Comparativo Olympus OM-D E-M5 vs Nikon D7200 vs Panasonic GX8 vs Panasonic G80

Pois, e eu tenho que dar o braço a torcer.
Cheguei a pensar que ele era meio maluco por trabalhar com este sistema...

É como dizem: "Não fales do que não sabes".
No outro fórum o pessoal também empanca com o sistema. Não sei porquê.

Eu vou ter que ponderar muito bem nos investimentos.
Para já a ideia é usar as duas como complemento uma da outra.

Não posso ir aos cavalos com a Olympus, mas posso ir bem mais leve para uns retratos na montanha :)
Estou mesmo curioso para saber como é que se portaria a E-M5 na comunhão.
Com este estabilizador tão bom, acredito que iria conseguir ISOs bem baixos (até porque as lentes são incríveis a 1.7).

Mas vamos (tentar ir) com calma :P

Continuarei a fotografar com as duas e a mostrar aqui ao pessoal.

Cumps

EDIT: Mas, basicamente, o que se passa é isto.
https://www.dpreview.com/reviews/im...1&x=0.8721015009723567&y=-0.17155379402214838

A D7200 ganha um stop em ISO elevado e uma FF (por exemplo, Sony A7S) ganha 2 stops.
Assim sendo, a E-M5 tem um comportamento, a ISO 1600, semelhante a uma D7200, a ISO 3200, e a uma A7S, a ISO 6400.
Não é tão linear quanto isso, e depois cada sistema terá os seus prós e contras.
 
Última edição:
Bem, vou mandar ainda mais a 50mm 1.8 abaixo e vou dormir.

29039975493_ef442019f0_o.jpg


29373806200_912e2ccf49_o.jpg


A 1.8 é uma lente míope :P
A 2.2 melhora substancialmente, mas não vale a pena.
Esta 42.5mm (e a 25mm também) faz-me lembrar a 40mm 2.8, a f4 (sharp de ponta a ponta).

Quero acreditar que a 50mm esteja com algum blur devido à baixa velocidade do disparo.
Amanhã faço com o tripé.

Vou tentar repetir o teste com a 760D + 50mm 1.4 ART de um amigo.
Mas vai ser difícil...

Cumps
 
=)

Fotografar comunhões/casamentos é uma maravilha!

Foco rapidíssimo, sistema de foco no primeiro olho brutal da olympus, lentes o máximo abertas, estabilizador activo...

Os resultados só podem ser excelentes!

E estamos a falar de uma máquina que não é nova e na altura foi laboratório de muitas inovações...
 
Pronto, em defesa da maravilhosa 18-35mm 1.8, fiz reset aos micro ajustes da D7200 e voltei a refazê-los para todas as minhas lentes.
A 18-35mm estava a precisar :)

Assim sendo, a coisa melhorou substancialmente para os lados da D7200 + 18-35mm 1.8 :)

1.8 vs 1.7 | ISO 200
baNigqo.jpg


1.8 vs 1.7 | ISO 3200
rqFij0q.jpg


Imagens sem qualquer tipo de edição.
Já está mais taco a taco.
Ainda acho a 25mm 1.7 ligeiramente mais sharp "toda aberta", mas só com zooms deste tipo é que se vai notar qualquer coisa.
A ISO 3200 a qualidade mantém-se, nas duas.
A D7200 apresenta notoriamente menos grão, mas o grão da OM-D é bem "tratado" - é um grão que não deteriora muito a imagem.

E outra coisa que tenho notado - as lentes Panasonic, apesar de serem 1.7, são menos luminosas do que as minhas 1.8 da Nikon.
Basta ver as velocidades de disparo.
A 1.8, a 18-35mm 1.8 é cerca de um stop mais luminosa (ainda é considerável).
A Olympus compensa bem com o estabilizador, mas pronto, nem tudo são rosas :P
E, como sempre, o teste não foi o mais consistente, até porque fiz os testes com luz natural, que vai variando (está nublado e as nuvens vão tapando a luz do sol de vez em quando).
Mas parece-me mais ou menos consistente os ganhos de luz a 1.8 na 18-35mm.

Cumps
 
Se bem que estas primes estão a envergonhar as minhas super lentes da nikon (18-35mm e 70-200mm).
Não estou bem a entender como é possível...

Para mim é bem fácil:
- Imagens desfocadas ou tremidas
- Menos DoF em APS-C (agrava o desfocado)
- Mirror-slap na DSLR (agrava o tremido).
- E naturalmente que uma prime tem a vantagem de ser prime.

E repara que, à exceção do último ponto, nenhum tem a ver com a objetiva em si.

O que é de impressionar é quando uma zoom (tipo a 18-35/1.8) consegue estar ao nível de primes nas mesmas condições (tamanho de sensor, abertura, establização).
 
Sim, tens razão...
Mas neste último teste fiz as coisas como deve ser.
Fiz micro ajustes na 18-35mm, meti as máquinas no tripé e usei o disparador.
Assim não houve interferências nem blurs por causa da velocidade baixa.

Eu sei que primes são primes, mas a 18-35mm é uma lente que impressiona, e neste caso não me estava a impressionar muito :D
Mas já está tudo em ordem.

Cumps
 
Mete o atraso do espelho. Ou então, em live view, penso que o espelho já não interfere, certo?

De qualquer maneira estou a ver a Nikon a ter que suar um bocadito :)

Mas é como diz o strobe, é de louvar a qualidade da 18-35.


Edit: já vi que disparaste em live view (escrevi ao mesmo tempo que tu).
 
Só agora reparei nesta thread.
A minha reacção quando comprei a Olympus OMD 5 MII foi parecida à tua. O meu objectivo era ter uma camera de backup, enquanto a Nikon D610 seria a minha camera principal.
Passado 6 meses posso dizer que a Nikon está a ganhar pó e não toco nela desde que a Olympus chegou cá a casa.

Para mim as vantagens do sistema MFT são enormes em relação à Nikon. E para o tipo de foto que faço a Olympus é mais do que suficiente para mim. Ando a adiar a decisão mas acho que mais cedo ou mais tarde vou vender o meu equipamento da Nikon.

Uma questão aos RAWs, ainda não usei muito, mas pelo o que vi o software da Olympus, o Olympus Viewer 3 processa os RAWs de uma maneira diferente do que o LR, e nos casos que usei gostei mais do resultado final.
 
Mas eu gosto muito do Lightroom :)
Não vou mudar o meu workflow por causa disto :P
Só tenho um problema - o LR não reconhece as lentes, por isso não posso fazer as correcções de perfil da lente.

Cumps
 
Última edição:
Hoje tive um aniversário e aproveitei para levar a "mais pequena" (olympus) :P

Apesar de ter gostado, e de ter captado alguns bons momentos, deu para ver como se porta a máquina em "situações reais" de interiores mal iluminados.
O foco às vezes era bem lentinho (mas bem lento :P), mas quando fazia "beep" estava sempre no ponto.

Apesar da olympus fazer "tudo bem", aqui teria valido a pena levar a D7200 com os triggers e flash externo, a um canto da sala.
Isto porque, com pessoas (especialmente crianças), não vale apena ir abaixo de 1/50, 1/100s de shutter - logo aí perco a vantagem do excelente sensor estabilizado, da olympus.
Com o aumento da velocidade aumento também o ISO. E para subir o ISO mais vale a D7200.
Mas a nível de qualidade de imagem, e qualidade destas pequenas primes, não tenho nada a apontar...
A D7200 ali ganhava em velocidade de focagem e nos ISOs elevados, de resto é taco a taco.

Alguns momentos do aniversário aqui.

Cumps
 
Eu tenho a Em10 mark 2. Lentes conto com oly 45mm f1.8 (muito sharp), pana leica 25mm f1.4, samyang 7.5mm f3.5 fisheye (muito boa oticamente, MF mas facilmente ta tudo em foco sem preocupação) e a oly 75-300mm. Qualquer dia posto as fotos do material.

É realmente um sistema muito bom e que por vezes é visto como muito fraco em comparação ao APS-C, mas que tem as suas vantagens. O estabilizador de 5 eixos é um luxo mesmo.
Já agora dá para desligar as cores quentes no menu da olympus, está lá meio escondido.

E hoje vai ser anunciada a EM1 mark 2 e estou confiante que vai trazer melhorias muito significativas, principalmente ao nível de C-AF para concorrer com as APS-C de alta gama. E vai ter High-res mode sem tripé (já existente com tripé na Em5 II e Pen-F), vai permitir fotos de 50mpx ou mais em certas condições, parecido com a tecnologia da Pentax Sensor-Shift.

Gostei de ver este tipo de tópico aqui:clap:, só se fala em CANIKON e o resto anda na sombra.
 
Sim, hoje vou estar atento.
Também estarei atento à surpresa da Nikon, às 15h (de Portugal).
Vamos ver se eles também se mandam para as mirrorless.

Cumps
 
Última edição:
Bem, após duas semanas de testes, acho que vou dar isto dos comparativos por terminado...

29208334763_fa72132f6c_h.jpg


29208334663_aafd5952e1_h.jpg


29541564050_214f4e7080_h.jpg


29208334423_9f79af2aa6_h.jpg


Agora com as lentes todas bem calibradas, na D7200 (foi uma coisa boa a vinda desta Olympus :P), não consigo encontrar grandes diferenças.
A D7200 ainda tem mais margem de manobra com os 24Mpx, tem um sistema de foco muito mais rápido e é mais rápida no geral.
A D7200 também se porta melhor em low light (cerca de 1 stop melhor).
No entanto, não é nada de muito diferente. Muito menos do que eu pensava que ia ser.
A E-M5 brilha com aquele estabilizador. É mesmo algo de fenomenal, e compensa, muitas vezes, o facto desta ser menos boa em low light (posso baixar o shutter speed e o ISO "à vontade").

Foi uma boa surpresa esta E-M5. Só "peca" pelo foco mais lento em condições de menor luminosidade.
De resto, e para a minha utilização (tirando as poucas vezes que fotografo desporto), a E-M5 não compromete em nada.
Consigo fotos virtualmente iguais em ambos os sistemas.

E a E-M5 é uma mirrorless de 2012. Não deixa de ser impressionante.
Este fim de semana irei testar uma Panasonic GX8, mais avançada.
Vou tentar testar bem as capacidades de focagem.

Se a E-M1 MK II for o que promete ser, cuidado com ela.

As imagens acima não têm identificação.
Uma foi com a E-M5 + 42.5mm f1.7 e a outra foi com a D7200 + 70-200mm f4 VR (70-200 a f4 e a 42.5 a f2.8).

Cumps
 
As fotos levaram muito pouca edição.
O verde parece-me semelhante nas duas...
É um verde esquisito (verde monstro) :D
Mas sim, à direita as cores são um bocadinho mais fidedignas.

Mas deixo os RAWs, sem edição.

29542847960_dbf0505426_h.jpg


Cumps
 
Back
Topo