Comparativo Olympus OM-D E-M5 vs Nikon D7200 vs Panasonic GX8 vs Panasonic G80

É que gosto mais do lado direito :facepalm: Das cores e da nitidez... As cores ainda é naquela, nada de especial pelo menos para o meu olho. Mas a nitidez nota-se bem que é melhor no lado direito...

:P
 
Sim, a 42.5mm é uma lente muito sharp (e a 25mm ainda parece mais sharp um bocado).
Mas não foi com o intuito de mostrar qual era a mais sharp, mas sim mostrar como as imagens saem relativamente parecidas.

A 70-200 estava a f4, toda aberta - a 42.5mm estava a 2.8, a simular f4 (mas estava ali num sweet spot).
Mais, como a D7200 tem mais Mpx, quando em tamanho reduzido, parece ter menos definição.
Mas a 1:2 e a 1:1 (últimas duas fotos) já se vê que não é assim tão diferente.

Mas é uma prime, não se pode comparar com uma zoom (apesar desta zoom custar 4 vezes mais do que esta prime :P).
Não é por aí. Tens visto as minhas fotos com a 70-200, e ela cumpre muito bem (é a minha melhor lente).

Só não a comparo com a 40mm porque já a vendi :(
A 50mm não vale a pena porque é fraquinha.
Posso tentar comparar com a Tokina 100mm 2.8, mas já são distâncias muito diferentes.

Serve a conclusão para desmistificar o seguinte:

"Quero uma DSLR porque tem mais qualidade", como se anda a ver nos tópicos todos na secção de recomendação de equipamento :) (eu era assim).
Isto é agri-doce para mim. É bom porque eu tenho as duas câmaras, mas chega a ser um bocadinho frustrante ver que uma câmara de 2012, na minha utilização, se porta assim em relação à super D7200.

Claro que, como referi, o sistema de foco da D7200 está muito à frente (consideravelmente), tem mais do triplo da autonomia e é muito mais ergonómica.
Mas torna-se pesadona com a 18-35mm e com a 70-200 (então se lhe meto o grip e o flash...).
Por isso comprei a E-M5.
Eu comecei a investir a sério em 2015 apenas.
Se soubesse o que sei hoje.
Com o dinheiro que já investi na Nikon, tinha a melhor MFT do mercado e as melhores lentes (quer dizer, não tinha as lentes da Leica, lógico, mas tinha lentes como a 12-40mm 2.8 e a 40-150mm 2.8, a 60mm 2.8 macro, e ainda tinha estas duas que tenho agora).

Mas lá está, teria que saber o que sei hoje, senão já sei que ia andar sempre a pensar nas DSLR como máquinas de qualidade...
Existe muito pouca gente a falar no formato micro 43, e as que falam é para dizer mal.
No outro fórum dizem que é uma porcaria, que não consegues fotos acima de ISO 800, que falha muito o foco, que não tem qualidade de imagem...

Eu acreditava nisso.
Tanto que andava mesmo à procura de uma Fuji.
Só fui para a Olympus porque encontrei um negócio mesmo jeitoso...
Não vou falar da Fuji, porque não conheço tão bem (já testei algumas e gostei), mas não me arrependo nada em ter arranjado esta pequenita E-M5 :)

Não estava mesmo à espera que fosse ser uma máquina tão boa, tão completa.
Quando pego na D7200 já sinto falta do touch to focus e sinto logo os pulsos a ceder :P

Se a E-M1 MK II for o que estão a dizer que vai ser:

- Se tiver aquele sistema de foco assim tão bom, rápido e preciso.
- Se tiver uma qualidade de imagem melhor do que as DSLRs "do momento" (pior do que a E-M5 não vai ser, e está visto que a E-M5 já se safa mesmo bem).
- Se tiver melhores prestações em low light 1 stop acima das MFT actuais...

Se ela corresponder a estes três itens vai ser melhor do que grande parte das APS-C do mercado, incluindo a minha D7200.
Não digo que vá a correr para trocar a minha D7200, mas vou ficar ainda mais naquela expectativa.
"E se vendesse tudo da Nikon e me mudasse para a Olympus/Panasonic?"
Ainda estava à espera de uma boa mirrorless da Nikon, este ano, mas tá bem. Eles querem é action cams :P

O melhor é nem pensar muito nisto :P
Senão, um dia, ainda sou posto na rua com as minhas máquinas...

Cumps
 
Mas é um printscreen dos dois Raws lado a lado, no lightroom

Ou seja, já foram processados duas vezes.

1. Pelo Lightroom, que converteu o RAW numa imagem em condições de apresentar no teu PC.

2. Pela captura de ecrã, que converteu em JPEG.

É impossível comparar o que estava nos RAWs desta forma.
 
A dificuldade de focagem em condições de pouca luz tem a ver com a falta de focagem por fase na M5. A M1 melhora substancialmente este aspecto.

Quanto à qualidade das m43...
Todos passamos pelo mesmo...em 2013 usava DSLR. No mesmo ano, uma formação em fotografia de casamento onde o formador usava uma m43, convenceu-me inequivocamente!
 
Os que eu conheço usam todos 5D MK III :P
É o que lhes deram para trabalhar...

Não sabia era que as mirrorless (especialmente o sistema M43) estavam a ganhar tanto terreno neste tipo de fotografia.

Cumps
 
Eu ja tive para perder o amor ao dinheiro e comprar a 12-40 f2.8. Mas depois olho para a minha pana leica 25mm f1.4 e para a 45mm f1.8 da oly e sao tao sharp mesmo wide open que depois penso que nao vou dar uso a tudo como devia. Perco a versatilidade, mas sao duas lentes tao boas que so dao vontade de usae
 
Eu há dias deixei escapar uma por 360€...
Se calhar ainda me arrependo.
Pode ser que apareça outra.
Eu queria mesmo por causa do que vai de 12 a 25mm, mas torna-se mais versátil para férias e tal.
Assim não tenho que andar sempre a trocar de lentes.

Cumps
 
Eu ja tive para perder o amor ao dinheiro e comprar a 12-40 f2.8. Mas depois olho para a minha pana leica 25mm f1.4 e para a 45mm f1.8 da oly e sao tao sharp mesmo wide open que depois penso que nao vou dar uso a tudo como devia. Perco a versatilidade, mas sao duas lentes tao boas que so dao vontade de usae

Eu também tenho essas duas lentes e mais umas quantas fixas. Essas duas mais a Oly 17mm f1.7 são brutais. Eu sei que a 17mm e a 25mm são distancias equiparáveis mas não consigo decidir-me por uma. Há dias que vai a 17mm outras a 25mm. Por acaso é a 45mm que fica guardada a maior parte das vezes.
Não sinto falta de lentes zoom, é só dar mais uns passinhos para frente ou para trás. :)
 
A distância entre 35 e 50mm é bastante mais perto do que que para 90mm. É nesse sentido que afirmei que as lentes são equiparáveis. Se tenho que escolher só uma lente para levar comigo, muitas vezes é a 45mm mais a 17mm ou a 25mm.
 
Back
Topo