Olympus E-30

MaxDamage

Power Member
Olympus has today announced the development of a new Four Thirds system DSLR aimed at advanced amateur photographers. The fabled ‘tweener’ is an addition to the range positioned between the E-3 and the E-520 models, and inherits a number of the E-3’s professional-level features including its advanced high-speed 11-point autofocus system, built-in image stabilization system with up to 5 stops correction, and somewhat cryptically ‘a new and updated feature to replace the current splash- and dust-proof function’. Olympus will be exhibiting the camera at Photokina, and it is due to for release in the first quarter of 2009.

Four-Thirds-Concept-Camera.jpg

Very nice! Assim à primeira, diria que há uma boa diferença em relação aos corpos actuais, dial à esquerda, mais botões do lado direito (substituindo o lcd da E-3)... Venham de lá as specs :D
 
Última edição:
Também acho que sim, se ainda por cima vier num corpo weather-proof (não deixaram isso claro, apenas mencionaram o assunto assim por alto), vai roubar mercado à E-3. No entanto não me parece que a Olympus lance um corpo destes no mercado antes de dar a entender que uma E-5 artilhada (isto é, uns pontos a cima da actual E-3) vem a caminho :D (não deverá ser uma E-4 devido às superstições que os japoneses têm com os números lol). Uma outra hipótese seria um corte grande no preço da actual E-3 para escoar stocks.

Anyway, weather-proof num corpo amador é deveras interessante (assim de repente só me lembro da Pentax K20D neste segmento e com esta feature), é esperar pela photokina para mais info deste corpo :D (que ainda é uma espécie de concept pelo que tenho lido - ainda que provavelmente o corpo final não difere muito)
 
Última edição:
olympusprotoexx4yh6.jpg


olympusprotoexx3og8.jpg


olympusprotoexx2gf6.jpg


Afinal tem um top lcd e ecrã "swivel" :wow: :wow:. Muito tentador, principalmente para quem já tem as E-5xx/E-4xx :D. Sem dúvida que esta máquina vai canibalizar completamente a E-3 (a não ser que tenha algum handicap de grande peso, o que dúvido), por isso parece-me que de facto o mais provável é ver nos próximos tempos a E-3 a ficar a preços bastante acessíveis, o que é igualmente interessante :D


Btw, fica aqui o corpo da E-3 só para comparação

allroundview-001.jpg
 
update

Por esta altura a E-30 já se encontra à venda um pouco por todo o lado. Depois da (imo) excelente review da Panasonic G1 - que foi/é um bom prognóstico para a E-30 - o Wrotniak (boa referência para o pessoal das Olympus) já deixou uma pequena nota sobre a sua primeira impressão da máquina :D. Aparentemente foram melhorados vários aspectos em relação as anteriores máquinas (E-3/E-520), como o AA filter menos agressivo (uma desvantagem principalmente nas E-x20 - visível nas comparações na review da G1), maior tolerância com os highlights, redesign do corpo e posicionamento dos dials/botões, etc etc. A única coisa que ficou de fora, e é para mim algo importante, foi o weatherproof... Mas anyway, acima de tudo (e mais importante) a qualidade de imagem que se consegue tirar desta máquina parece ser brutal :D, resta ver esperar pelas reviews.

Neste momento vende-se por 1104€ (alto demais, típico para new stuff), mas é um valor que irá certamente baixar nos próximos tempos. Quando estiver na fasquia 900€-1000€, será certamente um bom upgrade para aqueles que já tiverem Olympus :).


Relação de tamanhos:

comparedolyyx7.jpg


comparedyt1.jpg


(fotos dpreview)


Btw, o site da Olympus Korea tem samples porreiros (algo raro na Oly, onde normalmente os samples em sites oficiais são sempre ranhosos xD)


ps - a E-3 vende-se agora por 1473€, o que, juntamente com todas as promoções que há por aí (cashbacks, oferta do FL-50 [~450€], oferta de lentes), torna também uma boa compra)
 
Câmarazinha bastante tentadora sem dúvida... mas a ausência do weatherproof e do visor a 100% ai ai... ainda não é por esta que deixo a E-1. A E-3 enquanto câmara não me agrada, não sei porquê embora esteja a preço de saldo.
 
Câmarazinha bastante tentadora sem dúvida... mas a ausência do weatherproof e do visor a 100% ai ai... ainda não é por esta que deixo a E-1. A E-3 enquanto câmara não me agrada, não sei porquê embora esteja a preço de saldo.
Pois, weatherproof é mesmo aquela (única) coisa que acrescentava à máquina (a minha E-510 já passou das boas com chuva, neve, areia, enfim..), de resto parece-me no ponto.

Conclusões da review do Wrotniak :D
 
Review do Digitalcamerareview (que nome tão imaginativo)

Pros:

  • Art filters are fun and surprisingly useful
  • Top-shelf focusing speed
  • Usable contrast-detection AF makes live view even better
  • Excellent build quality
  • Most of the technology of the E-3 in a smaller camera
Cons:

  • Unless you're familiar with Olympus, good luck with all those buttons
  • By most measures, images are a half-step behind the class leaders
  • Priced about the same as a Nikon D90 kit, and too close to the E-3 for comfort
 
Realmente está a um preço um bocado puxado. Era de baixar aí uns 100 ou 150€ e já se tornaria mais atraente aos olhos da malta que tem E-xxx. Por falar nessas, o preço da nova E-620 está bastante aceitável tendo em conta o segmento em que se insere.
 
hmmm duvido mt.
fiquei surpreendido com os resultados, só achei que o noise filter tava a tirar muito detalhe a imagem, mas tem mesmo de ser... a maquina sem noise filter tem muito ruido mas tambem da um output cheio de detalhe.
ha que fazer um bom balanço das coisas.

gostei, olympus a destrocar.
 
Gostei da review, se tivesse dinheiro era este o corpo que comprava :D (esta máquina com a 12-60 é qualquer coisa de.. :drooling::drooling::drooling:)

Mas sim, também acho que a E-620 vai ser "a máquina" da Olympus (e vai possivelmente trazer muita gente para os 4/3 :D)
 
Back
Topo