1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão Olho VS camera

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Ansatsu, 22 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 6; Visualizações: 933)

  1. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    Olá!

    Olho vs Camera: Qual seria a distancia focal usada pelo nosso olho e como se compara com as lentes convencionais. Os nossos olhos estão muito, mas muito mais avançados que qualquer lente. A distancia focal usada pelos nossos olhos é uma 50mm em full frame, ou seja, é a distancia focal que equivale +- à perspectiva criada pelos nossos olhos. O correcto seria pensar que é uma ultra grande angular, mas esta errado, a perspectiva fica exagerada/diferente e o mundo fica distorcido e não é assim que vemos. Num entanto a nossa visão é de quase 180 graus e vemos muito mais que uma mera 50mm e sem distorção alguma. O nosso olho em conjunto com o cérebro funciona de maneira diferente a uma camera. Este captura um campo de visão de 180 graus que depois vai ser reconstruído na nossa mente como uma imagem em 3D, livre de distorção e uma perspectiva equivalente a uma lente 50mm. Por alguma razão, 50mm é considerado a distancia focal mínima para se usar em retrato por não haver distorções exageradas na face. Eu que faço alguma fotografia de paisagem uso uma ultra grande angular, mas a principal razão não é por esta capturar uma campo de visão grande, mas sim pela expansão que causa, essa mesma perspectiva exagerada faz com que o cenário parece ter mais dimensão e profundidade.

    Concordam ou não?

    eye vs camera info: http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/cameras-vs-human-eye.htm
     
  2. Wildstar

    Wildstar Power Member

    O teu texto não bate certo com a realidade, e não diz o mesmo que o link (esse sim corresponde à realidade).
    Comparar o olho com uma máquina fotográfica é comparar maçãs e laranjas. São ambas fruta, tal como os olhos e as camaras têm ambos óptica e fotoreceptores, mas é tudo o que têm em comum.
     
  3. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    Corrige então.
     
  4. MEIA

    MEIA Power Member

    Anda-se a misturar conceitos, o cérebro facilmente faz imagens a 3 dimensões e panorâmicas gigantes daquilo que se vê, uma câmara não consegue fazê-lo. Se vires uma face de um cubo de rubik, o teu cérebro "mostra-te" a 3 dimensões. Se estiveres estático e só a olhar de um ângulo sem mexeres os olhos para um objecto que nunca vistes, a tua percepção vai ser muito parecida se vires uma foto tirada desse preciso local a esse objecto.
    Como dizes, a 50mm é considerada como o que nós vemos porque correspondo ao nosso ângulo de visão em que conseguimos distinguir formas, cores, calcular movimento, ... Consegues ver pelo canto do olho, mas ai só consegues distinguir movimento e luz, não consegues distinguir formas nem cores.
     
  5. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    É verdade, nos cantos consigo distinguir objectos, nos extremos só luz e cor. Ou seja, a imagem que está bem detalhada são cerca de 60 graus, depois quanto mais se aproximar dos 180, mais detalhe se perde. Mas sim, a perspectiva é a de 50mm, é por isso que a 50mm é tão popular, para fotografia de rua, retratos, etc
     
  6. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    O link que postaste explica muito bem a questão.

    Em termos óticos estritos, o ângulo de visão do olho humano é aproximadamente o de uma lente 20mm. Mas esta comparação não é muito justa porque a retina não é plana nem tem uma estrutura igual em toda a sua superfície, e além disso nunca vês a imagem "captada diretamente pelo olho", mas sim uma já fortemente processada pelo cérebro, que muitas vezes combina várias "farmes" numa só "imagem".

    O olho humano também parece ter uma gama dinâmica enorme, quando na realidade é similar ao de uma DSLR atual. Isto acontece porque o cérebro é capaz de formar mentalmente uma cena de elevada gama dinâmica com várias frames "tiradas com exposições diferentes" (abertura da iris e química da retina), um pouco à semelhança do que acontece com os HDRs.

    Tendo tudo isto em conta, a visão humana está mais próxima de uma objetiva de 43mm (a verdadeira "normal") do que de uma 50mm. É bem possível que a 50mm seja mais popular que as 43mm apenas por ser um número "mais redondo" e por isso sido ter sido favorecida pela maioria dos fabricantes (a Pentax era das poucas marcas com primes 43mm).
     
  7. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    Não sabia essa do capturar várias imagens pelo olho para fazer tipo um HDR, mas num documentário que acho que era o Human Body lembro-me de lá dizer que o olho captava todas as partes da imagem individualmente e depois juntava-as todas, daí a alta gama dinâmica. Por acaso o nosso sistema de visão gasta muitas calorias, penso, mas fazer isto durante horas e horas por dia é obra.
    As cameras se calhar conseguiam fazer isto, porque os pixeis nos sensores funcionam de maneira geral, ficam todos expostos ao mesmo tempo à luz, mas imaginemos que cada pixel funcionasse individualmente, estando cada um exposto o tempo necessário, um estavam menos tempo e outros mais tempo dependendo da luz do local da cena especifico, ou seja, penso que essa maneira deve de ser uma das unicas para criar imagem com alta gama dinamica numa DSLR, penso que veremos isso mais para o futuro, mas claro que os sistemas de meetering teriam de ser muito mais avançados para reconhecer cada cena e agir de acordo.
     
    Última edição: 25 de Fevereiro de 2013

Partilhar esta Página