Olá tech people! Humildemente vos peço...

Cali

Membro
uma opinião acerca do seguinte :

um familiar meu, interessado num portatil, resolveu de impulso alinha numa promoção do SAPO/PT , e comprar por 600 euros um Toshiba Satellite L30 - 115, equipado com uns modestos 480 MB de RAM (segundo diz nas 'propriedades do sistema' do windows XP), um drive CD-combo (sem gravador de DVD).
É um modelo descontinuado, e na minha opinião de leigo, uma verdadeira sucata. Aquilo deve dar para a internet e pouco mais, e ele precisa de uma máquina com boa autonomia, resistente aos maus tratos, e que aguente lidar com aplicações que possam abrir (apenas para leitura) desenhos do AUTOCAD.

Já procurei na NET, mas não encontro referencias a este modelo em Portugal, nem aqui no forum encontrei.

Peço que me ajudem a convencê-lo de que fez uma compra pouco interessante, apesar do preço baixo, e que deve devolve-lo, e aceito de vós sugestões alternativas, para uma máquina de gama média, com boa autonomia, preço concorrencial e manifestamente resistente aos maus tratos fisicos (ele trabalha na area da cosntrução civil, vai usar a maquina por vezes em ambientes provavelmente pouco propicios).

Desde já o meu muito obrigado!


As especificações da máquina que lhe impingiram são as seguintes :

Processor type : Intel® Celeron® M processor 380A
clock speed : 1.6 GHz
Front Side Bus : 400 MHz
2nd level cache : 1 MB
Operating system Genuine Microsoft® Windows® XP Home Edition
System memory standard : 256 MB
maximum expandability : 2,048 MB
technology : DDR2 RAM (533 MHz)
Hard disk capacity : 40 GB
certification : S.M.A.R.T.
CD-RW/DVD-ROM drive maximum speed : Read: 24x CD-ROM, 8x DVD-ROM/ Write: 24x CD-R, 4x CD-RW, 10x HS CD-RW, 24x US CD-RW
Display size : 14.1 "
type : WXGA TFT display
internal resolution : 1,280 x 800
Graphics adapter manufacturer : ATI
type : ATI Radeon® Xpress 200M
memory amount : up to 256 MB
memory type : DDR2 RAM (UMA)
Internal video modes resolution : 1,280 x 800
maximum number of colours : 16.7 million
Max. external video modes max. resolution : 2,048 x 1,536
max. colours : 4.3 billion
max. refresh rate : 100 Hz
non-interlaced resolution with max. refresh rate : 1,600 x 1,200
Interfaces 1 x DC-in
1 x external monitor
1 x RJ-11
1 x RJ-45
1 x external microphone
1 x headphone (stereo)
2 (Left 1, Rear 1) x USB 2.0
Expansion 2 x memory slots
type : PC Card slot for 1x Type II card
Wireless communication Compliancy : Wi-Fi®
Network Support : 802.11b/g integrated
Wireless Technology : Wireless LAN
Wired communication topology : Ethernet LAN
speed : 10/100 Base-TX
topology : international V.92 modem
speed : 56 Kbps data and 14.4 Kbps fax
 
uma opinião acerca do seguinte :

um familiar meu, interessado num portatil, resolveu de impulso alinha numa promoção do SAPO/PT , e comprar por 600 euros um Toshiba Satellite L30 - 115, equipado com uns modestos 480 MB de RAM (segundo diz nas 'propriedades do sistema' do windows XP), um drive CD-combo (sem gravador de DVD).
É um modelo descontinuado, e na minha opinião de leigo, uma verdadeira sucata. Aquilo deve dar para a internet e pouco mais, e ele precisa de uma máquina com boa autonomia, resistente aos maus tratos, e que aguente lidar com aplicações que possam abrir (apenas para leitura) desenhos do AUTOCAD.

Já procurei na NET, mas não encontro referencias a este modelo em Portugal, nem aqui no forum encontrei.

Peço que me ajudem a convencê-lo de que fez uma compra pouco interessante, apesar do preço baixo, e que deve devolve-lo, e aceito de vós sugestões alternativas, para uma máquina de gama média, com boa autonomia, preço concorrencial e manifestamente resistente aos maus tratos fisicos (ele trabalha na area da cosntrução civil, vai usar a maquina por vezes em ambientes provavelmente pouco propicios).

Desde já o meu muito obrigado!


As especificações da máquina que lhe impingiram são as seguintes :

Processor type : Intel® Celeron® M processor 380A
clock speed : 1.6 GHz
Front Side Bus : 400 MHz
2nd level cache : 1 MB
Operating system Genuine Microsoft® Windows® XP Home Edition
System memory standard : 256 MB
maximum expandability : 2,048 MB
technology : DDR2 RAM (533 MHz)
Hard disk capacity : 40 GB
certification : S.M.A.R.T.
CD-RW/DVD-ROM drive maximum speed : Read: 24x CD-ROM, 8x DVD-ROM/ Write: 24x CD-R, 4x CD-RW, 10x HS CD-RW, 24x US CD-RW
Display size : 14.1 "
type : WXGA TFT display
internal resolution : 1,280 x 800
Graphics adapter manufacturer : ATI
type : ATI Radeon® Xpress 200M
memory amount : up to 256 MB
memory type : DDR2 RAM (UMA)
Internal video modes resolution : 1,280 x 800
maximum number of colours : 16.7 million
Max. external video modes max. resolution : 2,048 x 1,536
max. colours : 4.3 billion
max. refresh rate : 100 Hz
non-interlaced resolution with max. refresh rate : 1,600 x 1,200
Interfaces 1 x DC-in
1 x external monitor
1 x RJ-11
1 x RJ-45
1 x external microphone
1 x headphone (stereo)
2 (Left 1, Rear 1) x USB 2.0
Expansion 2 x memory slots
type : PC Card slot for 1x Type II card
Wireless communication Compliancy : Wi-Fi®
Network Support : 802.11b/g integrated
Wireless Technology : Wireless LAN
Wired communication topology : Ethernet LAN
speed : 10/100 Base-TX
topology : international V.92 modem
speed : 56 Kbps data and 14.4 Kbps fax

Realmente com o que dizes primeiro e com as especificações em baixo, não são lá muito identicas...

Eu só digo isto: "CELERON = TRASH"

Cumps

PS: Mais vale gastar mais uns trocos e ter uma makina melhor (e que não seja celeron)
 
Esse Celeron (o M) é um processador bastante razoável

Se foi bom negócio ou não depende simplesmente que quando é que ficou a coisa.
 
Esse Celeron (o M) é um processador bastante razoável

Se foi bom negócio ou não depende simplesmente que quando é que ficou a coisa.

Está lá descrito, 600eur...

Honestamente acho que foi má compra. Mesmo sabendo que é um Toshiba, esse cpu é neste momento "semi-obsoleto".

Por cerca de 700 e poucos euros comprava um barebone compal por exemplo, com C2D, com 1GB de ram, que é muitissimo superior, isto claro, se quisesse investir numa coisa para durar.

Um abraço
 
Última edição:
Por 600€ não arranjas praticamente qualquer computador portanto nessa gama do mercado é complicado apontar o dedo

Mas não era PC que comprasse. Por pouco mais consegue-se muito melhor.
 
ok, façam de conta que eu sou muito loiro, :joker: e expliquem-me lá essa história do barebone? Eu conheço esse nome, mas salvo erro, associado aquelas 'centrais' multimédia que servem de interface entre os diversos aparelhos de som e imagem. Estou enganado? :confused:
 
ok, façam de conta que eu sou muito loiro, :joker: e expliquem-me lá essa história do barebone? Eu conheço esse nome, mas salvo erro, associado aquelas 'centrais' multimédia que servem de interface entre os diversos aparelhos de som e imagem. Estou enganado? :confused:

Barebone -> Torre de PC ou "Tower"

Esse portátil não é nada mau, tendo em conta o preço, para quem necessite de um 2º PC para fazer uns trabalhinhos (tipo Word, PowerPoint, pesquisar na Net e pouco mais), é o ideal. Evitando de fazer um grande investimento (e desnecessário).
Digo isto, porque a minha mãe têm um Portatil Celeron e chega e sobra...

Mas lá está, tudo depende para o uso que se vai dar. Para Autocad, por ex.: acho que é péssimo!!!
 
Barebone -> Torre de PC ou "Tower"

Nem por isso 8|

Barebone neste sentido corresponde a uma plataforma pré-montada associada a um "chassis" portátil.
Depois escolhes o CPU, e alguns restantes componentes. Uma especie de pc portatil "custom made" até certo ponto digamos.

Compal é uma marca de barebone assemblado, existem mais.

Um abraço
 
Back
Topo