Comparativo Olympus OM-D E-M5 vs Nikon D7200 vs Panasonic GX8 vs Panasonic G80

A analogia com os baldes de água é boa.

Uma vez que a fonte é a mesma, um balde com uma superfície menor precisa de mais tempo para recolher a mesma quantidade de água que um maior.

Agora essas contas já são demasiado :D
 
Para teres um olho fora de foco ou uma orelha fora de foco, mesmo numa abertura muito grande, tens de estar relativamente perto.

Achas 3m "muito perto" para retrato com uma 85mm em APS-C? É que a essa distância, em f/1.4, tens apenas ~7cm de DoF total e precisas de uns 10cm de DoF para trás do ponto focado (i.e., olhos) para que as orelhas fiquem focadas. Na prática, precisas de mais de 4m para conseguir um DoF confortável para fotografar retratos a f/1.4. Ora 4m já está no limite superior do que considero "normal" (3m +/-1).

1/370 é 1/500.
1/3700 é 1/5000?

Felizmente a matemática neste caso até é simples:

(tempo de exposição máquina 2) = (tempo de exposição máquina 1) x (ISO real da máquina 1) / (ISO real da máquina 2)

Isto assumindo que a abertura é constante. Se alterares a abertura a coisa complica-se.
 
85mm sem contar com o crop factor?

Diria que a 3m mesmo com uns 85mm reais tens um enquadramento completo da face, sem ombros.

Estou a falar por alto, ainda assim não me parece mau 7mm e tendo em conta que o background está sempre desfocado, acabas por não conseguir diferenciar f1.4 de f2, mesmo a essa distância que para ti é mais normal.
 
Diria que a 3m mesmo com uns 85mm reais tens um enquadramento completo da face, sem ombros.

Ou seja... estás a inventar :P

85mm em APS-C a 2m dá um enquadramento cabeça e ombros nada apertado. Para um enquadramento "só face", é preciso ~1.5m. Um close-up, 1m.

A 2m f/1.4 dá ~3cm de DoF total (1,5cm para cada lado plano focado). A 1m, tens menos de 1cm de DoF total.

É por estas razões que digo que uma 85/1.4 interessa pelo look e não pela quantidade de luz que é capaz de apanhar: muitas vezes somos obrigados a fechar a abertura para conseguir ter DoF suficiente.
 
Emanuel queres ir lá dar um salto?

7e2b8e425c7073f34cabbd63f28bacda.jpg
 
E para a semana mando vir a 12-35, por 500€ (sem garantia) ou a 12-40, por 750€ (com desconto) nova.
Qual compro? São 250€, mas tendo algum azar a garantia dá sempre jeito.
 
A garantia é sempre importante.

De resto, são as duas muitíssimo boas!! Dizem que a Olympus é opticamente melhor, mas a Pana tem estabilização...
 
@MylleZ
Não sei se tens descarregado muitas baterias ou não, mas queria perguntar-te como se estão a portar as pequenas com a autonomia?

Uma coisa que adoro nas DSLR é a duração das baterias e mesmo assim ando sempre com duas, detesto ficar sem bateria, mas gosto de andar com máquinas pequenas (grip para duas baterias, neste momento, é impensável para mim).
 
Hoje fiz mais de 300 fotos e só gastei um dos 3 traços de bateria (e já tinha feito umas 100 com esta carga).
Depende de muita coisa.
Nunca vais ter uma autonomia como uma DSLR, mas eu consigo sempre melhores autonomias do que as anunciadas pela marca.

A D5300 anunciava 600 disparos por carga e eu cheguei a fazer mais de 1000 ainda com bateria.
Esta GX8 anuncia 330 disparos e penso que consigo ir acima dos 500 disparos.
De qualquer das formas já tenho duas baterias, para o caso de :P

Cumps
 
Back
Topo