível através de investimentos de milhões de euros em supercomputadores que rapidamente se tornavam obsoletos.

Em 1999 o SETI@Home inaugurou a computação distribuída à escala planetária. Em vez de recorrer a um supercomputador, o SETI@Home dividiu os dados que necessitavam de processamento em pequenos pacotes ( Work Units - WUs) que eram enviados a milhões de voluntários espalhados pelo planeta para serem processados por um software previamente instalado. Mais tarde, os resultados desse processamento eram enviados de volta ao servidor do SETI@Home.

Esta forma engenhosa de processar enormes quantidades de dados vingou e atraiu a atenção de outras aplicações científicas.

Surgiu assim a 22 de Julho de 2004 a versão final do BOINC, que o próprio SETI@Home começou a utilizar e que assenta no mesmo princípio de computação distribuída.

Início




O que é o BOINC?


BOINC é uma plataforma de software para computação distribuída usando recursos computacionais de voluntários.

Quer isto dizer que o BOINC é um software capaz de aproveitar os recursos livres do computador em que se instala para executar determinados projectos para os quais esteja configurado. Assim, quando estivermos a navegar pela Internet ou a ouvir uma música no computador, o BOINC aproveita a memória RAM, espaço em disco e tempo de processador que esteja livre (e normalmente é bastante) para, por exemplo, procurar por vida extraterrestre inteligente.

A partir do momento em que o utilizador precise dos recursos do seu computador a 100% para um jogo, edição de vídeo, etc, o BOINC retira-se automaticamente. Sendo assim, o BOINC não afecta em nada a utilização do computador em que se encontra acabando o seu utilizador por nem se aperceber da sua presença.

Início



O BOINC e os vários projectos


Muitos projectos diferentes podem usar o BOINC. Os projectos são independentes; cada um opera nos seus próprios servidores e bases de dados. No entanto, o BOINC permite que eles partilhem os mesmos recursos dos computadores dos voluntários. Por sua vez, os voluntários controlam os projectos em que pretendem participar e a maneira como os recursos são partilhados entre projectos. Quando um projecto está bem baixo ou não tem trabalho para fazer, os recursos são divididos entre os outros projectos em que o voluntário participa.

Início



Segurança



Como sabemos, tudo o que envolva bits está sujeito a ameaças. Algumas das ameaças a que os projectos de computação distribuída estão sujeitos são discutidas aqui. O BOINC usa um mecanismo chamado 'digital signing' para assegurar que o código executável obtido é válido.

Início
 
eu so me tenho dedicado a procurar ET's inteligentes, mas acho que vou-me meter no folding (quando sair para BOINC) e climateprediction...

para mim, o melhor é poder fazer tudo num so programa, que diga-se é bastante inteligente a gerir recursos...

acho que é uma boa maneira de, com o mesmo software, dar processamento a varios projectos. o que é bastante comodo e abrangente.
 
Yeap, é mesmo isso.

Pode-se ter o BOINC instalado em 150 computadores e, em menos de 10 segundos, ir a uma página da net, alterar 2 ou 3 campos que de repente todos passam do projecto X, Y e Z para X, A e B. Também se podem criar perfis para ter 50 desses computadores a fazer A e B, 50 a fazer B e C e 50 a fazer A e C (por exemplo, dá para quaisquer combinação).

Outra vantagem é poder escolher o projecto em função das características do PC. Por exemplo, se tiver pouca RAM mete-se o Einstein, se tiver acesso limitado à Internet mete-se o ClimatePrediction, se tiver um processador lento mete-se o Predictor.


Extremamente fácil, extremamente flexível e extremamente eficaz.
 
Oi...

Nao sei se é possivel, mas alguem sabe onde se podem arranjar servidores alternativos aos predefinidos do boinc para o LHC e einstein onde estes vao buscar as WUs?

Existe alguma maneira de alterar os que vêm predefinidos por outros que existam, se é que existem mais?

Isso iria fazer com que o meu pc não tivesse tanto tempo idle à espera de WUs pra trabalhar...

É que so consigo ter em cach no maximo de 2 WUs por projecto apesar de ter nas configurações 5 dias.

Saudações Boinkemicas,
Markyto.
 
Última edição:
Não vais conseguir fazer isso; cada projecto vai buscar as WUs aos servidores que o próprio projecto definir.

Esse problema de definires a cache para 5 dias e ela não passar dos 2 pode-se dever a uma má avaliação por parte do BOINC (como é normal) de quanto tempo leva cada WU a ser crunchada no teu PC. Se ele achar que a WU demora 5h quando na verdade ela demora 2h está explicada a diferença. Por outro lado tem em conta que a cache de 5 dias é para o somatório dos projectos que o teu PC está neste momento a correr.

Tenta passar de 5 para 7 ou 8 (ou mais) dias.
 
Eu corro vários projectos, assim nunca arrisco a ficar sem trabalho (só o climate tem muito pano para manga)

Já na faculdade... é o contrário, o SETI que executo do disco rígido externo, saka logo 600,000,000 WU e com isso vai-se muitas pro lixo devido ao deadline :mad: (visto que este processamento é apenas 1 ou 2 horas por dia e olhe lá!)

conseguir controlar metendo conf de "school" com cache de 1 dia:)
 
destr0yer disse:
Eu corro vários projectos, assim nunca arrisco a ficar sem trabalho (só o climate tem muito pano para manga)

Já na faculdade... é o contrário, o SETI que executo do disco rígido externo, saka logo 600,000,000 WU e com isso vai-se muitas pro lixo devido ao deadline :mad: (visto que este processamento é apenas 1 ou 2 horas por dia e olhe lá!)

conseguir controlar metendo conf de "school" com cache de 1 dia:)

Se fizesses isso no Folding espetava-te uma malhuça:)
Não sei se o sistema é o mesmo mas as WUs não que se deixam passar o prazo ou que não se completam representam atrasos nos estudos e isso é mau.
Penso que os projectos estão acima das equipas no seu todo. É certo que não percebo estes problemas de falta de WUs para crunchar como diz o Strakata. Ao tempo que isso ocorre é realmente uma chatice.
Espero que isso melhore mas não faz sentido estragar qd têm tantos projectos para correr.
 
Metro disse:
Se fizesses isso no Folding espetava-te uma malhuça:)
Não sei se o sistema é o mesmo mas as WUs não que se deixam passar o prazo ou que não se completam representam atrasos nos estudos e isso é mau.
Penso que os projectos estão acima das equipas no seu todo. É certo que não percebo estes problemas de falta de WUs para crunchar como diz o Strakata. Ao tempo que isso ocorre é realmente uma chatice.
Espero que isso melhore mas não faz sentido estragar qd têm tantos projectos para correr.
Não percebi a linha em negrito, podes desenvolver ;)

Atenção que perder WU não é grave pro projecto, porque a mesma WU é processada por vários user's de modo a validar o resultado e só assim recebes créditos (visto que imaginemos a proteina X dá um resultado A num PC e B noutro), logo um PC instável devido ao OC ou outras cenas que gera WU's estragadas ou corrompidas = ZERO :x2:

Não sei como é no folding...
 
O 2000xp lá do work só tem 1 WU de quota diaria no Einstein.
Isto devido ao facto do boinc registar que só está ligado 60% do tempo em que o pc está ligado.
 
destr0yer disse:
Não percebi a linha em negrito, podes desenvolver ;)

Atenção que perder WU não é grave pro projecto, porque a mesma WU é processada por vários user's de modo a validar o resultado e só assim recebes créditos (visto que imaginemos a proteina X dá um resultado A num PC e B noutro), logo um PC instável devido ao OC ou outras cenas que gera WU's estragadas ou corrompidas = ZERO :x2:

Não sei como é no folding...

hehe.
No folding os projectos estão em ligação uns com os outros qto mais depressa se acabar um mais depressa se pode avançar para o seguinte. Houve uma polemica à uns tempos que era para o pessoal com P4 com HT só correrem um cliente pq terminavam a WU mais depressa. Imagino, não tenho a certeza que quando o servidor recebe uma WU mal foldada consiga perceber isso e que a envie para outro PC. As que nunca recebe só pode enviar qd acabar o prazo. imagino que seja assim. Mas nunca vi isso explicado.
 
Back
Topo