Olympus E-520 vs Canon 450d

so vi este topico agora. infelizmente, depois de comprares a maquina. Compras.te a canon por mais de 1000 euros?? Para a próxima vai a http://www.*****.pt/ lá essa maquina custa 669€!! (ou 666€ no site http://www.digital-total.com/, não referi este primeiro porque gosto mais do design do primeiro:P)Ou seja poupavas mais de 330€, isto se compraste o kit 18-55. Qual foi o kit que compraste??
 
Olá!!!
estive a ler toda a vossa "discussao" acerca das reflex canon e olympus, e apesar de ter esclarecido algumas questoes tenho ainda mts duvidas q agradecia imenso q me tentassem explicar!!!
Estava até ha uns dias atras convencidissima de k queria comprar uma canon 450d + sigma 18-200. isto pk ja desejava a 400d, mas como entretanto saiu esta, fiquei mais interessada- no entanto, ja agora, agradecia q me explicassem quais as verdadeiras vantagens da nova 450 em relaçao à 400.


O pior é q acabei de falar c um amigo q me aconselhou a comprar a olympus 510 (ou a 520 a sair)- precisamente devido ao estabilizador de imagem e ao sistema de limpeza iontegrado no corpo q limpa tb as lentes!! afinal estes aspectos sao ou nao importantes e relevantes ao ponto de tornarem a olympus uma escolha mais acertada em relaçao ´canon?????

E afinal, já agora- em relaçao à nikon?? que diferenças poderao existir c a canon?? será melhor opçao q a canon?? porque??

Agradeço a disponibilidade se me tentarem esclarecer!!! Estou comp+letamente baralhada!!!
até breve, fico a aguardar....
 
Bem, antes de mais aproveito-te para dizer que as 18-200 são lentes sofríveis. Acho um enorme desperdício de dinheiro dar 900€ por um conjunto tão fraco quanto esse. A máquina até muito boa, agora a lente é mesmo... fraca. Se queres uma coisa única, que não dê trabalho de troca de lentes e transporte de acessórios, poupa o teu dinheiro e compra uma super-zoom ou uma boa compacta.

Com 900€ compras a Canon 450D com a Tamron 17-50 F2.8. Ai sim, já ficas com um conjunto excelente. Ou então, com uma qualidade mais baixa (ainda assim muito melhor que a 18-200) mas mais versátil, tens o kit da Canon 450D + 18-55 IS e à parte compras a Canon 55-250 IS, ambas lentes boas e estabilizadas.

Quanto às máquinas, na minha opinião, a 450D é claramente a melhor e mais avançada. Tem um sensor de 14bits (penso que é a única nesta gama), tem mais alcance dinâmico, tem 9 pontos de focagem (as Olympus têm 3), tem o flash mais potente, usa cartões SD (são mais baratos), tem o maior LCD, também tem limpeza de sensor e live-view.

Depois há a questão do sistema. E para mim tanto o sistema da Canon como o da Nikon são bem melhores para investir do que o sistema da Olympus. Tens lentes para todos os tipos de fotos, para todas as carteiras e exigências. Além de que a juntar à oferta da marca, ainda tens lentes de terceiros (Sigma, Tamron, Tokina).

Já agora um esclarecimento. O sistema de limpeza da Olympus é o mais eficaz, mas só limpa o sensor. E mesmo assim, nenhum sistema de limpeza evita que tenhas que limpar a máquina, por isso é uma coisa muito pouco importante.
A cena do estabilizador só interessa para focais longas. E apesar de a Canon e a Nikon não terem estabilizador no corpo, têm nas lentes, que é mais eficaz.
Portanto nenhum destes pontos é relevante ao ponto de tornarem a Olympus uma melhor opção. Pelo menos a meu ver não.
 
Última edição:
so vi este topico agora. infelizmente, depois de comprares a maquina. Compras.te a canon por mais de 1000 euros?? Para a próxima vai a http://www.*****.pt/ lá essa maquina custa 669€!! (ou 666€ no site http://www.digital-total.com/, não referi este primeiro porque gosto mais do design do primeiro:P)Ou seja poupavas mais de 330€, isto se compraste o kit 18-55. Qual foi o kit que compraste??


comprei a 649€ na ***** com a 18-55 is
 
e dpois de ter a 450d nas mãos e do uso k lhe tenhu dado dou total apoio ao k o Rui Marto disse...
assim como nda como a 18-55is e dpois comprares a 55-250is que ja experimentei e digo.. é uma maravilha... e não esta nada cara... 329 ou 324€.. na ***** e na *****
 
Última edição:
Olá!!!
estive a ler toda a vossa "discussao" acerca das reflex canon e olympus, e apesar de ter esclarecido algumas questoes tenho ainda mts duvidas q agradecia imenso q me tentassem explicar!!!
Estava até ha uns dias atras convencidissima de k queria comprar uma canon 450d + sigma 18-200. isto pk ja desejava a 400d, mas como entretanto saiu esta, fiquei mais interessada- no entanto, ja agora, agradecia q me explicassem quais as verdadeiras vantagens da nova 450 em relaçao à 400.


O pior é q acabei de falar c um amigo q me aconselhou a comprar a olympus 510 (ou a 520 a sair)- precisamente devido ao estabilizador de imagem e ao sistema de limpeza iontegrado no corpo q limpa tb as lentes!! afinal estes aspectos sao ou nao importantes e relevantes ao ponto de tornarem a olympus uma escolha mais acertada em relaçao ´canon?????

E afinal, já agora- em relaçao à nikon?? que diferenças poderao existir c a canon?? será melhor opçao q a canon?? porque??

Agradeço a disponibilidade se me tentarem esclarecer!!! Estou comp+letamente baralhada!!!
até breve, fico a aguardar....

Olá, bom dia,

Com conselhos destes dados por amigos, imagino os mesmos, dados por inimigos... :):)

Fora de brincadeira... acredita... não tem comparação possivel...;)
Ou aliás, tem... mas as vantagens da Nikon e da Canon estão muito à frente, fruto de uma construção pensada para profissionais e mais recentemente adaptada a amadores exigentes...
E se Deus quiser, ambas irão manter esta filosofia durante muito e muito tempo...

O teu amigo, certamente muito boa pessoa, errou redondamente ao proferir esses conselhos, baseando-se na sua falta de conhecimento, o que caracteriza muitos utilizadores desses "novos" sistemas que apareceram na área da fotografia...

A estabilização de imagem no corpo, (Olympus, Sony, etc) baseia-se na estabilização do sensor apoiado num sistema giroscópico que o rodeia... A vantagem proclamada por estas marcas é que isto acontece em qualquer lente colocada na máquina... verdade... O problema é que, como sabes, as distâncias focais das lentes variam, bem como varia também o grau de estabilização necessário para determinada lente. Esta diferenciação não é produzida quando é feita no "corpo", produzindo resultados erráticos na imagem final...
Outra desvantagem é que o ganho em stops situa-se regra geral entre 1.5 a 2 valores...
Mais uma curiosidade... nem sempre divulgado pelas marcas... o sistema de limpeza, (do sensor e não das lentes como diz o teu amigo), é o mesmo que estabiliza a imagem no mesmo sensor... ou seja, é um sistema que produz dois efeitos... e por sinal, com maus resultados... ao fim e ao cabo... não limpa nada...;)
Outra desvantagem reside no facto que o efeito produzida pela estabilização no sensor, não é visualizável no visor quando estás a enquadrar a imagem e só é produzido quando carregas no obturador... Disto resulta uma maior dificuldade na composição da imagem... (isto para utilizadores mais exigentes com os enquadramentos e principalmente notório quando se utilizam teles...)... basta imaginarmos uma tentativa de enquadramento com uma tele de 500mm sem estabilização na lente... complicado, se quisermos focar algum pormenor...

Em contrapartida, nos sistemas Canon e Nikon, o sistema de estabilização nas lentes é uma obra prima de engenharia estudada para cada objectiva em particular...
As exigências e o grau de estabilização de imagem exigido a 17mm, não é o mesmo que o exigido a 600mm... e estas marcas levam este facto em consideração...
Estes sistemas montados nas objectivas produzem um ganho de 4 stops, na média, o que comparativamente aos 1.5 ou 2 acima descritos se tornam numa diferença bem evidente...
A estabilização é vista "all the time", pois o efeito é produzido na lente... facilita os enquadramentos e focagems de pontos isolados, etc...
É mais caro... sem dúvida... mais aí está a grande diferença... o que é bom, por norma, também é mais caro...
As objectivas IS e VR da Canon e Nikon são a "state of the art" da engenharia de imagem na área da fotografia... feitas para profissionais e para amadores mais exigentes...

A Canon e a Nikon vão perder mercado... isto é mais do que óbvio... os consumidores gerais exigem sistemas e sistemas e mais sistemas... baratos, de preferência... e como o seu grau de exigência é baixo, não tem absolutamente crise nenhuma com o resultado produzido...
à dias atrás falou-se, na brincadeira, claro, numa possivel Olympus Nespresso...:)... é engraçado... e com isto não se quis denegrir a marca, como é óbvio... mas apenas retratar aquilo que hoje em dia se passa...

Enfim... apoio sem dúvida os "novos" fabricantes de slr cheios de sistemas e brincadeiras para todo o tipo de consumidor... é giro e graças a eles temos muita gente a ganhar interesse pela fotografia e acima de tudo, a divertirem-se bastante... isto é muito bom.

O que não dá para aceitar são estes tipos de comparação e enganos que são proclamados por estes mesmos consumidores, que conduzem ao engano de quem possivelmente quer investir em algo com determinadas caracteristicas, sendo mal conduzido..."...sistema de limpeza iontegrado no corpo q limpa tb as lentes!!..." Nossa Senhora...8|

Atenção... Uso Canon... mas também tenho uma Panasonic...;)

Desculpem a extensão...
 
@jmmsmm, o IS ou VR apenas actua com o shutter a meio, certo? ou basta termos a makina ligada? e k se andar 5 minutos com a makina ao peito e o IS esta ligado estaria a gastar energia desnecessariamente...
 
@ jmmsmm
Fora de brincadeira não tem comparação a qualidade de imagem conseguida por uma SLR Olympus com as lentes de kit, com qualquer dos kits canikon.
Em relação ao sistema de limpeza do sensor, é geralmente aceite que o sistema Olympus é o unico realmente eficaz no mercado.
A olympus está no mercado das lentes e das máquinas fotográficas desde os anos 30, pelo que me parece um exagero chamar-lhe uma marca "nova".
Só alguém que não quer ver é que não reconhece que ter a estabilização no corpo é uma vantagem, já que se consegue ter todas as lentes estabilizadas, mesmo as lentes OM antigas e não apenas as que têm sistemas IS (mais caras).
A unica desvantagem que eu consigo encontrar para as Olympus é realmente a menor oferta de lentes no mercado, mas com isso não quero dizer que não existam lentes, existem e de uma forma geral todas as Zuiko Digital são de excepcional qualidade e como todos sabemos, a qualidade paga-se.
Como já disse uma vez, tenham mais gosto na fotografia que nas marcas que usam para a fazer e serão muito mais felizes.

PS: Uma leitura neste tópico pode relativizar as coisas
 
Última edição:
@ jmmsmm
Fora de brincadeira não tem comparação a qualidade de imagem conseguida por uma SLR Olympus com as lentes de kit, com qualquer dos kits canikon.

Não sei onde foste buscar essa ideia, mas não é verdade de todo. As lentes de kit das Olympus são boas, mas não são "claramente" melhores. Aliás, a nova Canon 18-55 IS é actualmente a melhor lente de kit. E a Canon 55-250 IS foi premiada como a melhor lente amadora.
Portanto, se as lentes não são melhores (e o corpo certamente não é), muito dificilmente essa afirmação é verdadeira. Basta ver a pontuação para IQ obtida por elas no dpreview.

O ter estabilização no corpo seria uma vantagem se não tivesse falhas. Tens uma estabilização pobre e por vezes ineficaz, que por via do sistema é a única que alguma vez terás, já que não há lentes estabilizadas (que eu saiba).
Tanto na Canon como na Nikon, tens um kit que por si só é estabilizado, com um estabilizador bem mais eficaz, e a possibilidade de adquirir outras lentes cada vez melhores e mais evoluidas nesse aspecto.

Em relação a lentes de qualidade, também encontras na Canon ou na Nikon várias das melhores lentes alguma vez feitas. E uma lente de alta qualidade da Canon ou Nikon é, por norma, mais barata que uma lente de alta qualidade da Olympus. Além de toda a oferta que existe, com boa qualidade, e que não atinge os preços exorbitantes da Olympus.

De resto, tenho muito gosto na fotografia, mas ainda tenho mais se gostar da máquina que estou a usar. E sendo esta parte uma opinião puramente pessoal, não gosto de usar SLRs da Olympus, tanto pela disposição dos controlos, como pelo viewfinder minúsculo.
 
Claro, pentrite...:)... eu gosto de tudo o que é máquina fotográfica... é de louvar o esforço de todos os fabricantes e ninguém pode, nem deve, duvidar que todos eles têm os seus prós e contras...:)
A Olympus é um caso, a Sony é outro, a Canon, a Nikon etc etc...
Nem tão pouco entro em discussões sobre o que é melhor ou pior, pois na minha opinião, o melhor sistema é aquele que eu mais gosto de utilizar... tal como para ti, o melhor é aquele que utilizas ou gostarias de utilizar... enfim... varia...

A história que mostraste nesse link é apenas mais um caso, assim como eu tenho um aqui em casa...:)
a minha mulher nem sequer põe a mais ligeira hipótese na possibilidade de trocar o meu "trambolho" 40D pela menina dos olhos dela, a Panasonic FZ18... e achas que eu lhe consigo mostrar que a minha Canon 40D é melhor que a Panasonic FZ18 dela...!?... Não consigo... de forma alguma...:)
E se algum dia, ela quiser trocar de máquina, já disse que queria uma... Olympus...:)... nada a fazer...:(
E isto aqui em casa...:002:

Bom, quero dizer que a história do tal link, é mais uma história de um senhor e da sua aventura na fotografia...
Quando falo nas diferenças de sistemas, baseio-me nas opiniões de profissionais e não só na minha experiência, ou na falta dela...

Aliás, um colega nosso que costuma escrever muito neste forum, noutra thread à dias falou e muito bem que não é à tôa que os maiores, mais bem pagos e melhores fotógrafos do mundo, usam Canon ou Nikon...
Os Fotojornalistas usam... Canon ou Nikon... Quem faz casamentos e batizados usa Canon ou Nikon...

Enfim, penso que discutir qual será o melhor sistema entre Canon ou Nikon, é uma perda de tempo... Comparar estes dois com qualquer outro... é uma incongruência...:)
 
ok, vou procurar, mas n me lembro mm de ver isso nos menus, se calhar a 450D nao tem essa opcao.

cm disse, na lente so tenho um interruptor para IS: ON ou OFF
 
sendo o IS construido na lente, a sua gestão é permanente, desde que tenhas o botão IS na objectiva, ON...

Os modo 2 nas L está ligado ao panning... modo 1, still, modo 2, panning...
 
Não faço casamentos, baptizados nem tenho a ideia de vir a ser fotojornalista, se fosse esse o meu caso certamente que a E3 não seria uma opção muito viável, mas como hobby as Olympus oferecem uma das melhores relações preço qualidade, com 655 euros tenho uma máquina que me cobre as focais desde 28mm a 300 mm (35 mm equivalente) e tenho uma lente macro (ZD 35mm macro). As lentes com estabilização também funcionam no sistema 4/3, basta optar por estabilização no corpo ou na lente.
 
sei k esta detecta o panning automaticamente...

bem se n da para desligar nos menus so espero k o IS nao gaste mt energia, e 1 bocado ridiculo estar sempre ligado kando andamos c/ makina ligada ao peito...
 
bem, mesmo n descobrindo opcao para ligar IS apenas em half shutter, e assim k esta a funcionar actualmente :D

apenas oiço os estalidos kando tenho half shutter, se o largar deixo de ouvir ;)
 
Back
Topo